Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Cris 14/02/2024

14.02.2024
Que livro! Uma história reflexiva onde o jovem Werther, por meio de cartas a seu amigo e confidente Wilhelm, relata todas as suas angústias e anseios sobre sua vida, principalmente sua paixão por Lotte. Mesmo sendo ela uma mulher comprometida, Werther não a deixa de visitá-la e passar o maior tempo junto, no entanto, a amizade que tinha com seu marido estremece e ele tenta se afastar por um tempo. E assim o leitor acompanha esse dilema todo que está na consciência de Werther e como isso tudo vai terminar. Muito bom!
CPF1964 14/02/2024minha estante
?????

Ro Tonks 04/08/2022

Um romance epistolar
É um bom livro a ser livro na perspectiva de que é um clássico aclamado na literatura. Sua história epistolar é bem construída e suas reflexões ainda são pertinentes nos dias de hoje.

karen 17/04/2021

uma experiência intensa e íntima
os sofrimentos do jovem werther é um livro trágico, marcante, mas ainda sim incrível, embora certamente não seja o tipo de livro que eu indique pra amigos tão abertamente ou goste de debater sobre com alguém. durante a leitura das cartas tão carregadas de sentimentos de werther, senti em muitos momentos como se estivesse de frente para um raio-x de minha própria alma e por vezes compartilhei de algumas de suas angústias, assim como por vezes me vi em completa imersão com a obra.

a escrita de goethe é excepcional, suas descrições dos ambientes são precisas e ricas em detalhes e a forma como abordou em um livro clássico assuntos de certa forma universais e que ainda hoje se fazem presentes no cotidiano da quase totalidade dos indivíduos é magistral.

a leitura de os sofrimentos do jovem werther é uma experiência única, intensa e íntima e que me fez compreender a atemporalidade dos clássicos literários.

Gabriel Oliveira 24/02/2022

Um livro meio dispensável, mas que ainda assim tem valor
A "alta literatura" tem muitas dessas obras que são mais famosas pelo seu efeito do que por seu real valor.

Claro, não vamos diminuir a importância desse livro lendo-o como se tivesse sido escrito anteontem. Vale lembrar que a obra foi publicada na segunda metade do século XVIII e Goethe na época mal contava com 20 anos. Mesmo assim, ao ler, tem-se a impressão de que ele não foge muito do que é: um livro escrito há muito tempo atrás.

Werther, personagem principal do livro, é um jovem saudoso de sua infância, e por vezes age como uma. Exila-se no interior da Alemanha para uma espécie de retiro espiritual. Tudo vai bem enquanto ele relaxa sobre a relva se conectado com a natureza; após isso, porém, seu coração enevoa-se por uma paixão não correspondida.

O enredo da obra é raso, assim como são rasos todos os personagens com exceção de Werther. Mas Goethe, por incrível que pareça, consegue boas linhas de raciocínio e, mais importante do que tudo, causar emoção. E lembrar disso é muito importante principalmente se levarmos em conta que o livro aborda o suicídio. Hoje, é um tema até banal; no final do século XVIII, acho que não era.

Para a época, é certo que o livro causou grande rebuliço. E talvez a grande atenção que isso gerou acabou que não acaba correspondendo exatamente à qualidade da obra, embora ela seja razoável nesse quesito.

Enfim... Um bom livro? Sim. Indispensável? Não.

Carolina Zaghi 29/06/2021

Morria de medo de ler esse livro por conta de sua fama. Acho que talvez me falte sensibilidade e conhecimento para entender a obra. Só consigo ver o Werther como um "cara chiclete" e ainda por cima talarico

Kauana.Palma 21/08/2022

Realmente faz jus ao nome. Quanto sofrimento.
Acompanhamos a trajetória desse jovem sem rumo na vida que encontra um grande amor impossível de se concretizar. Percebemos que não importa a época as mazelas do indivíduo continuam as mesmas.

Marafa 04/06/2022

Sofrimento
O livro começa com o personagem principal num momento de recuperação, e esse momento vai crescendo até alcançar o cume... e então tudo cai por terra. Aos poucos, a alegria vai dando espaço pro sofrimento, desespero, desilusão, o personagem vai ficando cada vez mais neurótico, vai se entregando à paixão, de tal maneira que o sentimento começa a consumir toda a vida dele, deixando um vazio no lugar.

O bom desse livro é que ele não foge dos assuntos; não procura remediar as situações, não quer evitar algo polêmico, nem tenta fazer o clássico final feliz e perfeito... Ele chega ao único final adequado à história, passando por tantas questões durante isso que é até difícil mencionar. Esse é um livro que vale muito a pena ler, mas ler preparado. A mão da tristeza, aquele sentimento catártico, aquela sensação estranha, aquele incômodo que algumas histórias causam, se instala dentro da gente e insiste em ficar...

melmelmelmel 04/08/2023

Minha primeira leitura de Goethe e devo dizer que me deixou completamente encantada. Principalmente na primeira parte do livro, eu consegui enxergar nitidamente os ambientes onde Werther passava, gostei muito da forma como o autor explorou os cenários e as cenas que neles aconteciam. Eu já tinha uma opinião muito positiva da história antes de ler, porque a minha professora de literatura sempre falou muito bem dessa história, e ainda assim superou minhas expectativas!

