Jane Austen: A Vampira

Jane Austen: A Vampira Michael Thomas Ford

Resenhas - A Vampira

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luci Eclipsada 21/08/2010

Jane Austen nunca esteve tão viva
Jane Austen: A vampira (Lua de Papel, Michael Thomas Ford),a primeira vista,tem tudo para ser um fiasco, porém, logo nas pimeiras páginas, toda a má impressão que o leitor pode ter em relação a narrativa cai por terra quando nos é apresentado uma história divertida e cheia de acontecimenos que fazem alusão a fatos históricos envolvendo a própria vida da protagonista, Jane Austen, que com uma vivacidade incrível_ para alguém que esta "morta-viva" há 233 anos_ se mostra extremamente indignada com vários adaptações de suas obras que, além de explorarem sua imagem demasiadamente, ainda não lhe rende nenhum centavo de direitos autorais uma vez que todos pensam que ela esta morta há muito tempo.
O interessante dessa hilária aventura é que se pararmos para observar, perceberemos a crítica embutida por detrás de seu enredo, pois Ford faz uma crítica irreverente aos escritores que escrevem pensando em se tornarem celebridades; lembrando que esses mesmas "celebridades literárias" se preocupam mais em ficarem na lista dos mais vendidos do que, simplesmente, levar ao leitor uma história de qualidade, o que qualquer bom leitor pode perceber nos dias de hoje.
Assim sendo, o livro de Ford é uma boa pedida, não só para quem curte Jane Austen e gostaria de acompanhar mais de perto sua saga pela redescoberta de si mesmo e do amor, mas também para quem quer se divertir com arremeços de best sellers de Stephen King, regados a mordidas no pescoço, diálogos afiados e entretenimento garantido. Recomendadíssimo.
Vanessa Vieira 04/09/2010minha estante
Parabéns pela resenha Lucy! Ficou ótima! Já comprei esse livro e na semana que vem chega. A Lua de Papel me enrolou por dois meses e fizeram uma sacanagem não só comigo, mas com todos os blogueiros com quem eles tinham parceria. Enfim, eu desfiza parceria com eles. Depois a gente conversa direitinho a respeito...Rs

May_killers 26/10/2022

Comprei o livro em um sebo, achei a capa linda! E adoro tudo relacionado a vampiros .. Não sabia o que esperar; não li nada sobre e nem a sinopse ..
E gostei da leitura, achei bem leve e divertida!

cristianepf 29/09/2012

Quando li o título achei que era uma viagem sem tamanho, mas a descrição já mostra que a história é interessante. É bom ressaltar que o envolvimento do termo vampiro foi incluído nessa história somente para que nossa adorada Jane Austen pudesse viver até os dias de hoje, já que o livro trata muito mais da vida dela do que da condição de vampira.

Gostei da maneira como a história foi apresentada, desde as personagens - principalmente da esperta Lucy - até o enredo. Um detalhe interessante é que o início de cada capítulo começa com um trecho do suposto livro que a personagem escreveu, o que deu um toque bem especial à história. No final, algumas pontas ficam soltas, o que pode render uma continuação bem interessante - eu, com certeza, compraria.-. Preciso destacar também que essa versão em português, da editora Lua de Papel, é lindíssima!

Como não posso falar muito do livro sem dar spoiler sobre a história - e por falar nisso, não leia a orelha do livro - vou dizer simplesmente que não shippei o casal que ficou junto no final e também que achei estranho uma certa rivalidade que houve com outra autora, igualmente fabulosa. Mas isso é só opinião pessoal e na verdade foram elementos usados para deixar a história mais interessante.

"Jane Austen, A vampira" é engraçado, leve, adorável e cheio de referências. Além da obra e detalhes da vida pessoal de Jane Austen, também são citados Lord Byron, Charlotte Brontë dentre vários outros. Esse livro nada mais é do que uma homenagem à Jane, uma bela propanda de sua obra. Se você é fã da autora, vai adorar as referências; se não, com certeza vai ficar com vontade de conhecê-la.
Sandra de Oliveira 19/10/2010minha estante
ótima resenha Cristiane! ;)

Naty 02/10/2010

www.meninadabahia.com.br
"Hoje tenho o prazer de apresentar a vocês Jane Fairfax - Comfort continuou.
O livro de Jane se chama Constance.
Não quero dizer que esse livro é melhor do que fazer amor com meu marido,
mas fiquei acordada toda noite e ele ficou dormindo ao meu lado."
p. 208

Se você viver cada dia como se fosse o último, algum dia você estará certo, já diz Steven Jobs. Mas se você for um vampiro essa regra não se aplica. Este é o caso de Jane Austen.

