Os sofrimentos do jovem Werther

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Stefânea 29/01/2022

romantismo, apenas pare.
me mata, romantismo!

foi assim que me senti durante essa leitura todinha, não vou mentir...

porém, ela também foi incrível!

como uma grande admiradora da literatura depressiva no geral, não sei como deixei esse pequeno fora do meu hall de leituras por tanto tempo.

logo ele, o precursor do romantismo alemão que, literalmente, destruiu vidas e corações por onde passou...

?Tu sabes que não existe no mundo nada tão instável quanto o meu coração.?

essa jornada foi incrível para mim, acredito, pura e simplesmente pelo fato de ter levado tudo no humor.

cada surto de werther por carlotta me arrancou várias risadas, pois o ultraromantismo aqui presente é tão caraterístico que parece ser caricato.

bem aquele das aulas do ensino médio: o mocinho que se apaixona pela mulher perfeita e quer arrancar fora o coração do peito quando ela não pode ser dele.

as interações entre os personagens foi o ponto chave para mim, pois, curiosamente, senti algo de bem barroco nesse livro em meio as divagações de werther sobre a natureza e achei simplesmente um saco.

também adorei as descrições que o autor fez da dor em seu estágio mais instintivo. a dor interna que leva, pura e simplesmente, até a loucura.

todo mundo que entra nessa leitura sabendo sua temática entende o que vai acontecer no final logo de cara, mas ainda sim devorei com gosto cada minuto daquele sofrimento e misto de sensações.

?e eu... saio de casa sem esperança, sem objetivo, e volto à casa como saí?

a dor dele é tão singela que é impossível não ser empático e se apiedar da maldade do mundo. mesmo que no fundo a gente pense que é puta besteira.

entre seus altos e baixos, acho que essa leitura ajuda a chegar naquela conversa boa sobre como cada pessoa sente as coisas de formas diversas e como atos de simpatia podem fazer a diferença se tentarmos.

nunca imaginei que pudesse levar tanto desse livro... espero que as pessoas sigam dando chance para ele e se deliciando com esse enredo.

?Na verdade, se o meu mal tivesse cura essas pessoas o curariam.?

Vitor 24/03/2021

Werther
O fato de Werther ser tão diretamente inspirado na vida do próprio autor traz uma dimensão bem interessante à obra.

Achei cansativo em alguns momentos e exagerado em outros, talvez falte um pouco de Werther em mim para apreciá-los melhor.

GotikaOMG 13/04/2023

? Seria o jovem Werther um tanto quanto egoísta?
ele se embebeda da sua pungente angústia, no seu individualismo e acaba por mergulhar completamente em um estado de loucura dentro de si. Então, mesmo assim, seriamos nós capazes de julgar nosso protagonista "egoista", por experienciar tais sentimentos com tamanho ardor sentenciativo ao próprio tormento de sua alma? seriamos nós capazes de quantificar a intensidade de seu grito visceral frente a seu martírio?

? tu sabes que não escute no mundo nada tão instável, tão inquieto quanto meu coração?

Queria ser capaz de fixar aqui a profundidade singular que foi respirar essa Obra... término essa leitura melancólica por essência...
camsszy 13/04/2023minha estante
passada, irei ler!!

Sofia 25/04/2022

Uma coisa é certa: não há nada neste mundo que se faça mais necessário ao ser humano do que o amor.
Nesta obra tão marcante da literatura alemã, vamos conhecer o jovem Werther. Um homem que acaba de se mudar para uma vila no interior e está muito encantado com a sua nova rotina e o seu novo ambiente de morada. Em forma de cartas, ele vai contando para o seu amigo mais sobre o seu dia a dia e a sua descoberta de paixão ao encontrar Lotte.

Lotte é uma mulher que já está noiva de Albert, acabou de perder a mãe e agora é responsável por cuidar de todos os seus irmãos mais novos. Werther se vê logo encantado pela moça e entregue a uma paixão avassaladora. Apesar de um carinho e um amor fraterno muito grande, Lotte não corresponde ao amor de Werther e se casa com Albert, dedicando todo seu cuidado e atenção.

Werther, que logo fica amigo de Albert, se vê então desolado por essa paixão não correspondida e o que eram dias lindos e felizes no interior, logo passa a ser uma paisagem bucólica e melancólica, refletindo os sentimentos do nosso narrador. E essa tristeza sem fim vai levar Werther a decidir tirar a sua vida.

Uma obra polêmica desde o seu lançamento, aqui nos deparamos com a beleza e a maestria da escrita de Goethe. A obra que inaugurou o romantismo na Europa é um retrato claro desse movimento. Um amor sofrido, não correspondido e muito doloroso que acaba em uma tragédia. Uma verdadeira obra prima. Amei conhecer Goethe e não vejo a hora de ler mais obras do autor.

