Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Duda 22/08/2022

Os sofrimentos do jovem Werther
Um jovem instável e intenso. Não me surpreende o efeito que esse livro causou ao ser lançado, Werther é um jovem melancólico que se sente deslocado no meio em que vivi.
GiSB 23/08/2022minha estante
Werther era o jovem hemo do século XIX, confere?! Creio que em resumo seja isso. Talvez hoje na sociedade atual o livro não teria tido o alcance e o impacto que teve à época, pois hoje é comum o hemo na sociedade e sua aceitação social. Sem entrar em questões éticas, comportamentais, ou emocionais envolvidas. Contexto histórico-social, para livro e sua respectiva leitura, influencia muito.

CT dos Livros 06/03/2019

Os sofrimentos do jovem Werther
" Esse desejo de mudar de vida não seria fruto de uma insatisfação interior, doentia, que me perseguiria por toda parte? "
O jovem Werther envia cartas ao amigo, referente ao grande avassalador amor que esta vivendo. Nessas cartas relata todo o sofrimento de ter um amor correspondido e não poder desfruta-lo. E a cada olhar, sorriso e ate mesmo um tapa da sua querida Charlotte, Werther, fica cada vez mais apaixonado mesmo ela pertencendo a outro, e cada vez mais desolado, deprimido, angustiado, pelos mesmos motivos. A dor da consciência que nunca conseguirá Charlotte é tão latente, que Werther se mata com um tiro na cabeça.
Esse livro tem várias peculiaridades:
● Publicado em 1774, considerado um clássico mundial, o qual deu início ao romantismo na literatura.
● Ouve um período na Europa em que ele foi proibido em alguns lugares, por causar uma onda de suicídio entre os jovens conhecido como "efeito Wether"
● É uma obra um pouco autobiográfica, pelo fato do próprio autor ter sofrido com um amor assim, e declarar ter matado Wether para viver.
● O livro é todo em formato de cartas.
Esse livro é pra você que como eu, gosta de literatura clássica. A escrita é extremamente poética e apaixonante. Você vai sofrer junto com Wether e acaba entendendo os motivos do seu suicídio.
O autor tem uma escrita linda, tão bem pontuada e vivaz que é simplesmente impossível não se identificar em muitos pontos.
Em algumas partes, trata de pontos sociais, filosóficos e ate religiosos o que só enriquece a alma desse livrão.
E o que mais me admira é ser um livro com contexto fora da nossa época, por ser muuuito antigo, e mesmo assim consegue ser tão atual e tão polêmico ate hoje.
Abordando questão tão importantes de forma poética. É um livro pesado, forte, por todo o emocional que carrega com ele, por isso é tão incrível.
Esse é um dos meus livros favoritos. Daqueles que fazem você refletir durante dias e dias...
" Por maior que seja minha falta de ânimo, ainda tenho forças para prosseguir. "
Avaliação: ★★★★★

site: https://www.instagram.com/p/Bp9psevgEEL/
Pri 02/04/2019minha estante
Spoiler...

Lídia 21/07/2021

Os sofrimentos do jovem Werther também são os nossos
Um livro de beleza admirável. Seja pelas descrições e contemplações do jovem Werther sobre a natureza, seja pela profundidade dos sentimentos por ele expressos.
O jovem Werther nos leva a refletir sobre a vida, sobre os desejos, sobre o amor, sobre a coragem para enfrentar as dificuldades de não possuir o que queremos.
Stelinha5 21/07/2021minha estante
Os mesmos.

Alexandria 20/05/2020

É preciso tempo para entender e dissolver
"Os Sofrimentos Do Jovem Werther" foi o meu primeiro contato com Goethe e um dos meus livros preferidos do ano de 2019, durante esse intervalo de tempo até o chegado momento, eu me vi preparado para falar sobre este livro apenas agora.

Além de bem escrito (de forma bem criativa), o livro com certeza é um marco para o romantismo e para a literatura do Século XVII, apresentando-nos um protagonista apaixonado, mas claramente sofredor com essa paixão. Esse é o ponto onde Goethe mais acerta, pois visto que mesmo hoje os romances ainda são bem populares e diversificados, mas muitos percam nessa humanização do personagem: temos uma trama que envolve romance e drama, temos personagens e temos um conflito, mas não temos uma exploração à fundo dos males que isso pode trazer. Werther a ama, mas sofre demasiadamente por isso, isso é o que Werther tem de melhor ou de pior.
Leitura e . 20/05/2020minha estante
Oii... hora que tiver um tempinho passa no meu Insta Literário, e se curtir me segue lá! ???