Duzentos e trinta e três anos de sobrevida. Não consegue publicar novos livros, não ganha direitos autorais pelos já publicados. Até namorar é complicado, é doloroso ver o amado envelhecer e morrer. Já namorar outro vampiro... imagine passar o resto da eternidade com a mesma pessoa?

De tempos em tempos ela precisa mudar de cidade, país, para evitar que se perguntem o porque ela nunca envelhece. Atualmente é de uma singela livraria numa pequena cidade próxima à Nova York.

Quando está prestes a queimar o manuscrito, de um livro não publicado, recebe a notícia: querem publicá-la. Um novo horizonte resplandece em sua vida. Como é bom realizar sonhos!

"Devo lhe confessar, – Kelly riu, balançando a cabeça – é reconfortante conhecer uma autora cujo único objetivo na vida é ser publicada. A maioria dos autores que chega aqui e o que eles realmente querem é ser famosos. Não notei isso em você, nem em seu livro.

Jane gostaria de saber o que Kelly diria se soubesse que ela já era uma das autoras mais famosas do mundo, que era, de fato, indiscutivelmente a escritora mais popular de todos os tempos. E que ela queria muito ser publicada novamente

A maioria quer ser Stephen King ou Danielle Steel – Kelly observou –Não sei em que momento os autores decidiram deixar de ser contadores de histórias para querer se tornar celebridades."
p.63

Seu livro é publicado, com o atual sobrenome Fairfax. Na mesma semana ele fica em primeiro lugar da lista de bestseller. Nova tiragem de cem mil exemplares é emitida. Jane começa a participar de programas televisivos e encontros de romancistas.

Mas então ele aparece. O sedutor que a transformou. O famoso poeta inglês Lorde Byron. Sim, ele mesmo! Famoso pelos casos extraconjugais e homossexuais, Byron virou vampiro ao namorar um grego. Atraído pela beleza e altivez de Jane, não resiste à tentação de tê-la por toda a eternidade. Mas ao invés de gratidão, ele recebe raiva. Graças à Byron, Jane viu toda sua família e amigos morrerem.

Para piorar uma vampira lunática e invejosa quer escalpelá-la. Quem, dentre todos morre de inveja de Jane Austen?

Charlotte Brontë, odeia Jane. Seu romance Jane Eyre estava em quinquagésimo e tantos, na colocação dos clássicos a serem lidos, enquanto o 'insípido' Orgulho e Preconceito encabeçava a lista.

Byron, também, não está nada feliz com Jane e seu distanciamento. Quem sabe ela não cede à chantagem? Ele irá amaeçar transformar às pessoas que ela mais ama, e oops! Quem sabe ele consiegue envolver sexo na chantagem?! Afinal, Jane é bem fogosa, pelo que pôde recordar.

Recheado de humor, Jane Austen – a vampira, de Michael Thomas Ford (Lua de Papel, 304 páginas, R$ 39,90) é imperdível. Somos apresentados ao universo vampírico com tanta sutileza que, encontrar com eles, parecer ser algo corriqueiro.

Ah, adivinhem quem transformou Charlotte em vampira?

Recomendo.

CooltureNews 11/11/2010

Por: André Alves (CooltureNews)
www.CooltureNews.com.br >> Comentem a resenha em nosso site para que possamos sortear o livro.

Jane Austen foi umas das maiores romancistas que já existiu. Inglesa, nasceu em Steventon em 1775. Autora de obras como Razão e Sensibilidade, Emma, Persuasão e um dos romances mais famosos de todos os tempos: Orgulho e Preconceito. Suas obras, hoje, grandes clássicos, são conhecidas principalmente por nos trazer a forma mais pura do romance. Jane faleceu em 1817, aos 41 anos, em decorrência da Doença de Addison.

