Mulheres, Comida & Deus

Mulheres, Comida & Deus Geneen Roth

Resenhas - Mulheres, Comida & Deus

TatiAmaribe 30/07/2010

Perfeito
Me orgulho de ser a primeira a fazer uma resenha do livro "Mulheres, Comida & Deus"!

Esse livro não é um livro simplesmente. Cada página lida é uma porcentagem de mudança na sua vida! Quando você termina as 192 páginas, sua vida é transformada! Pelo menos a minha foi.

O livro mostra para você que não adianta fazer dietas para emagrecer se você não resolve seus problemas. Comida é uma forma de fugir do que te persegue, do que você não consegue resolver. A partir do momento em que você souber administrar a sua vida, que você não se atirar no vício para fugir da sua vida, você emagrece, pois passa a comer para viver, e não vive para comer. Passa a se assumir do jeito que é, sem paranóia de seguir os estereótipos da sociedade!

Conseguiu me tocar de vários jeitos, em vários capítulos. Chorei já no prólogo, pois conseguiu tocar fundo no meu problema. E foi assim durante toda a leitura.

E o que conseguiu tocar fundo, também, foi o fato que consegui captar a essência de toda a 'história'. Não levei somente para o lado de ser mulheres, comida e Deus. Ou seja, quem consegue absorver o que o livro transmite, vê que a autora não quer dizer somente sobre distúrbios alimentares (embora o livro todo seja falando sobre), mas também sobre os diversos tipos de vícios: álcool, drogas, sexo, etc. As pessoas procuram um vício para tentar se livrar de seus problemas, e acabam arrumando outro.

Li saboreando cada palavra, cada pensamento da autora, devagar... É assim que deve ser lido.

Recomendadadíssimo, claro!
Tali 03/08/2010minha estante
Esse livro mudou minha maneira de pensar em vários sentidos! Fico feliz q tenha gostado! Foi um livro importante para mim!

Lilian 18/05/2011minha estante
Já estava com vontade de ler. Agora me decidi.

My 29/05/2015minha estante
Eu achava que tinha compulsão alimentar, mas, depois de pesquisas, vi que esse problema é muito sério e, graças a Deus, estou longe de ter isso.
Mas o que me levou a fazer as pesquisas foi exatamente a leitura do livro. No início eu lia e pensava: "Ei! Eu não sou assim!", mas, ao decorrer da leitura, constatava: "É, é assim que eu sou..."
Concordo com tudo que você disse, principalmente quando fala que as estratégias de Geneen podem ser aplicadas a quem sofre com qualquer vício. Pelo menos o comportamento que ela descreve é de uma pessoa viciada, seja pelo que for.
Enfim, não terminei a leitura ainda, mas queria dizer que o livro tem me ajudado no aspecto da minha vida com o qual eu mais tenho lutado: a ansiedade. Vocês não sabem como esse sentimento é angustiante, como me consome. E as dicas da Geneen, de parar, observar o que está acontecendo consigo e começar e se perguntar o que está sentindo são ótimas. Antes isso do que se entupir de comida!
Beijos a todas ;)

May 03/11/2021minha estante
Esse livro mudou completamente minha filosofia com a comida

Monique 26/10/2010

Uma estratégia inspiradora para quase tudo na vida
Não tenho problemas de compulsão alimentar (que eu consiga identificar), mas ver este livro todos os dias na livraria acabou despertando minha curiosidade. A afirmação da autora de que o que comemos tem tudo a ver com as crenças que temos na vida e como vemos a nós mesmas pareceu interessante como ideia central.

O livro fala basicamente de por que algumas mulheres sofrem a vida inteira comendo demais, fazendo dietas intermináveis, engordando e emagrecendo. Entretanto, seu subtítulo, "Uma estratégia inspiradora para quase tudo na vida", faz sentido e faz jus à obra. Mesmo para quem não come compulsivamente.

