Correr ou Morrer

Correr ou Morrer James Dashner

Resenhas - Correr ou Morrer

Mabi21 27/05/2020

A resenha do livro que eu demorei ANOS para ler.
Fiquei ANOS assistido ao primeiro filme da saga, me recusando a assistir os demais porque queria ler os livros antes... Não rolou. Depois de resistir por muito tempo, assisti aos filmes da trilogia. E isso me fez dar um basta: precisava ler os livros. Pra ontem!!

Maze Runner: Correr ou Morrer me ganhou no filme mesmo. Sei em como é difícil para os leitores assistirem a uma cópia resumida e, às vezes, mal formulada, de uma história pela qual nutrem tanto carinho (acreditem, li Harry Potter, O Hobbit, As Crônicas de Gelo e Fogo... eu entendo). No entanto, não posso negar que adorei os filmes. Talvez, se não tivesse assistido a trilogia, não teria a determinação de ler os livros mesmo depois de anos. A curiosidade, vontade de saber mais da história, dos personagens, foram ótimos incentivos.

Enfim, vamos ao livro, shall we? A minha resenha é voltada para quem já assistiu ao filme, mas mesmo assim, não custa deixar aqui um spoiler alert.

A história não muda na essência. O filme, obviamente, deixou muita coisa pra trás e, após ler o livro, até consigo identificar um ou dois fios que não ficaram muito bem amarrados. Mas bola pra frente, identifiquei algumas diferenças que considerei meio "gritantes":

- O Alby dos filmes é destemido, corajoso. No livro, parece cansado, meio velho rabugento. O personagem, em si, eu achei quase insuportável. Revirava os olhos para ele toda a hora. Mais para o final do livro, acho que ficou claro que ele havia sido drasticamente traumatizado com o que descobriu após a transformação, mas que, no fundo, continuava se preocupando com o bem de todos;

- Senti uma gay vibe entre o Newt e o Alby. Pode ser total coisa da minha cabeça (até porquê sou apaixonada tanto no Newt do livro quanto do filme), mas achei eles meio próximos até demais. Talvez seja real, mas talvez seja o trauma do labirinto que os deixou com essa dinâmica meio íntima. De qualquer forma, não importa, já que ele morreu - de maneiras diferentes no filme e no livro, mas ok.

- Minho é um amor. Ainda mais no livro do que no filme - se é que isso é possível. Todo debochadinho e corajoso, coisa mais engraçada. Ele e Chuck ganharam meu coração: definitivamente uns dos meus personagens preferidos.

- Teresa é tão chata no livro quanto no filme. O pior é a questão da telepatia entre ela e o Thomas. Sem sentido, sem explicação, só para fazer o leitor entender que eles são "especiais, diferentões, diferenciados". Ela podia simplesmente não existir. A personagem é muito chata, bobinha, sabe? Podia ser super corajosa, inteligente, destemida. Mas a narração te conta que ela é A garota, e isso não condiz muito com a história que te é apresentada.

Honestamente, Gally e Teresa estão no mesmo patamar de personagens insuportáveis. Tanto no livro quanto no primeiro filme.

No mais, o livro é tranquilo de ler, corre sem grandes diálogos e quotes especiais. Num geral, a história, os personagens, todos mantém a mesma essência e o rumo. Não acho que seja o melhor livro de todos ou a melhor saga, mas não me entendam mal. Talvez eu já esteja velha demais para essas leituras que, com toda certeza, agradariam a minha versão de 12 anos tanto quanto o filme agradou.

~_Clarax_mary â¡ 16/09/2023

Não sei como eu ainda não esqueci de respirar kkkkk
Acabei de ler o segundo livro, e notei que eu esqueci de fazer a resenha desse kakaksksksksksk
Não vai ter como fazer agora porque não lembro de muitos detalhes.
Mas eu sei que é um pouco diferente do filme, e o Thomas é bastante diferente, e isso me incomodou um pouco.
Então, é isso kakaks, esse livro é muito bom viu, LEIAM!!!!

Vini Vieira 13/03/2021

Amei ????
Eu já assisti aos três filmes de Maze Runner lançados e, apesar de fazer um tempo que assisti e não lembrar quase nada (maratonei de madrugada), estava com medo de lembrar conforme ia lendo e levar uns "autospoilers". Mas minha memória é bem ruim as vezes, e nesse caso isso foi bem bom kakakakka.

Eu realmente só me lembrava o grosso do primeiro e, até agora, quase nada dos demais, então pude revivenciar a história de uma forma bem legal!!

A distopia é um dos meus gêneros literários favoritos, perde somente para fantasia, e eu amei o cenário misterioso criado, que é mantido em segredo tanto para os clareanos, quanto para nós leitores.

Gostei bastante da maioria dos personagens, principalmente do Thomas, que cria uma relação única com cada um dos demais. Amo a sua conexão com a Teresa, a preocupação com o Chuck, e a amizade com o Minho e com o Newt!!

Vivi todas as dúvidas e receios do Thomas em relação à vida na clareira, e as de todos eles em relação ao Cruel e à vida fora do labirinto. Sofri com eles por conta das perdas e da difícil jornada até o lado de fora.

