Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Jamburanaa 05/10/2020

A saga do homem chorão contada de maneira muito bonita
De maneira geral o livro inteiro se resume aos lamentos do Werther em relação a sua paixão sem precedentes por Lote, mesmo que esta já esteja comprometida com outro. O desenrolar da narrativa por meio das cartas com pausas mínimas de tempo entre elas (as vezes nem um dia de diferença) potencializaram a ideia de amor visceral que cresce dentro do personagem mesmo que isso não seja sentido pelos demais personagens! A visão privilegiada do leitor em relação aos pensamentos e desejos ocultos é a parte mais gostosa do livro. Queria apagar da mente e ler tudo como se fosse a primeira vez
Américo 05/10/2020minha estante
A saga do homem chorão kkkkk é bem isso mesmo. Um dos primeiros livros que li depois de adulto, saudades. Mas não tenho muita paciência pros autores românticos nem pros realistas...

cafecomleituraetc 09/03/2023

Os sofrimentos do Jovem Werther ✨

✨Essa obra foi inaugural do gênero romântico na Alemanha

✨É um romance epistolar, ou seja, em formato de cartas.

✨Claramente o livro é dividido em dois momentos. A primeira parte mais filosófica, onde narra os acontecimentos e tormentos de Lotte. Já na parte final é mais descritiva, expondo as sensações paradoxas e complexas que estão presentes na obra.

✨ Carlota simboliza o ideal de mulher culta da época, educada para se casar.

✨Werther se sente cada vez mais impossibilitado de seguir sua vida (não vou falar o motivo para não dar spoiler kkk). Ele narra de modo dramático o seu sofrimento.

✨O final do livro é um choque. (Sem spoiler).

Super indico a obra 😉

#literatura #ossofrimentosdojovemwerther #goethe #romantismo #leitura #booksgram

site: https://amzn.to/3JqSZW1

Lívia GM 15/10/2020

Werther, tão intenso como uma tempestade
A obra ?Os Sofrimentos do Jovem Werther? é constituida por cartas que Werther, o protagonista do livro, escreve ao seu amigo Wilhelm, nelas o personagem narra as suas aventuras em sua nova moradia, localizada em um pequeno vilarejo. É nele que Werther conhece Lotte, a moça que conquistara o seu coração e que passara a receber os seus afetos. No entanto, a jovem já estava comprometida com Albert e se casaria pouco tempo depois com este, fato que impediu Werther de ter muito mais do que sua atenção como amiga. Audacioso como era, Werther buscava constantemente estar na companhia de sua amada, não medindo esforços para encontrá-la e mesmo depois que Lotte firmara o seu compromisso com o noivo, ele não deixava de visitá-la quase que diariamente, procurando sempre a ter por perto. E assim se passa o enredo, o sentimento que Werther nutre por Lotte meche fortemente com ele, ela passara a ser a inspiração de sua vida, fato que determinará todas as suas ações ao longo da história.

renatoag 18/01/2011

Datado e fraco
Mais de 200 anos depois da publicação de Werther, o livro ainda é indicado e muitas vezes favoritado por aqueles que preferem uma literatura mais subjetiva. Por que isso acontece?

Werther possui um grande peso histórico. Na época em que foi lançado, foi um sucesso, por promover a identificação entre o protagonista e os adolescentes burgueses, que se sentiam deslocados da sociedade em que foram criados e fechavam-se em introspecção. Além disso, se não me engano, o livro foi pioneiro na abordagem temática do suicídio.

Conheço pessoas que se interessaram pela temática do livro, mas que desistiram dele ao começar a leitura, assim como também conheço pessoas que tem ele como favorito. Em ambos os casos temos que chamar a atenção para a construção do personagem e sua maneira peculiar de se expressar.

O protagonista é um desiludido, vive um amor difícil de se concretizar e por isso passa a maior parte do tempo em ilusões e lamentações. Essa é a parte que atrai os dois tipos citados acima. Mas sua forma de se expressar, com excessivas exclamações e adjetivações para demonstrar a sua exagerada tristeza impede que a obra seja lida da mesma forma como foi há 200 anos e entedia leitores. Apesar disso, ainda temos uma parcela que gosta da obra, e muito provavelmente se identifica com Werther.

Tendo em vista a carga literária das pessoas que citei acima, posso afirmar com certeza, que aquelas que desistiram da obra, foram as que ja saíram dos clássicos e leram livros com linguagem mais aproximada da atual. Ou seja, a falta de hábito parece levar à uma identificação forçada com a figura ultrapassada de Werther.

A minha avaliação foi baseada na minha percepção e não pela importância do livro, já explicada no comentário. As palavras, o modo como o livro tenta desenvolver no leitor sensações de melancolia, são datadas, e em consequência, ineficazes, impedindo que o livro atinja o seu objetivo.
Priscila856 19/01/2011minha estante
Olha, vou ser sincera, tb acabo de ler e confesso que nao gostei do livro....

Dayse 19/02/2011minha estante
Respeito sua opinião, mas penso que é meio pesado fazer esse julgamento de que "só é um livro de peso histórico".
Talvez Romantismo não seja sua escola literária, eu penso que é necessário uma sensibilidade para 'entender' Goethe, o título do livro por si só já deixa clara a temática da obra; são sofrimentos, não histórias bem sucedidas.

Nícolas 26/10/2020

Uma obra prima perigosa
Se você estiver passando por um momento turbulento em sua vida eu desaconselho completamente a leitura!

Este livro é sem sombra de dúvidas um marco na literatura mundial. Foi meu primeiro livro do autor e não levou muito para perceber que Goethe foi um gênio.

O livro conta a história de um jovem que vive um romance correspondido mas que não acontece por sua amada já ser comprometida.

A escrita é brilhante e Goethe sabe como passar a sensação descrita ao leitor, da para sentir a desilusão do personagem.

Confesso, como estória não faz muito meu estilo de livro, até porque não me considero muito sentimental, mas não posso deixar de elogiar toda a estrutura desta obra.

O livro ainda faz críticas profundas a respeito da importância que damos a certas coisas que nos faz refletir a respeito dos nossos valores.

Como não deve ser spoiler para ninguém o que acontece ao fim, continuarei com a minha resenha.

A romantização do suicídio é algo extremamente perigoso podendo servir se gatinho a pessoas que estejam passando por momentos complicados. A leitura deste livro deve ser feita com muita cautela.

Mah 15/03/2021

Resenha do livro Os sentimentos do Jovem Werther
Confesso que Os sentimentos do jovem Werther não é um dos meus favoritos, mas esse foi um livro muito importante pra mim. A forma com que o livro é escrito linda e inovadora, e eu particularmente adoro os elementos arcadistas q são encontrados, mas confesso que não sou a maior fã do personagem principal: adoro o fato de ele expor suas opiniões, o que aguçou muito o meu senso crítico, mas sinto um tom narcisista nele q n me convence da pessoa que ele se descreve, e, além de ele tornar a sua paixão uma obsessão, ele força situações muitas vezes constrangedoras para Carlota, e simplesmente assume muitas coisas que muitas vezes não realmente eram verdadeiras devido ao seu ego. Porém, como dito, o livro se tornou importante para mim já que me forçou a olhar a história do meu ponto de vista e pude mais facilmente me posicionar quanto o que eu entendi como a realidade da situação, mesmo sendo um livro romântico, coisa que nem sempre faço. No geral, recomendaria para pessoas maiores de 16 que não possuem algum distúrbio mental, em destaque a depressão.

Bito Borges 21/09/2020minha estante
Arrasou na crítica. Quero ler!

triz.machado 10/01/2023

Mais um clássico
1/2023 // Meu primeiro lido do ano foi este, Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Goethe.

A obra é um romance epistolar [descobri que amo esse formato de leitura] onde o protagonista que se chama Werther envia cartas ao seu amigo Guilherme que tratam-se de frustrações por um amor não correspondido de Werther por Carlota, uma jovem comprometida, gerando assim um fim trágico.

Todo o clássico é um grande monólogo: nós não temos a resposta de ninguém que recebeu as cartas, principalmente de Guilherme. Porém, temos uma substituição da narrativa ~me controlando para não soltar spoiler~ e aqui eu vejo que há um certo furo no clássico.

