Correr ou Morrer

Correr ou Morrer James Dashner

Resenhas - Correr ou Morrer

F. Pierantoni 13/12/2010

Maze Runner: Correr ou Morrer
O problema de se ler um livro excepcional é que, quando ele termina, você clama por mais. Nas próximas leituras, haverá sempre a busca pela mesma qualidade e, caso ela não seja encontrada o que geralmente acontece , a decepção é grande. Era assim que me sentia depois da série Jogos Vorazes (Editora Rocco), de Suzanne Collins. Sua saga de ficção científica, misturada com uma temática survivor, elevou minha exigência literária às alturas, num patamar que nenhum dos livros que li depois foi capaz de atingir. Pelo menos, até conhecer Maze Runner: Correr ou Morrer (V&R Editora).

Comprei a obra de James Dashner só pela capa e pela sinopse. Não conhecia a série, o autor, nem mesmo a editora. Ainda assim, o poder do resumo na contra-capa me atraiu de forma inexorável.

O livro conta a história de Thomas, um adolescente que desperta num estranho elevador, sem qualquer memória, a não ser do seu próprio nome. Ele desemboca numa estranha clareira, povoada por garotos a cada mês, chega mais um. O local é rodeado por gigantescos muros, que se abrem apenas de dia, dando passagem a um colossal e perigoso labirinto. Diariamente, os rapazes vasculham seus corredores em busca de uma saída, porém sempre cautelosos a voltar antes do anoitecer. De noite, entre as paredes do labirinto, vagam horrores terríveis.

Admita. Não há como não se interessar por uma história como essa. Os mistérios simplesmente sugam você até o livro. Que labirinto é aquele? Por que os garotos são trazidos até ali? Que perigos espreitam pelos corredores? E, afinal, existe uma saída? Só lendo para descobrir.

A principal qualidade de Maze Runner é a mesma de Jogos Vorazes: a mistura de sinceridade com coragem. O autor não poupa realismo no terror, na dor e no sofrimento vividos pelos personagens. Eles podem ser apenas adolescentes, mas vivem desafios de gente grande, e James Dashner faz questão de fazer jus a isso. Simultaneamente, o suspense e a vontade de descobrir respostas impulsionam o leitor num frenético passar de páginas e capítulos, que quase sempre terminam com intrigantes quase que cruéis ganchos. Sabe aquela sensação ao assistir a primeira temporada do seriado LOST? É disso que eu estou falando.

Se Maze Runner supera Jogos Vorazes? Não, não chega a tanto. Ele não carrega a densidade emocional que eu tanto adoro na obra de Suzanne Collins. Ainda assim, é um título magnífico, que me curou da abstinência que me consumia, embora tenha me lançado numa nova privação: cadê os próximos livros da série? Junte-se a mim na agonia da espera pela publicação dos volumes seguintes. Corra para comprar seu exemplar de Maze Runner: Correr ou Morrer.

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Alberto 21/12/2010minha estante
Confesso tbm que me atraí ao livro pela capa.
Passando numa livraria, vi ele e achei a capa e a história legal.
Comprei por 34,90, bem na semana que chegou lá e estava em promoção.
No outro dia fui comprar, e quando comeceia ler não quis mais parar!

É maraa!
Comprei em setembro e li rapidinho
*-*

Matheus Caixeta 17/01/2011minha estante
Que resenha foi essa :O
Muito boa e super bem escrita, parabéns. Eu ia marcar Maze Runner apenas como 'Vou Ler', mas depois disso vou marcar logo de uma vez como 'Desejado'.

Camila 22/05/2011minha estante
To com vontade de ler todos esses livros das resenhas. Jogos vorazes, Gone e Maze Runner: Correr ou Morrer parecem ser todos muito bons. Adoro o gênero. Da vontade de comprar todos xp. Ótimas resenhas, atiçaram ainda mais minha curiosidade!

Matheus Caixeta 03/08/2011minha estante
Já comprei o livro e tá aqui na lista das minhas próximas leituras ;)

Anderson 05/02/2013minha estante
Já tem o segundo volume amigo, procure por Prova de Fogo que é p título da continuação

Rycker 08/02/2013minha estante
Eu li toda a trilogia em apenas 2 dias! Fiquei admirado como a história é envolvente e lhe deixa sendento por mais e mais! Querendo cada vez mais chegar ao final e descobrir cada mistério escondido, cada dúvida na cabeça de thomas respondida. O ultimo livro, A Cura Mortal, foi o mais sensasional para mim! Apesar de não o final não ter sido bem trabalhado, ainda assim me surpreendeu bastante! Agora o pior é que me deixou com gosto de "quero mais". A trilogia é sensasional!

