Carta ao Rei Dom Manuel

Carta ao Rei Dom Manuel Pero Vaz de Caminha

Resenhas - Carta ao Rei Dom Manuel

Marília 16/10/2021

Gostei de ler a certidão de nascimento do Brasil. Achei a leitura fácil e agradável. Achei o trecho em se plantando tudo dá.

Amanda 12/10/2021

Amo história, então já estava curiosa pra ler essa carta que tanto vi nos livros da escola. Leitura muito interessante e importantíssima pra entender o passado (e presente) do país!

duda 18/08/2021

so li pq tava na lista de leitura da unicamp ai n tinha mt opcao né
achei q a carta é bem legal e interessante

Everton Gonçalves 19/06/2021

Muito interessante reler este texto depois de tantos anos. Lembro de ter lido no período escolar.
Fico imaginando a partir do relato os primeiros contatos entre os portugueses e o nosso povo nativo nestas terras chamadas hoje Brasil. Como gostaria de saber as impressões do outros lado. Como os nativos viram os portugueses? O que pesaram? O que acharam de tudo isso?
Na leitura se demonstra muita harmonia no conhecimento mutuo. Pena que tudo isso durou tão pouco e logo as coisas foram desandando e gerando aquilo que a História nos conta!

Ninaa :) 22/04/2021

Li por causa da Unicamp, não me interessei muito, mas acredito que seja uma leitura importante pra mim, para entender como foi o primeiro contato entre portugueses e indígenas nativos sul americanos

RESENHA DA RELEITURA:
Gostei mais dessa vez, dá pra perceber cada mínimo detalhe, todas as primeiras interações e o modo como cada um se portava
Pero Vaz tem alguma coisa em descrever toda nativa nua que aparece na frente dele, achei meio pervertido kksksksk

Alessandro 02/12/2020

Leitura obrigatória
Deveria ser leitura obrigatória para todo brasileiro

caio.lobo. 07/08/2020

Encontro agradável entre índios e portugueses.
Muito interessante o clima amistoso entre portugueses e índios no primeiro encontro, contando inclusive com música, dança e brincadeiras de ambas as partes. Pero Vaz de Caminha faz descrição minunciosa e se ele tivesse sido escritor literário teria tido muito sucesso, além de transparecer em sua carta a preocupação que sentia em salvar a alma dos índios de acordo com sua fé. Ele ficou fascinado pela natureza e pela beleza dos índios e índias, sendo todos bem limpos e com boa saúde. Um ponto que achei muito interessante foi o exílio de dois condenados por crimes em Portugal deixados aqui para cumprir pena, sendo talvez buscados de volta um dia (um deles realmente retornou para portugal); são os chamados degredados e tinham a função de observar os índios e moraram com eles nas tribos. Mais interessante é que outros 2 marinheiros fugiram da frota de Cabral para morarem voluntariamente na floresta.

Muito se fala das crueldades dos portugueses com os índios, mas não é esse o caso supostos primeiros portugueses a pisarem aqui. Também não seria possível essa terra ficar por muito tempo sem dono, se não fossem os portugueses teriam sido os espanhóis, ingleses, holandeses que o fariam, e se mesmo que não fosse os europeus uma dia os árabes, orientais ou qualquer outro povo sairia colonizado o mundo. Infelizmente houveram momentos tristes em toda a colonização, mas qual grande população que formava grandes reinos não era bruta com os próximos? A maldade não é privilégio de um povo, mas é parte da humanidade, assim como os momentos de bondade humana também o são. Então não há necessidade de ressentimento eterno, pois além de não mudar nada da moral do passado, também não muda o fato de que somos igualmente humanos como os índios e portugueses.

Eu só tenho a agradecer a Pero Vaz de Caminha por ter escrito um relato tão minuncioso e ter deixado transparecer em seu relato a sua amizade com os índios.
Emanuel.Müller 11/01/2022minha estante
Gostei bastante da sua resenha! Foste sensato e equilibrado em sua reflexão, tens meus parabéns! Despertou-me mais ainda o interesse em ler esta carta

caio.lobo. 11/01/2022minha estante
Leia! É importante.

JoAo.Belos 15/04/2020

É... como documento, ok. Já conhecia, mas... sei lá. Vale pelo registro histórico. Há muita coisa para se analisar como a descrição dos nativos e, mais ainda, das vergonhas das nativas, fato recorrente no texto.
O universo cultural e religioso é feito numa perspectiva comparada, o que torna a análise bem interessante. Lendo a carta dá para entender o porquê de ?acharem? que os índios deram as terras para os portugueses.

Éverton 01/09/2019

Um verdadeiro choque de culturas
Interessante choque de culturas. Relatos sobre a terra muito escassos, mas é relativamente rica com o contato com os indígenas. Tirando a parte de doutrinação religiosa, o relato de Pero Vaz de Caminha revela uma certa empatia e pouco preconceito com essa cultura diferente para eles. Foi um encontro pacífico e com várias trocas. Uma pena que não continuou assim.

Bernal 12/02/2018

Leitura obrigatória
Importante documento para qualquer pessoa, seja no contexto da história do Brasil ou não. Apesar de um caráter subjetivo, a carta faz registro importantíssimo sobre o encontro entre indígenas e europeus.