A Droga da Obediência

A Droga da Obediência Pedro Bandeira

Resenhas - A Droga da Obediência

Bruno Moura 04/01/2009

Foi um dos primeiro livros que me lembro de ler... Ao contrario dos livros que a escola obrigava a ler, era um livro que prendia que me fez comecar a tomar gosto pela literatura
Damiany 15/01/2009minha estante
É, realmente. A escola não obrigou a ler esse em especial (podíamos ler qualquer livro, mas a leitura em si era obrigatória), mas foi um dos livros que começaram a me fazer gostar de ler também. A série Os Karas fez parte da minha infância.

Ellen 06/03/2011minha estante
Esse livro foi também o que me fez tomar gosto pela leitura, adoro ele.

Ju 07/03/2011minha estante
Foi o primeiro livro que li inteiro também. Estava na 4ª sério do ensino fundamental. Tinha um projeto de literatura no colégio, tinhamos que ler e comentar com a turma o que achamos do livro, mas apenas quem quisesse. Foi uma experiência que mais pra frente eu me dei conta de como foi boa pra mim.

Cleverson 26/05/2011minha estante
Saudades do livro, aoakpoakpoakoapkoap

Felipe Saraiva 28/11/2011minha estante
Adoro a forma como o autor instiga o leitor a continuar a ler.

Orgulho dos autores brasileiros, mano! Orgulho!

Thami 21/03/2012minha estante
Amei esse livro e também me fez tomar gosto pela leitura... Muito interressante, vontade de ler de novo hahah

Bruna 23/03/2012minha estante
Foi o primeiro livro que li e me fez ganhar estrelinha da escolha por ser a aluna que mais pegava livros para ler. Agradeço imensamente ao Pedro Bandeira por me fazer apaixonar por leitura.

Fabiana @bibliotecadabia 24/05/2012minha estante
Bruno, faço das suas minhas palavras. na época a escola solicitou que metade da turma compra-se um título, e, a outra metade compra-se o outro, e no final todas os livros comprados foram doados para a Biblioteca da escola, que para variar não tinha recursos do governo para aquisição. Amei ler este livro, e, me despertou pelo gosto da leitura.

Ana 29/08/2012minha estante
Foi o primeiro livro que li por espontânea vontade. Como todos que já comentaram acima, sou eternamente grata ao Pedro por me proporcionar os primeiros prazeres da leitura.

Kary 25/09/2013minha estante
Foi o meu também. E lembro de toda a empolgação que fiquei até o final do livro.
Em breve relerei, afinal, Os Karas são demais, e quero ler a série inteira!

Lee-chan 05/04/2014minha estante
Amei Ler ele.. foi realmente um dos primeiro s livros. Se não foi o primeiro... Amei a história.. e ainda não terminei de ler a série toda.. mas não resistir e em 3 dias com 2 horas de leitura li os tres primeiros livros da série de novo....Foi graças a ele que hoje eu não consigo ficar sem ler... todos me passam uma lição.. Obrigada Pedro Bandeira... e Realmente..

"OS KARAS SÃO DEMAIS" - Kary

Marllon 28/12/2014minha estante
Não foi um dos primeiros livros que li, muito longe disso. Li depois de velho mesmo, num dia em que não tinha nada para fazer. rs
E me surpreendi. Achei muito legal. E como eu gostaria de ter lido esse livro no ensino fundamental! Teria começado a gostar de ler mais cedo. Mas o professor tinha que querer passar o chato do Orígenes Lessa.

Andre.Farias 29/10/2015minha estante
Marcou minha adolescência, comecei a me viciar com livros com Pedro Bandeira

Raquel 26/10/2019minha estante
Um dos primeiros livros que li, lembro que tinha briga para conseguir pegar exemplar! Mto bom !!

Aline.Rodrigues 22/06/2020minha estante
Esse livro eu descobrir na biblioteca da minha escola e o peguei emprestado para lê-lo.Melhor decisão que tomei.

Gabi 18/09/2020minha estante
Esse livro faz referencia disfarcadamente a TDAH(transtorno de deficit de atenção e hiperatividade) algo que eu tenho,e o jeito que o Pedro Bandeira escreveu foi espetacular,recomendo e adoro esse livro

Rafa 02/11/2020minha estante
Eu tbbm.. acabei de entrar nesse aplicativo ee já procurei esse livro. Velhos tempos!

Felipe Saraiva 02/11/2020minha estante
Nossa, esse livro é muito a cara da infancia, né? Bom demais! E nossa adorei a referência à TDAH, eu também tenho, mas na época que eu li não tinha muito conhecimento sobre, mas é adorável se sentir representado, né?