Fernikke 07/03/2013minha estante
Tá brincando de dizer que Jogos Vorazes é melhor que Maze Runner né? Jogos Vorazes é uma cópia de Battle Royale com uma escrita mediocre.

Joaquim 21/03/2013minha estante
Fiquei com mais vontade de ler ainda!

Ana Paula 25/03/2013minha estante
Uau, esse livro deve estar no mesmo patamar de Jogos Vorazes e Gone, sinto falta de mais livros assim... Estou com vontade de ler agora :/

Leon 29/06/2013minha estante
Me convenceu a comprar o livro, mal posso esperar para tê-lo em minhas mãos.

silvanasartori 08/07/2013minha estante
Mas esse livro é de terror ??
Que gênero que é ??

Aleeh 22/09/2013minha estante
Adoro esse livro , tanto que comprei os outros dois. Leiam Vocês vão adorar

Fernando Garcia 07/02/2014minha estante
Depois desta resenha, você me convenceu.

@viajantedaleitura1 29/03/2014minha estante
Bem...depois desta resenha só me resta dizer sair correndo e comprar!
fui!!!

Pam 30/03/2014minha estante
Como grande fã do JJ ABRAMS e de Lost, como fã maior ainda de Jogos vorazes, sua resenha me consumiu até que eu lesse a droga do livro haha, fiquei com expectativas gigantes e com muito medo de me decepcionar, nas primeiras páginas senti que você talvez tivesse exagero e fiquei extremamente triste, porque eu queria encontrar algo tão bom como o que você havia descrito. Agora que terminei o livro afirmo que você não exagerou em nada e tenho até vontade de te dar um abraço haha.

Flavy 25/04/2014minha estante
Que resenha impressionante! Me deixou mega animada pra ler.

Nanda 01/07/2014minha estante
Eu queria ler o livro fazia um tempo, mas depois q lia sua resenha fui correndo comprar o livro, e agradeço pois foi foi um dos melhores livros q já li.

Ana Laura 11/07/2014minha estante
Resenha perfeita! Só me animou mais ainda para lê-lo. Mal posso esperar :DD

Isa 17/08/2014minha estante
Acho que você deveria ler os livros do Harlan Coben, depois dele eu elevei muito minha expectativa por livros inesperados e surpreendentes.

Nathalia 02/09/2014minha estante
Vi uma resenha da Máfia dos Livros no Facebook e vim aqui pra ler mais algumas opiniões. Depois que li sua resenha fiquei ainda mais curiosa a respeito da história do livro! Preciso ler!!!!

Lara 18/09/2014minha estante
eu quero comprar maze runner: correr ou morrer.
É uma saga bem grande pelo que vi, ja foram lançados vários outros livros da saga. E agora lançou o filme, estou muito anciosa!

Cláudio 24/12/2014minha estante
Gente só pra frisar, a série tem 4 exemplares n 3 e ainda tem um spin off que é o Maze Runner Files, e concordo com o que disseram sobre Maze Runner ser melhor que Jogos Vorazes, é MUUUUUUITO melhor, meu Deus a trama de Maze Runner, a escrita do autor, a realidade que vc encontra nas paginas, meu deus uma obra magnifica do James Dashner, ganhou o titulo de um dos meus livros favoritos. Ps: acabei de terminar Correr ou Morrer e já estou me dirigindo à livraria para comprar A Prova de fogo.
Ps 2: Uma das partes mais fodas é quando o lovro "acaba" q vc pensa q tudo deu certo, dai vc lê o epilogo e PUTA QUE PARIU kkk

Jaqueline 05/01/2015minha estante
Gostei da sua resenha, ainda mais quando falou da sensação que se tem quando assistimos Lost. É isso que procuro de vez em quando, a tremedeira, a incredulidade, o desespero de mais e mais...