Tô doido pra descobrir (ou, no caso, relembrar neah) as coisas por trás de toda essa história do experimento, do labirinto, da doença. Já vou logo engatar a leitura de "Prova de fogo"!!

leticiadelrey 15/08/2021

com esse livro aqui eu entendi o sofrimento das pessoas com personagem secundário que nem aparece direito.

qqguilhermepp 30/05/2021

Só mais um capítulo...
E foi assim, dizendo pra mim mesmo "só mais um capítulo" que eu li o livro quase inteiro em 2 sentadas.

O livro em geral é excelente, porém ele peca um pouco (mas bem pouco mesmo) na descrição de como algumas coisas ou pessoas são. Eu meio que tive que eu mesmo imaginar e dar rosto o à alguns personagens, mas isso não incomodou minha leitura.

E ele tem um final com um cliffhanger absurdo. Só espero que as continuações mantenham ao menos parte da qualidade deste livro.

theo 19/04/2021

Não posso dizer muita coisa porque sou novo nessas coisas de livro e tals. Mas, eu nunca li tão rápido um livro, poderia ter acabado ainda antes. Enfim, eu gostei MUITO do livro. Sensacional o narrador onisciente, dá um valor aos sentimentos muito grande; a história é repleta de detalhes e coisas que não ocorrem como no filme e na minha opinião ficaram bem melhores e fizeram mais sentido. Principalmente o final em que mesmo assistindo o filme eu não esperava de verdade. Me deixou com mais vontade ainda de ler o segundo livro. Indico seriamente lerem está saga.
Matheus 20/04/2021minha estante
Boaaaaaaa Theo???

Duda 20/04/2021minha estante
Boaaa theooo!! Ai simmmm

laracarlota 20/04/2021minha estante
BOAAA THEOO!!

Aline221 02/03/2022

Sempre vai ser meu fav
Sempre que eu tô começando a ter uma ressaca, eu leio esse livro.
Ele é bom pra quem tem paciência, e que de quem gosta do estilo.
Eu amo muito.
Beka 02/03/2022minha estante
O segundo é o melhor de todos

Eloisa 23/07/2023

"- Não morram" sábias palavras Minho
Cara eu sempre falo que os livros que eu leio são bons, mas esse é realmente muito bom. Gostei bastante de como o laço entre os personagens foi criado, por mais que tenha passado pouco tempo, foi muito natural e gostosinho de ler. Enfim, o final é muito bom, o jeito como as coisas foram colocadas.
Recomendo aí pra quem gosta de uma distopia de fim de mundo, é um clássico.
Mariana 23/07/2023minha estante
Muito bom né? Eu amei mtt quando eu li

fall.lav 29/11/2021

instigante
muito bom. bem detalhado, mas não exagerado. só achei a construção dos personagens meio rasa, espero que melhore no decorrer dos outros livros da saga, irei lê-los com certeza.

deixa aquele gostinho de "quero mais".
ju_yanes 05/04/2022minha estante
Mano é mt bom esse livro

fall.lav 05/04/2022minha estante
sim!!

Mariii 16/09/2022

Maze Runner: Correr ou Morrer
Muito bom. A história é bem fluida, o livro te prende do começa ao fim. Tudo é muito bem elaborado. E eu simplesmente amo os personagens (exceto alguns kkk mas deixa em off).

Ander 16/09/2011

Uau!!! Sério estou com muito sono, e é tudo culpa deste livro INCRÍVEL. *-*

Nossa, eu fui dormi as 2horas da manhã, e olha que eu ia acordar as 5horas da manhã rsrsrs Não consegui dormir, enquanto eu não terminasse o livro, não ia sossegar. rsrs
Mas tudo bem valeu muito à pena, esse livro começou confuso, diferente, pensei que ia acabar me decepcionando, mas que nadaaaa. \o/
Acabei me Surpreendendo demais, a história foi indo de uma forma agradável, uma leitura tão fácil e gostosa, sem vontade de parar, em nenhum momento fiquei com vontade de ler no outro dia, só acabei fazendo isso, pq meus horários não me deixam ler à vontade o tempo todo.

Mas enfim, que livro curioso, tenso, intrigante, sensacional. James Dashner conseguiu fazer um livro que deixa a pessoa ligada nos acontecimentos e pensando em lê-lo toda a hora rsrs .
Estou louco para ler o 2º vol., mas acho que vou esperar um pouco, quero ver o terceiro chegando aqui no Brasil logo, ai já leio o 2º e vou direto para o 3º. *-*

Ah, eu sabia que meu personagem favorito ia acabar morrendo, mas quando aconteceu, eu não podia acreditar, que raiva AHH!!! :(

Bom, não costumo escrever assim sobre os livros que leio, sou meio lerdo para fazer resenhas, mas me deu uma vontade de fazer essa pequena resenha “meia boca” sobre este livro, que me senti na obrigação de fazê-lo, mesmo que fique ruim. \o/

Ótimo livro, recomendo a todos que gostam de gêneros suspense e aventura, valeu muito minha espera para finalmente ler ;D

Jonathan.Britto 16/05/2020

Show!
O livro me surpreendeu bastante, com um mistério desde o começo dele, e aumentando mais ainda as dúvidas, o que te deixa vidrado nele do começo ao fim.

Resenha completa: https://youtu.be/RqwrB2xi1dQ
Sentido Literário

Jade 04/07/2021

Muito muito bom
Uma aventura muito boa,indicado para jovens leitures,nesse livro vamos para uma realidade totalmente diferente e é fantastico.
Obs:o romance não é o forte,então qualquer idade pode ler