Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Tutu1301 19/01/2024

Uma história comovente porém com defeitos
O romance de Goethe é provavelmente a referência máxima do romantismo. Como sempre fui amante do romantismo, resolvi dar uma chance. Sendo meu primeiro romance epistolar, fiquei surpreso com a velocidade que conseguimos ler ele. Uma história cativante de um garoto com paixão não correspondida. Goethe tem um talento fascinante em descrever sentimentos. Porém, a sua dificuldade é em deixar a narrativa interessante para o leitor, em momentos de descrição da vida do personagem, das mudanças, dos trabalhos? Senti um verdadeiro tédio e uma vontade de pular estas partes verdadeiramente insuportáveis. Com um início promissor, um meio desolador e um final devastador, Os sofrimentos do jovem Werther é uma obra simples mas com uma profundidade grandiosa. Obra essa que choca sua época e abre caminho para futuros autores como Lamartine, José de Alencar, Byron, Musset entre outros milhares de românticos ao redor do mundo, que se inspiraram da paixão intensa e devoção pela natureza de Werther para construir obras monumentais. Entretanto, uma obra essencial que permanece no panteão da literatura e para sempre será lembrada.

Pandora 18/01/2024

Contém passagens do livro
“‘Ou tens alguma esperança em relação à Carlota, ou não tens’, dizes tu. ‘Bem, no primeiro caso procura realizá-la, alcançando êxito em relação a teus desejos; no segundo, faz das tripas coração e livra-te de um sentimento que acabará por consumir as tuas forças…’ - pág. 50

É isso! Palmas para o Guilherme, melhor personagem, lúcido e amigo.

Sei que este é um livro polêmico que divide opiniões, especialmente em relação à personalidade e atitudes do jovem Werther, e sim, ele é uma mala sem alça, mas o livro é tão mais do que isso! As cartas ao amigo Guilherme tratam sim, das dores de amor do nosso protagonista, mas também de filosofia, política, sociedade, crenças, questões de classe, relações humanas.

Na página 53 (Edição da Folha de S. Paulo, Coleção Grandes Nomes da Literatura), por exemplo, Werther e Alberto, seu rival, discutem se certos atos são condenáveis ou não. Na página seguinte, Alberto defende a racionalidade e a sensatez, enquanto Werther afirma que “todos os homens extraordinários que levaram a cabo alguma coisa grande, alguma coisa reputada impossível, desde sempre foram declarados ébrios e dementes…”

Em uma ocasião em que jantava em casa de um conde onde a nobreza vizinha estava reunida, ainda que tivesse certas posses - uma vez que havia viajado, de início, a fim de cuidar de questões de herança para sua mãe - foi discriminado pelos outros convidados a ponto de ser convidado a retirar-se por aquele mesmo que o convidou! Sim, sempre haverá aqueles que se julgarão acima de outros.

E quanto aos componentes do triângulo amoroso? As atitudes de Werther, sua presença insistente, que chega a irritar até mesmo o pacato Alberto? Totalmente compreensível. Mas teria Alberto facilitado, ainda que inconscientemente, o ato de Werther? E Carlota, que após ter se acostumado à presença do apaixonado amigo refletiu “que o desejo secreto de sua alma era conservá-lo para si, mesmo se logo a seguir repetiu que não podia, não devia conservá-lo”? Era só a educação e a amizade que não permitiam que o afastasse ou o enlevo de sentir-se amada, ainda que nunca fosse corresponder?

Enfim, várias questões.

Gostei mais do livro na primeira metade, talvez porque na segunda, quando após um tempo afastado de Carlota - e quando teve outros interesses e distrações, incluindo a senhorita de B, que ele julgava parecida com a amada -, Werther vai se tornando mais e mais invasivo e inconveniente, deprimindo-se a cada dia. A narrativa torna-se, então, mais arrastada e pesada.

Mas gostei!!! Tantos anos ouvindo sobre Goethe e suas obras e ainda não havia lido nenhuma! Está dada a largada.

