A Dança da Floresta

A Dança da Floresta Juliet Marillier

Resenhas - A Dança da Floresta

Lu 05/08/2012

Mágico
Eu já estava quase desistindo da literatura fantástica e sobrenatural juvenil. Tirando alguns autores-chave, como Cassandra Clare, Rick Riordan e Richelle Mead, o mercado me parecia saturado de Crepuletes. Confesso que depois das Crônicas de Gelo e Fogo minha paciência realmente se esgotou para certas tramas.

Mas o livro da Juliet Mariller é ouro puro, a começar pela atmosfera meio mágica da Transilvânia do século XVI. Parece ser um lugar especial, onde as superstições persistem e o respeito pelo sobrenatural é fundamental para a sobrevivência. Somada à narrativa suave da autora, tudo tem um clima ora de sonho, ora de pesadelo. Eu me sentia transportada para uma história antiga.

Jena é uma ótima protagonista pata uma história assim. Doce e um tanto quanto insegura, mas de uma coragem ímpar para defender suas irmãs, seus amigos e sua casa. Torci demais por ela em cada uma de suas batalhas contra o primo megaevil. E sua dupla com Gogu... sério, não tem nem o que falar! Lindos, lindos, lindos!

Eu acho que o único ponto negativo na história é Tati, a irmã mais velha das meninas. Acho que foi ódio à primeira leitura. Acheia-a egoísta, fraca e idiota. Uma antepassada distante da Bella Swan. Acho que a única coisa boa a dizer sobre ela é que sua trama não era a principal.

Apesar dessa pequena mancha, a leitura é viciante e deliciosa, com um bom ritimo e bons diálogos. A nota real é 4,5 estrelas, mas não tem como não considerá-lo como favorito! Estou louca pra ler outros livros da Juliet!

Recomendado!

Gabi C. 04/08/2012minha estante
Luuu, tb peguei uma antipatia à primeira vista pela Tati! Mala demais!
Ai, depois dessa tua resenha deu uma vontade de reler... rs Ótima como sempre!

neli 05/08/2012minha estante
Nossa, esse livro está há séculos na minha estante e nunca tive vontade de pegar e ler. Por causa da sua resenha, agora me deu.

Na Bienal será lançada uma nova série dela.

Fe Sartori 06/08/2012minha estante
Lulu,
Ainda bem que gostou.
Como a Gabi também fiquei com vontade de reler.
Um beijo.

Lu 06/08/2012minha estante
Obrigada pelos comentários, meninas! Aliás, tenho é que agradecer a vcs, Fer e Gabi, por terem me convencido a comprá-lo!

Liz 06/03/2013minha estante
Crepuletes kkkkkk muito boa resenha !

Ana Vasconcelos 10/07/2013minha estante
"Uma antepassada de Bella Swan", muito bem colocado. Também não fui com a Tati, não gosto do estilo "sou-estupidamente-romântica-a-ponto-de-cometer-atos-suicidas-caso-eu-não-consiga-o-cara" me irrita profundamente. Tati e Iulia são um tanto parecidas nisso, esta também me irrita um pouco por sua mente tão estreita comparada com a das irmãs (Jena e Paula). Acho as duas bem irritantes, mas Tati ganha, com certeza!
E caso não saiba, há a "continuação" que na verdade é a história de Paula "O Segredo de Cibele", mt bom!

Lu 19/07/2013minha estante
Obrigada pelo comentário, Aninha!

Tbm não gostava de Iulia, mas achava a Tati insuportável!

Já li "O Segredo de Cybelle". E achei ótimo. Adoro os livros escritos pela Juliet!

Yuka 13/05/2015minha estante
Leia "A filha da floresta" (se ainda não leu) no começo aparenta ser chato, mas logo você irá descobrir um mundo mágico que só a Juliet é capaz de criar. Recomendo você ler antes "os seis cisnes", um conto dos irmãos Grimm, para poder entender a história. No começo do livro, ela explica alguns termos
É uma trilogia encantadora (ainda estou no primeiro, mas todos aparentam ser ótimos.)

Alice2028 09/03/2022minha estante
nossa a tati é bem chatinha mesmo mas o livro é matavilhoso vc nem percebe que tá devorando ele

Ana Carol 14/03/2023minha estante
Acabei de terminar de ler o livro e vim a procura de opiniões... Obrigada por odiar a Tatiana kkkkkk ainda bem que a principal era Jena, uma personagem divertida e completamente envolvente, não aquela água com açúcar que a gente teve que aguentar da sua irmã mais velha... Ai ai.
Mas de qualquer forma, o livro é perfeito do início ao fim.