Gabriel1994 02/12/2020minha estante
Raridade.

Isabella.Guimaraes 14/01/2021minha estante
Muito bom!!!

MaferHs 06/03/2021minha estante
Foi o livro que me fez voltar a gostar de ler, diferente dos livros que a escola dá pra gente ler e fazer prova, etc é um livro ótimo e que não foge muito da realidade,na vdd não foge nada, é um livro também que me fez querer aprender sobre código morse, eu recomendo muito é um livro extremamente bom

Iasmim.Dias 19/04/2021minha estante
Tb foi um dos primeiros q li

anjossju 02/05/2021minha estante
O primeiro a gente nunca esquece rsrs... lembro que era uma leitura de prova e eu até entrei em atrito com a professora porque eu precisava ler logo e já tinha esgotado na biblioteca da escola (2014)

Topaz 10/06/2021minha estante
Comigo foi exatamente o mesmo!

Dory 28/08/2021minha estante
Também foi um dos primeiros que li, um pontapé pra me tornar leitora. Tive a sorte de ganhar da escola

manoela95 05/11/2021minha estante
Foi um dos primeiro livro que eu li e realmente gostei muito,estava no quarto ano e foi uma sensação de felicidade por ter me interessado tanto por um livro.

Kaylane 13/12/2021minha estante
Esse livro é pfto

LetAcia.Legg 27/02/2022minha estante
Da para ler nesse App ou não?

LetAcia.Legg 27/02/2022minha estante
Da para ler nesse App ou não?

Bruna 23/10/2022minha estante
Foi literalmente o meu primeiro livro

Aline.Rodrigues 27/10/2022minha estante
Qual referência ao TDHA que esse livro traz ?

nicksnelson 20/11/2022minha estante
Livro sem história, podre

Aline.Rodrigues 26/11/2022minha estante
nicksneleon você tá é louco

LuAsa.FrAes 16/12/2022minha estante
Eu gostei muito. Só n amei ? Mas teve reviravolta SIM!

lola67 03/01/2023minha estante
exatamente eu

Thainá 16/02/2023minha estante
Foi um dos primeiros que li também! Ganhei de aniversário e amei a história.

Laispalma 17/12/2023minha estante
esse livro é simplesmente maravilhoso

Estela.Chaves 16/04/2024minha estante
Minha escola sempre começa dando um livro legal e depois outros muito piores. Por exemplo, esse ano o meu primeiro livro foi O Hobbit e o segundo foi Frankenstein. Enfim, ano passado o primeiro livro foi A Droga da Obediência e eu amei!

MatheusPetris 11/11/2023

Bestseller brasileiro ainda editado, A Droga da Obediência é um exemplar de literatura de gênero, uma narrativa policial e detetivesca. Por se saber assim, sua construção narrativa é puramente focada no enredo. Não há muito espaço para descrição de espaço, de personagens, tudo se converte em ações. Na clássica e gradativa progressão do mistério, o suspense se alastra, as perguntas que se multiplicam, pistas levam a outras pistas.

“Os Karas” , o intitulado grupo secreto, é pautado em estereótipos: cinco personagens, com cinco características que servem ao desenrolar da trama, suas habilidades. Exageradas, inverossímeis, mas que dão o sabor aos jovens leitores. Há, também, o velho hábito do “melhor” em sua atividade, da figura de “destaque”, aquilo que os pré-adolescentes e adolescentes querem sempre: ser o foco das atenções. Ironicamente, o grupo é secreto e quer se manter assim, embora alguns deles sejam populares na escola. O grupo secreto é o foco detetivesco.

Similar às narrativas policiais, a investigação acontece em paralelo a corporação policial institucionalizada, esta, como sempre, corrupta. Os detetives: o bom e o mau, que se invertem no desenlace, outro elemento comum. E há mais, pois é necessário prender os leitores, então, um elemento mais próximo das HQ’s: o supervilão e seus planos mirabolantes.

O narrador (sempre em 3º pessoa e onisciente seletivo) incentiva as perguntas, reitera informações, dialoga como o leitor, o instiga. Mas não é só ele que traz as reflexões que a história atiça. Os diálogos, as próprias crianças, entendem a necessidade da “desobediência”. Nesse sentido, o próprio título é um chamariz. A “droga” serve tanto como adjetivo quanto substantivo. Sim, a obediência é uma droga; Sim, é a droga da obediência, o farmaco, e grande catalisador da trama.

