Um Coração Simples

Um Coração Simples Gustave Flaubert

Resenhas - Um Coração Singelo

1 | 2 | 3 | 4

Luiz Pereira Júnior 22/06/2022

Um artigo raro: a bondade humana...
A vida de uma empregada dedicada à patroa por longos anos, mas sem o glamour de “Vestígios do Dia”... Talvez esse seja o melhor resumo de “Um coração singelo”, do grande escritor francês Gustave Flaubert.

Primeiramente, devo dizer que tive a impressão de ser uma obra adaptada, pela linguagem muito fácil e por fazer parte da coleção “Rocco Jovens Leitores”. Não confirmei a adaptação e o mistério continua...

O que se poderia tomar como uma tragédia (a perda dos entes queridos) é contada pelo autor sem pieguismo, sem sentimentalismos, enfim sem o mi-mi-mi que busca as lágrimas fáceis dos jovens leitores (e dos não tão jovens assim). A morte é vista como algo que, mais cedo ou mais tarde, atingirá a todos nós. Ponto para o autor!

Uma ousadia permeia o livro a partir de seus meados: chega a ser herética a comparação entre a pomba do Espírito Santo e o papagaio Lulu, mas tudo adquire sentido na visão ingênua, na lógica bondosa e no coração simples da protagonista. Afinal, não é dos simples que é o Reino de Deus?

Um livro para ser lido de uma única vez, mas que, nem por isso, deixa de ser muito mais profundo do que os altos voos de certos autores contemporâneos que se querem fazer passar por sábios psicologizantes, por magos desbravadores das profundezas do inconsciente humano, mas que, no final das contas, têm pouco, muito pouco a dizer...

groupieslove0 30/04/2022

Dei 2,5 estrelas porquê achei um pouco confuso de entender, mas não foi um livro ruim, foi uma leitura bem rápida. Não tenho muito o que falar sobre porque não foi UAU.

Gabi 02/04/2022

"Não há nada de errado em celebrar uma vida simples." Não foi Flaubert que disse isso, foi Tolkien, mas acho que essa frase representa de forma resumida o que ele quis passar nessa estória. Félicité ( felicidade em francês) é uma mulher comum, sem grandes ambições, não teve muitas oportunidades, tem pouca compreensão sobre o mundo e o que sabe é baseado em realidades próximas a sua, trabalha como empregada cuidando de praticamente todo serviço doméstico e dos filhos da patroa, sua vida não é marcada por nenhum acontecimento extraordinário, mesmo assim ela tem um sentimento de amor grandioso e altruísmo, nos mostrando que a felicidade mora nas coisas mais simples, que muitas vezes não nos atentamos, colocamos ela em lugares dos quais ainda não alcançamos, em coisas que não temos, impondo obstáculos para sermos felizes, Félicité amou o sobrinho, os filhos da patroa e Loulou (um papagaio) de todo o coração, orava todos os dias diante de uma imagem do espírito santo que a fazia lembrar do pássaro, ajudava os mais necessitados, mesmo não tendo muito pra dar, e viveu modestamente por toda vida se considerando feliz.

Anienne 13/02/2022

UM CORAÇÃO SIMPLES
É uma Novela, de cunho bastante realista. Flaubert é um gigante quando se trata de realismo, não é mesmo?

A moça feia, sem pai, nem mãe, que busca trabalho para sobreviver. A descrição dos lugares também mostra algo da vida real, nem um pouco belo, uma casa com o piso desnivelado, tanto quanto a vida das personagens.

Outra mulher, Sra. Aubain, casa com um homem com poucos recursos que morre na guerra e a deixa com dívidas e dois filhos pequenos. Um tempo bom que se foi e a realidade ali, dura e fria.

Tragédias! Felicité, que nome irônico, só tem desgostos na vida.

Vida comum, cheia de entraves, de uma mulher comum, pobre, sem recursos, que deu o jeito que pôde para viver num tempo que não existe mais. Para mim, isso é um ponto alto do livro. Eu gosto de ler sobre a vida real de um tempo e de um lugar que eu não vivenciei.

Gostei bastante!

Poesia na Alma 21/01/2022

Opinião
Um coração singelo faz parte da coleção Novelas imortais organizada por Fernando Sabino e parte dos livros juvenis de minha estante que estou a ler este ano. O livro apresenta a história de Felicidade que tem uma vida simples e trabalha para Sra. Aubain. Felicidade é uma boa pessoa e que aprecia as coisas simples do mundo e o leitor vai acompanhar sua história até a morte e apesar do nome, Felicidade não tem uma vida fácil. A leitura é rápida e fiquei sempre esperando alguma reação extraordinária por parte de Felicidade.

