Avante, Mulheres!

Avante, Mulheres! Olympe de Gouges




Resenhas - Avante, Mulheres!


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Babs 25/07/2022

é um livro muito importante, historicamente falando, como uma das bases do movimento feminista de hoje em dia. a partir dessa leitura, vamos percebendo que esse movimento não surgiu da noite pro dia, foi necessária uma junção de diversas mulheres de diversos lugares, numa teia de teorias e lutas; a olympe foi uma delas. gigante!!!!
comentários(0)comente



Andréia 29/07/2021

Como os direitos das mulheres se tornaram direitos humanos?
Olympe de Gouges nascida na França em 1748 ficou conhecida por escrever o panfleto "os direitos das mulheres e cidadãs" em 1791 questionando a universalidade dos sujeitos de direitos que emergiram das revoluções do séc xxi, lembrando que o universalismo de direitos não passava de uma farsa.

Olympe era uma mulher de seu tempo, e nesse manisfesto questiona a formulação sexuada da declaração dos direitos do homem e do cidadão que para ela esse documento deixava de lado condições específicas das mulheres; em especial a maternidade.


Que mulher meus amigos! Viva Olympe
comentários(0)comente



Leituras di Macondo 11/07/2021

Os primórdios do Feminismo
O tempo é o da Revolução Francesa e a palavra igualdade figura entre a tríade da mais famosa revolução europeia. Mas nessa igualdade não cabem mulheres, nem pessoas negras. E Marie Gouze, mãe da escritora Mary Shelly e que assinava seus manifestos sob o pseudônimo de Olympe de Gouges contesta essa igualdade não igual, as falácias dos discursos que se dizem progressistas e se transformam em autoritários. Enfim, a luta vem de longe e Gouges foi extremamente importante por ser um grito pelas mulheres lá no final do séc XVIII. É importante ler o princípio de tudo, valorizar as pioneiras e ver que já andamos alguns passos, sim, mas, não foi o suficiente e ler que há tanto se luta pelo óbvio: IGUALDADE, noz dá um gás pra lutar e bradar ainda mais forte. Juntas somos mais fortes!
comentários(0)comente



Laura Regina - @IndicaLaura 28/03/2021

A revolucionária Olympe de Gouges
Coletânea de escritos e panfletos da revolucionária Olympe de Gouges.

Marie Gouze, mais conhecida pelo pseudônimo Olympe de Gouges, foi uma defensora fervorosa da França, da liberdade de seu povo. Para tal, escrevia panfletos, peças de teatro e outros textos públicos para mostrar suas reflexões e instruir a população.

Ela falou sobre escravidão, igualdade entre mulheres e homens, liberdade de expressão, direito de patrimônio para todos os filhos (inclusive “bastardos”) e até os desmandos do governo que se seguiu após a Revolução Francesa de 1789.

É claro que toda esta coragem não ficaria desconhecida ou impune: e nesta coletânea de 8 textos curtos, ouvimos a voz de Olympe dando informações aos seus compatriotas, conclamando-os a raciocinar sobre as injustiças da época e sobre como o povo deve ser o dono da nação. Sim, ela morreu há 228 anos pelas mãos de quem a queria calar - e suas palavras ainda são extremamente atuais: então, continuemos! 💪🏻

Mais indicações no Instagrma @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura/?hl=pt-br
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR