Correr Ou Morrer

Correr Ou Morrer James Dashner

Resenhas - Correr ou Morrer

LetAcia972 28/03/2024

Cara, que livro bom. Tava querendo muito ler livros de distopia aí fui ler Maze Runner. Admito que o início é meio demorado já que nem o personagem principal sabe o que está acontecendo kkkkk mas ao longo do livro vai cada vez tendo mais emoções e adrenalina. O final tá simplesmente incrível e pra mim inesperado ( já que nunca vi os filmes), chorei muito kkkkkkkkk e me deixou muito ansiosa pro próximo livro.

Izadora 27/03/2024

A MAIOR DISTOPIA DE TODAS!!
Amo esse gênero de livros e o autor de Maze Runner conseguiu criar um mundo sem igual.
Acontece TANTA coisa, é tanta informação... que você fica sem reação às vezes! Mas nunca consegue parar de ler.
A história é muito legal (triste, mas legal), os personagens incríveis, tem muita ação, mistério... Leiam!

Ígor Peter 26/03/2024

Um começo promessor que deixa dúvida
Estou alguns meses atrasado nessa resenha, mas aqui vamos nós. Correr ou Morrer é o primeiro livro da série Maze Runner de James Dashner, o qual começa a trilogia de maneira promissora. Antes de mais nada devo notar que a minha experiência com o livro é afetada pelo fato de eu já ter visto os 3 filmes da série, os quais gosto bastante (com exceção do terceiro filme) e me inspiraram a ler o livro.

Maze Runner Correr ou Morrer conta a história de um grupo de jovens que estão presos em uma clareira dentro de um labirinto mortal enquanto tentam sobreviver e, quem sabe, arrumar uma saída. Ninguém sabe ao certo porque estão lá ou quem os colocou lá, alguns não se lembram nem do próprio nome, mas periodicamente são enviados mantimentos para o grupo sobreviver.

De tempos em tempos novas pessoas são enviadas à clareira, sendo o protagonista, que inicialmente não lembra o próprio nome, o novato mais recente, o qual acompanhamos enquanto o mesmo aprende como a clareira funciona e se relaciona com os demais, enquanto tentam achar uma saída deste lugar mortal.

Apresentando uma premissa muito interessante, Maze Runner Correr ou Morrer apresenta vários personagens interessantes e um mundo cheio de mistério. Sendo o primeiro livro da trilogia, não espere que tudo seja respondido logo de cara, pois parte do que faz deste um bom livro é o mistério que se desenrola em um bom ritmo.

Acompanhar o protagonista enquanto o mesmo aprende do zero o funcionamento da clareira funciona como uma janela para o leitor, que está igualmente sem saber o que está acontecendo. Qual o objetivo da clareira? O que há no labirinto? Porque os portões se fecham a noite? Quem nos mandou pra cá? São perguntas que ficam na cabeça do leitor ao longo do livro, que apresenta uma boa narrativa e ritmo.

Dito isso, existem alguns aspectos do livro que me incomodaram. Por exemplo, eu não fui tão fã do protagonista que em certos momentos age de maneira desnecessariamente antagonista com outras pessoas. Parte desse comportamento pode ser perdoado pela situação atípica e estressante que o mesmo se encontra, mas também é um comportamento que não gera muita simpatia do leitor.

Um outro aspecto da história se trata de uma peculiaridade que o protagonista apresenta mais pra frente junto a outro personagem, o qual, na minha opinião, não faz muito sentido. Quem leu talvez saiba do que eu estou falando. Talvez lendo os próximos livros da trilogia contextualizem melhor este aspecto, mas durante o primeiro livro me gerou mais estranheza do que qualquer outra coisa.

É inevitável comparações com o filme. Na minha opinião o filme não é melhor, nem pior, que o livro. Obviamente que o livro é bem mais detalhado que o filme em vários aspectos e há algumas mudanças desnecessárias na adaptação. Por outro lado, há também algumas mudanças em que a adaptação para filme fez melhor que o livro na minha opinião, incluindo a remoção do aspecto que mencionei no parágrafo anterior. Desta maneira, digo que a adaptação poderia ter sido melhor, mas considero uma boa adaptação.

É difícil também fazer uma análise de Maze Runner sem comentar um pouco sobre o autor, James Dashner. Não quero me estender sobre esse assunto, pois não me considero a pessoa apropriada para tal. Dito isso, a quem tiver interesse nos livros do autor, recomendo pesquisar um pouco sobre o mesmo, sobre as acusações e formar a sua própria opinião.

Por fim, se você assistiu o filme e gostou do que viu, ou se você é fã deste tipo de premissa, você provavelmente irá gostar de Maze Runner Correr ou Morrer.

