Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Tatinha 24/02/2024

Muito bom! Adorei o estilo do livro: as cartas e em meio o outro narrador contando sobre o personagem! Gosto do estilo romântico, ainda mais quando a leitura fica fluida!

rafa 23/02/2024

Os sofrimentos do jovem werther
Sobre essa leitura, nada me resta dizer, somente que werther sofreu por não ter um amor correspondido. Lotte se mostra como uma mulher extremamente amorosa e cativante e werther se encanta por ela de primeira, mas sofre justamente por a mesma já estar casada, então nada lhe resta se não se lamentar por não poder ter sua amada para si. Conforme a narrativa avança, se percebe que o mesmo cada vez mais se afunda em uma tristeza inconsolável e cada vez mais se vê sem rumo, sem ter a quem ele possa de recorrer. No final, sabemos bem a o que ele recorre.

Leyla 21/02/2024

Releitura que amei!
Uma releitura que espero anos para fazer. li a primeira vez com 14 anos e fiquei fascinada! de certa forma esse livro abriu caminho para o meu amor por clássicos, tudo nele é intenso, e penso que é um livro para pessoas sensíveis que estão de coração aberto para o jovem Werther. Um curtinho clássico, de fácil leitura e enredo envolvente. Como não se emociona com as polícias apaixonadas do protagonista, como não se compadece por seu sofrimento sem fim e seu destino trágico eminente, enfim, é aquele tipo de livro pra ler a vida toda e se identificar com o personagem em vários aspectos.

Marcelo1415 18/02/2024

Realmente sofrimento
Em um compilado de cartas para seu melhor amigo; Werther retrata sensibilidade e muito romantismo, sofrimento diante da paixão obsessiva por Lotte. A qual já está prometida a outro.

Naclara 17/02/2024

Os sofrimentos do jovem Werther
" Sim, de fato, sou apenas um andarilho, um peregrino sobre a terra! Vocês veem algo além disso? "

Esse livro é meio diferente dos outros que já li. O Werther, que é o protagonista, conta sua vida em forma de carta para um amigo seu. Ele fala sobre suas viagens, sentimentos, acontecimentos e pessoas que ele conhece. Ele é um homem que viaja e que tem muita paixão por tudo o que faz. Ele literalmente ama demais, com intensidade demais, tudo é todos.

Ele fala sobre suas viagens para esse amigo, e em uma delas, ele conhece a Lotte, que vora a dona do seu coração. Tudo começou como uma amizade linda deles dois. A família dela o amava e eles eram muito amigos, mas, com o tempo (nem tanto assim), foi virando algo mais. Ele se apaixonou por ela. E, como falei, ele é um homem que ama demais.

No começo, ele falava sobre suas viagens, depois passou a falar sobre seu amor por ela, no começo, lindo, mas só até ele ver que era uma coisa impossível, já que ela tinha um noivo. Ela estava com outro homem.
Como um homem que sente demais, não da nem pra imaginar o quão grande e intenso foi o que ele sentiu.

Eles ainda passaram um tempo somente com a amizade, mas nosso Werther sofrendo o tempo todo. Como seria o sentimento de estar perto de alguém que você ama, conviver com aquela pessoa, e ainda assim, mesmo do seu lado, você não poder estar realmente com ela. Por isso o nome, "Os sofrimentos do jovem Werther". Complicado, intenso e doloroso.

" Tenho tanto, e o sentimento por ela enlaça tudo, tenho tanto e sem ela tudo vira nada para mim. "

Freddy Bacus 17/02/2024

Depressão
Que livro fantástico, em forma, em conteúdo, em tudo.
Criamos uma cumplicidade bizarra com o Werther, hora que lemos as cartas dele diretamente, mas mesmo assim, não acreditamos muito nele, pois lemos só aquilo que temos contato. O que deixa um acesso a personagem super interessante, principalmente quando montamos a Lotte em nossa cabeça.
A tensão e depressão do texto vem numa crescente ao longo de todo o livro, e isso só cresce e angustia os leitores também, não só o pobre Werther. É impressionante o quão antigo é esse texto, mas o quanto ele ainda se apresenta contemporâneo. É entendível as ondas suicidas após seu lançamento.
Mas o livro é uma perfeita radiografia do platônico, do sofrimento e das questões suicidas. Muito bom, ótima leitura.
Ps: essa edição é linda de morrer.

