Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Felipe1503 28/03/2024

Sem medo!
Um dos grandes clássicos de Machado de Assis. Se você se deparou com Quincas Borba no Memórias Póstumas, pode começar essa leitura sem medo.

Giovana.Brugnara 25/03/2024

Quincas Borba
Obra interessante, retrato fiel da época e uma escrita bem fácil de ser compreendida.

Mesmo com a genialidade de Machado de Assis, não gostei tanto desse livro igual gostei dos outros, a narrativa só me cativou depois que Rubião começou a ficar louco e achei os personagens bem chatos, o único que se salva é Quincas Borba (cachorro) e ele tem um final bem triste.

Apesar de tudo, é um livro para se ler pelo menos uma vez na vida.

?Ao vencedor, as batatas!?

pirocadeperuca 22/03/2024

Maçante, fica minimamente interessante a partir do momento em que Rubião fica doido, e nem depois disso é realmente cativante, não é ruim mas não gostei
O cachorrinho quincas borba merecia um final feliz, fiquei muito triste

Santos474 19/03/2024

Quincas Borba
Mais um romance machadiano concluído, e o que posso dizer? A escrita do Machado de Assis é sempre impecável! Como nenhum outro escritor consegue colocar as ideias, filosofias, sarcasmos, ironias, em um conjunto, como se estivessem interligados. A história é leve e engraçada, principalmente nas partes em que o Quincas Borba (humano) aparece. Mas, de todos os livros do Machado que li, esse foi o que achei mais tedioso, apesar de ter gostado da leitura. Acho incrível como o Machado de Assis consegue brincar com as palavras, consegue brincar com a interpretação do leitor. O primeiro jogo começa com o nome do título do livro, onde o autor não deixa explícito se o título se refere ao Quincas Borba humano ou ao Quincas Borba cachorro. Com certeza recomendo a leitura.

rc.elly 18/03/2024

NÃO DEEM SPOILER NA INTRODUÇÃO DO LIVRO.
O unico ponto negativo dessa leitura foi essa edição, pq na introdução tinha SPOILER. Tudo bem que é um livro de literatura, mas, se eu peguei para ler é pq eu não sabia o desfecho da história. A leitura em si foi ótima, tranquila, cheia de sarcásmo e hironia, e como sempre, carregada de humor vindo atrás com críticas sociais, como só o nosso pai Machado de Assis consegue entregar de tal forma. Meu arrependimento foi não lido antes Memórias Póstumas de Brás Cubas para um compreendimento melhor (que pretendo ler futuramente).

Karinny7 14/03/2024

O choro de uns é o riso de outros
Machado de Assis é um escritor realmente singular, pra dizer o mínimo. É interessantíssimo como ele observa e ironiza a vida e faz disso um belo texto. De fato, só mesmo alguém que viveu tantas situações e num contexto como o dele poderia construir uma obra tão completa e que apresenta as muitas facetas da sociedade, sendo ainda, quase atemporal. Da ironia, gosto como a conclusão pessimista final é a mesma do início, de que "ao vencedor, as batatas" ou, prefiro: "ao mais parasita, as riquezas", porque não sei se trata mesmo de vencer por vencer, mas de passar por cima dos outros e fazer valer suas vontades. De Quincas a Quincas, tudo é mais ou menos sobre como as paixões enobrecem ou enlouquecem o homem. E é até meio assustador se identificar com algumas personagens. Na metade, imaginei que pudesse ter um final mais feliz, contudo Machado frustrou algumas das minhas expectativas e ainda disse "chore ou ria, dá na mesma". Vale muito a pena ser lido.

Bebel13! 11/03/2024

Machadinho arrasa muito
Esse é o primeiro romance do Machado que leio e estou ainda mais apaixonada pela escrita dele. A forma que ele conversa com o leitor, as ironias, as piadinhas, as críticas? tudo é escrito de forma tão excepcional!
Ao vencedor, as batatas!
Yohan.Lim-Apo 11/03/2024minha estante
Leia o conto "Medalhão"

isabelaa 11/03/2024

Ao vencedor, as batatas!!
O caozinho quincas borba merecia muito mais!!!!
o resto todos chatos irritantes soberbos metidos feios

Marcos774 10/03/2024

Maestria
Machado sempre surpreendendo, mesmo sendo a minha segunda leitura do livro. A genialidade desse homem é monstruosa, dada a época, dado o contexto. Me faltam adjetivos.

Rayza.Figueiredo 07/03/2024

Devia se chamar: disparates, politicas e loucuras
?Ao vencedor, às Batatas!?

and

?Para as rosas, escreveu alguém, o jardineiro é eterno!?

foram as duas únicas frases memoráveis do livro, e a segunda, literalmente, não teve absolutamente nada a ver com a história.

Jesus, que história chata! enfadonha! sem nexo!
a começar pelo nome, pq o Quincas morre logo no início e o cachorro cm o mesmo nome deve ter aparecido umas 4x se muito!
os personagens quando não sao fúteis, sao interesseiros; as vezes sao as duas coisas, o resto é loucura, literalmente.
Quincas morreu doido pq era inteligente demais, criou uma teoria filosófica ?humanista? (que, c4r4lh0s, eu nem lembro mais);
Rubiao morreu doido tbm. por que? só Machado pra saber! o cara nao era inteligente, nao deixou o dinheiro subir a cabeça, pq dava a torto e a rodo p quem ?precisasse?, teve um interesse amoroso NAO correspondido pela mulher do amigo, mas na cabeça doida dele, ela correspondia; entao ficou doido pq o Machado quis, e morreu achando q era Imperador, e repetindo: ?ao vencedor, às batatas!?
ele foi vencedor? nao mesmo, entao ?ao vencido: o ódio ou a pena?.
isso quer dizer o que? tbm nao sei, pois estava TAO chato q diquei cm preguiça de pensar. é isso. fim.

nunca pensei q eu falaria mal de um livro do Machado, pois o acho simplesmente Genial, mas nesse aqui ele devia ter deixado a mente vagar por disparates e apenas ter colocado no papel as coisas da forma q surgiram.