Regras da criatividade:

Regras da criatividade: Tina Seelig

Resenhas - Regras da criatividade:

Marina Mendes 19/11/2023

Neste livro, uma adaptação do curso que leciona na Universidade de Stanford, a professora Tina Seelig mostra de forma simples o passo a passo rumo à criatividade e à inovação. Para tal, ela apresenta o Ciclo da Invenção, um método autoral usado para esclarecer conceitos muitas vezes subjetivos que impedem a compreensão do que é criatividade e por consequência o uso de suas infinitas possibilidades. O Ciclo da Invenção traz um processo lógico para passar da inspiração à execução, e é complementado com cases e exercícios práticos. Tina faz com a criatividade o mesmo que já ocorre na física e na música – apresenta termos que nos ajudam a explicar a criatividade sem precisar recorrer a definições mirabolantes. Uma linguagem imprecisa para definir o processo criativo só dificulta as coisas, fazendo com que muitos pensem que a criatividade é um dom ou privilégio restrito a alguns gênios, quando, na verdade, ela está ao alcance de qualquer pessoa. Todos podem ser empreendedores e inventar o mundo no qual querem viver.

Deise 10/07/2023

Prática interessante
A leitura do livro nem sempre é bacana por causa da quantidade de exemplos e de histórias que tem nele (que pra mim é grande demais), mas algumas das propostas práticas ajudam muito!

Patcha 08/04/2023

Algumas boas dicas
O mercado está cheio de livros que prometem te ensinar a ser criativo e, como é de se esperar, a maioria não te leva a lugar algum.
Esse não é o caso desse livro. Embora seja superficial, ele traz boas ideias para exercitar o pensamento criativo e te ajudar a iniciar suas criações.
No entanto, se já é envolvido ou trabalha na área, essa leitura pode soar desnecessária.

Felipe Lapa 21/02/2023

Regras da Criatividade
O livro bem interessante e consegue introduzir o assunto de Design Thinking muito bem. Ele apresenta diversos conceitos e etapas do porcesso de criação de uma marca ou um produto, por exemplo.

Consegui clarear algumas coisas que ainda estavam bem confusas na minha cabeça e consegui ter alguns insights sobre diversas ideias que eu pretendo colocar em prática futuramente.

Porsani 08/08/2022

Boa leitura
Ajuda a desenvolver estratégias de criatividade, mostra estudos de caso, referência vários livros bons, faz uma ponte legal com inovação. Curti a leitura, linguagem simples, indico!

Carol 19/09/2021

Uma ótima surpresa!
Esse foi um dos melhores livros de criatividade que li. A autora embasa todo o conhecimento com pesquisas e fatos comprovados, o que gera uma confiança ainda mais nos exercícios que propõe.

Há diversos tipos de exercícios compartilhados no livro como forma de trabalhar ainda mais a criatividade. Gostei de praticamente todos. Só um que foi mais complexo no meu ponto de vista.

Alguns dois exercícios são até dicas para seguirmos depois com os desafios diários.

Recomendo!

Siliane.Ferrari 11/01/2021

Nota 9/10
Livro agradável com bons exemplos e ideias de projeto. Recomendo a leitura.

Andressa Klemberg 26/06/2020

Maravilhoso
Amei o livro e despertou muitas coisas em mim. Sobre aquilo tudo que quero fazer e como me organizar para empreender aquilo que desejo. Indico muito

clayci 23/06/2020

Curti
Em Regras da Criatividade, além do texto, temos um processo integrativo com exercícios propostos pela autora. Muito similar ao que ela costuma realizar com seus alunos no curso do Programa de Empreendimentos Tecnológicos de Stanford. Sendo diversas atividades propostas ao longo dos capítulos, de modo a trabalhar o que foi exposto no mesmo. Eles se complementam, portando o ideal é realizar todos e em sua devida ordem.

Ao final, você estruturará uma base para um processo criativo, mas ao mesmo tempo em que o está elaborando, já está sendo criativo em diversos aspectos. É muito interessante. Ao mesmo tempo, pode ser um tapa na cara, depende muito das circunstâncias em que você se encontra.

Todavia, o que muito me agradou são os esquemas ilustrativos. O do Ciclo da Invenção foi o principal, seguido do quadro de ações que envolvem paixão e autoconfiança.