Rasana 17/05/2023

Diferente
Primeira vez que leio um livro todo feito de cartas? existem partes bem bacanas e fluidas e outras um tanto quanto arrastadas. O personagem principal seria chamado nos dias de hoje de emocionado e verdade é que ele é um tanto passional. O livro não explica o porquê de ele estar sempre longe da família e amigo, mas a falta desse suporta faz toda a diferença em seu desfecho. De forma geral o livro é bem triste e mostra uma realidade atual de muitas pessoas que tiveram seus corações desenganados.

@ysalemos 21/10/2021

@umalivresca
No livro, temos um conflito muito interessante entre razão e emoção, sendo Werther a personificação dos sentimentos, enquanto personagens secundários exercem a voz da razão. Usando de uma linguagem excepcionalmente bonita e poética ao falar de Lotte, Goethe leva o leitor a se sentir identificado por Werther e ver suas decisões como uma escolha, não por ele ser incapacitado de ver a verdade da situação, mas porque ele escolheu achar o encanto de sua vida em um amor. É por esse e outros motivos que amo esse livro desde a primeira vez que li (e continuo o amar depois de reler).

site: https://www.instagram.com/umalivresca/

Leila de Carvalho e Gonçalves 19/12/2020

Cartas Para Eilhelm
Publicado originalmente em 1774, "Os Sofrimentos do Jovem Werther" foi escrito em apenas quatro semanas por Johann Wolfgang von Goethe e, desafiando a passagem do tempo, é considerado como o mais famoso e importante romance alemão.

Sua história remete a banalização da vida e glamourização da morte e foi inspirada em dois fatos reais. O primeiro refere-se ao envolvimento do escritor com uma mulher casada e o segundo ao relato sobre um homem que tirou a própria vida em virtude de uma desilusão amorosa.

Apontado como marco fundamental do Romantismo, sua leitura é uma boa sugestão para compreender esse movimento. Seu texto apresenta com subjetividade e emoção uma paixão platônica de tal forma idealizada, que o desejo de escapismo conduz à tragédia. Em linhas gerais, trata-se da obsessão de Werther por Charlotte, uma jovem comprometida com outro homem.

O livro é narrado através de cartas do protagonista para um amigo chamado Wilhelm, e oferece a perspectiva unilateral de uma história apontada como responsável por uma onda de suicídios na Europa por conta do forte impacto nos "corações despedaçados" da época.

Esse fenômeno, nomeado Efeito Werther pelo sociólogo David P. Phillips, é usado para designar um padrão de comportamento suicida após a divulgação de um suicídio por veículos midiáticos. Um assunto que está relacionado a uma das doenças mais prevalentes no mundo, a depressão, e ambos são abordados na Fortuna Crítica do livro. De autoria do psiquiatra Victor Mera, ?Do Werther Ao Efeito Werther: A Identificação De Um Fenômeno Social? superou minhas expectativas e recomendo não deixar esse texto para trás.

Também não deixe para trás Goethe Um Gênio Universal De Inegável Qualidade, da professora Claudia Dornbush que igualmente é responsável pela tradução do romance. Seu conteúdo, ao apresentar a trajetória de Goethe, oferece ao leitor uma aula sobre o Classicismo e Romantismo na Alemanha.

Ainda há um último texto. O relato de Luisa Geisler, Minha Carta-Resposta a Werther, descreve como ela ainda adolescente, tomou contato com a narrativa e qual foi sua reação. Uma experiência parecida com a minha e talvez com a sua, contudo mesmo que não haja qualquer semelhança, a maneira franca e descontraída a escritora apresenta, irá conquistá-lo.

Enfim, com Prefácio de Pedro Pacífico, delicadas ilustrações L. M. Melite, além de projeto gráfico, capa e diagramação a cargo de Alles Blau, essa é mais uma edição primorosa da Antofágica. Sem dúvida, um dos melhores lançamentos desse final de ano, ideal para compor sua biblioteca e ou presentear. ? ? ??

queridasreticencias 06/11/2021

Sentimentos exarcebados
Prepare seu coração para tanto drama! Werther literalmente morreu de amor. Se deixou levar por um sentimento por alguém que já era comprometida e isso o paralisou. Entretanto, que coração bondoso e puro, era um verdadeiro artista! Não sei o que diria à ele caso fosse responder suas cartas, mas com certeza gostaria de o ter como amigo.

Poli_ 22/08/2021

Amor ou obsessão?
"Por que o que faz o homem feliz pode tornar-se a fonte de sua dor?"

