Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Ju_allencar 21/02/2024

O livro deveria se chamar: Rubião- o ingênuo emocionado.
Machado de Assis foi muito perspicaz em abordar assuntos da nossa sociedade. Acompanhar a vida do Rubião e ver que nesse mundo você é o que você tem, foi muito interessante. Confesso que tem umas partes do livro que foram mais chatinhas de ler. Mas no todo foi uma ótima leitura.
Vitoria 26/03/2024minha estante
Concordo plenamente com o título da resenha ?

Ju_allencar 26/03/2024minha estante
???

thasmll 20/02/2024

"Ao vencedor, as batatas".
Machado de Assis é o meu escritor preferido, então eu recomendo muitíssimo a obra. Em Quincas Borba (1891), o autor aborda diversos temas importantes e eu amo a forma como esses temas são expostos nos diálogos dos personagens e no decorrer da história em si. Foi uma leitura muito lenta, mas bem proveitosa. Eu aprecio as riquíssimas referências que o autor faz a acontecimentos históricos, grandes obras de outros autores, personalidades importantes, dentre outros. Os personagens são interessantes e bem construídos: conseguiram me fazer sentir piedade (só o cachorro), indiferença, vergonha e outros me fizeram rir.
"Humanitas é o princípio. Há nas coisas todas certa substância recôndita e idêntica, um princípio único, universal, eterno, comum, individual e indestrutível".

leiturasdatita 19/02/2024

Ao vencedor, as batatas
Quincas Borba faz parte da tríade de obras do período realista de Machado de Assis, junto com Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas, e leitura obrigatória para se aprofundar nesta escola literária.

O livro acompanha Rubião após este receber a herança de Quincas Borba. Podemos ver muitas referências de Shakespeare e citações de filósofos, uma vez que Quincas Borba se intitulava um.

Além disso, podemos ver como as relações humanas podem ser complexas e contraditórias, baseadas em interesses políticos e financeiros. Altamente recomendado.

Mariana Soliman 18/02/2024

Ao vencedor, as batatas!
Machado de Assis é sempre um deleite! Li esse livro em minha adolescência mas na época acredito que não tinha capacidade de apreciar nossa literatura como ela merece.

Quincas Borba é um livro incrível, divertido, contém críticas à sociedade da época e trata de assuntos que, acredito eu, eram considerados tabu na época.

É uma leitura ao mesmo tempo leve e fluida e riquíssima!

Elora4 18/02/2024

Bem bom. Gostei muito de como a história evoluiu, a história do Rubião e dos personagens envolta dele. No começo achei que as coisas estavam acontecendo rápido demais, mas logo manteve um ritmo bom. A narração em 3a pessoa é muito boa, e o livro não tem muitas palavras difíceis. Os personagens são muito bons, cada um com suas características, com seus defeitos e qualidades, atitudes boas e ruins, nenhum esquecível. Capítulos curtos em sua maioria, o que no começo me fez ter a impressão que estava passando rápido demais. Adorei o final, mexeu bastante comigo fiquei bem tocado. Leitura muito interessante

Corvina0606 16/02/2024

Uma história sobre oportunismo, amizade e decadência humana.
Foi muito interessante acompanhar a história do Rubião, porquê dela se ramificava a história dos outros personagens e suas relações com o personagem principal, o Rubião. E foi isso que me pegou a história toda.
Rubião chega ao Rio herdeiro, ricasso. No trem, indo para o Rio, conhece um casal e logo começam a conversar e Rubião já larga que tava rico (baita boca de sacola kkk). Pra mim, foi aí que tudo começou a dar errado. O Palha, marido da Sofia, o casal do trem, desenvolve amizade e ajuda afu o Rubião, tudo em vista do dinheiro dele. Tanto que ao longo da história o Palha fica super rico, e até corta relações com o Rubião depois.
E vemos isso com todos os personagens, Machado de Assis conta que Rubião sempre tinha amigos para jantar, conversar etc., mas quando ele começa a perder dinheiro e ficar doido da cabeça (ele imagina que é até imperador, veja só) todos o abandonam, ele até acaba na rua, morrendo de frio e fome.
A única que tem pena e tenta ajudá-lo nessa fase final da vida é uma mulher que ele mal tinha contato, mas o autor conta que ela sempre teve bom coração.
Enfim, acho que foi uma ótima história, cansativa às vezes, mas ótima do mesmo jeito. Há risada, ironia, deboche e vários sentimentos humanos muito bem talhados por Machado de Assis.

