Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe




Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther


1495 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcus Oliver 22/07/2020

Sofri e sofreria de novo
Ler este livro foi algo trágico em minha vida, digo a todos: cuidado! Se teme suas emoções, conhecer a si mesmo e entrar em contato com algo preso em seu íntimo que você guarda consciente ou nem sabe... cuidado! Uma leitura profunda, perigosa e deliciosa.
O livro se divide em três partes: duas partes para as cartas de Werther e a última para o editor que traz respostas as lacunas deixas desde a última carta de Werther.
O plot da história não é nenhuma surpresa, mas a riqueza desta história não é seu enredo, mas seu conteúdo de tudo que há na história. Garanto que a história vai ser envolvente e te fará ser o amigo confidente de Werther, amarará Carlota, desejará ser amigo de Alberto e Guilherme.
Que história, meus amigos... que história!
Um clássico indispensável e que relerei em breve.
comentários(0)comente



Lorena.Mireia 16/05/2021

Paixão letal ?
Os sofrimentos do jovem Werther consiste em um romance epistolar que mescla a experiência do autor na sua juventude com a de uma terceira pessoa à sua época.
Werther escreve cartas para seu amigo Guilherme, nas quais relatam a sua paixão desenfreada por uma jovem chamada Carlota.
Nota-se que Werther é um jovem demasiadamente sensível, impetuoso e romântico. Amante da natureza, ele declama com ardor sua devoção às paisagens bucólicas. Todavia, as cores dos mais belos cenários fenecem após a frustração de um amor impossível, uma vez que sua amada pertence a outro homem. Tal desventura o impele a um desfecho trágico e irremediável.
A obra de Goethe reside em um marco do Romantismo e se tornou um divisor de águas na literatura alemã e universal. Uma obra que foi muito contestada pelo seu alto poder de influência e ainda hoje pode ser considerada uma espécie de gatilho para quem anda com o coração dilacerado.
comentários(0)comente



Alessandra.Laine 16/05/2021

Razão e sensibilidade
Trata-se de um clássico da literatura; o livro é uma compilação de cartas e de testemunhos, o que proporciona uma leitura fluida e agradável; minha razão saberia encontrar motivos para justificar a ascensão do livro ao ranking de clássico, mas minha sensibilidade, não ... estou dividida : é um bom livro, com frases filosoficamente marcantes, mas o romantismo meloso me desestabilizou.
comentários(0)comente



Gabriela 29/01/2021

Lindo.
A única palavra que descreve esse livro é: lindo.
Só quem já amou de verdade (sendo correspondido ou não) consegue sentir toda a beleza, a angústia e a dor do Werther. O livro é lindamente escrito, lindamente organizado e lindamente terminado. Ressalto o final, pois é indescritível. Tocou meu coração em todos os momentos.
Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Sassenach 19/01/2021

"Aqui, então, a questão não é saber se alguém é fraco ou forte, mas se consegue aguentar a medida de seu sofrimento, seja ele moral ou físico."
comentários(0)comente



vitor 27/09/2023

Carlota, se tu me quiseres...
Eu esperava tanto desse aqui. Um livro não é um clássico sem motivo. Há alguns trechos mais filosóficos que são muito interessantes, mas no geral o livro é muito maçante, ainda mais pra só 175 capítulos. Ruim e superestimado.

Obs: Não senti pena nem empatia pelo Werther em momento algum (até pelo protagonista de Crime e Castigo eu me afeiçoei), ele me pareceu extremamente narcisista e vitimista. Nos momentos finais senti que ele praticamente culpava a Carlota pelo seus atos e seu destino.
comentários(0)comente



Fulana Leitora 23/04/2013

Resenha feita por Kezia Martins no blog Fulana Leitora: http://fulanaleitora.blogspot.com.br/2012/11/resenha-os-sofrimentos-do-jovem-werther.html
Como descrever esse livro? Só o que me vem à cabeça é: Tocante!

Werther é um jovem vivaz e intenso, cheio de complexidades e paixões. Ah, as paixões de Werther. É o que move seu mundo, a complexidade do ser, suas dúvidas e anseios. Werther procura, incessantemente, por sentido. O sentido da vida, do ser, do existir, do amar. Tudo, por mais banal e simplório que seja, para ele, é um mistério. Ele busca um “algo a mais” em qualquer palavra, ato ou gesto.

“São ilusões o que nos faz felizes?”

Ao ler eu não pude deixar de comparar Werther a uma criança. Sabe aquela fase, por volta dos 5 anos, que a criança quer um “por que” para tudo? Esse é o Werther. Para ele nada simplesmente é, tudo tem um motivo e um propósito, e ele tenta desvendar esses mistérios.
Seu amor por Carlota, tão puro e verdadeiro, é de fazer inveja em qualquer mulher que sonha em ser amada. Werther coloca Carlota em um pedestal e a idolatra. Mas, tal sentimento não pode ser correspondido, pois Carlota está comprometida.

