Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

lara a 30/09/2023

Um clássico, precisava ler, recomendo muito
voce sente a dor dele, embora eua che um pouco melodramático demais, so quem conhece a dor do amor entende

Eduardo 30/09/2023

Deixe-me voltar para o meu Homero
"Os Sofrimentos do Jovem Werther" é uma obra clássica da literatura alemã que retrata de forma intensa as emoções e dilemas de seu protagonista, Werther. Escrito em formato de cartas, o romance nos permite entrar na mente do jovem protagonista, que se apaixona profundamente por Charlotte, uma mulher comprometida com outro homem.

A narrativa é uma jornada emocional que explora temas como amor não correspondido, desespero, solidão e a luta interna de Werther para lidar com seus sentimentos intensos. A escrita de Goethe é cativante, e ele descreve com maestria as nuances das emoções humanas.

Embora a história seja marcada por uma tragédia inevitável, a beleza da prosa de Goethe está em como ele nos faz refletir sobre a natureza do amor e da paixão. "Os Sofrimentos do Jovem Werther" é uma leitura impactante que continua a ressoar com os leitores, explorando a complexidade das relações humanas e as profundezas do coração humano.

Este clássico da literatura é uma experiência literária rica que mergulha fundo nas emoções humanas e continua a ser relevante mesmo séculos após sua publicação.

Aylane Nunes 29/09/2023

Nao tive muita paciência...
Entendo essa obra ser um classico mas p mim nao rolou. Não tive paciência e vou desapegar pra quem curte esse tipo de narrativa...

juju queen 29/09/2023

Os Sofrimentos do Jovem Werther
Simplesmente maravilhoso. Chocante, porém maravilhoso. Desde que ouvi falar do fenômeno trágico que esse livro motivou na Europa, tive muita curiosidade em ler; não me arrependi. O livro é tão fluido que nem sequer parecer ter sidi escrito no século 18. Eu estou sem mais palavras, muito bom e muito bem construído para um livro tão curto; sem dúvidas, favoritado

gabriela cardoso 28/09/2023

Os sofrimentos do jovem werther
comecei esse livro sem expectativa nenhuma e me surpreendi, estou fascinada com goethe. intercalei entre duas edições e arrisco dizer que prefiro a tradução da l&pm, na edição da antofágica dão prioridade ao design, vira quase uma edição de colecionador para exibir na estante, intocável. me senti mais confortável e compreendi melhor o que estava lendo na edição da l&pm, mas são gostos e gostos. werther me entreteu bastante e mesmo sendo um livro dramático me rendeu boas risadas com todo seu drama de um jovem que seria considerado um "emocionado" nos dias de hoje. não é um livro pra qualquer um e entendo que muitos podem odiar a história, é muito 8 ou 80, ou você ama ou você odeia. deu certo pra mim e acredito que vale a pena dar uma chance para werther.

Morgan 28/09/2023

Quando fiquei sabendo desse livro, foi quando descobri sobre livros clássicos, aí fui pesquisar no Google, e descobri sobre o "Efeito Werther", o que me fez querer ler mais ainda, mas não achei que estava preparada, o que assim me fez ler outros livros, até ter uma certeza que estava preparada para ler após anos e valeu a pena.

O livro é incrível, simples, com diálogos simples, mas cheio de camadas, tendo a certeza que vou ler daqui a alguns anos de novo.

Ele é dividido em duas partes, a primeira conta como o Jovem Werther conheceu a Lottie e em como ele vai se apaixonando por ela ao longo dos meses.

No segundo vemos a melancolia e em como ele vai caindo em desgraça com tudo que vem acontecendo, é um livro bonito, mesmo com um final trágico, já que em nenhum momento ela disse que não o amava.

A edição da Penguin, é uma leitura mais fácil, mais elaborada e cheio de notas, gostei de ler mais o livro por essa edição, mas os três últimos capítulos, gostei mais da antofágica, era mais bonito.

"Mas, claro, ser incompreendido é o destino de cada um de nós"

Morgan 28/09/2023

O livro é incrível, simples, com um diálogo também simples, mas um clássico não é só um clássico por ter uma leitura difícil. É um livro cheio de camadas, que faz com que a gente pense muito sobre ele. O que me dá vontade de ler de novo a alguns anos, quando eu tiver uma cabeça de uma pessoa mais velha e com uma bagagem de leituras maior.