Os Sofrimentos do Jovem Werther surgiu em uma era do chamado movimento “Sturm un Drang”. Tal movimento surgiu em contraposição aos movimentos iluministas e racionalistas que estavam borbulhando no continente Europeu, igualmente no país em que Goethe nasceu: Alemanha.

Os autores stürmers [nome dos adeptos ao movimento] tinham uma poesia mística, selvagem, espontânea, de modo que a emoção está acima da razão, o que é uma descrição perfeita da obra de Goethe: a emoção está tão acima da razão de Werther que há um fim trágico.

Eu classifiquei o livro como bom, porém, como falei, há certos furos que eu não sei se contam como spoiler. MAS, para evitar surtos, fica aqui minha indicação para leitura e busquem os furos por mim :)

site: https://www.instagram.com/readstriz/

may.reader 28/02/2023

Sofrimento, esse título resume bem o que o livro traz, desilusões amorosas de um jovem que sempre amou pessoas que estavam comprometidas.
Tem muitas reflexões interessantes no livro, maravilhosa na vdd, um clássico que deu indicaria de olhos fechados.
A primeira desilusão influenciou a vida toda do personagem principal, as vezes da vontade de dar umas chacoalhadas nele, pra ver se mudaca de marcha.
Gostei bastante da escrita do autor, tentarei ler outra obra sua.

tata 31/08/2021

"É comum sentirmos que carecemos de algo, e aquilo que nos falta, em geral, um outro parece sempre possuir; e a essa imagem do outro acrescentamos, ainda, tudo o que nós possuímos, bem como certa condição idealizada de bem-estar. E eis que finalmente está pronta essa criatura feliz, criada por nós mesmos."

Não irei me estender aqui nessa resenha, mas posso dizer que a leitura não foi tão massante quanto eu pensei que seria e diversas vezes me vi sem conseguir largar o livro. Dou crédito, principalmente, para a tradução da Companhia das Letras que foi excepcional nessa edição. Creio eu que "Os sofrimentos do jovem Werther" é uma boa pedida para os amantes do romantismo e que querem começar a ler clássicos, mas é claro, com conhecimento dos gatilhos que a leitura traz.

sofianves 01/09/2021

Uma paixão dilacerante e devastadora
Segundo livro que leio do autor e meu Deus! Benditos sejam os pais de Goethe que trouxeram ao mundo esse homem e essa mente!
Apesar de não ser um calhamaço, duvido muito que alguém consiga terminar a leitura da obra em apenas um dia, pois o livro transmite muitas sensações fortes. É o segundo romance epistolar que leio, mas é imensuravelmente mais devastador que o primeiro, pois nos faz viajar profundamente pelo interior de uma alma poética e bucólica.

"Porque o que faz o homem feliz pode tornar-se a fonte de sua dor?"
O relacionamento entre Werther e sua amada é um amor extremo, aquele em que é amar ou morrer.

Ademais, o "Efeito Werther" é um grande exemplo de como a literatura pode agir na sociedade.

Um livro que fica para vida!

Lavínia 27/03/2013

"A natureza humana é limitada: ela suporta a alegria, a tristeza, a dor, até certo ponto; se o ultrapassar, irá sucumbir."
Um livro que faz jus a sua época. Repleto de Segunda Geração Romântica em cada página. Goethe conseguiu fazer com que Werther fosse um dos mais cativantes personagens das obras literárias com as quais já tive contato. E com que Charlotte parecesse mesmo a mulher que qualquer um deseja. Apesar de a colocar um único defeito: pertencer a outro homem, a não a Werther.
Descrito através de cartas, o amor de Werther nasce e mata.
Werther já se apaixona por Charlotte sabendo que a mesma é prometida a Albert. Sabendo que mesmo que se for algum dia correspondido, nunca terá Charlotte como deseja.
Sufocado pela dor desse amor impossível, Werther sofre ao ver Charlotte se casar com Albert. Werther sofre ao acreditar que Charlotte o ama, quando é beijado pela mesma, momentos antes de Charlotte dizer que nunca mais desejava vê-lo. Charlotte também sofre, ao amar Werther e saber que vive um amor impossível.
Werther então, parte. E com o passar do tempo, resolve suicidar-se. Goethe ainda resolve ser irônico ao ponto de fazer com que Werther peça as pistolas a Albert, com a desculpa de que irá viajar e precisa de proteção. E Charlotte envia para Werther as armas que matarão seu amado.
A morte de Werther representa a pior face do amor. Representa os estragos que o amor é capaz de fazer em alguém. E Werther deixa claro isso no decorrer do livro, fazendo suas reflexões sobre o espírito humano e sobre seus sentimentos, enquanto explicitava o estrago que esse amor estava fazendo em seu ser.