O absurdo, tradicionalmente, toma forma nesse tipo de narrativa. Aqui não é diferente. No desvendamento da identidade do vilão, a reflexão, as crianças como os grandes heróis e a possibilidade da continuação. Sabemos que fim levou, afinal, uma das séries/coleções mais vendidas do Brasil. Os Karas continuaram — e continuam.

sasarepetido 05/09/2021

A droga da obediência?
Bom eu li este livro por conta da minha escola, eu nn achei q seria tão bom por ser um livro q estava na escola e tals, só q eu acabei adorando a história e achei a escrita mto simples e fácil de ler.
Este livro é um livro de mistério,eu li ele em um dia e achei bem legal, vc meio q tem q tentar descobrir oq aconteceu com os personagens, dei 3 estrelas por nn ser um livro SUPER bem feito, e nn ter um plot mto bom.
Eu achei q valeu a pena já que o livro é bem curtinho,tem uma história bem legal e vc lê o livro rapidinho.
Aninha 05/09/2021minha estante
Amo toda a série!

Sabrina 05/09/2021minha estante
Eu adoro esse livro, também li para a escola e gostei muito, é bem leve e a história é bem legal

mariapmaia 05/09/2021minha estante
Amo toda a série e eles tem espacinho especial no meu coração por serem um dos livros que me mostraram o quão prazeroso pode ser o ato de ler

Lara 05/09/2021minha estante
Tbmm li na escola a uns 10 anos e é muito bom msm

Diana 05/09/2021minha estante
Nossa tbm li pra escola, juro q foi o primeiro livro q a escola manda q eu gostei na época fiquei chocada com o plot

elisaspa 20/07/2022

um dos únicos (ou o único) livro da escola que amei
juro, quem gosta de livro da escola? da até pra gostar, mas não pra amar. comecei o livro já com expectativa por ter lido muitas resenhas elogiando, mas definitivamente não me decepcionei!!
é uma história incrível que te prende do começo ao fim! a escrita não é difícil e o livro é bem atual! amei e me apeguei aos personagens! a narrativa é muito boa, uma trama bem construída!
doida pra ler os próximos da coleção!!!
Ju 20/07/2022minha estante
eu li esse livro em 2018 (como livro da escola mesmo) e me apaixonei tanto que me fez ter mais interesse no mundo da leitura. os próximos livros dessa saga são tão bons quanto esse!

Livia 20/07/2022minha estante
essa série de livros é incrível, foi a que me introduziu ao mundo da leitura e ao amor por livros.

Regina.Bertoni 20/07/2022minha estante
Li este livro quando minha filha estava no ensino fundamental. Não me lembro mais . Porém, me recordo de ter gostado muito. Valeu! Vou procurar para reler. ?

rach 02/11/2023

Obra envolvente de literatura infantojuvenil que combina mistério, ação e reflexão. Além disso, o livro aborda questões sociais e políticas, levantando questões sobre o controle da mente e a manipulação das pessoas. A história segue um grupo de adolescentes com habilidades especiais, os Karas, que investigam uma droga misteriosa que obriga as pessoas a obedecerem a comandos, aparentemente faz parte de uma série sobre o grupo dos Karas.

Amanda 18/06/2020

Poderia ter lido antes
Este livro estava na minha estante há muitos anos. Na verdade minha irmã mais nova leu quando tinha 14 anos na escola. Eu sempre fiquei curiosa com esse título, sempre que via na estante pensava que precisa ler, mas surgiam outras leitura e ele ficava de lado. Até que agora eu resolvi lê-lo.

Tudo começa em um colégio em São Paulo, no qual a democracia prevalece, alunos são envolvidos nas decisões da escola. Este é o Elite.

Nele também existe uma organização secreta composta por quatro alunos, cada um sua habilidade, Magrí é do esporte, Calu é das artes cênicas, Crânio é o inteligente e Miguel é o líder. Eles se camas de Karas e se encontram dentro da escola, no foro de uma sala escura que se guarda vassouras, no banheiro.

Um dia uma reunião de emergência surge e todos os Karas se reúnem, mas de repente eles ouvem um barulho e um menino mais novo entra no forro falando que já sabia tudo dos Karas, o nome dele é Chumbinho. Para não adiar mais a reunião importante, os Karas fazem uma falsa iniciação e falam que agora ele é um dos Karas, mas pretendem mudar todos os códigos depois para que o menino não saiba mais nada.

