Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Nícolas 26/10/2020

Uma obra prima perigosa
Se você estiver passando por um momento turbulento em sua vida eu desaconselho completamente a leitura!

Este livro é sem sombra de dúvidas um marco na literatura mundial. Foi meu primeiro livro do autor e não levou muito para perceber que Goethe foi um gênio.

O livro conta a história de um jovem que vive um romance correspondido mas que não acontece por sua amada já ser comprometida.

A escrita é brilhante e Goethe sabe como passar a sensação descrita ao leitor, da para sentir a desilusão do personagem.

Confesso, como estória não faz muito meu estilo de livro, até porque não me considero muito sentimental, mas não posso deixar de elogiar toda a estrutura desta obra.

O livro ainda faz críticas profundas a respeito da importância que damos a certas coisas que nos faz refletir a respeito dos nossos valores.

Como não deve ser spoiler para ninguém o que acontece ao fim, continuarei com a minha resenha.

A romantização do suicídio é algo extremamente perigoso podendo servir se gatinho a pessoas que estejam passando por momentos complicados. A leitura deste livro deve ser feita com muita cautela.

Vivs | vivsbookshelf 26/12/2021

A pura melancolia aos olhos de um jovem apaixonado
Uma história carregada de sentimentos, em um ano e sete meses Werther envia cartas ao seu melhor amigo Wilheim contando todo a sua vida e a paixão pela jovem comprometida Lotte. Compreendi os motivos da história se tornar tão polêmica e causar impacto há anos atrás.

Acabei me encantando pela escrita do autor, a forma como ele coloca os sentimentos do protagonista em palavras é simplesmente bela. Já sabia do desfecho da história, por conta do chamado ?Efeito Werther?, mas mesmo assim me emocionei. É um livro que marca uma época, um clássico que trata da visão do homem na dor e na alegria. Porém, ainda é um livro que pode causar gatilhos já que trabalha o tema do suicídio.

Mr_Clio 17/10/2023

Que livro deprê!
Não foi esse exemplar que aqui aparece que eu li, mas uma edição argentina dos anos 40 que tem na biblioteca da USP. Tive que me forçar a ler o livro até o fim, pois o personagem já estava me irritando.
Conversando com uma professora de literatura, fiquei sabendo que o livro chegou a ser proibido pouco depois da publicação, pois teria motivado uma onda de suicídios.
Márcia Régia 03/11/2023minha estante
Ótima resenha ????. Fiquei curioso

Márcia Régia 03/11/2023minha estante
Curiosa para ler

Mr_Clio 03/11/2023minha estante
A história é contada através de uma série de cartas de um rapaz que está apaixonado por uma mulher prometida e que se casa com outro homem. E nas cartas ele fica lamentando essa situação.

Márcia Régia 04/11/2023minha estante
???? amei

Açucena 14/05/2021

?Tenho tanto! E o sentimento que tenho por ela devora tudo. Tenho tanta coisa, mas sem ela tudo para mim é como se nada existisse. ?
Emilly 14/05/2021minha estante
Sou louca pra ler!
Em off: dá pra entender ou a escrita é floreada demais?

Açucena 14/05/2021minha estante
Um pouco floreada, mas acho que dá ainda mais intensidade para o livro!! Pega para ler, eu fui devagarzinho, vale a pena d+++

Shaira 17/06/2023

É necessário entender o livro para não abandonar o livro
O livro é arrastado, apesar de poucas páginas, você passa semanas ou até meses lendo, como no meu caso. Apesar disso ele é escrito com. uma sensibilidade impressionante e tem uma escrita linda é única.

Não deve ser lido em qualquer momento da vida com qualquer emocional pq você pode ou achar ele chato e abandonar ou o livro te deixar em dias e dias cinzas de melancolia.

Meu conselho é que, se você quer ler, leia! mesmo que seja em um ritmo lento, mesmo que você intercale com outros títulos, nem que seja uma data por dia ou 3 páginas por dia? se você se sentiu atraído pela história entre nela!!

Esse livro é uma experiência literária, vale a pena.

Dd/Ju 01/09/2023

O impacto não é o mesmo
Livro lido com o intuito de gerar uma discussão da faculdade para a aula de Literatura da Modernidade I.
É um grande debate entre os críticos a definição do início da literatura brasileira. Dois teóricos importantes como o Antonio Candido e o Afrânio Coutinho demonstram ideias contrárias ao surgimento da literatura de fato brasileira. O primeiro citado determina que a literatura brasileira começa a partir de 1750, com manifestações literárias no período arcádico-romântico que só iram de fato se concretizar literatura durante o Mordenismo. O segundo não aceita essa definição e defende que ao primeiro pisar de um indivíduo que produziu literatura no Brasil pode se considerar iniciada a literatura brasileira.
Os sofrimentos do jovem Wherter entra nessa discussão signicando o marco inicial da Literatura Romântica, influenciando inclusive o Romantismo brasileiro. Ao descrever o jovem Wherter como um louco apaixonado em busca de um amor impossível há um marco inicial dessas produções que marcam as características cruciais da Escola Literária Romântica. Toda a descrição romântica é enfadonha, os problemas do jovem diante as circunstâncias, a sensibilidade, o exagero, a descrição detalhada da mulher amada são alguns dos fatos que podemos destacar nessa produção que demonstram os requisitos básicos da obra Romântica. Essa produção significou um grande marco na sociedade da época, ocasionando muitos episódios do que foi intitulado "efeito Wherter", mas hoje de fato o impacto não é o mesmo. Há grandes complicações em entender certos detalhes do livro, e justamente o detalhamento na obra acaba causando um efeito de cansaço ao leitor. É difícil defender certos românticos como o Wherter, somente corações extremamente sensíveis possivelmente poderiam tentar compreender as ações do protagonista sem julgá-las. É fato que a obra traz um exemplo de Romantismo puro, de um amor extremamente intenso causador de suspiros e dores dilacerantes, capazes de definir um fim trágico a um jovem como o Wherter.