Leila 15/02/2024

Quincas Borba de Machado de Assis tece sarcasmo e ironia ao longo da narrativa sempre cheia de críticas sociais nas penas desse autor nacional icônico do qual gosto, porém devo confessar, não é lá um caso de amor fulminante.
A trama, centrada no protagonista Rubião, revela-se num intrincado jogo de situações que desafiam as expectativas do leitor. Machado de Assis, mestre na arte da ironia, conduz a narrativa por caminhos tortuosos, até mergulhar nos desdobramentos finais, onde encontrei-me em um impasse. O personagem de Rubião, que alguns podem classificar como ingênuo ou até mesmo bobo, não me convence muito nos momentos finais, melhor dizendo, o rumo que o autor dá ao personagem não me agrada, achei uma saída fácil ao querer sair do óbvio, do clichê e tals.
No entanto, o ponto alto da obra, para mim, é a presença do inusitado personagem Quincas Borba cão. Em meio às intricadas tramas humanas, a figura do cão adquire um encanto peculiar. Sua pureza e fidelidade destacam-se como uma espécie de refúgio em um mundo onde a insanidade e a vaidade humana reinam. O carisma e a simplicidade do Quincas Borba cão cativam, oferecendo um contraponto emocional diante das complexidades da trama.
Enfim, Quincas Borba é uma obra literária que seduz, mas que, mesmo apreciando a ironia e a crítica social, deixou-algo com um que de insatisfação que não sei explicar bem. É uma leitura que deixa uma marca através do encantador Quincas Borba cão, ainda mais para aqueles que assim como eu, amam os peludinhos de quatro patas.

Maju 14/02/2024

Quincas Borba
Considero essa uma leitura difícil, entretanto é uma obra muito rica e cheia de detalhes e referências.
Estou lendo o livro para um vestibular, porém confesso que foi uma leitura mesmo que desafiadora, muito interessante.

Afinal, Rubião estava melhor quando vivia na "pobreza" em Barbacena?

barb 13/02/2024

Mais traições
Mais uma vez, Machado trás a loucura do homem misturada com a lealdade (na verdade, sempre a falta dessa) do amor. De todos que li, apesar de esse não ser meu preferido, é sem dúvidas o mais leve e dinâmico de ler. Tem várias tramas de fundo mais engraçadinhas que servem pra não deixar o livro muito massante, e gostei dessas adições. No geral, mais um ótimo livro de Machado!

Amanda 06/02/2024

Li na Edição da Antofágica que sem sobra de dúvidas é uma das melhores edições vale muito a pena adquiri-la. A leitura é pouco pesada, linguagem rebuscada, mas os capítulos são curtos o que facilita o andamento da leitura. Nesta obra você encontrará críticas sobre os "parasitas" da elite brasileira daquela época que não medem esforços para atingirem seus objetos egocêntricos e esnobes.

LisaSv 05/02/2024

Velho companheiro
Uma releitura que vale a pena fazer. Quando se lê certas coisas por obrigação (na escola) a experiência é diferente de sentar e ler com gosto, por horas a fio.
Machado e suas quebras da quarta parede? não dou cinco estrelas por falta de deslumbre, pra falar a verdade. Fui com a impressão de que seria arrebatada, mas não chegou a tanto.
Recomendo pra qualquer um!