Laurinho 11/02/2015minha estante
Eu apenas assisti o filme no fim do ano passado e sou sincero: eu amei. Filme muito bom. Demonstra que tem futuro. Como dizem que sempre o livro é melhor, eu quero ler os livros também, até pra saber o que ocorrerá nos próximos filmes que serão lançados. Muito bom. Super recomendo o filme aos que não viram. E sim, gostei da sua resenha. Muito boa. :D

Leiaaguria 01/04/2015minha estante
Já li todos e só conheci a saga logo no primeiro filme que lançou ano passado. Não me decepcionei com o final, porém esperava muito mais de a cura mortal e ordem de extermínio! O melhor é o 2: ''prova de fogo''. o correr ou morrer é ótimo porém ''prova de fogo'' é muito melhor! Ainda não li o 5 ''arquivos'' pois acho ele muito caro para só um livrinho com 125 páginas e figuras :3 mas, amei a saga, com certeza muito melhor que jogos vorazes que também já li todos :)

Rodrigojean 18/02/2017minha estante
boa resenha

Torby Frosty 11/02/2020minha estante
Curti os comentarios, ainda mais quando tocou no assunto Jogos Vorazes. Tbm estava com o msm problema q vc, nao conseguir achar uma serie a altura d Jogos Vorazes, mas darei uma chance a Maze Runner com certeza :)

Gabriella 11/10/2020minha estante
meu deus o fã de jogos vorazes haahha tb sou apaixonada igual vc. obrigada pela resenha, vou começar a ler. acabei de reler jogos vorazes e agora o mundo dos livros se encontra mais desinteressante Kkkk! ainda falou de LOST. as obras-primas :)

Sofia.Jc 10/06/2021

Perfeito!!
Me prendeu desde a primeira página, uma história rica de acontecimentos e informações, a todo momento tem alguma coisa rolando, é impossível ficar entediada lendo esse livro. Cada momento da história é uma emoção diferente, você cria um apego grande pelos personagens pq eles são perfeitos. O plot twist e maravilhoso.
Mare Araujo 10/06/2021minha estante
ai eu amo tantooooooooo

Priii Reis 02/01/2023

Apenas me siga e corra como sua vida dependesse disso. Porque ela depende!
O mundo entrou em colapso,com explosões solares as primeiras mataram milhares de pessoas e queimou a terra.A segunda trouxe a doença que era transmitida pelos insetos,não se tem a cura para doença até o momento.
Causa alucinações,erupções na pele,dores horriveis no corpo e corroem o cérebro aos poucos e terrívelmente.

Cientistas separaram diversas crianças de seus pais para testes e solução da cura.Esse experimento se chamava Labirinto onde eles levaram vários de uma vez e depois só um por mês.Lhes ensinando a conviver em comunidade,criar laços,ordem assim como sobreviver ao perigo e capacitar corpo e mente.
____________________________________________
_________RESUMO COM SPOILERS_____________________________________________________________

Tudo começa a mudar com Thomas,e sua única lembrança quando sai da caixa é seu nome.
Assim que ele sai e percebe como tudo é estranho como: Os garotos que ali vivem,gírias,paciência e empatia eram palavras inexistentes na Clareira onde eles viviam a 2 anos ou mais,o fato de todos serem garotos terem no máximo 18 anos de aparência.
Ordem era lei,e o que os mantinha vivos assim como saberem seu lugar,falar pouco e obedecer.
Tudo parecia funcionar até o Novato,Fedelho,Mertila,Plog (Thomas) chegar,e isso o irritava desde a falta de informação aos apelidos cheios de grosseria que são destinados a todos,mas ele nem entendia porque os merecia tanto,só por querer conhecer mais sobre aquele lugar e pessoas.

Ele se lembrava de sensações,de ter necessidade de entrar no labirinto de conhecer os Verdugos.
O que ninguém esperava muito menos ele,era que um garota aparecesse da caixa.Tivesse um rápido acordar depois de acharem que estava morta,e dizer: Que tudo ia mudar,desmaiar com um papel na mão de que séria o última a subir.

Arrisca sua vida por dois membros que ele mal conhecia,era absoluta loucura,não aguentou e saiu assim que os portões fecharam.
Ninguém tinha permissão de ajudar se os portões fechassem.Quase lhe custou a vida e muita confusão.

Minho que tinha deixado Thomas pra trás também estava vivo,e surgiu quando ele mais precisou. Minho ficou tão animado pela façanha do Novato,que lhe deu coragem de jogar os quatro montros horrendos no penhasco.

Alby por quem tinha uma relação de "ranço" tinha sido picado e foi o garoto que o salvou o amarrando no muro e deixando escondido,ainda estava no mesmo lugar e conseguiu tomar o soro.