Dando continuidade no encontro, Miguel explica qual é a urgência. Estavam acontecendo diversos sequestros nos colégios mais importantes de São Paulo, três alunos de cada um tinham sumido. E acabara de acontecer no Elite, Bronca, um menino rebelde tinha sido sequestrado. Então começa a busca para entender o que estava acontecendo, Miguel passa para cada um dos Karas, incluindo Chumbinho, uma tarefa e eles começam a investigar.

No decorrer da história todos os personagens tem suas habilidades postas como um desafio e devem tomar muitas decisões. Além disso, cada detalhe da história é importante e eles devem prestar atenção em tudo.

Devo dizer que é um livro bom para se dar início ao hábito de leitura, observei que muitas pessoas começaram lendo livros de Pedro Bandeira, infelizmente não foi meu caso. Acredito que se eu tivesse 14 anos lendo esse livro eu teria gostado bastante dele, ainda mais porque tinha o hábito de ler mistérios infantis. Contudo com 23 anos não é um livro muito emocionante, mesmo eu não tendo esperado pelo final.

site: https://www.instagram.com/galaxy.of.book/?hl=pt-br

Cami 28/08/2022

Crianças das melhores escolas de São Paulo estão desaparecendo e quando a situação fica terrível um grupo de estudantes da escola Elite, intulados Os Karas, decidem embarcar na aventura de resolver esses crimes.

Oq eu daria pra ter tido a oportunidade de ler isso com dez anos.
A escrita é super juvenil, então não fiquei tão surpreendida assim com a trama, mas isso aqui seria o paraíso pra uma criança.
Os personagens são legais, torci muito por eles durante a história e a trama no geral é ótima.
Vou tentar ler a série toda, me senti muito nostálgica lendo e sei que vou adorar continuar acompanhando os karas.
Wallacy 13/10/2022minha estante
Esse livro traz muita nostalgia!

Viviribeiiro 09/09/2021

Meu deus como que eu nunca tinha lido, esse livro é muito gostosinho. A leitura é bem simples e super tranquila. Livro ótimo pra sair da ressaca literária, para ler em um dia, além de ser nacional e com um suspense muito legal e que vai se cinstruindo durante a trama. Já quero ler a próxima aventura dos karas. O livro conta a história de cinco estudantes que investigam um mistério.

â.m 14/10/2023

Os karas
Eu amo amar livros nacionais. Trazem um paz ver historias emocionantes que se passam em lugares que você já pisou.
Impossível passar pela lanchonete da paulista, ou Teodoro Sampaio sem lembrar de quando chumbinho pegou um táxi para derrotar o doutor Q.I.
Porém a melhor parte para mim foi sobre a ambientação em bairros classe alta de SP, desde as escolas ao padrão de vida dos estudantes da Elite.
Todo Dia Um Livro 14/10/2023minha estante
Li na escola pra um trabalho e amei

â.m 14/10/2023minha estante
Eu também, mas acho que vô continuar a série para ver se os outros são tão bons assim

BrunoTS 14/10/2023minha estante
Mds... Amo essa série do Pedro Bandeira

Alice.Adriane 27/10/2023minha estante
Já li, muito bom também!!!! ?

Valentina 14/06/2022minha estante
Eu li semana passada, amei

duda 14/06/2022minha estante
eu li pro colégio esse e a droga do amor fazem anos, queria ler o resto dos karas mas no fim surgiram livros novos na lista e nunca rolou

Renato 18/06/2023

Gostoso de ler
Um saboroso livro infanto-juvenil cheio de aventuras e personagens típicos desse universo. Um vilão malvado e inteligente quer dominar o mundo, usando um cientista meio avoado, mas se vê as voltas com uma confraria secreta de amigos adolescentes que vão desvendando o plano e decidem enfrentá-lo. Seguem as peripécias dos amigos, cada qual, como super heróis, com talentos próprios e coragem inabalável, elaborando planos, fazendo investigações e solucionando pistas dignas de um Hercule Poirot ou Sherlock Holmes. Não poderia faltar policiais truculentos e estúpidos, outros gentis mas corruptos e dissimulados e, por fim, o improvável herói. Poderíamos assistir tal enredo em qualquer animação televisiva, o que não é nenhum demérito à obra, tendo em conta o público a que se destina. Com muita ação e perigos e fantasiando sem preocupação com o verossimilhança, nos faz sentir adolescentes tomando gosto pela leitura.
preta velha 10/01/2024minha estante
oi, renato. tenho este e fiquei tentada a acrescentar à meta deste ano depois da tua resenha...

Renato 10/01/2024minha estante
Muito bom pra desopilar de leituras mais serias.