Essa edição da antofagica é fantástica, e como a própria introdução fala, não se torna uma leitura cansativa ou difícil de entender, é um clássico em sua mais pura essência, se mantendo atual e identificável mesmo com o passar do tempo.

A primeira parte da história é muito mais sobre o início da paixão do jovem Werther, com uma descrição bem mais alegre e detalhada sobre os ambientes por onde ele passava e as pessoas com quem conversou. (Minha parte favorita) Já a segunda é bem mais melancólica e cinza, na maior parte do tempo ele fala sobre a Lotte, moça por quem se apaixonou, a história parece um pouco mais corrida e embaralhada nessa parte, acredito que seja pra expressar o que ele sentia.

Os desenhos que a antofagica coloca nas edições deixam as leituras muito mais imersivas e divertidas. E a tradução também está maravilhosa.

robert.messias 12/04/2021

Perspicaz para época. Tedioso para atualidade.
É imensurável a relevância trazida pelos pensamentos do jovem Werther ao longo da obra, principalmente assuntos que tangem ao existencialismo e questões morais atreladas ao suicídio. Entretanto, a dor que o personagem carrega ao longo de mais de 200 páginas é enfadonha para atualidade, visto que o amor não correspondido já estava fadado ao fracasso desde o princípio, sendo o mesmo responsável por nutrir expectativas irreais. Confesso que não consegui desenvolver empatia pelo o querido Werther, o que tornou a leitura arrastada.

O ponto alto da obra foram às perspectivas que ainda se mantém tão atuais, fazendo-o ser um trabalho atemporal e que transpassa gerações.
Cristian 12/04/2021minha estante
Nossa! Já tem 20 anos que li, numa edição de bolso da LPM, kkkk! Na época, pareceu legal. Fiquei curioso o que eu acharia se relesse hoje :)

robert.messias 12/04/2021minha estante
Cristian, é um livro muito bom! Eu gostei bastante do conteúdo, mas o personagem principal e suas lamentações... Não me desceu haha

Cristian 13/04/2021minha estante
hahaha! Lembro de achar um pouco "teatral" ou exagerada algumas lamentações. Legal saber tuas impressões :)

_olivermih 16/08/2023

Se faltamos a nós mesmos, falta-nos tudo
Comecei o livro sem saber a questão principal do seu final, mas na metade da obra já tinha percebido qual. É uma história que apesar do conteúdo sensível ela é tratada de uma forma romantizada por seu motivo romântico. Bom livro, autor e narrativa.

Livianmassafera 20/01/2022

Ímpeto indomável
Todos que se interessam por romance deveriam ler Werther.
A leitura foi muito enriquecedora, e eu finalmente pude entender a razão dessa obra marcar a divisão na história do romance ocidental.
Ao adentrar a obra, vi e revivi acontecimentos de diversos livros que já tive a oportunidade de ler, livros estes que vieram após Werther e que é possível sentir a referência, ainda que indiretamente.
O formato epistolar também é muito agradável, e você passeia pelas situações como se estivesse em correspondência com um velho amigo, um amigo impulsivo e intenso.

Sem desejar de maneira alguma a forma como a história ruma, e constatando pelos momentos de reflexão inseridos no próprio meio, hoje, anos após, é fatídico afirmar que alguns de nós, em nossa própria natureza humana, gostaríamos de ser amados com tamanha impetuosidade.

O que é o coração do homem?

Manu5 23/09/2022

É importante falar pra quem não conhece o livro que ele gira em torno do tema suicídi0.
Eu amei esse personagem muito perspicaz no que ele fala sobre o homem e o homem enquanto ser humano e não gênero, um personagem tão novo assim como o autor quando escreveu, mas que vê o mundo de uma formo muito madura, profundo.
O sofrimento desse personagem é quase palpável, realmente isso explica o tanto de suicídi0 que teve pelos jovens que liam este livro, não é pra qualquer pessoa até pelo tema, mais é uma ótima mensagem pra mostrar o quanto a paixão pode e na maioria das vezes faz mal, nas coisas pequenas e nas grandes também, não é atoa que a mente de um apaixonado é a mesma coisa de um viciado.

Diego Alves Z 21/01/2023

Livro curto, mas denso. Werther se deixa cegar pela paixão. Fiquei me questionando o que teria o levado a ser assim, talvez seja apenas a mão pesada do autor, mas, por outro lado, todos já sofremos por amor em algum momento, então existe uma grande verdade atemporal nesse livro. Cartas são sempre tão confidentes, sempre cheias de segredos que revelam tanto. Romântico, mas também melancólico ao ponto do quase deprimente. Não sei se seria indicado para quem está no fundo do poço do coração.