Os Sofrimentos do Jovem Werther, na época de sua publicação na Europa, teve uma influência tremenda em jovens. Jovens começaram a se vestir como Werther, e até mesmo se suicidavam, dando assim início a uma onda de suicídio. Por esse motivo, alguns governos tentaram impedir a circulação da obra.
Isso nos mostra o quão impactante o livro é. O quão impactante a literatura pode ser em nossa sociedade.
Sem dúvidas, Os Sofrimentos do Jovem Werther foi um dos (se não o maior) marcos da escola literária Romantismo. E continua marcando vidas até hoje. Um dos maiores legados da literatura europeia.

Nat 03/02/2023minha estante
É uma leitura necessária

Roberta Jornalista 02/10/2020

Minha iniciação na literatura alemã
Esta foi a minha 2ª tentativa de leitura deste livro sabidamente triste, poético e agradável, não sendo indicado para momentos de decepção ou fragilidade. Desta vez fluiu e eu encontrei completa sintonia e alinhamento com o raciocínio do autor.

Marco inicial do romantismo, é inspirado na própria história de Goethe, que se apaixona por Charlotte, que era comprometida com Albert. Nomes e lugares foram trocados, há inserção de partes fictícias (como o final), porém afirma-se que esta obra-prima da literatura mundial tem tom autobiográfico. Monólogo, é uma linda e empolgante leitura, se lida com entonação, causando suspiros e sorrisos involuntários.

Desenvolvida através de cartas remetidas a Guilherme, que faz o papel do leitor, o livro apresenta a narrativa de paisagens naturais, sentimentos e a inteligência do homem, possuindo uma linguagem relativamente rebuscada.

A admiração de Werther por Carlota começa a aparecer na página 32, carta de 16 de junho, ainda que tenha sido alertado a não se apaixonar por esta, já que era noiva de Albert. O que este acha de Werther? Extravagante em suas ideias e pensamentos. A paixão arrebenta na carta do dia 30 de agosto e é tanta que ele alega que sofrer o deixa um pouco melhor. (um sofrimento causado por ele próprio).

Werther sofre tanto que resolve partir, tentando trabalhar com o embaixador, mas a “atividade física do trabalho não era adequada à sua natureza”. O embaixador é metódico e W. é “preguiçoso” e acha que trabalhar é um martírio. As cartas ficam mais espaçadas, W. começa a perder o sentido da vida e fica um tempo sem pensar em Carlota, voltando a escrever para ela na carta do dia 20/01/1772. Após sua demissão da comitiva do embaixador, W. muda-se de cidade e passa a seguir o príncipe, na intenção de ir à Guerra e esquecer Carlota. Oscilando entre bom humor e depressão, W. quer se aproximar novamente da amada, contando os dias para vê-la.

A carta de 24 de dezembro mostra pessoas como as de hoje e, ao longo da história, eu me identifiquei (não em sofrimento) e/ou concordei com o protagonista.

Werther tem ideias ora confusas, ora coerentes e, para entendê-las, o leitor tem que mergulhar em sua interpretação, achar o cerne que o autor quer transmitir. Puro, ele é um homem empático, sonhador, romântico e bondoso, que sofre preconceito social, questiona Deus em certos momentos e no fim das contas acaba por alcançar a desejada “liberdade eterna”.

Maravilhoso! Leitura obrigatória! Jornalista Roberta