Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

blurredlion 13/12/2023

Bom para refletir sobre a vida
Além de ser o meu primeiro contato com o autor, foi meu primeiro contato com uma obra que é considerada um clássico e posso dizer que foi bem agradável

antes de tudo quero deixar claro que eu entendo a época e a escola literária da época, porém ainda acho muito absurdo tudo girar em torno de amores ardentes nos quais as pessoas se matavam por eles

o livro fala do jovem Werther que se apaixona pela Lotte, uma mulher compromissada e como ele lida com esse sentimento que cada dia ganha mais força, ao longo da história é possível refletir com ele sobre justamente o que é o amor e quando ele começa a sofrer por isso começa a pensar em suicídio com uma certa frequência

no geral é um livro interessante de se ler, mas leia também o contexto histórico da obra, pois assim é mais fácil de abrir a mente e assimilar melhor a história e as atitudes dos personagens

Anala 11/12/2023

Surpreendente
Comecei esse livro por acaso e, apesar de já ter ouvido falar, não sabia que era esse o livro que tanto falavam. Ele é surpreendente na forma que traz à tona tantas questões e sentimentos humanos. A escrita é muito boa e a edição também. Há algumas questões relacionadas a ser um livro da época que é e, também, foi um pouco maçante para mim, apesar de as últimas páginas terem sido rápidas como o vento. Recomendo.

1Sbag 11/12/2023

Melhor livro da era do romantismo
Até o momento com a minha pouca variedade de clássicos que tenho na minha estante, esse até o momento foi o melhor pra mim.
Normalmente quando vou ler algum livro clássico que é sobre romance e trata principalmente a questão do su1c1d10 por traz daquela angústia de amor, eu vou perdendo ânimo no livro, porque agora são gerações diferentes e etc. Mas também quando você observa e pesquisa sobre o por trás dessas histórias, muitas conseguem ser explicadas por contextos políticos. O sofrimento do jovem Werther é um deles, um contexto político por trás da história e da época, o porque foi escrito na era do romantismo, e achei a escrita sobre a declaração de amor dele pela Lotte muito melhor do que de outros que li.

Acho que até o momento esse é o meu favorito.

Amábile 10/12/2023

Perfeito!!!
Eu fiquei simplesmente obcecada pela história, livro magnífico. Pretendo repetir a leitura, foi realmente ótima.

banana20 09/12/2023

Não tenho palavras pra dizer apenas: se tornou um dos meus livros favoritos da vida.
É a primeira historia desse autor que eh leio e espero de coração que goethe esteja confortável onde quer q ele esteja pq a mente desse homem eh maravilhosa!!
Da primeira pagina ate a ultima é incrível, nao tem um erro, nao tenho criticas profundas mínimas, simplesmente cada facada no coração e, ainda assim, belissimo!
Se alguém estiver lendo isso e queira ler mas está na duvida, eu digo: cai dentro de corpo e alma que você não vai se arrepender.

isadora.borsato 08/12/2023

"A natureza humana tem seus limites."
"E no caminho ela me repreendeu pela forma excessiva com que tudo me afeta, e disse que isso me arruinaria!" (Pag.68)

Werther sofre pelo inalcançável, sente excessivamente tudo a sua volta e ama mais a Charlotte do que a si mesmo, o que acaba sendo sua ruína, como ela mesma o alertou.
Não diria que Werther é do tipo romântico, inicialmente, talvez, nem acreditasse nisso, mas foi arrebatado por um sentimento estranho e torturante, um desejo absoluto por uma mulher que, infelizmente, estava prometida a outro.
Werther passa pelos dias em uma atmosfera que vai se alterando conforme seu espírito, ficando cada vez mais sombria quando o fim se aproxima. O desespero dele reside entre a impossibilitada de se ter aquilo que deseja, mas ao mesmo tempo na suspeita da reciprocidade do sentimento, o que aumenta ainda mais sua angústia.
Castigado por seus próprios anseios, a morte é uma porta de saída, uma libertação, um ato de coragem diante do limite da capacidade humana, o marco que todos temos, diferindo apenas no quesito quantitativo: quanta mazela você é capaz de suportar? Qual é o seu limite até sucumbir?

Jonathan153 05/12/2023

Romance típico do Romantismo alemão. A estrutura epistolar é interessante, mas só. Há obras bem melhores de Goethe e da estética romântica.

Reader Za 05/12/2023

O romântico Werther
Clássico que inspirou o romantismo e uma onda de suicidios entre os jovens da época.

Um livro super tranquilo de ler, no meu caso reler. Lembro que na adolescência fiquei muito emocionada mas agora em outro momento da vida, confesso que não me emocionei tanto. Achei o protagonista um pouco mimado na verdade e a Lotte bastante instável e um pouco egoista.

