Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Draconian 11/10/2009

Um livro maravilhoso! - NÃO CONSIGO aceitar isso, mesmo não tendo razões para tal...
1)O QUE ACHEI DO LIVRO

Um livro extraordinariamente bom.

Werther NÃO é um livro bobo, vazio, raso ou vil, ao contrário àqueles que procuram "algo a mais" não irão se decepcionar. Em Werther está presente todo um pensamento que mais tarde influenciaria e muito a geração romântica:

Valor histórico:
- A concepção do gênio, o desprezo pelas regras e uma clara afronta (logo no começo do livro) ao modelo clássico de arte;
- Críticas à sociedade da época, mais especificamente à nobreza alemã, traço característico do movimento Sturm und Drang no qual Goethe foi um dos principais expoentes;

Valor estético/forma:
A escrita não deixa nada a desejar.
- O aproveitamento do monólogo epistolar, por exemplo, só tem a acrescentar à obra como um todo;
- As descrições de situação foram feitas de tal modo que permite ao leitor visualizar a cena e as descrições de emoções de alegria e desespero são excelentes (de cara, lembro-me do "Como ansiamos por um olhar").

2)DILEMA

Como podem ver, sou forçado a reconhecer as inúmeras qualidades do romance, mesmo não estando nem perto de ser um dos meus favoritos.

Sinceramente não sei porque tenho a sensação de que o livro não é lá grande coisa, não tenho razões para afirmar isso, mesmo assim esta é a impressão que tenho. O que piora ainda mais esta situação contraditória, esta luta interior é o quanto este livro significou para mim.

O que aprendi com Werther:

Kelly Oliveira Barbosa 19/04/2023

BLOG CAFÉ, FÉ E LIVROS
Já em minha fase de leitora adulta ouvi falar muito desse livro, mas sinceramente nunca me senti atraída por ele. Nem por saber que era de um autor tão celebrado como o Goethe. Nem por saber da onda sombria de suicídios que esse livro tenha supostamente causado na época. Foi essa edição linda (mesmo em formato ebook) da Editora Antofágica que conseguiu chamar minha atenção e me fazer começar a ler as cartas do jovem Werther em dezembro do ano passado. Uma empreitada frustrada, pois apesar de estar gostando, acabei por abandonar a leitura. Voltando agora em abril por um bom e excelente motivo: descobri a grande importância desse romance para o Romantismo Europeu.

Eu tenho lido muitos livros da literatura brasileira da fase do Romantismo. Esse importante movimento artístico do século 19 me interessa por vários motivos e cada vez mais tenho percebido o valor da nossa literatura dessa época. A partir dessas leituras fui pesquisar sobre as obras e autores importantes para o romantismo europeu, e me deparei com essa obra. Os sofrimentos do Jovem Werther em 1774 lança na verdade as bases do sentimentalismo romântico, do escapismo etc.

Eu li a obra com o olhar de quem procurava entender mais sobre o romantismo. Eu procurava ali os fundamentos da coisa, e eu os encontrei com sucesso. Nesse sentido minha experiência de leitura foi muito boa. Quanto a escrita, a literatura em si, o que posso dizer é que é sempre um grande prazer ler uma boa literatura, e clássicos como esse sempre entregam isso, uma boa literatura. Há muita profundidade na obra, questões de reflexão universais, mas nem por isso se trata de algo difícil de acessar, pelo contrário, é simples, até posso dizer que fácil de ler. A leitura de livros como esse, digo os clássicos, como disse uma vez a querida da Claire Scorzi: sempre recompensam. E olha, é por isso que estou cada vez mais propensa na literatura a me afastar do contemporâneo – não que em algum momento eu tenha sido muito fã. Sem me alongar muito aqui, a realidade é a seguinte: temos pouco tempo para ler algo que não recompensa tempo e esforço.

Voltando para o livro… Quanto ao personagem principal e o enredo da obra, confesso que eu não gostaria de ter alguém como Werther como amigo; porém, gostaria muito de ter uma conversa séria com a tal Lotte, pois para mim ela tem muita culpa no cartório na situação. E gente, falando do enredo, tirando o começo e o final, a coisa toda é bem chata, é.

