Correr ou Morrer

Correr ou Morrer James Dashner

Resenhas - Correr ou Morrer

Vitoria.Milliole 07/06/2021

Releitura
Li esse livro e toda a série aos 15 anos, quando ainda não tinha como comprar livros e numa época em que ainda conseguia ler pdf. Foi a primeira ? e, até hoje, aos quase 21 anos, a única ? série que eu consegui ler toda em pdf. Isso foi só pra dimensionar o quanto eu gostei. Acontece que só ficou a lembrança de que era muito boa, a vaga lembrança de que um garoto chamado Thomas acordava num lugar chamado Clareira sem se lembrar de nada, mas de resto eu estava igual a ele: não me lembrava de nada. E foi por isso que agora peguei pra reler e também é por isso que, agora, vou resenhar aqui pra nunca me esquecer do que eu gostei tanto.

Como eu já disse, o Thomas ? o protagonista ? acorda num lugar desconhecido, chamado Clareira, e não se lembra de nada além do seu primeiro nome. Ele foi parar ali através de uma caixa. Logo ele percebe que não é o único: existem ali cerca de cinquenta garotos. Todos, sem exceção, chegaram ali da mesma forma e se lembram da mesma coisa. Os mais antigos estão na Clareira há dois anos e ninguém sabe nada sobre sua vida anterior ou como é o mundo lá fora. Quase uma caverna de Platão. Mas, ao contrário da caverna de Platão, sair dali e conhecer (novamente) o mundo exterior é o que eles mais desejam.

Existem algumas divisões entre os clareanos (como eles se chamam) e um encarregado para cada divisão. Thomas, apesar de não se lembrar nitidamente de nada, desde que ouve falar pela primeira vez já tem a certeza de que quer ser um Corredor, que são os garotos que passam o dia correndo pelo Labirinto, ao lado de fora, tentando encontrar uma saída daquele lugar.

Uma vez por mês um novo Fedelho ? fedelho, trolho ou qualquer outra palavra do vocabulário clareano que nem mesmo eles parecem saber de onde veio ? chega pela mesma caixa que Thomas chegou. Porém, parece que com ele também vieram algumas mudanças, pois logo no dia seguinte ele deixa de ser o novato com a chegada de uma garota pela caixa, a primeira garota em dois anos. E ela traz um recado: ela é a última.

Muita coisa acontece junto a essa loucura. Thomas explora o labirinto, fica cara a cara com os Verdugos (um tipo de inseto mecânico gigante que pica as pessoas fazendo com que precisem passar pela Transformação), tem uma conexão estranha com a menina que chegou e desencadeia muitos acontecimentos. É óbvio, é claro, que eles são cobaias em algum tipo de experimento e que alguma coisa muito terrível está acontecendo no mundo exterior. E isso é só lendo pra descobrir.

A experiência de fazer essa releitura foi maravilhosa, sério! Quem dera se eu pudesse me esquecer das melhores histórias que já li pra poder ler mais uma vez como se fosse a primeira, como está acontecendo aqui. Estou preparadíssima pra reler os próximos e sentir todas as emoções novamente.
Diego VF 07/06/2021minha estante
Tutorial de como fazer alguém querer ler um livro parte 2 ksksk
Ou, só uma nota, teve um momento em que acho que era para estar escrito "muito", mas está escrito "muyo". Só isso mesmo, todo 99% restante da resenha está incrível.

Vitoria.Milliole 07/06/2021minha estante
Obrigadaa! Akskakakjs
Eu vi o erro depois, fiquei com preguiça de editar com a internet lenta como tava ?

gabi 21/01/2021

A narrativa é muito boa, como um primeiro livro de uma trilogia eu acho que cumpre o seu papel.
Os capítulos são bem instigantes e sempre me deixavam com vontade de ler mais, por eu já ter visto o filme antes da experiência com a leitura, só me deixou com mais vontade ainda de ler a saga.
Teresa chata e sem sal pra caramba, provando mais uma vez que a Kaya Scodelario eh uma atriz incrível que me fez ?gostar? da personagem.
Minho, Newt e Thomas: reizinhos.
Já tô ansiosa pra ler os próximos!!! Vou assistir o filme agora pra ver o maravilhoso do Dylan O?Brien

dkross 06/01/2024

Todo meu ódio para Gally
Uma boa história, personagens que vão de fofo até pra um otário, embora a maior parte do tempo n sabemos de quase nada do que está acontecendo, isso acaba fazendo ter mais vontade de continuar o livro msm terminando ainda tô cheio de perguntas e ansioso pro próximo.

lima 18/03/2021

Melhor livro que li até agora
Oq foi isso, eu fiquei uns três dias sem ler antes de começar maze runner. Eu devorei o livro acho que nunca li um livro grande em 4 dias. O livro é perfeito em todos os fatores, os personagens e tudo. Eu sou apaixonada pelo Minho. O Thomas às vezes foi um saco mas passou ele amadureceu. O Chuck era um amor de pessoa, fiquei chateada com o final dele. O Newt é incrível, eu gostei muito do personagem e da forma que ele agia. Recomendo muitoooooo
Oliver K. 18/03/2021minha estante
O segundo é ainda melhor ??

