Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

LOLAtrancy 14/01/2024

Edição perfeita
Eu amei esse livro! Wherter é bastante profundo e nutre uma conexão incrível com a natureza. Uma pena que seu final tenha sido trágico.

Julia 14/01/2024

Tudo isso que já falam
Uma obra que é referência pro romance mundial. A gente acompanha a vida sofrida do Werther por meio das cartas que ele escrevia a um amigo: ele é apaixonado por Carlota e tem forte tendência suicida (por isso mesmo há gatilhos). Uma coisa bem sentimental e uma crítica a religião cristã.

Setim 14/01/2024

Desculpe meu jovem Werther
Fingirei que esse não é um clássico literário e cometerei várias blasfêmias contra esse livro sem culpa.
Em primeiro lugar, tal qual Dona Hermínia fazendo terapia em grupo, devo dizer para Werther transferir todo o seu patrimônio e títulos de nobreza ao o meu nome, para que assim, ele possa ficar endividado, sem tempo para pensar e para escrever cartas; e, dessa maneira, dar uma guinada sua vida.
Em segundo lugar, eu peguei esse livro para ler enquanto eu estava sofrendo por amor e, mesmo assim, chegou umas partes da história que a lamentação era tão excesiva que eu mesmo estava querendo ir lá matar o personagem para essa história acabar logo.
Em terceiro lugar, de misericórdia, pelo menos eu consegui entrar em contato com uma obra literária que não passou pela mão pesada do mercado editorial contemporâneo e, dessa forma, o autor teve a liberdade criativa de escrever sem ser obrigado a se encaixar em fórmulas (quase matemáticas de tão limitadoras) para publicar seu livro. Esperançosamente, continuarei buscando obras em que essa liberdade tenha sido melhor utilizada.
Ps.: Nunca vou me torturar lendo de novo, mas até que deu para grifar bastante.
anna2978 14/01/2024minha estante
KKKKKKKKKKKK adorei, eu to amando o livro mas realmente, ele vive um white girl problem versão séc. 19

Silas Maciel 13/01/2024

Ah Wilheim, que coisas esse meu coração não me leva a sentir
A todos que não compreendem os sofrimentos de Werther, minhas condolências. Muitos pensam sentir coisas, mas não sentem o que pensam. E os que sentem, sentem sem pensá-lo.
judeneuve 15/01/2024minha estante
??

Alessandra.Adams 13/01/2024

"...e todo esse deleite não consegue bombear uma gota sequer de felicidade do meu coração para o cérebro, e esse homem
todo fica diante de Deus como uma fonte seca, um balde furado.
Muitas vezes me joguei no chão e pedi a Deus que me desse lágrimas, assim como um lavrador pede chuva quando o céu está pesado sobre ele e a terra, sedenta."

Bryan54 10/01/2024

O que faz um homem feliz... Pode se tornar fonte de tristeza
Não foi tanto eu quem escolhi esse livro, ele quem me escolheu. O fato de conhecermos diversas narrativas e personagens como Werther não torna o amargo sabor do amor não impossível mais tragável, pelo contrário, eleva a história e reflexões a um patamar mítico e universal, como se afetasse a quase todos as pessoas em algum momento de suas trajetórias. Para alguns como Werther, espelho da mocidade eufórica e passional, suas guerras interioranas poderiam servir as teorias futuras Freudianas sob id x superego (supressão dos desejos pelas convenções sociais) como um excelente ponto de vista pelo qual se pode contemplar essa trama tão antiga.

Goethe conta uma história que todos conhecem bem, e sua genialidade como escritor não é afetada pela previsibilidade da narrativa.

Oh Werther, o Hércules da literatura Romântica!! Livro dedicado aqueles que estão preparados para alguns prazeres e dores, que só o amor pode oferecer de forma tão divina quanto nefasta.

giandon_vika 10/01/2024

Que livrinho..
Semore quis ler esse livro justamente pela fama dele. Amo o melancólico, a tristeza, todo tipo de arte que deixa aquela névoa no coração, a incerteza de que você irá sobreviver após o baque.
Li e minha opinião é: protagonista completamente incel. Insuportável. Ridículo. É o tipo de livro que só poderia ter sido escrito por um homem mesmo...

Bruwres 09/01/2024

Extraordinário e Assombroso
É, há muito, meu livro favorito.
Não consigo expressar as cores que as palavras desse livro despertam em mim.
Goethe quando sonhou em escrever esse livro, sentia, com certeza, muitas coisas diferentes e sem conseguir expressar em palavras curtas foi atrás de expressar em uma história terrivelmente triste.
Já vi outras resenhas que não consideram esse clássico um bom livro, que acham o Werther intenso demais e até um pouco chato, tal qual uma criança birrenta. Mas eu não.
Eu gosto da construção, gosto que pude sentir, e como senti.
Poucos livros conseguem manter um sentimento por tão longo tempo, reflexões profundas demais pra se ler e não pensar um pouco.
Eu recomendo esse livro pra quem não gosta de livros superficiais, livros rasos de sentimentos que só mais narram algo do que transmitem.
Nota 1000/10

obs: foi o pior posfácio que eu li em toda a minha existência.

floyde14 09/01/2024

Para meu querido Werther
Este livro me foi recomendado pela minha antiga parceira, jurei um dia ler ele e hoje eu o fiz. Eu tinha grandes expectativas em relação a ele, acho que a maior de todos os livros que li e essas expectativas foram supridas. No começo parece ser entediante a história e sem muito sabor, óbvio eu esperava sofrimento do começo ao fim, mas o livro te entrega esse sabor ao fim. Werther é um rapaz impulsivo, apaixonante, animado e entregue. De começo é difícil entender o que o livro quer mostrar sobre essa persona e no decorrer vemos um pobre homem não correspondido? Só sei que as sensações e experiências pelas quais o Werther passa são puras e verdadeiras, simplesmente dor, sofrimento, angústia e melancolia. Este livro consegue transmitir bem essas sensações e principalmente pessoas que passaram por isso, me identifiquei perto do fim da história com todo o mix de sensações e desejos que ele sentia. Acho que acabei lendo no melhor momento, onde realmente consegui sentir tudo tão aflorado quanto ele, às vezes é doloroso e parece uma sentença, entretanto acabei me aliviando ao ver, infelizmente, o Werther na minha pele. Adeus minha Lotte.

Paloma38 07/01/2024

Os sofrimentos do jovem Werther
Sem palavras para descrever essa leitura?
Uma história única/profunda. Não acho que seja um livro para qualquer pessoa. Não só pelos gatilhos mas acredito que nem todos irão compreendê-lo.
Senti muita empatia pelo Werther, alguns pensamentos iguais aos meus, sentimentos também. Fiquei completamente emotiva com essa leitura por já ter passado por problemas que o personagem possui e me arrancou lágrimas no final. Estou completamente apaixonada por esse livro, apesar do trágico final?

Carol Passinho 07/01/2024

Os Sofrimentos do Jovem Werther
Essa foi minha segunda tentativa de leitura deste livro e minha vontade durante toda a leitura era falar para o protagonista aquilo que Lotte o disse : " Seja um homem! Supere este apego triste por uma criatura que nada pode fazer além de ter compaixão por você."