Em suma, minha opinião sobre o livro é que com certeza eu preciso o reler. Uma porque a obra merece uma releitura (como eu disse ela recompensa) e outra porque talvez esse momento da minha vida não tenha sido o melhor para ler a obra. Quero voltar a ele sem essas lentes de quem procurava alguma coisa. Acredito que aproveitarei mais. E você, já leu esse livro?

site: https://cafeebonslivros.home.blog/2023/04/19/os-sofrimentos-do-jovem-werther-de-goethe-123/
Dafne 14/05/2023minha estante
Eu também nunca senti vontade de ler, embora já ouvi falar diversas vezes sobre o livro. Que bom que você encontrou o que procurava e aproveitou a gostou da experiência ??

Beca 02/09/2023minha estante
????, é muito louco como um livro as vezes precisa ser lido no momento certo, é um livro que gostei bastante, porem nao consegui dar continuidade preciso retomar ?

Laritvares 30/03/2021

Um dos melhores livros que já li
Quando me indicaram este livro fiquei um pouco em dúvida se eu deveria ler ou não, principalmente porque sou muito chata com livros e fiquei com receio de ser só mais um clichê, mas depois de pesquisar sobre e ver que é considerado um clássico universal fiquei bem curiosa.

Logo de cara o livro já me prendeu, a escrita por meio de cartas nos faz parecer amigos de Werther e isso torna uma experiência melhor ainda. Apesar de ser um pouco previsível o livro continua a nos chocar do mesmo jeito e a forma como tudo acontece é emocionante.

Depois que a leitura acaba a gente consegue entender o porquê de ser um clássico universal.

yas :) 15/09/2023

É preciso aprender a amar humanamente.
Goethe, você tem um coração de poeta!!

Esse livro é lindamente escrito e absolutamente cruel em suas intenções. Não é à toa que causou tantas consequências horríveis na época que foi publicado, vide a imensa riqueza de detalhes e delicadeza com a qual Goethe reflete o encorajamento do Werther em acabar com tudo.

Parece meio bobo ler esse livro nos tempos atuais e pensar nas razões do Werther para seus delírios, mas como ele próprio diz "Este meu coração, que é meu único orgulho e a única fonte de tudo: de toda a minha força, de toda a fortuna e de toda a desdita. Afinal, o que eu sei, qualquer um é capaz de saber ? mas só eu sou portador deste meu coração." E como julgar o coração alheio depois disso tudo?

Leitura essencial, mas que necessita de cuidado e de calma, coisas que absolutamente faltam no sofrimento aqui contado e que com toda certeza me encheram os olhos de ler!!

Giovanna 08/05/2022

Preciso de terapia, assim como Werther precisava
Fato é que "Os sofrimentos do jovem Werther" possui uma escrita gostosa e no tom exato... No entanto, não me cabe tecer ou não elogios aqui. Me identifiquei demais com Werther para poder criticá-lo de alguma maneira. A ânsia da morte paira em mim, é o desejo de me libertar, não de amor não correspondido, mas de todas as outras angústias reveladas por Werther. Todas. Preciso me afastar desse livro, dessa identificação nociva, o quanto antes.

Laura 23/04/2021

os sofrimentos do jovem Werther
AI MEU DEUS FINALMENTE LI ESSE LIVRO AAAAA kakak ele estava na minha lista desde 2017/2018, enfim, não lembro KKK mas sempre tive receio em comprar

recomendo, é bem interessante

Ingrid664 29/11/2023

Sturm und Drang - movimento literário romântico
O livro apresenta Werther o protagonista extremamente sensível aos ocorridos, considero interessante o quanto o clima é retratado como interligado com o humor dele, se estava bem o dia estava ensolarado e os dias ruins chuvoso e nublado, além de ser regido pelos seus sentimentos e desejos do coração .
Se mudando para uma cidadezinha, onde conhece Carlota, uma mulher que desde o início desperta admiração Werther, porém ela já é comprometida, mas não impede dos dois desenvolverem um relacionamento de " amizade", o livro só apresenta o ponto de vista dele, não sendo possível realmente compreender o de Carlota, mas pela interpretação dele aparentemente também tinha algo mais na relação dos dois do que apenas uma amizade, mas ela compreendia e aceitava sua condição de mulher comprometida com maior facilidade .
O protagonista nutre grande admiração por Alberto ( marido de Carlota ) e pela própria Carlota, chegando ao ponto de idealização. Além de apresentar uma obsessão tão gritante ao ponto de ser sádico, pedia para seus criados irem visitar ela nos dias que não poderia para estar em contato com alguém que esteve com ela. SPOILER , além que no dia do seu suicídio pediu para pegar a arma do marido de Carlota e ficou feliz ao saber que ela tocou na arma que seria seu fim.
Recomendo pesquisar sobre a importância dessa obra e o escritor que mistura ficção com um toque de autobiografia .