Durante a leitura acompanhamos as numerosas cartas de Werther ao seu grande amigo e confidente, Guilherme. Cartas nas quais ele derrama todo o seu ser e seu martírio, todo seu amor por Carlota que é sua fonte de alegria e tormento. No final só posso dizer que Werther procura por seu sofrimento. Não por querer, mas por que é assim que ele é. Sua mania de procurar sentido em tudo é o que acaba com o sentido de sua vida.
Não vou me atrever a falar sobre o final, tem coisas que nem todas as palavras do mundo podem expressar. Só digo que chorei e chorei e chorei e chorei.
Leia, sinta a intensidade de Werther, e partilhe de seus sofrimentos. Seja, por algumas horas, seu ombro amigo e escute suas lamúrias. Você irá se surpreender.

"A vida humana não passa de um sonho."
comentários(0)comente



Manodirlah 10/03/2022

O amor cega.
Whether é quase um neurótico poeta pelo amor, o amor fisgou ele em um golpe só, e só foi decadência. Whether se expressa tão bem nas cartas que você se sente ao lado dele escutando suas histórias de amor platônico. Foi um amor bem trágico e bem real, infelizmente. O amor nos cega.
comentários(0)comente



Rildery 10/08/2021

Um clássico epistolar
Essa obra ganhou uma edição impecável da Antofágica que sempre capricha em todos os livros. A história é contada por meio de cartas que um jovem depressivo escreve para seu amigo. O conteúdo dessas cartas são repletos de passagens poéticas que relatam uma decepção amorosa/amor não correspondido.
Recomendo muito ?
comentários(0)comente



Sofia 25/04/2022

Uma coisa é certa: não há nada neste mundo que se faça mais necessário ao ser humano do que o amor.
Nesta obra tão marcante da literatura alemã, vamos conhecer o jovem Werther. Um homem que acaba de se mudar para uma vila no interior e está muito encantado com a sua nova rotina e o seu novo ambiente de morada. Em forma de cartas, ele vai contando para o seu amigo mais sobre o seu dia a dia e a sua descoberta de paixão ao encontrar Lotte.

Lotte é uma mulher que já está noiva de Albert, acabou de perder a mãe e agora é responsável por cuidar de todos os seus irmãos mais novos. Werther se vê logo encantado pela moça e entregue a uma paixão avassaladora. Apesar de um carinho e um amor fraterno muito grande, Lotte não corresponde ao amor de Werther e se casa com Albert, dedicando todo seu cuidado e atenção.

Werther, que logo fica amigo de Albert, se vê então desolado por essa paixão não correspondida e o que eram dias lindos e felizes no interior, logo passa a ser uma paisagem bucólica e melancólica, refletindo os sentimentos do nosso narrador. E essa tristeza sem fim vai levar Werther a decidir tirar a sua vida.

Uma obra polêmica desde o seu lançamento, aqui nos deparamos com a beleza e a maestria da escrita de Goethe. A obra que inaugurou o romantismo na Europa é um retrato claro desse movimento. Um amor sofrido, não correspondido e muito doloroso que acaba em uma tragédia. Uma verdadeira obra prima. Amei conhecer Goethe e não vejo a hora de ler mais obras do autor.
comentários(0)comente



Marina 13/03/2022

Esse livro me deu mais de 900 pontos no enem por isso nunca vou esquecer a história

Concurseiros: leiam livros antigos, é ótimo pra por na redação
comentários(0)comente



@ysalemos 21/10/2021

@umalivresca
No livro, temos um conflito muito interessante entre razão e emoção, sendo Werther a personificação dos sentimentos, enquanto personagens secundários exercem a voz da razão. Usando de uma linguagem excepcionalmente bonita e poética ao falar de Lotte, Goethe leva o leitor a se sentir identificado por Werther e ver suas decisões como uma escolha, não por ele ser incapacitado de ver a verdade da situação, mas porque ele escolheu achar o encanto de sua vida em um amor. É por esse e outros motivos que amo esse livro desde a primeira vez que li (e continuo o amar depois de reler).

site: https://www.instagram.com/umalivresca/
comentários(0)comente



alexiaramalho 28/12/2020

28 de dezembro
Eu entendo Werther, seria preciso possuir o talento do maior poeta para traduzir a imensidão desta obra, nenhuma linguagem seria capaz de exprimir... tudo o que eu pudesse dizer seria grosseiro e rudimentar.

Sou completamente apaixonada pela escrita eloquente e poética de Goethe.

"É verdade que o caminho seria mais curto e mais cômodo se não fosse a montanha; mas a montanha existe e é preciso seguir viagem."
comentários(0)comente



Marilack 09/12/2021

Já era pra ter lido
Tenho vontade de ler este livro desde que fiz o ensino médio e a professora de literatura indicou para leitura quando falou do período romântico da literatura. Não o li na época por não ter tido mais interesse, estava focada nas leituras juvenis ?. Eu tenho quase certeza que eu teria gostado como gostei agora, mas gostei de ter lido agora, quando eu pude entender melhor a história.
Mais um para a minha indicação de leituras rápidas. Ouvi o áudio livro no Spotify, mas creio que, mesmo lendo, é um livro rápido, por ter menos que 200 páginas na maioria das edições.
comentários(0)comente



1495 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR