Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Bryan54 10/01/2024

O que faz um homem feliz... Pode se tornar fonte de tristeza
Não foi tanto eu quem escolhi esse livro, ele quem me escolheu. O fato de conhecermos diversas narrativas e personagens como Werther não torna o amargo sabor do amor não impossível mais tragável, pelo contrário, eleva a história e reflexões a um patamar mítico e universal, como se afetasse a quase todos as pessoas em algum momento de suas trajetórias. Para alguns como Werther, espelho da mocidade eufórica e passional, suas guerras interioranas poderiam servir as teorias futuras Freudianas sob id x superego (supressão dos desejos pelas convenções sociais) como um excelente ponto de vista pelo qual se pode contemplar essa trama tão antiga.

Goethe conta uma história que todos conhecem bem, e sua genialidade como escritor não é afetada pela previsibilidade da narrativa.

Oh Werther, o Hércules da literatura Romântica!! Livro dedicado aqueles que estão preparados para alguns prazeres e dores, que só o amor pode oferecer de forma tão divina quanto nefasta.

giandon_vika 10/01/2024

Que livrinho..
Semore quis ler esse livro justamente pela fama dele. Amo o melancólico, a tristeza, todo tipo de arte que deixa aquela névoa no coração, a incerteza de que você irá sobreviver após o baque.
Li e minha opinião é: protagonista completamente incel. Insuportável. Ridículo. É o tipo de livro que só poderia ter sido escrito por um homem mesmo...

Bruwres 09/01/2024

Extraordinário e Assombroso
É, há muito, meu livro favorito.
Não consigo expressar as cores que as palavras desse livro despertam em mim.
Goethe quando sonhou em escrever esse livro, sentia, com certeza, muitas coisas diferentes e sem conseguir expressar em palavras curtas foi atrás de expressar em uma história terrivelmente triste.
Já vi outras resenhas que não consideram esse clássico um bom livro, que acham o Werther intenso demais e até um pouco chato, tal qual uma criança birrenta. Mas eu não.
Eu gosto da construção, gosto que pude sentir, e como senti.
Poucos livros conseguem manter um sentimento por tão longo tempo, reflexões profundas demais pra se ler e não pensar um pouco.
Eu recomendo esse livro pra quem não gosta de livros superficiais, livros rasos de sentimentos que só mais narram algo do que transmitem.
Nota 1000/10

obs: foi o pior posfácio que eu li em toda a minha existência.

floyde14 09/01/2024

Para meu querido Werther
Este livro me foi recomendado pela minha antiga parceira, jurei um dia ler ele e hoje eu o fiz. Eu tinha grandes expectativas em relação a ele, acho que a maior de todos os livros que li e essas expectativas foram supridas. No começo parece ser entediante a história e sem muito sabor, óbvio eu esperava sofrimento do começo ao fim, mas o livro te entrega esse sabor ao fim. Werther é um rapaz impulsivo, apaixonante, animado e entregue. De começo é difícil entender o que o livro quer mostrar sobre essa persona e no decorrer vemos um pobre homem não correspondido? Só sei que as sensações e experiências pelas quais o Werther passa são puras e verdadeiras, simplesmente dor, sofrimento, angústia e melancolia. Este livro consegue transmitir bem essas sensações e principalmente pessoas que passaram por isso, me identifiquei perto do fim da história com todo o mix de sensações e desejos que ele sentia. Acho que acabei lendo no melhor momento, onde realmente consegui sentir tudo tão aflorado quanto ele, às vezes é doloroso e parece uma sentença, entretanto acabei me aliviando ao ver, infelizmente, o Werther na minha pele. Adeus minha Lotte.

Paloma38 07/01/2024

Os sofrimentos do jovem Werther
Sem palavras para descrever essa leitura?
Uma história única/profunda. Não acho que seja um livro para qualquer pessoa. Não só pelos gatilhos mas acredito que nem todos irão compreendê-lo.
Senti muita empatia pelo Werther, alguns pensamentos iguais aos meus, sentimentos também. Fiquei completamente emotiva com essa leitura por já ter passado por problemas que o personagem possui e me arrancou lágrimas no final. Estou completamente apaixonada por esse livro, apesar do trágico final?

Carol Passinho 07/01/2024

Os Sofrimentos do Jovem Werther
Essa foi minha segunda tentativa de leitura deste livro e minha vontade durante toda a leitura era falar para o protagonista aquilo que Lotte o disse : " Seja um homem! Supere este apego triste por uma criatura que nada pode fazer além de ter compaixão por você."

Maríllia 07/01/2024

Primeiro do ano!
Comecei esse ciclo de 2024 bem.
Li poucos clássicos na vida e esse é bem mais fácil. Escolhi ele por causa de uma série na netflix e não me arrependo. A leitura dele é fluida, tranquila e deixa o leitor com uma certa curiosidade.
Por meio de cartas, o autor consegue passar bem toda a paixão que ele sente por Lotte e como isso impacta profundamente a vida dele. Definitivamente, um dos melhores livros sobre amor que já li.

Teste de leitura 06/01/2024

Muito Bom!
A obra é baseada em fatos reais, isso é o mais impressionante, no entanto eu esperava mais da obra.
O inicio é meio truncado, por ser cartas de Werther com um suposto Guilherme, no entanto, temos acesso apenas as cartas dele. Guilherme, que é um amigo próximo da família.
Na segunda parte do texto temos uma pequena narração para encurtar e direcionar a segunda parte da história, o que foi bem bacana.
A morte foi bem tratada, mas achei que poderia ter sido melhor desenvolvida.
Acho também que teve uma enrolação desnecessária em alguns momentos da obra, principalmente quanto a reprodução de um texto enorme que fazia menção à uma história semelhante a vivida por werther e sua amada.
Por fim tem alguns momentos e frases interessantes, a obra é um passeio a mente atormentada de um jovem que se empolga demais em amar uma mulher comprometida e que não consegue limitar os seus impulsos. Me pareceu um pouco quanto exagerado algumas passagens, mas notamos que a mente humana é capaz de muita coisa.

