Hoje eu sou Alice

Hoje eu sou Alice Alice Jamieson

Resenhas - Hoje Eu Sou Alice

Fefa 13/09/2010

CHOCANTE!!
Quando meu marido me recomendou que lesse este livro, não tinha idéia do que viria em seguida...

"Hoje eu sou Alice", trata-se da biografia de Alice Jamieson, que desde os seis meses de idade até sua adolescência foi submetida a todo tipo de abuso sexual, emocional e psicológico por ninguém menos do que seu pai.

Não é preciso ser um gênio para imaginar os traumas causados numa situação como esta, mas no caso dela, ela adquiriu um distúrbio de múltiplas personalidades (umas nove no mínimo), além e anorexia, TOC, entre muitos outros.

Eu mesmo sendo psicóloga, me senti profundamente tocada com as lembranças de Alice, chorei algumas vezes lendo o livro, me senti revoltada como ela, pois ali, eu não era a profissional, mas uma expectadora das experiências que ela relembrava. E Alice traz as experiências com riqueza de detalhes...

É um livro profundamente triste, mas também alerta para um problema que infelizmente temos que conviver, a pedofilia. Um assunto que muitas vezes é jogado para debaixo do tapete, mas que é preciso ser observado com cuidado, principalmente quando temos crianças por perto.

É um livro que faz as pessoas pensarem, mesmo que não tendo uma atitude tão doentia quanto o pai de Alice, mas em sermos mais responsáveis pelas atitudes que temos com nossos filhos, pois somos autores da constituição psíquica deles, e o como se tornarão adultos é esponsabilidade nossa também!!
Erika 18/01/2011minha estante
Assino em baixo de tudo que disse!
Só faltou falar do transtorno de múltipla personalidade, tão bem abordado no livro mostrando a realidade da doença, desmistificando-a. Ao contrário de filmes que mostram os portadores do transtorno como assassinos perigosos. Sou estudante de psicologia e é triste ver que as pessoas têm a visão de que os doentes mentais são perigosos, este livro é muito útil nesse sentido. Também mostra que mesmo os profissionais de saúde não estão preparados para lidar com este transtorno, infelizmente.

Barbara.Mello 07/05/2020minha estante
Acha que encontro em pdf ou kindle de graça?

Rafaela.Levinthal 30/11/2020minha estante
Sim, inclusive no lelivros imagino que tenha.

Lima.Araujo 14/04/2021minha estante
Tive que parar a leitura várias vezes para respirar

Lorrana 27/03/2013minha estante
É um livro realmente muito forte, pesado, pensei em abandoná-lo, mas dei uma pausa no meio e fiquei uns dias sem ler, toda vez que lia tinha pesadelos. Insisti e do meio para o final do livro fica mais leve. Não pretendo lê-lo novamente.

C. Aguiar 27/03/2013minha estante
é pesado mesmo. fiquei muito chocada com as coisas. é difícil imaginar que um pai tenha feito aquelas coisas e o pior que ela ficou com tantos problemas né lorrana.

Beatriz 19/01/2016

Alice Jamieson – Uma mente Quebrada
Quando terminei de ler o livro Hoje eu sou Alice, eu não era mais a mesma.
Uma parte de mim havia se modificado com aquele relato horrendo de vida. E agora vou compartilhar com você, se tiver coragem e estomago suficiente para aguentar.
Hoje eu sou Alice é uma autobiografia da vida de Alice Jamieson, uma pessoa que tem um dos níveis mais grave de Transtorno de Personalidade Múltipla, chegando até hospedar 9 personalidades, cada uma com gostos, sexos e idades independentes, que de uma hora pra outra podia tomar conta do corpo de Alice, e sem controle eles podiam agir de acordo com sua personalidade, como bem entendessem. Como JJ, um menino de 10 que gosta de brincar com uma arminha de plástico e cometer pequenos furtos, Shirley a menina de 14 anos que gosta muito de ficar bêbada e cozinhar ou Kato o adolescente suicida e violento, que quando assumia o controle quase geralmente Alice acordava em um hospital, com os braços enfaixados.

+ no blog A Quimera

site: https://aquimerablog.wordpress.com/2015/11/05/alice-jamieson-uma-mente-quebrada/

Paloma 28/02/2020

Uma verdadeira guerreira.
"Quando as pessoas me olhavam de perto, será que podiam ver a garotinha na minha cabeça sofrendo abuso naqueles videoclipes pornográficos projetados por trás dos meus olhos?"

Que vida dolorosa!

"Hoje eu sou Alice", é um livro autobiográfico que carrega em suas páginas um relato cru, perturbador e angustiante de todo estupro, sadomasoquismo e abusos causados pelo seu pai (isso se pudermos chamar-lo assim), e de tantas outras pessoas que ele permitiu se aproveitar dela.

E entre tantas crueldades, Alice desenvolveu TOC, anorexia, depressão, dependência química, tendências suicidas e transtorno de múltipla personalidade.

O livro é sensacional, porém esgota até a alma! A jornada dela é pesada, cansativa e nos arrasta para um verdadeiro inferno. É desanimador e o sentimento de tristeza pesa nosso coração durante todo o livro.

Entretanto não deixa de ser uma leitura necessária, principalmente para quem gosta de psicologia. Os transtornos mentais da Alice, faz com que o livro seja um prato cheio de conceitos, definições, referências e assuntos psicológicos.

Deveria ser uma leitura obrigatória para professores, assistentes sociais, para pais.

Se você for ler esse livro, sugiro preparar o estômago, sua mente e suas emoções.
Ele mexeu muito comigo, me deixou para baixo, com dores de cabeça, insônia e com um grande pavor de ver até onde a maldade humana pode chegar.

"Queria que meu pai visse com os próprios olhos que a garotinha que ficava de bruços enquanto ele rasgava as paredes de seu ânus forçando-as com o seu pênis ainda estava viva, lutando, enfrentando a batalha para ser normal, para ser feliz."
Elem 29/02/2020minha estante
É baseado em história real?

Paloma 29/02/2020minha estante
Sim, Elem!
História real e assustadora. :(

Elem 29/02/2020minha estante
Vou querer ler.

Juliana Rodrigues 29/02/2020minha estante
Nossa

Quero muito ler, mas não sei se vou conseguir. Esses trechos me deixaram com um peso no coração.

Duda 17/04/2020minha estante
Ooi, Paloma! Como você conseguiu o livro? Já procurei tanto em livrarias e nunca o achei pra vender. Procurei pela internet também e nada /: faz anos que tá na minha lista e nunca consegui ler kkkkk

Kerolainy.Morais 27/01/2024

Que história pesada, no começo até achei mais fluida para ler, mas a medida que foi passando as páginas e capítulos não consegui mais ler, foi difícil terminar.
Fiquei pensando em muitos momentos como a mãe nunca percebeu, como nunca passou pela cabeça dela que isso acontecia. O pai dela uma pessoa abominável.

Uma história triste e pesada de uma pessoa que sofreu abuso desde criança e a sequelas que deixou em sua vida adulta.

Anna caldieri 17/05/2021

Sem palavras para descrever o quão doloroso foi ler esse livro. Ler uma autobiografia de uma mulher que teve sua mente desmembrada em 9 personalidades por conta de todo abuso físico, psicológico e sexual sofrido na sua infância foi difícil, não consigo nem imaginar como seria estar na pele dela..

Um dos livros mais pesados e revoltantes que já li, com toda certeza.

Não consigo nem dar nota, tem como dar nota em um livro assim?

Nanda.Santos 25/01/2021

Perturbador!
O livro conta a história de Alice, uma jovem que sofreu abuso sexual na infância e que devido a isso, desenvolve um transtorno de múltiplas personalidades
Além de lidar com as 9 personalidades, Alice ainda enfrentou uma luta árdua contra o uso de álcool e drogas diversas.
Em alguns momentos o livro chega a ser perturbador devido à quantidade de detalhes dos abusos sexuais vividos por Alice, mas em alguns momentos o livro parece ser mais técnico, relatando sintomas e estudos sobre o transtorno de múltiplas personalidades.
Camila.Pizzoni 17/01/2023minha estante
Eu quero muito ler esse

Nanda.Santos 18/01/2023minha estante
Se prepare.???