O argumento central é que é tudo uma questão de aceitação, de serenidade para enxergar a si mesmo, enxergar seu passado, seu presente e seu futuro. Fugimos de nós mesmos por diversas razões e a imagem que formamos de nós mesmos raramente corresponde a quem realmente somos. Comer é uma expressão dessa fuga, assim como o é diversos tipos de compulsão.

"Inferno é estar onde não se deseja".

Se houver aceitação, ninguém precisa se esforçar demais para nada, nem para fazer dietas, nem para procurar defeitos no corpo, ou na vida. Basicamente a autora fala sobre aceitar as sensações, permitir-se sentir feliz, triste, ter consciência de si mesmo. Segundo afirma, a consciência elimina qualquer tipo de compulsão.

Acho que mesmo para quem não come por impulso, vale a leitura.

Dea 20/09/2021

Mantra: comida é pra nutrir, não para servir de escudo
33° livro de 2021. Fez cair inúmeras fichas sobre a minha relação com a comida. A principal delas foi a de que eu usava a comida para evitar sentir o que precisava ser sentido: tristeza, cansaço, dor, às vezes até alegria. Excelente leitura. Recomendo. #tksGod #bookaholic

Day 28/03/2020

É um livro necessário
Assim que você lê e entende o que a autora quer nos passar começa a ser mais fácil a compreender o que é de fato essa busca pelo emagrecimento sem saber a origem do problema.

talissa.dezanetti 02/05/2020

Otimo para ficar de bem com a comida e seu tempo. Reflexivo quanto dietas.

Jamila 09/08/2020

Necessário
Que livro! Indico fortemente, para quem está em guerra a tanto tempo com o peso, assim como eu.
Pega esse trecho ??
"Se continuar usando a comida como droga, sua vida passará a girar em torno do peso, você perderá tudo o que não estiver relacionado ao seu problema de peso. Morrerá sem nunca ter vivido"

danilo_barbosa 04/08/2010

Nosso relacionamento com a comida, os nossos mais íntimos problemas e o olhar sobre o próprio corpo nunca foram tão maravilhosamente descritos como neste livro da escritora e orientadora Geneen Roth, que em uma mudança repentina de atitude deixou de fazer qualquer tipo de dieta e resolveu escutar o que seu corpo pedia, escreveu este livro para que possamos nos ver além das amarras da compulsão alimentar.

Veja resenha completa no http://literaturadecabeca.blogspot.com

Thay Rosa 09/11/2022

Maravilhoso
O livro é muito bom, mas tem que estar preparado para ler e sentir as mudanças. Demorei um bocado pra terminar, pq não estava no momento certo da vida pra digerir o que estava lá. Afinal, tem coisas que não queremos ouvir, mas que são necessárias, ainda que machuquem. Por isso, pra quem está disposto a se conhecer e mudar, leia, é maravilhoso. Um livro que pode te transformar se vc deixar.

Vânia 18/04/2012

Inspirador
Um bom livro tem a capacidade de nos colocar pra cima...ou pra baixo. Ele nos faz querer experimentar coisas, sejam novas ou aquelas das quais nunca prestamos atenção anteriormente ~ mais ou menos o que reclamei na postagem anterior.
Sou um tanto avessa a determinados títulos de livros. Esse foi um dos casos. Mas aí, comecei a ler boas críticas (sem ser aquela melação de enjoar o estômago e causar cáries como vista em certas chick lit) e o ponto alto foi: este livro foi recomendado pelo Clube do Livro da Oprah. Nesse caso meus olhos abriram mais e a curiosidade bateu legal. E vou dizer, não me arrependi.

A começar, cada vez mais me apaixono pelas publicações da editora Lua de Papel. O cuidado com que eles têm na edição final de cada livro é um luxo. E a capa desse livro, parece meio que papel reciclado, mas em auto relevo, uma graça!! (sim, a gente compra livro pela capa).
Depois, o assunto em si.
Dá pra acreditar o quanto as mulheres usam a comida para esconder a verdadeira natureza de seus sentimentos? Não, amigo, não usamos a comida APENAS para nos alimentar. É muito pior que isso. Comemos na maior parte das vezes para disfarçar, aplacar, culpar, menosprezar a nós mesmos ou os sentimentos.
Mulher é bicho complicado, eu sei....