@leituraeponto

mreane 19/04/2021

people are dying, honey
O personagem principal é extremamente mimado, depende da mãe, não aceita que ninguém discorde da opinião dele e entra em colapso quando leva um fora. Sei que é um livro antigo e tal, mas o Wherter é um porre. Inclusive por isso que a moça não quis casar com ele.
Nath @biscoito.esperto 28/08/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkk berro, amei, li apenas verdades

Bito Borges 21/09/2020minha estante
Arrasou na crítica. Quero ler!

Cardoso 30/01/2010

eu tentei ler esse livro duas vezes, achei o começo dele muito monotono, mais depois melhoro e melhoro bastante.

adoro livros suicidas *-*
Amanda 11/07/2012minha estante
"Adoro livros suicidas" matou a pau.

Benício 09/08/2021

Desculpem o desabafo. RIP. Camila
Fazem-se 5 anos amanhã que você se foi, Camila, eu nunca recebi uma pancada tão forte como no dia que cheguei à escola e descobrir, que após ler esse livro, você se suicidou. Como eu passei anos tentando intender a amplitude e magnitude de tudo isso. Agora eu compreendo, ninguém nunca vai conseguir se colocar no lugar do outro, empatia não existe, o que você sentia suas dores eram só suas e ninguém poderia se colocar em seu lugar, apenas supomos que doía.

Todos os anos essa é a segunda data mais dolorosa, a primeira foi quando lemos esse livros juntos e conjecturamos um dia nos matarmos e você cumpriu. Sou um covarde e assim como o jovem Wether: sabe Deus quantas vezes vou para a cama com o desejo, até mesmo com a esperança, de nunca mais acordar.

Há tantas coisas trancadas aqui dentro, e o mais o incrível é somo a solidão sempre se apossa dos meus pensamentos quando chega esse dia, todos os anos.

09/08/2016 RIP Camila Deitz!
Benício 09/08/2021minha estante
A todos que leram: Camila foi uma menina meiga de 15 anos que se suicidou após ler o livro, após lermos o livro. Ela se descobriu homossexual e perdidamente apaixonada por sua amiga. Alguém há ajudou a cometer o suicídio, mas nunca descobriram quem foi. Apenas deixou uma carta que foi encontrada debaixo do seu caixão e um vídeo nos deixando.

Beatriz 01/12/2021

A dor de uma carta?
A única coisa que queria dizer sobre este livro é sobre a carta que Werther deixa para lotte, em suas últimas horas de vida ele escreve para ela e pede para que ela fique tranquila, ele diz que aquele era seu destino, ele simplesmente não aceita apenas amá-la de toda sua alma, ele queria o que não podia ter e decide que o melhor para ela era o fim da existência dele próprio. Ganhei esse livro de um amigo muito querido que também me escreveu uma carta na primeira folha do livro. Além de ter uma escrita linda, contar essa história surreal e nos fazer chorar a cada vírgula, esse livro tem um valor imenso pra mim. Super indico, mas tomem cuidado com o efeito Werther!
Paulo 01/12/2021minha estante

Tradução: Mauricio Mendonça Cardozo
Editora: Penguin-Companhia
Gênero: Romance Epistolar
Nota: ????

Aqui conhecemos Werther, um jovem artista que se vê apaixonado por Charlotte e embora saiba que ela já está comprometida, não consegue controlar os próprios sentimentos e impulsos.

Relatando através de cartas ao narrador, Werther descreve seus sentimentos e começa a nutrir uma paixão devastadora que o acaba consumindo, o levando a questionamentos e conflitos internos.

* Há fortes indícios de que a obra tenha detalhes autobiográficos, pois Goethe teve um relacionamento de forte amizade com Charlotte von Stein, casada com outro homem.

Considerado um divisor de águas do romantismo alemão, "Os Sofrimentos Do Jovem Werther" foi um sucesso imediato logo após a sua publicação em 1774, e ainda hoje influencia a cultura moderna e diversas gerações de escritores, promovendo também discussões filosóficas sobre o sentido da vida, sobre os impulsos humanos e suas paixões.

? Este foi meu primeiro livro do Goethe... confesso que esperava uma leitura complicada, e também fui julgando logo de cara por ser um romance epistolar (devido a minha péssima experiência com Drácula)

Mas me surpreendeu!

Werther é poético, doloroso e conforme vai chegando na reta final tudo fica mais obscuro. A escrita é tão profunda que fica claro o conflito interno do protagonista e seu sofrimento.

Mesmo assim é incrível, a beleza do texto é uma das coisas que tornam o livro mais rico (crédito também aos tradutores que fizeram um excelente trabalho)

Quando terminei, percebi que tive o mesmo sentimento de quando li "O Morro dos Ventos Uivantes", principalmente na reta final quando tudo fica ainda mais melancólico.

Um romance trágico mas lindo.
Um clássico que não pode ser ignorado.

Vale MUITO a pena!
Miguel.Moreira 23/01/2022minha estante
Parece ser um livro excelente, vou ler em breve.

Vivi 27/12/2021

Uma leitura para degustar!
Um clássico que faz você observar todos os detalhes da construção do personagem principal, passando por diversos tipos de pensamentos e sentimentos que o levam ao sofrimento e também a outros sentimentos relacionados a conflitos internos, depressão, amor não correspondido, dentre outros. Uma daquelas leituras que vale ler mais de uma vez e a cada leitura novas descobertas e entendimentos.
Patricia.Nobile 02/03/2024minha estante
Iniciando essa leitura.??

Rafael 21/07/2021

A atemporalidade de Werther
Curiosamente, Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) era o poeta preferido de DuBois, o homenageado da última resenha que fiz. A partir dessa admiração literária, aproveito a ocasião para discorrer sobre minha experiência com "Os sofrimentos do jovem Werther", livro escrito pelo referido mestre alemão em 1774.

Após mudar-se para uma "região paradisíaca" (p. 22) e aparentemente interiorana e pouco explorada de seu país, o jovem Werther, protagonista da obra, tem muito a partilhar. Por ser um romance epistolar, o livro é marcado cronologicamente pelas correspondências que Werther troca com Wilhelm, seu querido amigo.

Nas cartas iniciais, para além da rica percepção que Werther manifesta sobre a amizade, é possível observar chamados à contemplação genuína das belezas naturais existentes, à gratidão e, por outro lado, ao desprezo às futilidades e aos interesses menores, como fama e dinheiro, que impõem ao ser uma vida servil e medíocre.

Os sofrimentos para os quais o título nos leva a prontamente observar são vivos! À medida em que cresce a paixão não correspondida de Werther por Charlotte, elevam-se as angústias expressas nas cartas. E sentimos por isso, já que íntimos somos do jovem protagonista a essa altura!

A atemporalidade dessa obra se justifica pelo impacto que ainda hoje pode nos proporcionar ao lê-la, o que faz dela um clássico. À época, quando escrita, foi um produto fiel do "Sturm und Drang" (tempestade e ímpeto), movimento filosófico e literário romântico alemão que valorizou a livre expressão dos sentimentos e da sensibilidade da exploração de novas formas de escrita.

Em razão do desfecho triste e fatal de Werther (suicídio) e de um número alto de registros em igual sentido por todo o mundo, ainda hoje o livro serve de parâmetro para estudos de "efeito de contágio" (indução à prática do ato por meio de uma espécie de imitação) ou "efeito Werther".

Ah, essa edição da Antofágica, com ilustrações do quadrinista L. M. Melite, é fantástica!
Jack 22/07/2021minha estante
O jovem Werther era intenso! ?

KelenDZ 30/07/2022

Razoável
Não gosto de romance melado, e as divagações de Werther para mim foram muito maçantes.
Para mim, Werther era muito chato ?
Manu 04/08/2022minha estante
Pra mim ele era muito chato também! Fico pensando que ele alugava os ouvidos das pessoas que não necessariamente estavam a fim de ouvir as reflexões que só faziam sentido pra ele hahaha

Schlittler 09/12/2010

Me impressionei com o modo em que werther vê o mundo. O modo como ele sente e descreve as coisas, me prendeu atentamente ao livro, levando muitas vezes minha imaginação adentro da estória, fazendo-me com que cada vez mais eu quisesse tentar sentir o que ele exprime.
Excelente, eu não esperava tudo isso, embora desde o princípio eu já imaginava o fim.