Cesar Garcia 27/12/2021

Um livro sobre a mente humana
O protagonista é um homem sensível no início, mas que aos poucos por não ver as suas expectativas correspondidas cai em depressão e cultiva vários sentimentos ruins a ele mesmo.
É um belo estudo da mente humana e dos sofrimentos que uma pessoa pode causar a si mesma.

Luan 05/04/2022minha estante
simplesmente Goethe ???

Karol 03/06/2021

Obra-prima e esplêndido
A narrativa é cativante: ao mesmo tempo em que se ria da dramaturgia do alemão, facilmente, era provável que se chorasse. Assim, realizo que Goethe nunca acertou tanto nos detalhes, por exemplo, no modo alegre de descrever a natureza e o amor do protagonista, já não eram os mesmos no período feliz e no melancólico. Aliás, usar o termo "melancólico", para Werther, no fim do livro é ordinário, já que este estava mais para um luto ou pré-luto. Isso tudo de uma forma tão bem escrita e contada.
Enfim, esse livro é perfeito e Werther poderia ser um amigo meu, facilmente. Mesmo depois de tantos anos, ele ainda é atual.
Karol 03/06/2021minha estante
Incrível!

Gabriel 05/10/2023

A definição do livro 5 estrelas. Apesar de o conteúdo da história ser hoje muito familiar para nós leitores, as páginas do livro revelam o trabalho de um gênio.

Letícia 13/06/2021

Essa leitura foi, em realidade, uma releitura. A primeira vez, três anos atrás, pôde ser pouco aproveitada, pois não dei tempo ao tempo, e minha avalição a respeito de tanta sensibilidade foi de três estrelas. Mas eu mal havia entendido a ideia central do livro, dado o seu contexto. Em uma época em que era raro o casamento por amor, o efeito Werther de discussões e ações suicidas é catastroficamente filosófico.
A história narrada em primeira pessoa, de forma epistolar e extremamente íntima, à um amigo, Guilherme (do qual não sabemos muita coisa), retrata a vida do jovem que, ao se mudar para uma pequena cidade, se apaixona terrivelmente por Charlotte. A moça, entretanto, está noiva, o que não impede Werther de querer ter com ela uma grande amizade, que acaba estendendo-se ao seu noivo. Ele era, afinal, um bom homem.
As discussões sobre suicídio e a comparação que Werther constantemente faz de si próprio com outros casos trágicos, incluindo um relato interessantíssimo de alguma lenda, nas últimas páginas, nos faz entender que a ação sempre foi à ele uma opção quando não houvesse mais saída. Essa ocasião vem quando Charlotte, já casada já algum tempo, sugere que ele se afaste, e ele percebe que, em seu triângulo amoroso, alguém deveria morrer.
É uma história muito sensível, melancólica e cruel, narrada de forma rebuscada. Não me apressei para lê-la desta vez e, embora não recomende esta tradução, recomendo seriamente a leitura do grande clássico alemão que iniciou o romantismo na Europa.

@fannykytabooks 11/09/2022

Não me prendeu
Definitivamente, esse não é meu tipo de leitura, mas não significa que foi uma experiência ruim. No começo, eu realmente estava com raiva do protagonista, mas no final eu senti pena e fiquei bastante reflexiva, e acho que essa é a intenção de Goethe, fazer com que a gente sinta diversos sentimentos a medida que vamos conhecendo Werther através das suas cartas. Goethe é muito poético, e como já disseram aqui, o livro tem uma estética de romance/terror gótico, e confesso ter marcado diversas passagens do livro com post-it. Levei mais de um mês pra ler e não pretendo reler tão cedo, mas futuramente, quem sabe, eu leia e aí minha opinião com certeza será outra. Lendo outras resenhas aqui, descobri que existe uma história real bem polêmica por conta desse livro (link abaixo de um artigo explicando a polêmica). Mas atenção: o artigo está cheio de spoilers, e acho válido ressaltar, por via das dúvidas, que o livro tem gatilhos fortíssimos de su1cíd1o (praticamente o livro todo esse assunto é abordado).

site: https://homoliteratus.com/maldicao-goethiana-jovem-werther-suicidio-na-literatura/?cn-reloaded=1

Bito Borges 21/09/2020minha estante
Arrasou na crítica. Quero ler!