Quincas Borba (eBook)

Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Bianca214 17/04/2024

Estoicismo
E um estoicismo muito bem construído através dos mais surpreendentes aspectos da história. as 50 primeiras páginas foram incríveis, as últimas também. as do meio não me agradam tanto porque me fazem pensar que Rubião enlouqueceu somente por causa de uma mulher, o que soa muito como um artifício reducionista pra grandeza da história.

Joy 13/04/2024

Quincas Borba - Machado de Assis
?Rubião fitava a enseada?.
Bela obra, escrita belíssima, como sempre. É uma espelho do contexto social e histórico da época, trás muitas reflexões a respeito daquele tempo e dos temas que o Machado aborda. Sempre de maneira irônica, o que é mais legal.

Achei a filosofia do Quincas Borba bastante memorável, após a leitura me vi pensando nela. O Rubião é um excelente espectro das atitudes humanas, um personagem deveras real. Vale dizer que todos os personagens são bastante reais e detestáveis, de uma maneira que só o Machado consegue fazer. Enfim, excelente obra, não há mais o que eu possa dizer, além de recomendar.?

asiiah 13/04/2024

Quincas Borba
Confesso que demorei um pouco pra
conseguir terminar de ler, e isso porque a escrita dele é realmente bem diferente da que a gente é acostumado hoje em dia, mas depois que você "aprende a ler" passa a ser super interessante. Parece realmente que o narrador conversa com a gente.
É muito bom ver o desenvolvimento de cada personagem, como cada um tem um papel importante. Como é um livro aí de mil oitocentos e bolinha, tem umas coisas que me irritaram e que seriam canceladas hoje em dia mesmo, mas beleza.
Ver o crescimento da loucura do nosso amigo Rubião foi uma coisa assim, muito estranha, foi bem legal acompanhar aí o processo dele endoidecendo, e como era o ponto de vista do doido e dos amigos dele.
O Quincas, o cachorro, me deixou muito triste que ele mal aparecia e que quando aparecia era pra mostrar o quão mal ele estava desde a partida do Quincas, o humano.
Enfim, leiam, não só por ser um clássico da literatura brasileira, mas porque é realmente interessante (depois que você se acostuma com a fala dele).

Sofia136 05/04/2024

Por que acham Machado de Assis difícil??
Olá ?
Esse foi o primeiro livro que eu li de Machado de Assis e achei incrível! A leitura é super fluida e cativante, os capítulos são curtos, os personagens são interessantes, você realmente se sente dentro da história.
Tudo o que acontece na história é como uma evolução da humanidade para com o dinheiro, uns definham, outros se tornam desagradáveis. Acho que o mais interessante é que todo mundo se aproveita da riqueza do Rubião e ele é muito burro! Kkkkkkkk para mais detalhes, leia o livro.
Outra coisa que eu preciso comentar é, ser uma Sofia e ficar lendo o nome Sofia durante todo o livro. Pelo menos eu gostei da personagem, tipo, ela é bem humana e real, tem diversos defeitos, é arrogante e astuta e acho que foi isso que gostei dela, não é idealizada ou santa.
É um livro da estética Realista e que eu gostei muito, então traz diversos assuntos da sociedade de forma aparente, mas sem militância, além do toque de ironia clássico do Machado.

Ao vencedor, as batatas! ??

Reg 05/04/2024

Que Machado é incrível, todos concordam, a escrita dele é brilhante, te envolve tanto na história que vc se sente enlouquecendo junto a Rubião, vc sente o que ele sente, vê o que ele. Maravilhoso.

PatrAcia157 02/04/2024

Maravilhoso!
Todo livro do Machado de Assis é surpreendente, eu sempre me impressiono cpm a linda maneira que ele escreve, é simplesmente fascinante.
Mais um livro lido do meu autor favorito, para minha coleção.

Mareufq 31/03/2024

Ao vencido, o ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.
?Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, o ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.?

?E, enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor, é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas; soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida.?

?Rosas, quando recentes, importam-se pouco ou nada com as coléras dos outros; mas se definham, tudo lhes serve para vexar a alma humana. Quero crer que este costume nasce da brevidade da vida. ?Para as rosas?, escreveu alguém, ?o jardineiro é eterno?. E que melhor maneira de ferir o eterno que mofar de suas iras? Eu passo, tu ficas; mas eu não fiz mais do que florir e aromar, servir a donas e a donzelas, fui letra de amor, ornei a botoeira dos homens, ou expiro no próprio arbusto, e todas as mãos, e todos os olhos me tratam e me viram com admiração e afeto. Tu não, ó eterno; tu zangas, tu padeces, tu choras, tu afliges-te! A tua eternidade não vale um só dos meu minutos?

Há uma escala de ressentimento e de reprovação. Não é só nas ações que a consciência passa gradualmente da novidade ao costume, e do temor à indiferença. Os simples pecados de pensamentos são sujeitos a essa mesma alteração, e o uso de cuidar nas coisas afeiçoa tanto a elas ? que, afinal, o espirito não as estranhas, nem as repele.

? ?a vida, meu rico senhor, compõe-se rigorosamente de quatro ou cinco situações, que as circunstâncias variam e multiplicam aos olhos?

"Engana-se, senhor, trago essa máscara risonha, mas sou triste. Sou um arquiteto de ruínas."

laviniax 30/03/2024

Difícil
Esse foi um que eu sofri pra acabar, talvez eu não tenha maturidade pra entender a história ou não seja letrada o suficiente pra ver o que de tão brilhante há aqui, mas é tudo tão monótono, parado. não consegui torcer minimamente pelo rubião.

Felipe1503 28/03/2024

Sem medo!
Um dos grandes clássicos de Machado de Assis. Se você se deparou com Quincas Borba no Memórias Póstumas, pode começar essa leitura sem medo.

Giovana.Brugnara 25/03/2024

Quincas Borba
Obra interessante, retrato fiel da época e uma escrita bem fácil de ser compreendida.

Mesmo com a genialidade de Machado de Assis, não gostei tanto desse livro igual gostei dos outros, a narrativa só me cativou depois que Rubião começou a ficar louco e achei os personagens bem chatos, o único que se salva é Quincas Borba (cachorro) e ele tem um final bem triste.

Apesar de tudo, é um livro para se ler pelo menos uma vez na vida.

?Ao vencedor, as batatas!?

pirocadeperuca 22/03/2024

Maçante, fica minimamente interessante a partir do momento em que Rubião fica doido, e nem depois disso é realmente cativante, não é ruim mas não gostei
O cachorrinho quincas borba merecia um final feliz, fiquei muito triste