Ester.Campista 19/01/2022

Um livro de leitura leve e razoável. Esperava mais, acho que por ser clássico. Confesso que não entendi muito bem o porque do título ?

Vicky 01/10/2021

Uma história cativante
Acabei essa novela de Flaubert ontem já sentindo em suas páginas finais um crescente aperto, quem é leitor conhece bem e sabe como é a sensação física de imergir numa história completa e cativante. A trajetória de Félicité e, em certa medida, de madame Aubain, marcam uma divisão de classes poderosa, que permeia o individual, o religioso e o intelectual (diria que são esses aspectos comuns da constituição do homem do século XIX), mas que se comparada por exemplo a Senhores e Servos de Tolstói, se acentua de maneira distinta e até mais branda, pois a singeleza é uma virtude muito mais atrelada ao feminino e que acaba por se manifestar frequentemente nas relações construídas entre patronato e serviçais. A dicotomia entre essas duas posições sociais, entre o ter e o não ter e até o direito ou não de reivindicar sentimentos legítimos são bem elaborados nesse curto trabalho literário.
Destaque para a tradução de Luís Lima, que é cativante e apenas faz despertar ainda mais a curiosidade de embarcar novamente nessa história, agora a partir das palavras originais de Flaubert, que são sempre carregadas de precisão e realidade atemporal.

Luiz.Fernando 09/08/2021

Realismo na veia
Mais um pra faculdade...

E... Não é atoa que Flaubert é considerado o "pai" do realismo moderno, a partir de Madame Bovary...

Essa novela chega a ter elementos tão realistas que torna a leitura chata. Muitas descrições inúteis...

Até agora, Romantismo e Realismo, têm pecado de maneira semelhante: pelo excesso.

andyflower 08/08/2021

Livro conta a história de Félicité, criada da Sra. Aubain. Com vida simples, ela adora a poucas coisas e ama aqueles que a acolheram durante sua vida difícil. Muito tocante, ensina sobre a simplicidade e sobre a beleza de um coração bom.

Flavio.Vinicius 04/07/2021

A beleza da simplicidade
Flaubert publicou essa novela belíssima em 1877, 20 anos depois de ter lançado a obra-prima Madame Bovary (1857). É um conto muito bonito, que nos leva a refletir sobre a simplicidade, e também nos faz enxergar a beleza contida nas pequenas coisas, nos atos singelos e nos corações simples. Esse conto me faz lembrar A Hora da Estrela de Clarice Lispector, e também me lembra os ensinamentos religiosos de Santa Terezinha de Lisieux, de que é possível alcançar a santidade a partir dos pequenos atos. Curiosamente, Lisieux é citado diretamente no texto de Flaubert. Leitura maravilhosa.

Aldemir2 28/05/2021

Livro pra faculdade #2
Análise. Não tem muito o que falar dessa história, só que ela vai acompanhar a vida de Felicité, da sua infância até a sua morte, e todas as desgraças que irão acontecer durante esse tempo (que adianto logo que não são poucas). O título, "Um coração simples", ou "Uma alma simples" dependendo da tradução, se refere justamente a Felicité e sua simplicidade. Uma mulher pobre e simples, com pouquíssimas coisas na vida. Realmente não tenho muito o que falar sobre essa história (nem sei ainda porque a professora passou esse texto para lermos), mas caso você se emocione fácil e goste de histórias comoventes eu recomendo essa leitura, não é densa nem demorada.

Anna Araújo 04/02/2021

Leitura deleite
Uma leitura um pouco melancólica, muitos acontecimentos trágicos na vida de Félicité. A novela foi lida como recomendação do Prof. Ramon para as aulas de Leitura literária.

Carol 30/01/2021

Vou guardar com carinho!
Leitura rápida, simples e carinhosa! A capa é uma gracinha e é um bom custo. A protagonista sofreu muito durante sua vida, sem muito carinho de outros, ela só conhecia seu trabalho lotado de tarefas sem fim mas no final vemos algo interessante da visão dela sobre sua própria vida. Admito que quando a capa finalmente fez sentido com a história, aaaaw fiquei muito agraciada com isso! Vou ter essa obra com muito carinho na minha estante s2

Sonia.Finha 16/01/2021

Um coração simples - um conto
Se repararmos bem, Felicidade é um modelo de ser que a Igreja defende; se formos honestos, reconheceremos que nenhum de nós gostaria de lidar com a vida dessa forma. Sua figura nos causa comoção, piedade e, se formos mais honestos ainda, reconheceremos que sentimos alívio por nos considerarmos diferentes. O mais triste é saber que realmente existem pessoas como Felicidade, pessoas que sofrem caladas, resignadas, sem reagir.

1 | 2 | 3 | 4