O livro é milagroso? De jeito nenhum!!!
É auto ajuda? Para algumas sim.
Tem lógica? Totalmente.
E não, apesar do título, nem pense que a autora quer te catequizar. Leia com a mente aberta. Faça sua introspecção. Não julgue, não aponte, não ignore. Seja sincera (afinal, estamos falando de você mesma). E sim, coma. Coma com prazer, coma sem culpa e acima de tudo, coma quando estiver com fome.
Mas....Você tem fome de quê?
Daniela 24/02/2018minha estante
adorei!! ?????

Gabriela 10/07/2021

realmente é ?uma estratégia pra quase tudo na vida?
É pra tirar do automático, pra fazer ponderar, entender antes de se jogar na comida - ou seja lá no que a gente pode estar usando pra fugir. É sobre desenvolver consciência e respeito pelo presente, pelo corpo e pela vida preciosa e única que nos foi dada.

Gostei muito.

Tati 23/12/2020

Consciência
Comer com consciência, eis a questão. Estarmos no presente no ato de comer, respeitar os desejos do corpo, quando ele sente fome e a relação entre o que comemos e como nos relacionamos com a comida, são umas das abordagens deste livro que nos faz refletir bastante sobre emoções x comida. Achei bem interessante.

Lorena 16/01/2022

Necessário
Para quem procura orientação a respeito do comer emocional esse livro é um caminho muito interessante. Recomendado pela minha nutricionista, fui lendo aos poucos pois ele contém muitas reflexões que precisar ser processadas com calma. Esse livro vai me ajudar bastante. Recomendo ele fortemente para quem tem interesse/ precisa entender mais sobre esse tema.

Gabrielle 03/08/2020

Para relacionamentos conturbados com a comida
Geneen Roth escreveu esse livro ha? mais de dez anos, tempo em que o comer emocional na?o era ta?o falado quanto hoje. Ela acredita que a nossa relac?a?o com a comida e? um microcosmo de como enfrentamos a vida. Logo, e? claro que essa e? uma leitura necessa?ria para todas as pessoas que ja? tiveram ou ainda tem um relacionamento conturbado com a comida. E e? o?bvio que eu tambe?m me encaixo ai?. Quando a minha psiquiatra me indicou esse livro, confesso que demorei para comec?ar a ler, pq no fundo eu sabia que tinha algo que me tocaria diretamente por identificac?a?o. A cada pa?gina eu pensava: ok, isso foi MUITO pra mim. Ou: nossa, essa aqui sou eu TODINHA kkk E assim foi indo, pa?gina a pa?gina, ate? o final em que a conclusa?o e? o quanto as mulheres sofrem com os transtornos alimentares por anos e anos de suas vidas. Eles sa?o desenvolvidos por mu?ltiplos fatores. Pode ter comec?ado na infa?ncia, e ai? voce? vem trazendo todas as cenas e situac?o?es trauma?ticas na construc?a?o de um superego autorita?rio e extremamente exigente, capaz de deixar sua autoestima no fundo do poc?o. Ou tambe?m pode ser essa comparac?a?o e competitividade tanto estimuladas entre as mulheres, desde sempre. Sobre a causa, o mais importante e? saber que emagrecer ou engordar na?o esta?o ligados a somente com treino e dieta, como fomos levados a acreditar por muito tempo. E? por isso que a medicina integrativa vem avaliar os exames, o metabolismo, o sono, os hormo?nios, as vitaminas, as relac?o?es emocionais, o ambiente. E ai? voce?, em algum momento da sua vida, por na?o saber ou por na?o querer enxergar, esquece que sucesso ou fracasso na?o se fazem em cima de uma balanc?a. Nesse movimento, acabamos vivendo ao contra?rio. Todas as dores que descontamos, no excesso ou na privac?a?o de comida, ja? aconteceram. E ai? o processo todo vira fuga, punic?a?o ou ate? care?ncia.