O livro é dividido em duas partes, a primeira é onde conhecemos o nosso protagonista, o Werther, que não é mais um adolescente, mas um homem, com uma boa condição, ele conhece a Lotte, por um acaso, devido a uma amiga, já que iriam para um baile, o que acabou se apaixonando pelo jeito dela, principalmente ao longo dos meses que foram se passando. Nessa parte ainda conta que ela está comprometida, com um homem de posse, o que faz a gente pensar que ele poderia ser ruim com ela. Já que muitas vezes o Werther quer simplesmente odiá-lo, mas ele é bom, considera o Werther como um amigo, o que deixa a situação ainda mais triste.

A segunda parte, conta como toda essa situação o Werther tem que lidar, já que é uma melancolia exacerbada e fazendo assim a amizade dele com a Lotte ser um tanto complicada, já que isso começou a incomodar um pouco o Albert, muitas vezes o Werther lida com isso como uma solidão e vitimação muito grande, o que muitas vezes até senti uma raiva dele. Mas da para entender, o amor romântico da Lotte não era correspondido, mas ela o amava, sentia por ele. Sua morte é trágica e difícil, mas mesmo assim, fez com que o livro tivesse sua complexidade e exatidão.

Essa edição, da Antofagica é um pouco mais complicada de ler, por ser um texto mais coloquial, o que me fez voltar muitas vezes a leitura, porque me senti um pouco perdida, mas acabou que mesmo um tanto complicado, deixou o texto com uma estrutura e um jeito muito bonito de ler.

"Entregar-me por voce! Eu morreria corajoso, alegre se pudesse restabelecer para voce a paz, o regozijo da sua vida."

Maylana.Spricigo 27/09/2023

Gostei muito da primeira parte do livro, pela contemplação da natureza e algumas reflexões sobre a sociedade que me surpreenderam por fazerem sentido até hoje.

mas já a segunda parte foi um tanto cansativa. talvez todo o sofrimento prolongado tenha me angustiado.

de qualquer forma, vale a leitura :)

vitor 27/09/2023

Carlota, se tu me quiseres...
Eu esperava tanto desse aqui. Um livro não é um clássico sem motivo. Há alguns trechos mais filosóficos que são muito interessantes, mas no geral o livro é muito maçante, ainda mais pra só 175 capítulos. Ruim e superestimado.

Obs: Não senti pena nem empatia pelo Werther em momento algum (até pelo protagonista de Crime e Castigo eu me afeiçoei), ele me pareceu extremamente narcisista e vitimista. Nos momentos finais senti que ele praticamente culpava a Carlota pelo seus atos e seu destino.

Nina.Law 25/09/2023

Querido, ou melhor, Meu Caro Werther.
A primeira vez que li Goethe, eu tinha 14 anos e 01 real no bolso (preço pago pelo livro em 2017). Lembro da sensação, como se a melancolia que tinha em meu coração tivesse sido extraída e colocada nas páginas do " O Sofrimento do Jovem Werther". Na história eu achei uma cumplicidade tão grande que não esperaria de um clássico alemão de 1774.

Werther foi um amigo na minha adolescência, onde eu sentia demais, pensava demais, onde tudo era intenso ao absurdo. Ao ler seus lamentos, eu pude me indentificar e perceber, que talvez tudo que eu sentia era normal, era humano.

Hoje, com 20 anos e relendo essa obra, eu entendo que aquele sentimento era passageiro; juvenil, mas mesmo assim, essa obra segue comigo, e tamanha é sua importância sobre meu ser, que talvez eu não fosse essa pessoa que sou hoje (mais forte e empática) se não a tivesse lido, a 06 anos atrás.

LuizaSH 23/09/2023

Como eu costumo dizer, não é porque uma obra é considerada clássica, que necessariamente ela é boa.
Entendo a importância desse livro, levando-se em conta a época em que foi publicado originalmente, mas não gostei do enredo.
A obra é escrita em formato epistolar, quer-se dizer, o personagem principal, Werther, narra os acontecimentos em primeira pessoa, em cartas que escreve a várias pessoas, mas, principalmente, a um amigo chamado Guilherme.
Werther se apaixona por uma moça de nome Carlota e aí começa seu drama, pois ela é comprometida com outro homem. Mas é uma choradeira e desespero em virtude dessa relação, não curto esse tipo de narrativa, com gente perdendo o rumo por conta de um relacionamento, ainda mais um que sabiam não ter futuro desde o início. Mais não posso falar, porque correria o risco de spoiler.
Essa edição da L&PM é interessante, pois traz uma introdução sobre o livro e sobre o autor, contextualizando a época em que foi escrito e a importância e influência da obra e de seu escritor. Essa parte achei bem interessante, ajuda a compreender um pouco mais.

dxrksoulx 21/09/2023

Querido Werther...
Simplesmente um dos melhores livros que li esse ano.
Uma leitura cativante e brilhante.
Quem diria que um livro comprado na bienal apenas pela sinopse me proporcionaria tamanho prazer e enriquecimento como leitor.
É por isso que amo os clássicos!
Devo agradecer pelo excelente trabalho da editora Antofágica.