Cris 14/02/2024

14.02.2024
Que livro! Uma história reflexiva onde o jovem Werther, por meio de cartas a seu amigo e confidente Wilhelm, relata todas as suas angústias e anseios sobre sua vida, principalmente sua paixão por Lotte. Mesmo sendo ela uma mulher comprometida, Werther não a deixa de visitá-la e passar o maior tempo junto, no entanto, a amizade que tinha com seu marido estremece e ele tenta se afastar por um tempo. E assim o leitor acompanha esse dilema todo que está na consciência de Werther e como isso tudo vai terminar. Muito bom!
CPF1964 14/02/2024minha estante
?????

Rute.Severo 12/02/2024

O puro suco do romantismo
Através da jornada emocional de Werther, somos imersos em um turbilhão de sentimentos intensos, onde o amor não correspondido e a busca por autenticidade são temas centrais.

Werther personifica o romântico, mergulhando em suas paixões de forma fervorosa e desmedida, desafiando convenções sociais e buscando uma conexão profunda com a natureza e com sua própria alma.

A obra transcende o individual para tocar em questões universais sobre a condição humana, capturando a intensidade e a beleza, mas também a dor e a tragédia inerentes à experiência romântica.

Maria.Cecilia 11/02/2024

Consternação!
Os sofrimentos do jovem Werther, do célebre Johann Wolfgang Von Goethe, escrito em 1774, é uma obra clássica e romântica sobre um jovem intenso e problemático que não consegue se socializar e depois de conhecer a bela Lotte, se apaixona perdidamente, mesmo sabendo que a donzela é prometida a outro cavalheiro, Albert.

Escrita no estilo epistolar, narrada em primeira pessoa, a obra mostra as dificuldades de se integrar numa sociedade de castas e preconceitos no final do século XVIII, na Alemanha.

Esse livro foi banido em várias cidades alemãs, dinamarquesas e italianas por ser considerado precursor e causador do chamado Efeito Werther, uma onda de suicídios que varreu a Europa.

Confesso que ao final do livro senti muita consternação, mas não mais que isso. Jovens influenciados sempre existiram e sempre existirão, mas não é culpa do livro, por certo!

Eu sou Cecilia Lorca, professora aposentada e escritora apaixonada!

Erebin 10/02/2024

??
Fico extremamente feliz quando um livro excede minhas expectativas. Esse foi o caso de Os Sofrimentos do Jovem Werther, apenas Werther na edição que peguei emprestada.

Esperava ler um textos em hieróglifos e com linhas de pensamentos tão complexas que meu cérebro derreteria antes de bater a capa (traumas). Bem longe disso, Werther foi um deleite de ler. Faz certo sentido, já que na maior parte do livro ele está tentando comunicar seus sentimentos ao seu amigo, Wilhelm, por meio de cartas.

Werther possui uma visão concisa e poética, muito bonita de acompanhar. Você se joga junto a ele em sua paixão perdida por Charlotte e como a presença da jovem em seu coração o faz encarar um mundo sob as lentes do romantismo.

12 de agosto, 1771

"Ai daquele que observa e diz: 'Que tola! Se tivesse esperado, o tempo agiria, o desespero se acalmaria, ela encontraria logo outro para consolá-la'. É a mes ma coisa que dizer do doente: 'Que idiota, está morrendo de febre! Se esperasse até suas forças se recuperarem, seus humores melhorarem, o tumulto de seu sangue se acalmaria. Tudo terminaria bem, e ele estaria vivo até hoje"

[...]

"Amigo -- exclamei --, o ser humano é o ser humano. Por mais refinado que seja, isso de nada lhe vale quando a paixão começa a agir, violando as fronteiras do bom-senso. Muito pelo contrário... Outro dia continuamos a conversa"

[...]

"Neste mundo não é com facilidade que uma pessoa compreende seu semelhante"

"Esta noite, abracei-a, apertei-a firme contra o meu peito e cobri de infinitos beijos seus lábios tremulos de amor. Meus olhos mergulharam na volúpia de seus olhos. Meu Deus! Mereço punição por tentar reviver, já acordado, esses momentos notur-nos tão plenos de felicidade?"

"Nenhum padre o acompanhou".

regueira0 09/02/2024

Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe
"O que é o homem, o aclamado semideus! Mas não lhe faltam forças justamente quando mais precisa delas?"