Isso é o que todos acham. Jane Austen não morreu! Ou melhor, morreu. Quer dizer não morreu. Na verdade, ela está morta e viva ao mesmo tempo. Isso porque ela é uma vampira! Agora com 233 anos e sob o nome de Jane Fairfax, Jane é dona de uma livraria numa pequena cidade no interior de Nova York. Durante todos esses anos Jane vem tentando publicar um novo romance escrito em sua época áurea. Mas após décadas de rejeições Jane está pronta para aceitar que não será mais publicada e decide se desfazer da obra. Até que ela recebe um e-mail de um editor, informando que adorou a obra e quer lançá-la o mais rápido possível. Após ter sido usada para alavancar as vendas de outras obras como O Livro de Fitness de Jane Austen, O Livro de Receitas de Jane Austen e até um livro ensinando a enfeitar a árvore de natal com a Jane, isso tudo sem receber nenhum tostão de direitos autorais, Jane não acredita que vai finalmente voltar a ser publicada.

Enquanto espera os preparativos para a publicação de sua nova obra, Jane continua com seu trabalho na livraria com sua assistente Lucy, que lembra muito sua irmã Cassandra, o que faz Jane ter grande carinho pela mesma. Além de Lucy, Jane também se ver rodeada por Walter que é loucamente apaixonado por ela e não a deixa em paz. E tudo continua em bem até que Lord Byron, seu criador, retorna, jurando amor por Jane e a querendo de volta, ameaçando inclusive, Lucy e Walter. E com a publicação do livro, os problemas de Jane só aumentam quando ninguém mais, ninguém menos que, a doida, literalmente, Charlote Brontë, também transformada por Byron retorna acusando Jane de plágio. E pra piorar ela possui o original em sua posse, em que confusão a Jane se meteu. Como isso vai acabar?

Confesso que o livro nunca tinha me chamado muita atenção, mas o recebi da Priscila em função da nossa parceria com a Lua de Papel, e quer saber? Adorei. Jane Austen A Vampira é um livro super divertido e que faz você rir bastante. Principalmente pelos transtornos da Jane e suas tiradas. A Jane do livro, não tem papas na língua e fala o que bem entende, gerando assim muitas passagens cômicas. Pensei que fosse mais uma história de vampiro, mas esse fato é mero detalhe neste livro. O autor busca na verdade com muito humor, fazer uma crítica a essa invasão de livros que tomam conta do mundo editorial atual, escritos apenas com o intuito de gerar dinheiro e sem nenhum conteúdo. Outra coisa bem bacana do livro é nos trazer além da Jane outros escritores e obras clássicas.

Quando o livro acabou deixou uma grande saudade das ironias da Jane. Mas na verdade o livro não acaba bem com um final, então pensei: Não será possível! E ao realizar uma busca descobri que o autor já está preparando a continuação do livro, intitulada Jane Goes Batty e sem data de publicação prevista. Mais ainda, descobri que provavelmente será uma trilogia. Agora é esperar os próximos livros. E você ainda não leu? Comentem aí, quem sabe não vem uma promoção =)

A história é deliciosa. É impossível não amar os dentes afiados dessa Jane Austen.
Seth Grahame-Smith
Jhonatan 06/12/2010minha estante
Acho extremamente cativante a ideia de pegar clássicos da literatura e contextualizá-los na época atual onde estamos. Claro que deve-se tomar o maior cuidado para que seja mantido a "alma" da obra. Deve valer muito apena.
Seguidor: Jhonatan Carneiro

Zi 06/12/2010minha estante
Concordo também achei engraçado esse livro! Resolvi comprar após algumas resenhas que li sobre ele. Nãso sabia que o livro terá uma continuação e agora uma trilogia! Que legal! Vou esperar para ler!

Maedchen 06/12/2010minha estante
Eu achei super interessante essa idéia de criar os Clássicos Fantásticos! Eu gosto bastante de vampiros, então esse já me conquistou!