Agora, me deem licença, pois irei ler meu Homero...

jvsherlocked 20/09/2023

Abraço tempestuoso
Finalmente o li e foi como o encaixe perfeito de uma luva a uma mão com frio.

tudo o que tenho a dizer é: obrigada, werther, por, sendo quem fora, ter me acolhido em um momento tão difícil.

sou extremamente feliz de poder ter esse livro na minha estante, de tê-lo rabiscado, marcado e transcrito minhas partes favoritas.
Nyla.yanna 20/09/2023minha estante
Você pode me fazer um resumo desse livro com os plots, e tudo??? Com todos os spoleirs, preciso saber desse livro porque tenho prova sobre ele e não vou ler

Gabriel.Luck 19/09/2023

Simplesmente incrivel e espetacular
Goethe parece fazer tudo aqui; faz um classico romântico mas de uma maneira trágica, traz a tensão entre fidelidade e traição, o drama do protagonista, o espírito jovial dos jovens da época misturado com uma harmonia nas palavras e frases incrivel, cada uma com mais a acresentar a história.
O romance do protagonista embora muito romantico não atrapalha a leitura, ao meu ver, pois intensifica o desejo e esse desejo e posto a ponto de absurdos por ele, neste caso trágico.
Goethe é incrivel espetacular, lembra homero que ele cita tanto, é espetacular como ele cria ações que casa muito bem e dão ora supresa ora tristeza.
Realmente um exelente escritor e um exelente livro para se ler.

Gabriel.Luck 21/09/2023minha estante
Oba, foi mal pela demora, espero que ainda ajude, Basicamente uma obra romantica sobre um jovem que se apaixona por uma mulher e como não pode tela sofre até se matar, o texto principal é feito pelas cartas de weter para um amigo onde ele descreve seu amor por lotte, uma mulher comprometida que esta para se casar. a primeira parte é wherter descrevendo o amor que sente por lotte, e que em algumas linhas diz ter certa angustia por não ter esse amor, na seguda parte ele sai para uma viagem para esquecer lotte, mas acaba por ser desagradavel: wheter não gostou de niguem, e acaba por em uma festa ser totalmente desprezado pelos outros por não se bicar com niguem e todos desconfiarem de wheter e lotte, wheter volta e fica cada vez mais com lotte o que gera um desconfoto ate o casal se afastar do protagonista, nisso fica cada vez mais angustiado até chegar uma noite onde vai a casa de lotte quando niguem mais esta e acaba lendo uma historia para ela, que a faz ficar sentimental e wheter aproveita e lhe rouba um beijo, o que a deixa envergonhada e wheter em estado de anima, depois wherter é expulso e nunca mais pode vela, então decide ele viaja para longe, e pede uma arma para albert, o marido dela que não sabe de nada, e usa a arma para se matar, uma morte lenta e dolorosa, na 3 parte um editor conta os pormenores da morte de wherter que eu já disse, lotte acaba muito triste e se sentindo culpada por ter traido seu marido, mesmo não querendo. a obra retrata o jovem goethe que tambem se apaixonou, vele a nota que ao longo da historia o protagonista passa a se decepcionar com a vida, como na festa, quando uma homem mata outro por amor uma a uma mulher e wheter tenta ajudalo, e quando tenta entrar na vida politica, mais depois da festa desiste. uma historia de amor qur acaba em desastre, o diferencial dela é goethe e sua narrativa bem desenvolvida e harmonica.... com certeza devo te errado uma palavra ai, mas espero que de pra entender

Nyla.yanna 21/09/2023minha estante
Muito obgdd mas já fiz a prova hojeee sobre esse livro, acho q fui bem

Alice 19/09/2023

Jovem Werther
Romance epistolar em que o jovem Werther conta ao amigo Wilhelm a história de seu amor impossível pela bela Charlotte, prometida em casamento para outro. De temperamento sensível e artístico, ele não ...