Mas o livro sem dúvida, é uma leitura que vale muito e é bastante interessante.

debora-leao 02/12/2023

Sobre a intensidade da vida, para além do amor.
Não sei tão bem o que dizer de ou como explicar Werther.

Foi bom. É um livro curto, mas eu levei 10 dias lendo, intercalando com outro para ir digerindo.

Eu não fui tão afeita ao romantismo nunca: já sou uma pessoa patologicamente intensa (sério. Sou diagnosticada como borderline), e, como para mim isso é um fardo, tendo a evitar personagens que retratem isso para mim. E no caso do Werther, essa intensidade é principal, e mesmo glorificada. O que torna uma pessoa humana é, no livro, as suas emoções, as vivências fora da técnica. Mesmo assim, admirei o livro, pq a similaridade com a vida do próprio jovem Goethe não faz senão conferir total verossimilhança com a realidade de uma pessoa temerariamente intensa. Essa verossimilhança é central no livro, pra mim.

Apreciei o ritmo do romance, embora algumas partes tenham soado repetitivas, especialmente o dia a dia dele com a Charlotte - entre visitas, dias em que nada demais aconteceu. Isso me parece meio que algo recorrente em romances epistolares. Mas acho que até essas partes foram, mesmo assim, importantes para o livro, para construir esse relacionamento para além do mundo das ideias, para o concreto. E Goethe soube intercalar bem, trazendo um pouco além da amada de Werther, salpicando aqui e ali pedaços de rotina, de trabalho, de outras pessoas. E, acima de tudo, mostrando-nos essa intensidade fora do amor e na vida, para com o mundo, com a existência, com a condição humana, com o sentido das coisas. Isso foi acima de tudo o mais lindo de se ler.

osaif 01/12/2023

Transcendental (e depressivo)
Não irei me estendar na resenha, pois simplesmente não existem palavras que transmitam os sentimentos desse livro!

Isso está longe de ser somente uma leitura, é definitivamente uma experiência, um amontoado de emoções e poesia pura. A escrita do Goethe é completamente potente e deslumbrante e mexeu completamente com meus sentimentos, e devo admitir que até me tirou umas lágrimas.

Eu enrolei um pouco pra ler esse livro, e sim ele é tudo o que dizem dele e até mais! Apesar da demora, acho que essa leitura foi num momento "certeiro" ou bom pra mim. Com certeza absoluta não é um livro para ler em momentos de muita fragilidade.

De forma sucinta, simplesmente leia!!!!!! a escrita é beem formal e em alguns momentos até meio complicada, mas não modifica a experiência e impacto da história. Então por favor, dê uma chance pra esse livro que apesar de ser curto é extremamente tocante, você não irá se arrepender!

gi 01/12/2023

Doente de amor
Gente isso foi um sofrimento e dor sem fim. Sempre que eu escutava o nome desse livro imagina que seria triste, mas sei lá achei q seria em outro sentido, e como nunca busco sobre a história que quero ler, cheguei sem saber nada, e como sempre, preferi assim, acho que a história pede isso, qualquer coisa que você saiba já é algo que pode estragar a experiência por não ser algo tão construído e com plot e tal, então você facilmente saberia a história toda.
Então por hora creio que você tem de ler sim!! e vá sabendo apenas que terá de aproveitar muito a leitura no sentido de refletir muito ( pois Goethe que escrita impecável e construções de pensamentos maravilhosos), e entrar na pele do personagem, se por na dor dele mesmo, pois todo nós creio que já passamos por algo parecido.
Amei muito. Profundo e sensível.

Ingrid664 29/11/2023

Sturm und Drang - movimento literário romântico
O livro apresenta Werther o protagonista extremamente sensível aos ocorridos, considero interessante o quanto o clima é retratado como interligado com o humor dele, se estava bem o dia estava ensolarado e os dias ruins chuvoso e nublado, além de ser regido pelos seus sentimentos e desejos do coração .
Se mudando para uma cidadezinha, onde conhece Carlota, uma mulher que desde o início desperta admiração Werther, porém ela já é comprometida, mas não impede dos dois desenvolverem um relacionamento de " amizade", o livro só apresenta o ponto de vista dele, não sendo possível realmente compreender o de Carlota, mas pela interpretação dele aparentemente também tinha algo mais na relação dos dois do que apenas uma amizade, mas ela compreendia e aceitava sua condição de mulher comprometida com maior facilidade .
O protagonista nutre grande admiração por Alberto ( marido de Carlota ) e pela própria Carlota, chegando ao ponto de idealização. Além de apresentar uma obsessão tão gritante ao ponto de ser sádico, pedia para seus criados irem visitar ela nos dias que não poderia para estar em contato com alguém que esteve com ela. SPOILER , além que no dia do seu suicídio pediu para pegar a arma do marido de Carlota e ficou feliz ao saber que ela tocou na arma que seria seu fim.
Recomendo pesquisar sobre a importância dessa obra e o escritor que mistura ficção com um toque de autobiografia .