Maria0116 01/07/2021

?O que importava eram os Karas, que tinham de continuar!?
Que livro sensacional! Não imaginava! não imaginava que ia ser bom dessa forma, que iria ser incrível!

Completamente chocada com todos os acontecimentos, quantas reviravoltas
O livro é movido dessa forma, dessas REVIRAVOLTAS
Você menos espera? e um plano perfeito surge
Os karas são sensacionais
Todos
Todos eles
Que livro magnífico, não esperava essas reviravoltas nem esses acontecimentos

E é como se ele já deixasse pistas de que tem algo estranho?. mais que não são percebidas por que não são dadas como estranhas
E depois que vc sabe o que realmente aconteceu, vc vê que estava bem debaixo do seu nariz

Estou surpreendida, muito, com tudo

E estou muito animada para ver as próximas histórias?

Será que vamos ver mais vezes o Doutor Q.I??
Kelly 01/07/2021minha estante
Q legal! Lembro de ter lido Anjo da Morte e me surpreendido do mesmo jeito. Pedro Bandeira é surpreendente.

Maria0116 01/07/2021minha estante
@Kelly; verdade, muito surpreendentekkk, o livro é ótimo.
Obrigada pelo comentário:)

Patrick 23/02/2021

Policial infanto juvenil
Sei que o livro é uma trama policial voltada a um público jovem. E ao fim do livro o autor até tenta transmitir uma mensagem mais profunda a partir do título do livro. A história é dinâmica e sem muitos rodeios: direta. Porém, em meu modesto ponto de vista, subestima em muitas partes a inteligência do leitor. Idiotizando os vilões, enquanto superestima os heróis do enredo.
No universo dos "Karas" a uma única menina e confesso que em um trecho o autor me fez acreditar que ela era uma intrusa no seu próprio livro, afinal, em um ponto da obra, desenvolve um diálogo, para mim desnecessário, onde um dos meninos chama a atenção do outro para os seios da amiga. Não sou de levantar bandeiras, e não é questão de ser chato, mas de reflexão de discursos e visões de mundo, me pergunto: se o grupo fosse só de meninos? Haveria um diálogo em que um deles chamaria a atenção para o tórax, bíceps e tríceps de outro menino?

Mas, distrai e diverti.
Patricia.Areias 23/02/2021minha estante
Eu li esse livro com uns 11/12 anos e eu AMO ele. Nunca reli para não estragar minha memória afetiva, mas nossa, como eu adorava ele. O meu favorito do Pedro é ?A marca de uma lágrima? li e reli tantas vezes quando criança, fica a sugestão da Patrícia de 12 anos para você ?

Patrick 23/02/2021minha estante
Obrigado Patrícia. Li exatamente pensando em uma garotinha de 09 anos: minha filha. Como todo livro que ela ganha eu passo os olhos, esse não foi diferente. Lá fui eu ler. Mas, espero que quando ela realizar a leitura tenha uma doce experiência como a sua. Abraço.

Kate Dias 24/02/2021minha estante
Livro incrível! Foi com Pedro Bandeira que ingressei no universo literário

Patrick 25/02/2021minha estante
Que legal Kate. Tenho outros livros dele na fila de leitura. Em breve irei revisitar o Pedro. ? Ótimas leituras pra ti.

Miguel.Salema 21/01/2024

O primeira nacional, e já começou MUITO BEM
Eu amei esse livro, Pedro Bandeira, o autor de muitos livros famosos, entrou em minha vida agora. E já começou bem. Esse livro me prendeu muito, li em 4 dias, esse livro é SENSACIONAL, o plot-twist do final, o gancho deixado no final, muito bom. Mas...faltou algo, não sei explicar, mais faltou, Magrí e outros personagens não tiveram muito enredo, mas se tivesse aprofundado mais esses personagens seria 5/5, mas será 4,5/5

Azevedo 04/11/2021

A Droga da Obediência
"Os Karas"
Li esse livro por causa da escola e não esperava que fosse tão incrível, normalmente não espero muito dos livros que a escola passa.
A leitura é bem fácil e não é difícil de entender a história, porque por mais que seja bastante informação, é bem explicado.
Queria uma conclusão sobre os sentimentos da Magrí pelo Miguel e os do Calu por ela, mas entendo que não é o foco do livro.
Sobre o final:
Fiquei bem surpresa em descobrir quem era o Dr. Q.I, não esperava que fosse quem é e também achei que ia ficar como mistério.
Gostei bastante desse livro, recomendo sim!
Aninha 04/11/2021minha estante
Os Karas são incríveis! Esse é o primeiro livro de uma série.