Fernanda M. 30/12/2021

1ª Impressão

Os sofrimentos do jovem Werther

Johann Wolfgang von Goethe

Ouvi muitos comentários negativos sobre esse livro, e então fui esquecendo dele, até que resolvi eu mesma julgar esta leitura por mim.

Não me lembro ao certo por que decidi ler? Ah sim, lembrei: lendo Viagem ao Harz do Henrich Heine, imediatamente fui levada a conhecer o jovem Werther e seus sofrimentos.

Descobri que essa forma de escrever, durante uma viagem ou em algumas paradas me encantam à medida que trazem descrições profundas sobre o lugar, o autor e as personagens.

Todos os cenários dispostos em quadros que nos transportam para uma Alemanha nebulosa e solitária do século XVIII, me fazem viajar junto, e por que não, sofrer junto?

Os sofrimentos genuínos e fomentados por um misto de solidão e falta de propósito, conduziu a existência curta de Werther, enquanto ele traçava inconscientemente (creio eu) um elenco de motivos que finalmente justificasse um desejo que parece ter estado sempre ali.

Escrever em forma de breves relatos? as cartas são geniais? mas escrever não foi o suficiente. As questões levantadas assinalavam os desejos e os estímulos que o motivaram a dar um basta nessa tormenta descontinuada que foi a sua vida.

Um breve relato sobre viver e se sentir desconfortável com a própria existência! Leitura de muitas que me enriquecem intelectualmente, que me colocam em lugar de desconforto, e me fazem transcender para os lugares que quero buscar e que um dia pretendo chegar.

Algaier 30/10/2022

Gostei bastante da forma que o livro foi escrito.
Até certo ponto senti realmente compaixão de Werther, mas no final cheguei a conclusão de que tanto ele, quanto a sua querida Lotte, foram bastante egoístas um com o outro.
O livro é curto e interessante, portanto é uma leitura rápida de ser realizada.

Sofia 13/04/2021

A história e a crítica carregada pelo livro foram importantes e marcantes na época de lançamento, uma boa pedida pra estudar essa era da literatura, mas ao mesmo tempo os pensamentos do protagonistas são confusos e escrito de forma rebuscada, da um trabalhozinho ler pra quem não estiver acostumado mas vai
Israel.Berbigier 13/04/2021minha estante
Tenho bastante interesse em Goethe, pensei em começar por esse.

Sofia 25/04/2021minha estante
Meu professor de literatura na época q recomendou, disse q é muito interessante começar com esse, principalmente pq foi um dos maiores representantes do movimento literário q ele pertence na Alemanha

Sophia1534 27/05/2021

Meu coração só a mim pertence
?Ah, o que eu sei, toda a gente o pode saber! Mas o meu coração so a mim pertence...?

A prosa de Goethe é fantástica. É linda, fervorosa e concisa.
Os Sofrimentos do Jovem Werther não começa em lágrimas. O narrador, que conta a seu amigo Guilherme suas venturas, inicia o livro feliz, embriagado pela beleza da natureza ao seu redor. É um Werther apaixonado, mas apaixonado pela vida e pela terra. É fervoroso, mas lúcido.

Depois que encontra Carlota, moça já comprometida a outro, sua lucidez começa a ser substituída pelo desespero e por uma paixão indomável.

É nítida a mudança no modo em que ele escreve suas cartas. Mudam as palavras que usa e até a natureza se transforma, junto ao seu coração, numa desgraça. É o ultrarromantismo puro.

As cartas finais são um pouco enroladas, alguns trechos são maçantes (apesar de eu reconhecer a sua importância). Se o livro não fosse escrito em cartas, talvez pudéssemos sentir melhor o desenvolvimento desse romance arrebatador.

(spoiler) O que mais me impressionou foi a morte de Werther. O livro todo é romantizado, belo, trágico. Mas a morte de Werther é feia, crua. Ele não morre imediatamente, mas convulsiona por um tempo e ainda é amparado antes de realmente falecer.
É uma obra incrível, indico!

hades.dias 31/08/2022

Toda pessoa que se preze sabe do que se trata Werther
Mesmo sabendo a história eu resolvi ler e sinceramente me surpreendi. Nunca pensei que seria possível entender e até sentir as dores de um personagem de um livro clássico, mas esse livro acabou comigo. Só consigo dizer que a escrita é perfeita e simplesmente fez todo sentido pra mim, mesmo já sabendo do final. É com certeza um dos meus livros preferidos de todos.