*Como alguém pode ser feliz numa vida como está?*, pensou.*Como alguém pode ser tão diabólico para fazer isso com a gente?*

Claro que Tomy esperava ser mais reconhecido pelo que fez.E não está discutindo punições,e até ouvindo ameaças de morte e muitas questões que faziam sentido.
Gally era um dos mais velhos,e desde que Tom desceu da caixa o reconheceu,ameaçou e prometeu ele não mudaria a vida deles.

O processo de cura contra a infecção de Verdugos com o Soro da dor,eles chamam de transformação.
Antes de curar da picada,gera terríveis dores e os faz lembrar de suas vidas antes dali.
Sempre assustador de onde vinheram,passaram por experiências horríveis e todos se tornam amargos e descontentes.

Thomas conseguiu testar a teoria de que o penhasco era na verdade o buraco dos Verdugos,por onde elea entravam e saiam e por isso nada caia de fato lá.
O dia começou mas não tinha sol o tempo estava cinzento e sem vida,o desespero só começava... a garota acordou,e já foi atras dele sem lembrança alguma,mas cheia de informações quase novas.
Então os portões não fecharam mais.Gally voltou depois do seu ato de traição dizendo,que tudo tinha chegado ao fim,eles matariam um a um até o último.

Thomas e Teresa descobriram que as mudanças dos muros poderiam formar palavras e estavam certos..
Nenhuma delas fazia sentido,as mortes continuavam. Ele cansou de esperar respostas,e foi se arriscar por elas,se jogando para os Verdugos.Passou pela transformação,teve algumas memórias recuperadas;e a partir dai sabia precisava contar a todos a verdade: Ele e Teresa ajudaram a criar realmente o labirinto,sabiam de todos os planos e o funcionamento.Mas talvez por vingança foram jogados lá dentro com todos para batalhar por suas vidas,só sobreviveria os fortes e inteligentes.

Thomas só tinha uma resposta... todos irem até a toca dos Verdugos,acabar com eles até chegarem ao computador central e desabilitar os bixos!
Isso claro seria só a primeira parte já que os cientistas estavam lá também,assim como um mundo queimado,por uma doença assustadora que só Alby lembrava chamada Furgor.
Os Verdugos estavam em toda a parte, eles precisavam descer para concluir o plano então apesar de Alby se jogar para os monstros,foi preciso muitas mortes para assegurar que conseguissem chegar aos laboratórios; Infelizmente Chuck o melhor amigo de Thomas,para defende-lo também se sacrificou por ele.
Mas nada tinha terminado mal ele estava sofrendo por tantas perdas,vários homens e mulheres invadiram o laboratório e atiraram em todos os cientistas os levando para o "mundo" de criaturas doentes e desesperadas.

Mas no final sabemos que tudo faz parte do mesmo plano maligno,e eles acreditavam que eram bons!
Ribeiro 02/01/2023minha estante
Adoro essa história ?

Priii Reis 02/01/2023minha estante
Muito bom mesmo! ????

Aline221 03/01/2023minha estante
Minha série fav

Priii Reis 03/01/2023minha estante
Amei o primeiro, ansiosa pra ler os próximos ??

Agnes 28/09/2012

Você gosta de Jogos Vorazes, Divergente, Feios ou até mesmo Percy Jackson?
Então esse livro é perfeito para você. Qualquer fã de aventura, ficção científica e mistério irá amar esse livro.

Correr ou Morrer foi um livro muito inesperado. Tenho uma lista de mais de 100 livros para ler e procuro seguir uma ordem para não dar preferência a algum. Entretanto, de tanto que a minha amiga falou dele, não consegui deixar de não comprá-lo.

Foi uma sorte. Achei-o por apenas 26 reais pela internet e comprei; três dias depois havia chego. Mais dois dias e eu estava na metade do livro. O engraçado é que eu levo meus livros para a escola, para ler após fazer uma prova ou coisa assim, e um monte de amigos meus, QUE ABOMINAM LER, pegaram esse livro, leram as primeiras cinco páginas e simplesmente disseram: uau.

Correr ou Morrer te deixa sem fôlego. Você não sabe como o tempo está passando, apenas quer descobrir os mistérios da Clareira. Tem gente que reclama que esse livro tem mistério demais. Sério mesmo? Por favor! Os mistérios SÃO a alma do livro. O que você esperava de uma história aonde há 40 garotos, jogados em um lugar fechado por um elevador e sem memória? Queria que descobrisse tudo logo no terceiro capítulo?