73 23/01/2024

Meudeus
Esse era um livro que estava na minha lista fazia um boooom tempo e finalmente consegui ler. Demorei um pouco, mas tô só preguiçosa. vindo de uma fã de distopias adolescentes eu esperava desgraça, mas não esperava chorar tanto logo no primeiro livro?
Estou muito ansiosa para ver o filme (principalmente pra ver meu bebê Dylan interpretando o Thomas). Falando em Thomas, achei muito engraçado quando eles falaram ?Thomas e seus amigos? (quem sabe, sabe).
Definitivamente os últimos cinco capítulos foram um grande choque e o epílogo então?
To doida pra ler o que vai acontecer (quais as desgraças que vão acontecer) pq depois desse final eu to esperando pelo pior.
Maybie 23/01/2024minha estante
eu toda rindo quando aparecia a frase "thomas e seus amigos" KSKSAKSAKSKSK

helena :) 03/08/2021

Realmente muito bom!
Amei o livro, me prendeu do começo ao fim. Li razoavelmente rápido considerando meu ritmo de leitura, o que significa que eu realmente gostei e mal conseguia esperar para saber o final e, adivinhem, é realmente bom. Me apeguei aos personagens desde o momento em que me foram apresentados e, mesmo com raiva deles em algumas partes, queria poder conhecê-los e ser amiga deles. Um problema no livro físico: ele não tem aquelas "orelhas" na capa o que, no meu caso, fez com que ela se desgastasse facilmente durante a leitura. Tirando esse pequeno detalhe, adorei a capa, a ilustração é linda.
nico. 03/08/2021minha estante
EU AMO ESSE LIVRO !!!

~_Clarax_mary â¡ 16/09/2023

Não sei como eu ainda não esqueci de respirar kkkkk
Acabei de ler o segundo livro, e notei que eu esqueci de fazer a resenha desse kakaksksksksksk
Não vai ter como fazer agora porque não lembro de muitos detalhes.
Mas eu sei que é um pouco diferente do filme, e o Thomas é bastante diferente, e isso me incomodou um pouco.
Então, é isso kakaks, esse livro é muito bom viu, LEIAM!!!!

Luana.Payar 10/09/2023

To devastada
Eu sempre tive muito interesse em ler essa série e quando consegui comprar o box por 5,99 foi o momento perfeito. Eu gostei muito na escrita e a história vai ficar na minha cabeça por muito tempo, mas não vou ler todos os livros direto porque preciso de um tempo para superar tudo que aconteceu e todas as informações que adquiri. Mas a história é muito bem desenvolvida eu consegui pegar no embalo bem rápido, é o tipo de livro que você nem percebe quantas páginas leu.
Eu vi os filmes quando eu era muito nova então não lembro de nada mesmo, agora que terminei o primeiro livro vou assistir o primeiro filme. Gostei muito mesmo

Vini Vieira 13/03/2021

Amei ????
Eu já assisti aos três filmes de Maze Runner lançados e, apesar de fazer um tempo que assisti e não lembrar quase nada (maratonei de madrugada), estava com medo de lembrar conforme ia lendo e levar uns "autospoilers". Mas minha memória é bem ruim as vezes, e nesse caso isso foi bem bom kakakakka.

Eu realmente só me lembrava o grosso do primeiro e, até agora, quase nada dos demais, então pude revivenciar a história de uma forma bem legal!!

A distopia é um dos meus gêneros literários favoritos, perde somente para fantasia, e eu amei o cenário misterioso criado, que é mantido em segredo tanto para os clareanos, quanto para nós leitores.

Gostei bastante da maioria dos personagens, principalmente do Thomas, que cria uma relação única com cada um dos demais. Amo a sua conexão com a Teresa, a preocupação com o Chuck, e a amizade com o Minho e com o Newt!!

Vivi todas as dúvidas e receios do Thomas em relação à vida na clareira, e as de todos eles em relação ao Cruel e à vida fora do labirinto. Sofri com eles por conta das perdas e da difícil jornada até o lado de fora.

Tô doido pra descobrir (ou, no caso, relembrar neah) as coisas por trás de toda essa história do experimento, do labirinto, da doença. Já vou logo engatar a leitura de "Prova de fogo"!!