-Koraline 28/10/2023

Sabe os albuns Folklore e Evermore, da Taylor Swift? Esse livro, desde o primeiro parágrafo, cria essa ambientação mágica, calma e folclórica, até mesmo mística, que as músicas da Taylor, especialmente Seven, têm. A história em si não é perfeito, o universo não é muito bem explorado, mas a narrativa é tão mágica, que é assim que lembrarei desse livro pro resto da vida. Com certeza uma das escritas mais bem feitas que já li.
Amanda Barboza 28/10/2023minha estante
Eu fui transportada pra clareira! É pura magia esse livro.

Beatriz Kath 29/10/2023minha estante
AMO o jeito que essa autora descreve florestas e cria essa atmosfera de conto de fadas ??

Myh 29/03/2024minha estante
Li o livro quase todo escutando seven e FOI PERFEITOOOOO combina TANTO seria facilmente a trila sonora. Tenho mais uma recomendacao, a musica "cosmic Love" é perfeita para escutar junto com o livro acho que ela transmite muito bem o amor da Tati pelo Triste

Helen.Goes 20/06/2021

Livro perfeito
Livro super indicado para quem ama fantasia, eu até agora me sinto dentro da história e envolvida pelos personagens. Com certeza meu livro favorito da vidaaaaa. Pode passar raiva em alguns momentos mas vale a pena
Ana Roque 20/06/2021minha estante
Passar raiva: Cezar e Tatiana (me estressei muito com os dois aaaaaaa)

Andressa1296 20/06/2023

?????
Sou apaixonada pela escrita dessa mulher... É muito envolvente o desenrolar da história e muito bem construído não dá vontade de parar de ler... amei de mais...

Natália | @tracandolivros 04/08/2021

A Dança da Floresta
Diferente de todos que se encantam nessa história, para mim ela não trouxe nada demais, e acho que o problema foi eu esperar muito dela.
É um livro mais antigo, que conta uma história, hoje, clichê. Eu adivinhei todo o rumo lá no primeiro capítulo, então não teve muita graça acompanhar toda a saga por 450 páginas.

Sol 18/07/2021

Essa edição da wish é maravilhosa! E a história é diferente de outras fantasias com as quais tive contato. Talvez pela ambientação ser na Transilvânia, achei que foi um diferencial cultural inclusive.
Otávio 18/07/2021minha estante
A Wish sabe fazer um livro bunito

Biaaa. 10/10/2021

Um show de livro
Comprei esse livro sem esperar nada e foi uma surpresa! Que leitura gostosa, personagens diversos, me revolta alguns pedaços com aquele machismo arraigado. É uma recontagem das 7 princesas bailarinas mas com muito mais. A Editora Wish como sempre fez um trabalho impecável.
Jaque 10/10/2021minha estante
Eu tô doida pra ter essa versão, é tão linda

Dia de Livro - Jéssica Nogueira 27/06/2021

Indico e ainda sem palavras
Que doçura de livro.
Gostei de tudo nele, na experiência imersiva que ele proporciona, na fluidez da escrita da autora, nas lições aplicadas.
Realmente é um livro encantador cheio de aventuras e que merece ser revisitado diversas vezes.

Jena é a segunda irmã mais velha da família, mas tem pra ela a maior parcela de responsabilidade da casa. Quando seu pai viaja durante o inverno para se recuperar de sua saúde debilitada, Jena se vê a frente da casa e dos negócios de família.
O grande segredo é que toda lua cheia Jena e suas irmãs se permitem festejar em uma floresta encantada, que elas chegam através de um portal que sai de seu quarto.
O mundo não entende magia e eles terão que guardar esse segredo a todo custo.

Belle 16/11/2022

Mais um favorito de 2022
Sem dúvidas uma das minhas leituras preferidas desse ano, senão a própria.
É uma leitura densa, que me levou muuuuito tempo pra terminar. Comecei em 2020, parei, voltei? e agora dei uma chance pra ler ?de verdade? e não me arrependo nem um pouquinho! A história é cheia de significados e mensagens que nos faz refletir, além de ser uma escrita inebriante, que te faz sentir toda a magia presente na trama. Me apaixonei pelos personagens, pelo cenário, o universo criado pela autora, tudo! E pra ser sincera, o final foi surpreendente! Não esperava um plot nesse livro, mas ele veio! Pra quem já leu ?Mulheres que correm com os lobos? vai amar esse livro! Recomendo muito.
Freezerburn 16/11/2022minha estante
Colocarei na lista srrrs

Belle 18/11/2022minha estante
Não vai se arrepender ??