Desculpem-me pela breve revolta, mas não vejo maneira de criticar esse livro. Thomas é um personagem incrível. Você se apaixona, mesmo tendo apenas uma garota na história inteira. O livro é tão repleto de acontecimentos, personagens elaborados e uma trama estonteante que você simplesmente não sente falta.

Aí chega os românticos e vem reclamar que não há um pingo de romance entre Thomas e Teresa, que são um casal fraco e blá blá blá.

Tudo bem, você é romântica ao extremo? Não suporta ver um livro aonde não há Crepuscólia ou romance estilo oh-meu-deus-eu-o-amo-tanto-não-posso-viver-sem-ele-mas-é-melhor-assim-como-sou-a-pessoa-mais-odiada-desse-planeta, passe longe de Correr ou Morrer. Sério mesmo. Fuja. Vá para a sua seção de romances que estão na moda. E não traga seus amigos que pensam da mesma maneira, porque quero preservar a cultura desse fandom.

Enfim, Thomas e Teresa, o que posso dizer dos dois. São um casal sim. Há aquele pingo de romance, que você sabe que existe lá no fundo, mas o que fazer? Eles estão sem memória! Mas, do mesmo, jeito, você não deixa de lutar pelos dois. Há uma conexão entre eles (por motivos de spoilers, permanecerei calada) que preenche tudo isso que precisamos.

Mas o romance não é o ponto central do livro. De longe. É simplesmente esse thriller e ficção que te deixa preso a noite. Aquele tipo de livro que você sonha assim que o fecha, seja com o que acabou de ler ou o que imagina que irá acontecer.

Aquele livro que você termina e deseja rasgar todos os seus outros livros esperando por uma continuação.
Pedro Paulo 19/06/2014minha estante
copiou a resenha do Sobre Sagas, né???

Agnes 19/06/2014minha estante
Pedro, você é estúpido? Minha resenha é de 2012! A deles é desse ano! Se tem alguém que copiou foram eles, se toca

Laurinho 11/02/2015minha estante
Belo resumo. Gostei demais da sua opinião e espero ler esse livro logo. To adiando comprar ele, mas tenho que comprar logo.

23/06/2015minha estante
Arrasou!

Isabelaalvarenga 01/05/2023

Saudades
Primeira vez lendo esse livro depois de acompanhar os filmes. Simplesmente nostalgia pura em cada página lembrando da época 2010-2016 em que estourou as adaptações e os gêneros famosos eram esses tipo distopia. Parece que foi outro dia! A escrita é muito envolvente e as pistas aqui e ali nos faz quebrar cabeça tentando ver se descobrimos alguma coisa, não vejo a hora de começar o segundo!
Igor Façanha 01/05/2023minha estante
Aproveite e boa leitura!! Você vai ver muita coisa diferente.

lauren 15/04/2021

Corra como sua vida dependesse disso. Porque ela depende.
Maravilhoso!

Sério, que livro bom. Não consigo mais parar de refletir nessa trama e nos personagens. Se desse, eu narrava todos os meus pensamentos e reflexões nessa resenha kkk.

O começo é muito fascinante, pois você entra na Clareira junto com o Thomas. Você compreende suas milhares de dúvidas, sua dor, sua aflição por não se lembrar de nada e ter dezenas de garotos na mesma situação.

Admito que não achei certos personagens tão cativantes assim no começo: o Gally é insuportável, Alby é um c**** e não tem paciência, Thomas é um pouco irritante no começo e as atitudes do Minho são um pouco duvidosas até certo porto. Mas, por incrível que pareça, as ações são totalmente compreensíveis, você acaba entendendo ambos os lados de cada personagem. O desenvolvimento do Thomas, Newt e Minho foram os que eu mais gostei.

As diferenças do livro para o filme são muito perceptíveis, mas, ao meu ver, nenhuma afeta a outra.

A Teresa não fede, nem cheira, principalmente quando estava em coma. Mas, depois que ela finalmente acordou, trouxe o maior caos para os Clareanos.

Enfim, o livro é bom, formoso e atemporal. Recomendo muitíssimo.
Luchi 15/04/2021minha estante
Aahhh, to querendo muito ler

RafaB 15/04/2021minha estante
a saga inteira é maravilhosa e eu amo demais

Daniel Miguel 15/04/2021minha estante
Essa série é perfeitaaa! Eu adoro demais!