Taiany Araujo 03/08/2013

Nunca chorei tanto lendo um livro. Geralmente começo minhas resenhas dizendo que chorei, e isso é verdade, quase sempre choro lendo livros. No entanto, com esse livro vivi uma experiência que sinceramente espero nunca mais viver. Eu não só chorei. Eu sofri. Me senti dilacerada, abusada. Eu tive pesadelos. Por vezes senti o gosto de bile na minha boca e não podia fazer nada para esse gosto sumir. Eu fui à própria Alice enquanto lia o relato da sua história, e isso foi torturante.
A Alice é uma mulher que contra todas as probabilidades conseguiu sobreviver. Não só isso, conseguiu ser forte o bastante para lutar por sua vida. Não sei se com a história de vida dela teria feito a mesma coisa, acho que não conseguiria ser forte assim.
No livro Hoje eu sou Alice conhecemos a história verídica de uma mulher que foi abusada física, psíquica e emocionalmente pelo pai desde os 6 meses de idade até os 18. Uma mulher que foi submetida a rituais sexuais e sardônicos onde era abusada por diversas pessoas, homens e mulheres. Que foi obrigada por vezes a manter relações sexuais com outras crianças que participavam do mesmo ritual. Que viveu na terna idade as mais variadas perversões sexuais que se pode imaginar. Que teve seu pequeno e depois jovem corpo violado de todas as formas possíveis e supostamente impossíveis.
Através de seus relatos passamos a acompanhar as consequências geradas pelos abusos sofridos. Alice passou a ter anorexia, a ter problemas com álcool, a ter toc. Ela passou a conviver com nove ou mais personalidades diferentes e a ter alucinações entre tantas outras coisas.
Nesse livro somos transportados para a vida dessa mulher que teve a infância roubada e toda vida fragmentada e encaminhada de hospital em hospital, de psicólogo em psicólogo, de psiquiatra em psiquiatra. Mas que apesar disso tudo buscou por ser feliz e ser ou descobrir quem ela realmente era.
Ela era Alice.
Carla 21/09/2013minha estante
Gostei do texto, e realmente esse livro mexe conosco de tal forma é quase impossível não chorar , ainda mais se você se colocar no Lugar da Alice. Pelo que ela passou é admirável ver a força que ela teve diante dos problemas .

Taiany Araujo 07/10/2013minha estante
Exatamente Carla

SG1 12/02/2014minha estante
Quando li este livro também sofri muito. As vezes o largava um pouco para conseguir respirar. Mas, depois de ler, vi o quanto esta autobiografia acrescentou na minha vida. Nunca mais pensarei as mesmas coisas que pensava antes de ler este livro sobre abuso sexual, estupro e doenças psicológicas.

Taiany Araujo 27/02/2014minha estante
SG1, larguei esse livro tantas e tantas vezes que perdi a conta, é um livro ótimo, mas com uma história que nos faz repensar qual a força ou a perversidão do ser humana.

LucAlio.CAmara 10/02/2023

Alice sobrevivente
Alice foi cruelmente abusada aos seus 2 anos por uma pessoa tão íntima que parece ser inacreditável. Com isso a vida dela se tornou um verdadeiro inferno até sua vida adulta, com vários problemas psicológicos e com muitas idas e vindas em hospitais psiquiátricos. Achei esse livro pesado para quem não quer quebrar a realidade da ingenuidade, mas muito corajoso da parte da Alice por se expor e mostrar o lado sóbrio da realidade que aconteceu na sua própria vida. E por fim, que fique de alerta a todas as famílias.

Esse livro é necessário para encorajar outras mulheres que já passaram pela mesmas situações ou algo semelhantes no seu dia a dia.