Por fim ressalto que vale a pena a leitura :)

Lucas Ferreira 06/01/2024

Muito Bom!
Eu esperava mais da obra. O inicio é meio truncado, por ser cartas de Werther com um suposto Guilherme que é um amigo próximo da família, e, que infelizmente não contamos com a parte deste na história, apenas relatos de Werther, na segunda parte do texto temos uma pequena narração para encurtar e direcionar a segunda parte da história.
A morte foi bem tratada, mas achei que poderia ter sido melhor desenvolvida.
Acho também que teve uma enrolação desnecessária em alguns momentos da obra, principalmente quanto a reprodução de um texto enorme que fazia menção à uma história semelhante a vivida por werther.

Captain1 06/01/2024

?Está decidido, Lotte?
Meu primeiro contato com alguma obra do Goethe. E, nossa. Que experiência.

Tive que mudar minha resenha.
Os sofrimentos do jovem Werther conta a história de um homem com um amor ?não? correspondido, Werther se apaixona por uma mulher noiva. Mas, é mais do que isso, há ali histórias sobre a falsa moral, corrupção e de alguma forma, tudo ligado as passagens de tempo da natureza as quais ganharam grande importância para mostrar o que se passava dentro dos personagens.

Poderia ser o ?O sofrimento?, mas ao ler vi que SOFRIMENTOS cabe melhor, sabe? Essa luta interna do personagem que corrói ele, em que, diversas vezes admite que a culpa é dele e sabe que não irá ter melhoras. O Werther um romântico incurável, mesmo que a sombra e o peso estejam ali em suas palavras aos olhos dele tudo é amor, é coragem, paixão - coisas essas que são ditas por outros personagens para ele - a morte dele em si, o trágico fim, é alimentada e romantizada diversas vezes levando o personagem a crer que era a única saída - isso se chamou na época de efeito Werther, ondas de suicidio.

Há uma parte, em que eles olham pela janela, a tempestade havia passado, ela o olha e diz ?Klopstock!? - Foi minha parte favorita, acho que porque naquela época para as pessoas que liam a literatura possuía uma referência igual quase como a bíblia, então quando Lotte disse ?Klopstock? todos de alguma forma puderam entender o que se passava entre eles. Eu achei isso um detalhe muito bom.

Sabe, há tanta paixão, tanta dor, e ele estava ciente de tudo. E talvez, por isso doesse mais, porém, ele tentou e não conseguiu sair de perto, prorrogou o sofrimento. Uma luta interna que atormentou até a coitada da Lotte. Ele basicamente ao final da vida a culpou por uma situação que ele mesmo se colocou desde o início. Goethe ter escrito que Lotte entregou trêmula a pistola para a ?viagem? ao criado de Werther foi um detalhe que mexeu comigo. Sinceramente, tenho mais pena de Lotte do que de Werther, embora eu o consiga entender.

Consigo o entender porque Werther vive um amor intenso e platônico, onde ele acreditou fielmente que poderia viver com Lotte um desses romances bonitos. Consigo o entender porque a desilusão é penosa demais, é castigo e tortura. No caso dele, se agrava pela depressão. É realmente uma ?Desgraça, Wilhelm?.

No mais, excelente leitura.

eloisa 04/01/2024

Bonzinho
é um livrinho curto porém traz uma escrita rebuscada, o que me fez demorar na leitura e querer me matar toda vez que o abria pra ler.
o personagem, em suas cartas, é muito descritivo e sensível, em alguns dos seus monólogos até gostei, porém em outros só senti cansaço e vontade de desistir do livro.
não me conectei e me sensibilizei pelo personagem e os seus sentimentos, eu só queria que o livro acabasse.
o livro traz alguns artigos referente ao impacto da obra no século que foi publicada e o efeito werther, essa parte eu gostei bastante.
theamandafm 05/01/2024minha estante
?eu só queria que o livro acabasse? KKKKKKKKKK não tem discrição melhor!

Maikom.Abreu 02/01/2024

Werther
O clássico de Goethe lança luz em uma discussão nada bem vista, seja à época em que fora escrito o romance, ou ainda hoje na contemporaneidade. Sempre um tabu. Passível de fortes repreensões, como as de Albert a Werther, e, de cancelamento em algumas redes sociais. Aqui vai um spoiler necessário, esta ficção fala de um suicida que fala sobre seus sofrimentos e angustia. Vale ainda lembrar que este livro inaugurou o Romantismo, movimento que se empenhou por meio da arte, literatura e demais meios culturais para evidenciar as emoções, a subjetividade e a individualidade.

Eloisa 31/12/2023

Melancólico
Recebi esse livro de recomendação de uma pessoa que eu gostava. Ele disse que era um dos seus favoritos, então prontamente fui lê-lo. Demorei pra ler, pois de algum modo eu e ele paramos de nos falar. Mas resolvi terminar o que tinha começado.

No geral, foi um dos livros mais melancólicos e de época que já li. Muitas vezes senti certo desdém e indiferença pelo personagem principal, e de algum modo não consegui compreender os seus sentimentos, que por ventura foram o ápice da sua tragedia. Mas bem, apesar de ser uma leitura diferente, ainda sim foi um breve prazer lê-la.