Priscila 12/05/2021

Simplesmente amei
A história é muito boa, muito bem desenrolada, é impossível não nos envolvemos com os personagens sendo para ama -los ou odia -los e olha que temos os dois. Pretendo ler a continuação.

AnaJu76 17/11/2021

"As pessoas insanas podiam ser capazes de qualquer coisa"
Um dos melhores que eu já li, o livro em nenhum momento ficou parado ou cansativo, quando eu peguei não consegui mais largar. Por mais que eu já tenha visto os filmes antes do livro(grande erro), tem muitas partes que não apareciam no filme, e muitas partes que eu havia me esquecido. Amei o Thomas, o Newt, o Chuck e o Minho, e passei muita raiva com o Gally também, não sei porque mais eu não consigo gostar da Teresa de jeito nenhum. Sério leiam esse livro, e lembre-se é correr ou morrer.
GustavoDC 17/11/2021minha estante
Sou super fã dessa coleção! Vendo você ler esse livro, está me dando uma vontade de relê-los!

Isa 08/05/2021

Emocionante
Simplesmente tudo na história é emocionante e me da muita vontade de continuar lendo até saber a verdade, todo o suspense sobre os motivos deles estarem ali da ainda mais vontade de continuar a leitura

Yas 03/01/2022

Era obcecada pelos filmes na pré adolescência, no final de 2021 fui presenteada com a série e esse livro me trouxe uma sensação de conforto gigante, achei a leitura bem rápida. Ler ele após assistir os filmes - embora hajam diferenças entre os plots - mexe com o coração principalmente quando você se apega aos personagens desde novinha. Estou muito satisfeita de ter investido no resto da série.

camila1326 12/04/2023

Cruel é bom
Acho que nunca imaginei que seria capaz de gostar tanto desse livro como aconteceu, sem palavras até agora?

Maze Runner inicia o universo distópico onde as memórias não são aliadas na busca por uma salvação abstrata dentro de um labirinto gigantesco que guarda monstros capazes de destruir a realidade dos infectados. Ansiedade, agonia, descrença e coragem rechearam a narrativa levando o leitor a uma verdadeira montanha russa entre os capítulos em que nada parecia dar certo. Entre tentativas, buscas e desavenças Thomas levou os clareanos a uma luz que acho que ainda dará o que falar. Errado pensar que foi tudo fácil demais o resgate em plena sede após a finalização tão esperada? Sei não hein, tem muito peixe podre por trás.

Aos meninos que ganharam meu coração: Minho, Newt, Thomas e Chuck. Ah como já sinto saudades ? lágrimas a parte kk ?, não sei o que esperar deles nos próximos livros mesmo já sabendo de alguns spoilers que com certeza me reduzirão as cinzas quando chegar a hora, mas vamos ver o que o universo dos corredores contra a doença animalesca vai trazer.

Poderia passar horas aqui falando o quão boa é a escrita do autor, as provocações e os jogos de palavras quando sequer o protagonista sabia o que estava acontecendo foi cartadas de mestre, real não esperava nada disso. Medo de me decepcionar porque agora minhas expectativas já estão extrapolando os limites, animadíssima pelos próximos capítulos dessa narrativa. Cruel é bom, mas tão bom assim? Veremooooooos?

Ps: Teresa não vou com a sua cara não
woo08w 13/04/2023minha estante
ngm vai com a cara da Teresa

camila1326 14/04/2023minha estante
A gata é insuportável ??

@lendocomjulian 16/05/2022

Queria mais respostas
Já tinha assistido o filme e agora estou revendo, e esperava que com o livro tivesse mais respostas da história.

O livro é bom, te prende, porque você quer entender o que está acontecendo.

Algumas coisas são esclarecidas, mas outras mil ficam em aberto.

Vamos ver o que vem pela frente

Sabrina.Oliveira 04/02/2023

Relendo essa obra prima lembrei de como a distopia desse livro é bom. Nenhum plot extraordinário mas ainda sim, muito bem construído
Isabela1666 04/02/2023minha estante
Nunca li e parecido com os filmes?

Sabrina.Oliveira 24/04/2023minha estante
@isabeladuda eu so vi o filme 1 e acho o livro bem parecido com o filme