Nathy @peculiareslivros 03/01/2022

Não tenho palavras
Eu já conheço e sou completamente apaixonada pela escrita da Juliet, mas parece que cada livro ela consegue chocar mais ao nos envolver tão bem em suas complexas personagens, tramas bem tecidas e entremeadas e universos fantásticos.

Não tenho palavras para expressar meu amor por esse livro, e é isso

Lara.Bia 03/07/2023

Esse livro tem algo que me pega
A história dele é lenta, geralmente eu não gosto, mas aqui, eu amo. Tem todo um cenário místico e você passa a acreditar que um reino encantado é real lá. Os personagens são cativantes, principalmente os principais, e o plot da história tbm tem o seu valor!! Sou apaixonada nesse livro e nessa edição lindíssima, fiquei mais ainda

Isabela | @sentencaliteraria 28/05/2020

Resenha originalmente postada no IG @sentencaliteraria
📖 A Dança da Floresta | Juliet Marillier

✵ Rei do Lago, Rei da Terra ou Rainha das Fadas?

As cinco irmãs Tati, Jena, Iulia, Paula e Stela moram no castelo de Piscul Dracului, na Transilvânia, e não são garotas comuns. Há anos descobriram que nas noites de lua cheia podiam fazer sombras com as mãos na parede de seu quarto e visitar um mundo mágico onde vivem criaturas inexplicáveis e bizarras para os humanos.

Jena ama colocar seu vestido verde de festa, pôr seu sapo de estimação no ombro, e visitar esse lugar diferente de tudo que já viu, mesmo que por uma noite. Quando seu pai adoece e tem que ir para outra cidade buscar ajuda, Tati e Jena ficam encarregadas de cuidar da família, mas as visitas ao Outro Mundo continuam e em uma delas Tati conhece um misterioso ser que vive lá... e se apaixona por ele!

Jena vai fazer de tudo para convencer a irmã sobre o quão perigosos podem ser nossos desejos. Além disso, o único parente homem das jovens é seu primo Cezar, e tudo se complica quando ele começa a querer caçar esses seres mágicos do Outro Mundo. A última esperança de Jena para resolver tudo pode ser a bruxa Draguta, uma entidade da floresta temida por todos, mas que pode ser a única com as soluções que a jovem precisa.

❝Nem todos os contos eram alegres; afinal, era preciso admitir que o amor não era só feito de beijos, sorrisos e felicidade, mas também de sacrifícios, concessões e trabalho duro.❞

🌿 Essa foi outra releitura que fiz esse ano. Foi o primeiro livro que li da autora, e nunca me esqueci dessa história mágica. Os elementos fantásticos que a autora insere são incríveis e de deixar qualquer leitor imerso, além de os personagens serem maravilhosos. E adoro a relação de união que as irmãs tem, mesmo tendo personalidades diferentes.

🧙🏼‍♀️ Senti raiva de Cezar, que é aquele típico machista que acha que sabe qual o papel da mulheres, mas que demonstra ser ultrapassado e nojento. Tati foi outra que me deu uma raivinha, pois as vezes só pensa em si mesma. Mas eu amo Jena e seu sapo Gogu (que depois vira príncipe haha) ❤️ Por favor, dê uma chance a essa história!

site: https://www.instagram.com/sentencaliteraria/

Sa | @umadose.de.literatura 26/06/2021

Mágico, encantador e macabro.
Entrou para a lista de favoritos com louvor! A história prende muito. Tem tudo que eu gosto: magia antiga, floresta encantada, criaturas mágicas, bruxas, fadas, castelo. Amei tanto!

Triz 25/06/2021

Bom mas não é tudo isso
Fiz parte da campanha no cartase e esperei impaciente este livro chegar a minha casa, acho que devo ter sido a última a recebê-lo por conta de problemas com o envio mas valeu toda a espera, só por causa da edição adicionei mais uma estrela a este livro que eu queria tanto que me surpreendesse como a sua beleza exterior. Muitas coisas me incomodaram, mas ainda assim fiquei curiosa o bastante para saber como isso iria terminar, devorei o livro e quando terminei fiquei pensando que meu gosto é totalmente diferente das pessoas que rasgavam tanta seda para este livro. É um bom livro e principalmente essa EDIÇÃO BELÍSSIMA, mas definitivamente não é isso tudo, talvez para o seu público alvo funcione melhor (infanto-juvenil), não gostei tanto do desenvolvimento e muito menos de muitos diálogos e atitudes extremamente questionáveis dos personagens. Nota geral 3 estrelas, vale a leitura mas não é bom criar qualquer expectativa porque você pode acabar frustrada como eu.