Brunna 18/01/2024

Puro suco do ultrarromantismo
?O sossego da alma é uma coisa maravilhosa, assim como o contentamento consigo mesmo.?

É um livro bem rapidinho de se ler, mas por conta da rotina demorei bastante e acho q isso impactou um pouco a minha experiência de leitura. Ademais, é um livro muito bom, e realmente é um livro característico do romantismo. Werther, Werther? um dos últimos românticos.

Aissa.Mirelly 18/01/2024

Se eu gostei da leitura de uma pagina sequer, ainda foi muito. achei um pouco confuso à construção do enredo, da sequência dos acontecimentos entre outras coisas.

judeneuve 15/01/2024

Esse livro não é sobre um amor frustrado
Nem sobre amor não correspondido, nem sobre a dor de amar e não ser amado, nem sobre as desilusões de uma paixão. O livro, sim, é um retrato detalhado das dores e prazeres de ter uma alma irremediavelmente sensível.

Descreve de forma fidedigna o olhar, os sentidos, sentimentos e, claro, os sofrimentos de quem, por acaso ou zombaria do destino, nasceu dotado de tamanha sensibilidade para a arte, a natureza e os afetos.

O melhor livro que já li em toda a minha vida.

Iasmin 15/01/2024

Detesteikkk
Nada contra eu entendo o que o livro quer mostrar porém o personagem é muito pedante e difícil de gostar.
Eu vejo que teve um esforço do autor se mostrar o quanto o cara ficou descompensado das ideias e tal e isso eu gostei. Todo o resto do cara nunca superar uma paixão e pior o povo deixar ele manter essa paixão frequentando a casa da mana.... muito paia.

LOLAtrancy 14/01/2024

Edição perfeita
Eu amei esse livro! Wherter é bastante profundo e nutre uma conexão incrível com a natureza. Uma pena que seu final tenha sido trágico.

Setim 14/01/2024

Desculpe meu jovem Werther
Fingirei que esse não é um clássico literário e cometerei várias blasfêmias contra esse livro sem culpa.
Em primeiro lugar, tal qual Dona Hermínia fazendo terapia em grupo, devo dizer para Werther transferir todo o seu patrimônio e títulos de nobreza ao o meu nome, para que assim, ele possa ficar endividado, sem tempo para pensar e para escrever cartas; e, dessa maneira, dar uma guinada sua vida.
Em segundo lugar, eu peguei esse livro para ler enquanto eu estava sofrendo por amor e, mesmo assim, chegou umas partes da história que a lamentação era tão excesiva que eu mesmo estava querendo ir lá matar o personagem para essa história acabar logo.
Em terceiro lugar, de misericórdia, pelo menos eu consegui entrar em contato com uma obra literária que não passou pela mão pesada do mercado editorial contemporâneo e, dessa forma, o autor teve a liberdade criativa de escrever sem ser obrigado a se encaixar em fórmulas (quase matemáticas de tão limitadoras) para publicar seu livro. Esperançosamente, continuarei buscando obras em que essa liberdade tenha sido melhor utilizada.
Ps.: Nunca vou me torturar lendo de novo, mas até que deu para grifar bastante.
anna2978 14/01/2024minha estante
KKKKKKKKKKKK adorei, eu to amando o livro mas realmente, ele vive um white girl problem versão séc. 19

Silas Maciel 13/01/2024

Ah Wilheim, que coisas esse meu coração não me leva a sentir
A todos que não compreendem os sofrimentos de Werther, minhas condolências. Muitos pensam sentir coisas, mas não sentem o que pensam. E os que sentem, sentem sem pensá-lo.
judeneuve 15/01/2024minha estante
??

Alessandra.Adams 13/01/2024

"...e todo esse deleite não consegue bombear uma gota sequer de felicidade do meu coração para o cérebro, e esse homem
todo fica diante de Deus como uma fonte seca, um balde furado.
Muitas vezes me joguei no chão e pedi a Deus que me desse lágrimas, assim como um lavrador pede chuva quando o céu está pesado sobre ele e a terra, sedenta."