Juliiia23 25/03/2024

Um dos melhores livros que já li,mass o Thomas deve a ser mais atento,parece que quase o livro todo ele tá perdido,espero que no segundo livro ele esteja mais atento

Karen204 24/03/2024

Uma decepção
Eu assisti aos filmes e sou apaixonada por eles, quis ler os livros exatamente por isso. E que grande decepção, viu. Não sei se é a forma de escrita ou as várias mudanças comparadas à adaptação, mas eu achei bem ruim. Fiquei entediada e fui empurrando a leitura com a barriga. Tem 4 anos que esse livro está na minha estante e não me arrependi porque não estava perdendo nada, melhor ver os filmes mesmo kkkkk porém, vou ler o segundo para ver se melhora ou se vou abandonar a saga mesmo

Gus 23/03/2024

Não é lá essas coisas.
Logo avisando que eu super entendo o lado dad pessoas que gosta desse livro tanto por apego emocional tanto por causa de so realmente gostarem, mas para mim não foi lá grandes coisas.
Uma premissa interessante mas que não conseguiu cativar muito bem, talvez a execução que o autor fez não me cativou.
Thomas não é um protagonista com uma grande personalidade ao meu ver, ele tem sim seu charme mas nada que me fez me importa tanto assim com ele. Os outros personagens até que são legais e interessantes mas não recebem muito destaque como o protagonista, o que eu sinceramente achei um erro pois temos vários perosngens que poderiam ter sido mais bem aproveitados.
O mistério envolvendo o Labirinto é interessante e atiçou minha curiosidade para saber como iria se desenrolar, e posso dizer que me surpreendi, eu gostei da forma que o mistério foi se desenrrolando, apesar de algumas vezes eu achar que o autor apressou levemente certas coisas.
Talvez o meu problema com esse livro foi que ele foi meio que... previsível? Eu não sei explicar ao certo, talvez porque eu já tenha lido e consumido outros conteúdos sobre distopia, o Plot foi simplesmente "Ah, já esperava" super entendo o fato desse livro ter feito bastante sucesso na época, principalmente porque estava no auge das distopias jovens... mas hoje em dia não funcionou tanto assim para mim

Giovana456 22/03/2024

MUITO BOM!
O tanto que eu amei esse livro não está escrito!! Ele é bem diferente dos filmes e, na minha opinião, bem melhor que os filmes!! O fim tem uma estética mais profunda e o livro aprofunda muito mais os personagens. O livro mostra o quão inteligente os clareiros são, pois o jeito que eles fogem é bem diferente que o filme! Mas enfim, eu amei muito o livro, ele é bem de ação, aventura e ficção, uma coisa que eu amei demaisss!!!! Recomendo super pra quem viu os filmes e amo a história!!!

Sofia545 21/03/2024

Maze Runner: Correr ou Morrer
Já conhecia a série de livros, por causa dos folmes, mas não tinha muita vindo de ler, mas por algum motivo eu fiquei com muita vontade de ler, e o algoritmo do Tik Tok e do Instagram ajudou com isso, aí eu tive que ler né (inclusive surtei depois de saber que os filmes vão voltar pro catálogo da Netflix!!!!!)
Sobre o livro, eu simplesmente amei, o James (autor) escreve muitoo bem, te vicia, tanto pela escrita e tanto pela curiosidade que desperta em você por causa do enredo. Amo o Thomas e o Newt, tipo muito, mas o Minho não tem como, casaria com ele facilmente. Ele não tem cenas nem falas, ele é meio estressado, mas ele tem o povo, amo vc Minho, casa comigo!!?
Acho que é isso, o livro é espetacular, não li o segundo ainda pq sei que vou viciar e não vou conseguir parar de ler, então final de semana eu vou ver se leio!! Recomendo!

Ana Letícia 21/03/2024

Amo demais
Muito bom ter relido esse livro que ficou como meu favorito por tantos anos.
O autor tem um jeito com personagens, os clareanos se tornam tão reais pra gente que nos sentimos parte do grupo, de todos os conflitos e descobertas.

Amanda 14/03/2024

Fiquei até às 04h da manhã lendo até terminar esse livro
Nunca tinha lido os livros, mesmo depois de já ter visto os filmes (inclusive várias vezes, eu amo) e gostei bastante, no começo achei que não ia me prender muito pelo fato de já ter visto os filmes, e ficava comparando sempre o livro com o filme, achando que estava tudo igual até chegar mais ou menos no meio do livro e perceber que eles mudaram bastante coisa. O que trouxe de volta o elemento surpresa do livro, que estava faltando, depois disso não larguei mais o livro e madruguei até terminar.
Sério, o autor sabe prender demais o leitor, e traz com o enredo aquele suspense gostosinho de sentir quando você está lendo, pensando no que vai acontecer em seguida, deixando o leitor com gostinho de quero mais no final.
Ps: amei que nós filmes souberam transmitir a essência e a personalidade dos personagens fielmente como é no livro. Assim, acredito que as pessoas que começarem a ler os livros por causa dos filmes (como eu) não vão estranhar tanto.

Cyelli.Navignier 14/03/2024

Nossa!
Não pensei que gostaria tanto como gostei. Comecei a ler Maze Runner so por conta do tédio, mas acabou me surpreendendo mais do que o esperado.

Planejava apenas ler esse primeiro, mas agora estou ansioso para ler todo o resto.

Várias partes me surpreenderam e eu não conseguia parar de fazer comparações com o filme. O livro tem muito mais significados e detalhes (amo os filmes de Maze Runner). A parte da telepatia foram uma das que mais me deixaram de boca aberta. E também saber que Gally fez tudo aquilo sendo controlado pelo CRUEL! Amei.