O livro é narrado através de cartas escritas de Werther para um amigo, então temos a perspectiva da história quase integralmente apenas pelos olhos dele. O livro se resume na paixão platônica e supervalorizada que Werther nutre por uma jovem comprometida, e o início dele já prenuncia um final trágico. Ainda assim, não deixa de ser comovente acompanhar essa paixão desmedida de Werther, todas as reflexões e o declínio da sua mente, causado pela frustração desse "amor" impossível.
Libio 23/08/2021minha estante
Ae! Que orgulho, aguardando mais resenhas hehe

Poli_ 23/08/2021minha estante
A pedido de milhares, farei mais kkkkk

vitor 27/09/2023

Carlota, se tu me quiseres...
Eu esperava tanto desse aqui. Um livro não é um clássico sem motivo. Há alguns trechos mais filosóficos que são muito interessantes, mas no geral o livro é muito maçante, ainda mais pra só 175 capítulos. Ruim e superestimado.

Obs: Não senti pena nem empatia pelo Werther em momento algum (até pelo protagonista de Crime e Castigo eu me afeiçoei), ele me pareceu extremamente narcisista e vitimista. Nos momentos finais senti que ele praticamente culpava a Carlota pelo seus atos e seu destino.

Lorena.Mireia 16/05/2021

Paixão letal ?
Os sofrimentos do jovem Werther consiste em um romance epistolar que mescla a experiência do autor na sua juventude com a de uma terceira pessoa à sua época.
Werther escreve cartas para seu amigo Guilherme, nas quais relatam a sua paixão desenfreada por uma jovem chamada Carlota.
Nota-se que Werther é um jovem demasiadamente sensível, impetuoso e romântico. Amante da natureza, ele declama com ardor sua devoção às paisagens bucólicas. Todavia, as cores dos mais belos cenários fenecem após a frustração de um amor impossível, uma vez que sua amada pertence a outro homem. Tal desventura o impele a um desfecho trágico e irremediável.
A obra de Goethe reside em um marco do Romantismo e se tornou um divisor de águas na literatura alemã e universal. Uma obra que foi muito contestada pelo seu alto poder de influência e ainda hoje pode ser considerada uma espécie de gatilho para quem anda com o coração dilacerado.

Marcus Oliver 22/07/2020

Sofri e sofreria de novo
Ler este livro foi algo trágico em minha vida, digo a todos: cuidado! Se teme suas emoções, conhecer a si mesmo e entrar em contato com algo preso em seu íntimo que você guarda consciente ou nem sabe... cuidado! Uma leitura profunda, perigosa e deliciosa.
O livro se divide em três partes: duas partes para as cartas de Werther e a última para o editor que traz respostas as lacunas deixas desde a última carta de Werther.
O plot da história não é nenhuma surpresa, mas a riqueza desta história não é seu enredo, mas seu conteúdo de tudo que há na história. Garanto que a história vai ser envolvente e te fará ser o amigo confidente de Werther, amarará Carlota, desejará ser amigo de Alberto e Guilherme.
Que história, meus amigos... que história!
Um clássico indispensável e que relerei em breve.

arislover 29/11/2021

lendo isso variei entre ?nossa quanto amor muito eu? e ?ok se mate e deixe lotte em paz?.
ele é meio sadboy 2018 das ideias

deelabooks 09/08/2020

melancólico e profundo.
eu nunca havia lido algo tão deprimente, melancólico e arrebatador.
ainda está fresco em minha memória como me sentia quando lia os momentos que considero de maior lucidez de werther, ele simplesmente percebeu tudo muito bem, com muita transparência e pureza, ele não se deixou enganar e com isso acabar vivendo algo mentiroso e falso.
a melancolia de werther é praticamente palpável, você quase consegue pegar nas mãos, deixar do lado de seu travesseiro e dormir com aquilo perto de você, rondando você, mesmo se você ler em um momento tranquilo de sua vida.

foi uma experiência totalmente nova e única, esta obra com certeza ficará em minha memória por bastante tempo, a sensação de angústia que eu sentia só de lembrar de uma frase ou algum trecho do capítulo que eu havia lido anteriormente já me tomavam completamente.

o escritor fez algo grandioso aqui, eu já li livros que me deixaram com raiva, nervosa, com medo, emocionada e feliz, mas nunca havia lido um livro que me trouxesse esse sentimento de angústia de estar desamparada. foi muito bom e importante pra mim.

e talvez eu não pensasse dessa forma se eu tivesse lido em um dos meus piores momentos, é necessário estar bem para poder passar "ileso" por esta obra, mas creio que ter sofrido um pouco como o werther em algum momento de sua vida faz com que você entenda ainda mais os sofrimentos do jovem werther.

meu Instagram sobre livros:@deelabooks

site: https://instagram.com/deelabooks?igshid=gd1ggsim547b