Mädchen

ida 06/12/2010minha estante
Livros sobre vampiros já estão sendo quase a mesma coisa, mas este parece diferente, afinal fala de uma vampira escritora... o que deve ser bem interessante...rs
Ida

Dessa 06/12/2010minha estante
nunca li nada da jane austen :/
Mas gostei da ideia de modificar um livro dela. :D
Quero ler. \o/
D e s s a

Paula Miranda 06/12/2010minha estante
Sabe, até parece legal. Mas não estou muito animada...
Paula Roberta

Vilmar Júnior 06/12/2010minha estante
Gostei muito da ideia desse livro, transformar a Jane em vampira foi muito criativo. Vou tentar ler.
Vilmar Junior

Thiago de Andrade 06/12/2010minha estante
por mais que essa resenha tenha melhorado minha visão do livro, vai demorar pra eu pensar em ler ele.

Seguidor: Thiago de Andrade Alonso

Zambe 28/01/2011minha estante
Confesso que não li toda a sua resenha, sorry! Mas a notícia que provavelmente vai ter um novo livro me animou. Terminei de ler amando a história mas um pouco frustrada querendo mais.

@lecobastos 15/08/2010

Jane Austen - A Vampira
O ano é 2008, a famosa escritora de inglesa Jane Austen vive sob o nome de Jane Fairfax cuidando de sua livraria em uma pequena cidade dos Estados Unidos. A coisa que mais a angustia é ver as mais estranhas adaptações de sua obra, sem que com isso possa ter direito a centavo algum.
No século XVIII foi transformada pelo poeta Lord Byron em uma vampira, e antes disso escreveu em nome de seu amor por ele um livro intitulado Constance. Livro esse que vem tentando publicar desde então.
Quando enfim consegue achar uma editora que se propõem em lançar seu livro a - suposta - falecida Charlotte Bronte surge do nada tomando para si a autoria de 'Constance'.
Os vampiros desta obra não são afetados pelo sol, mas sim pela sede de sangue. Não possuem poderes extraordinários além de enfeitiçar a vítima de sua mordida.
A trama é recheada de indicações para pessoas com um mínimo de cultura, não que uma pessoa que não tenha lido Orgulho e Preconceito saia prejudicada, só não irá aproveitar tudo que é apontado pelo autor.
O puritanismo que inundou os vampiros literários não aparece em momento algum e o amor não é o foco principal da história. As mais variadas formas de amor como bissexualismo e homossexualismo são tratados com uma normalidade agradável.
Momentos hilários surgem com a própria Jane Austen fugindo de vendedores em uma loja de roupas ou uma guerra com arremessos de livros.
Todos os capítulos são abertos por um trechinho do manuscrito de Jane Fairfax e aos poucos toma vida própria. Podemos acompanhar a esperta Constance, aspirante a escritora dividida pelo amor de Charles e Jonathan. Assim como Jane dividida entre Byron e Walter e a segurança de sua amiga Lucy.
O resultado foi vampiros muito mais interessantes do que os bonzinhos ou animalescos e que talvez tiveram um único intuito: Reacender a curiosidade sobre as obras de Jane Austen.

Susie.leitura 11/02/2023

NUNCA LI JANE AUSTEN?
Eu tive a oportunidade de ler o livro "Jane Austen, a Vampira" de Michael Thomas Ford e posso dizer que foi uma experiência interessante. Eu não tinha uma expectativa sobre o livro, então fui surpreendido ao descobrir que a história gira em torno da famosa autora Jane Austen. A inclusão de outros autores, como as irmãs Brontë, foi uma adição divertida e criou uma rivalidade fictícia interessante. No entanto, houve momentos em que eu me perdi na história e tive que reler as páginas.

Embora eu tenha gostado da narrativa, houve alguns aspectos que me incomodaram. Algumas brincadeiras com estereótipos deixaram a desejar, especialmente a forma como a personagem passageira com descendência asiática foi desenvolvida. Além disso, a forma como Jane revelou sua condição de vampira para outros personagens pareceu um pouco descuidada em alguns momentos e, em outros, demorou demais para ser revelada.

No geral, eu gostei muito do livro e achei que foi uma boa escolha para ler depois de um livro de suspense. Ele ofereceu uma narrativa interessante e divertida, mas também teve alguns aspectos que poderiam ter sido melhor trabalhados.

Vica 20/03/2011

Livro para adolescentes
Pedro Bandeira dá de 10 a 0 neste Michael Thomas Ford.
Jane Austen, a vampira, parte de uma premissa interessante: Jane Austen, famosa autora inglesa do século 19, não morreu. Na verdade, foi transformada em vampira por outro famoso escritor da época (não direi qual para não dar spoiler), e desde então vive mudando de cidade e de identidade e sofrendo com as obras que exploram seus livros e suas memórias. Além de não receber um tostão de direitos autorais pelas republicações e versões cinematográficas de seus livros.
Mas a narrativa é fraquinha e boba.
A pretensão do autor era construir uma história sobre Jane Austen, com o elemento sobrenatural, mas da mesma maneira como Jane construía suas histórias. Fracasso total.
É uma história cheia de clichês, fraca e boba, e depois eu descobri que o autor era famoso nos Estados Unidos por seus livros para adolescentes. Embora este livro não seja voltado para esse público, nota-se que o autor provavelmente só sabe escrever desta maneira, um tanto superficial.
Não quero dizer com isso que o público adolescente não goste de coisas mais profundas. No entanto, histórias mais superficiais funcionam bem porque leitores mais jovens estão mais interessados na emoção do que nas entrelinhas e na psiquê das personagens.
Mas para adultos, esse livro não serve nem como diversão.

Vanessa Vieira 26/09/2010

Jane Austen A Vampira_Michael Thomas Ford
O livro Jane Austen A Vampira de Michael Thomas Ford se resume em uma só palavra: SENSACIONAL! O livro conta a história da escritora Jane Austen conhecida por obras maravilhosas como Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade e que faleceu há alguns séculos. Porém, na trama de Michael Thomas Ford, Jane está viva e é uma vampira.
O livro que se passa na data atual, conta a história de Jane, conhecida agora como Jane Fairfax que mora em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Jane é dona de uma livraria e é revoltada por não receber os direitos autorais de suas obras que circulam no mercado da leitura até hoje. Ela tenta a todo custo publicar um novo livro e a resposta é negativa, até que uma editora simplesmente adora o livro.

Jane assina o contrato de publicação de livro e está super feliz, até que reencontra o seu criador, Lorde Byron. Eles tiveram um romance há alguns séculos atrás e Byron a deixou para ficar com Charlotte Bronte. Byron ameaça a sua assistente Lucy e o seu namorado Walter, para que Jane fique com ele. E para completar esse emaranhado na vida de Jane, Charlotte Bronte reaparece, também como vampira, e alega que o novo livro de Jane é um plágio, já que ela tem em mãos o manuscrito original da história.

O livro é maravilhoso, hilariante e rico em detalhes. Confesso que dei boas gargalhadas na briga que teve na livraria de Jane, com o arremesso de livros, entre eles, os livros de Stephen King ( que eu também amo!). O livro desperta a afeição do leitor pelas obras de Jane Austen e já coloquei na minha estante várias obras dela para leitura e também das irmãs Bronte.

Pelas páginas finais, parece que o livro terá uma continuação. Eu espero que sim, pois amei! Recomendo a todos!

Karanna 12/12/2023

Ok
Irei brevemente fazer uma resenha aqui, mas para saber exatamente com detalhes o que eu achei desse livro ouçam meu podcast no Spotify (Figurativamente falando).
Escrita legal mas fraca, achei a representatividade lgbt questionável, leitura rápida. Nada demais sabe? Bem previsível

Amanda 13/08/2011

Alguma coisa deu errado...
Se o autor merece parabéns por algo, é sem dúvida pelo fato que ele conseguiu juntar duas coisas altamente vendáveis no momento, em um só livro: vampiros e Jane Austen.
Não que o livro seja tão ruim, mas ele passa longe de uma história interessante. É apenas uma história bem normal, em que na maior parte do tempo acontece algo mas parece não estar acontecendo nada.
Jane Austen é uma vampira (como diz o próprio título) e se esconde com outro nome, numa cidadezinha de Nova York, cuidando de uma livraria e tentando publicar algo novamente.
Ela consegue, e acontecem algumas coisas no meio do caminho.
O curioso é que o personagem mais cativante na história acabou sendo, na minha opinião, outro escritor também transformado em vampiro, Lord Byron, que é todo charmoso e cafageste. E as partes mais legais da história também acabam sendo os pequenos trechos que abrem cada capítulo, que seriam trechos do novo romance que a personagem Jane do livro estaria tentando publicar.
Ou seja, o personagem mais legal acaba não sendo a Jane (o livro podia chamar "Lord Byron, o vampiro") e os pedaços mais legais do livro são esse "livro paralelo" (então, troca a história!). Alguma coisa deu errado aí!