Marcela.Sanchez 19/03/2021

Que leitura dolorosa
Doeu por saber que é um livro real, de algo que realmente aconteceu. Nenhuma criança deveria passar por algo assim. Um livro pesado que relata com detalhes os abusos sofridos por uma menininha e como isso afetou toda a sua vida. Confesso que larguei o livro diversas vezes.. foi bem difícil finalizar a leitura. Livro muito bem escrito, de fato. Porém cruel saber que essa é a realidade de diversas crianças em todo o mundo ?
Ane 02/04/2021minha estante
É realmente doloroso ler esse livro. Ver como ela estava se acabando por conta do que aconteceu e saber que não é a primeira vez que uma criança vai passar por isso e também não vai ser a última

Marcela.Sanchez 02/04/2021minha estante
Exatamente ?

juliette 26/08/2020

Livro impactante!
Estar na cabeça de Alice foi uma experiência extremamente angustiante, intensa e perturbadora.
É um livro pesado porém importante.

"Não me desculparei pela linguagem chocante em alguns trechos e pelas verdades indigestas que precisam ser contadas... Não há nada pior no mundo que o abuso infantil, e se este livro ajudar ao menos uma pessoa, terá valido a pena
trazer à tona as minhas memórias mais dolorosas para escrevê-lo."

Nanda 16/03/2021

Um livro triste que conversa com muitos traumas de quem já sofreu abuso. O relato da Alice é real, verdadeiro, difícil pra quem vive e viveu. Quando sofremos, a primeira coisa que queremos é que na verdade não seja com a gente, mas com outro alguém, e esse alguém não precisa ser real..
"O abuso infantil sempre ressurge, não importa quantos anos passem."
"Não consigo explicar. Quando só temos sexo, sexo e sexo na infância, não temos infância. Sinto-me triste e vazia. Também estou só — isolada do mundo, pois apenas vegeto enquanto há tanta vida à minha volta."
"O luto que não fala sussurra para o coração pesado e o deixa partido."

ferbortoloso 23/01/2023

Quem sou eu para
Desafio literário 2023
Começo essa resenha falando quem sou eu para dar uma nota para uma autobiografia (definitivamente não precisa de nota pois é a vida da pessoa). Mas considerei 3 estrelas pelo desconforto que foi ler o livro. Acredito que esse seja o objetivo, mas foi bem tenso terminar essa leitura, tanto que até que demorei mais que o esperado para isso.

Apenas um ponto na escrita. Acredito que devam rever a tradução. Apenas.

De toda forma não recomendaria a leitura para todos, é para quem ter muito estômago e para um público bem restrito. Mas no fim das contas quem sou eu p julgar uma autobiografia né

Clarice Adriana 29/06/2020

"Ainda estava viva,lutando... pra ser normal, pra ser feliz"
A luta constante para recuperar a sanidade e a vida que lhe foi roubada pelo próprio pai.
História chocante, triste e muito dolorosa. Alice é uma verdadeira guerreira na batalha pela superação.
Espero que esteja bem e feliz!
Bruna 29/06/2020minha estante
Impactante esse livro

San... 24/07/2014

Este livro é, literalmente, um caminho espinhoso a se percorrer. Quando minha leitura terminou, e, diga-se a bem da verdade, não se tratou, em absoluto, de uma leitura prazerosa, eu não pude acreditar no quão cegas as pessoas as vezes podem ser... Uma criança ser sistematicamente abusada, em sua própria casa, sem ninguém perceber, sem nenhuma desconfiança??? E, tendo problemas físicos como cistite, fissura anal, nenhum médico questionar isso??? A vida de Alice é algo surreal, aterrador... O passado que ela encerra é medonho, pesado, bizarro. E o que senti foi algo que está muito além da lamentação, da indignação, da piedade... Suas asas foram cortadas, mas, de alguma forma pavorosa, ela ainda alça voo... Um voo errante, cego e que deixa a alma da gente apertada, agoniada, dividida entre a prostração da descrença e a fé titubeante de que as atrocidades que arrebentaram sua alma podem ser esquecidas, que seu voo alquebrado poderá ser normal um dia... Uma leitura que machuca, um relato que não é para todos...