Mabi21 27/05/2020

A resenha do livro que eu demorei ANOS para ler.
Fiquei ANOS assistido ao primeiro filme da saga, me recusando a assistir os demais porque queria ler os livros antes... Não rolou. Depois de resistir por muito tempo, assisti aos filmes da trilogia. E isso me fez dar um basta: precisava ler os livros. Pra ontem!!

Maze Runner: Correr ou Morrer me ganhou no filme mesmo. Sei em como é difícil para os leitores assistirem a uma cópia resumida e, às vezes, mal formulada, de uma história pela qual nutrem tanto carinho (acreditem, li Harry Potter, O Hobbit, As Crônicas de Gelo e Fogo... eu entendo). No entanto, não posso negar que adorei os filmes. Talvez, se não tivesse assistido a trilogia, não teria a determinação de ler os livros mesmo depois de anos. A curiosidade, vontade de saber mais da história, dos personagens, foram ótimos incentivos.

Enfim, vamos ao livro, shall we? A minha resenha é voltada para quem já assistiu ao filme, mas mesmo assim, não custa deixar aqui um spoiler alert.

A história não muda na essência. O filme, obviamente, deixou muita coisa pra trás e, após ler o livro, até consigo identificar um ou dois fios que não ficaram muito bem amarrados. Mas bola pra frente, identifiquei algumas diferenças que considerei meio "gritantes":

- O Alby dos filmes é destemido, corajoso. No livro, parece cansado, meio velho rabugento. O personagem, em si, eu achei quase insuportável. Revirava os olhos para ele toda a hora. Mais para o final do livro, acho que ficou claro que ele havia sido drasticamente traumatizado com o que descobriu após a transformação, mas que, no fundo, continuava se preocupando com o bem de todos;

- Senti uma gay vibe entre o Newt e o Alby. Pode ser total coisa da minha cabeça (até porquê sou apaixonada tanto no Newt do livro quanto do filme), mas achei eles meio próximos até demais. Talvez seja real, mas talvez seja o trauma do labirinto que os deixou com essa dinâmica meio íntima. De qualquer forma, não importa, já que ele morreu - de maneiras diferentes no filme e no livro, mas ok.

- Minho é um amor. Ainda mais no livro do que no filme - se é que isso é possível. Todo debochadinho e corajoso, coisa mais engraçada. Ele e Chuck ganharam meu coração: definitivamente uns dos meus personagens preferidos.

- Teresa é tão chata no livro quanto no filme. O pior é a questão da telepatia entre ela e o Thomas. Sem sentido, sem explicação, só para fazer o leitor entender que eles são "especiais, diferentões, diferenciados". Ela podia simplesmente não existir. A personagem é muito chata, bobinha, sabe? Podia ser super corajosa, inteligente, destemida. Mas a narração te conta que ela é A garota, e isso não condiz muito com a história que te é apresentada.

Honestamente, Gally e Teresa estão no mesmo patamar de personagens insuportáveis. Tanto no livro quanto no primeiro filme.

No mais, o livro é tranquilo de ler, corre sem grandes diálogos e quotes especiais. Num geral, a história, os personagens, todos mantém a mesma essência e o rumo. Não acho que seja o melhor livro de todos ou a melhor saga, mas não me entendam mal. Talvez eu já esteja velha demais para essas leituras que, com toda certeza, agradariam a minha versão de 12 anos tanto quanto o filme agradou.

duda 29/11/2020

Sofri e chorei. O caos é desesperador. A única coisa que você deseja é que tudo fique bem. Que essas crianças possam ser crianças.

Fernanda 27/11/2020

Não tem nem oque dizer,só sentir!
Comecei a ler a saga por que amei os filmes, e cara... Os livros são outro nível. Eu me diverti, me desesperei, sofri,chorei,sofri... Ja falei que sofri?
É meio desesperador ver o estado do mundo(no livro) e é CRUEL (referências) que jovens tenha que lidar tão cedo com situações difíceis e a ter de aprender a sobreviver.
Newt e Chuck tem todo o meu coração?

Jolomoju 13/04/2020

Misterioso do início ao fim
Gostei muito, a história te prende até o final pra descobrir os mistérios.
Achei que algumas partes são repetitivas de mais, mas nada que atrapalhe a experiência.
E cada capítulo acaba de uma forma forma que te deixa curioso para o próximo.
Ansioso pro próximo livro.

Juu 23/02/2021minha estante
aí eu to com vontade de ler é bom?

isinha! 23/02/2021minha estante
amg é bom???? eu to morrendo de vontade de ler

softstydia 23/02/2021minha estante
Meninas essa saga é maravilhosa sério! Sei que sou suspeita pra falar porque é a minha saga preferida kkkkk mas vocês vão gostar bastante! Quando vocês lerem, me falem se gostaram!!