Bena 17/11/2010

Este livro é simplesmente maravilhoso, foi um dos meus maiores investimentos quando comprei, foi paixão a primeira capa.
Muito bem representado, o autor soube retratar nesta história magnifica, tudo o que a Jane tem, humor, ironia, senso critico e avaliativo. E claro, a sua paixão por tudo aquilo que acredita.
E quando se trata de escrever soube uma das maiores escritoras de literatura classica romântica, a responsabilidade é imensa, e o Autor deu conta do recado e mandou super bem.

Adorei, e recomendo ..

Lizziane 01/03/2011

O livro é muito divertido! E tem o mérito de estimular a leitura da obra de Austen, Brönte e Byron. Pelo menos em mim despertou a vontade ler tudo desses autores.
E para aqueles que leram ou tentaram ler - meu caso - Orgulho e Preconceito e Zumbis e odiaram, digo que Jane Austen - A Vampira é bem diferente e vale a pena a leitura.

Nathy Bells 03/02/2011

Para a pequena cidade de Brackeston, Jane Fairfax é apenas uma mulher de 41 anos dona de uma livraria que vive sozinha, mas estão muito enganados. Jane na verdade guarda uma vida cheia de sucesso, livros, muitos amores em seu verdadeiro sobrenome; AUSTEN.

Após uma noite na casa do charmoso e poético Lorde Byron, Jane Austen é transformada em vampira e a partir daí sua “vida” vira de cabeça para baixo, fingir a doença, ter que abandonar sua querida irmã e companheira Cassie, ver todos que ama morrerem não foi fácil.

233 anos depois ela já se adaptou a quase tudo; ver seus livros entre os mais vendidos na atuliadade e não receber um real se quer, e não conseguir publicar mais um romance inédito com certeza não entram nessa lista.

Jane continua tentando ter seu livro “Constance” publicado, após muitos anos recebendo não das editoras, ela consegue, mas junto com a publicação vem os problemas, sua pior inimiga Charlotte Brönte, que também foi transformada em vampira por Byron, aparece com o manuscrito original do livro a ser publicado (que foi dado ao Lorde como presente por Jane) acusando Jane de ter roubado sua história. Byron também aparece ameçando Lucy, gerente da livraria, e Walter o namorado de Jane, caso ela não vá viver com ele. Será que ela conseguirá lidar com tudo isso?

Michael Thomas Ford conseguiu contar a vida de Jane Austen de um jeito divertido, adorei os trechos do manuscrito de Constance em cada capitulo como se fosse uma introdução ao que vem pela frente, em todo o livro os ponto em comum com Jane e Constance são evidentes, dá vontade de ler o manuscrito inteiro.

Ele deixou um final meio vago dando a entender que poderá haver uma continuação.

sentilivros 26/06/2011

resenha de Jane Austen - A Vampira
Gostei muito do livro, apesar de esperar mais, acredito que eu esperava mais "vampirismo", porém ele fica em segundo plano. O livro conta a história de Jane Austen, de seu ponto de vista, do seu resentimento com seu "criador"- Lord Byron, do seu medo em se envolver com as pessoas, de suas constantes mudanças, por não envelhecer, de sua frustração em não mais ser Publicada.

Mas sua vida da uma reviravolta com reaparecimento de Lord Byron e com a possibilidade de ser publicada, aí ela tem que começar a viver o "tempo moderno" e se redescobrir.

Vale a pena ser lido.

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2010/09/jane-auten-vampira-michael-thomas-ford.html
maira 15/01/2013minha estante
você me garante que vale a pena ler? por que eu adoro vampiros!

1 | 2 | 3 | 4 | 5