Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Vitor Sá 04/03/2024

Confusão
Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Sofro desde a epigênese da infância,
Não consigo mais me manter nessa mente, apesar de ter concluído que a ignorância é uma benção, ela ainda não afoga a razão penetrante em minha alma.

A leitura de Werther certamente não é para o público geral, de certa forma é para a queles que apreciam uma poesia, aqueles que entendem palavras contundentes, e que sabem se reconhecer nas situações mais adversas.

As adversidades da vida me ensinaram a arte do silêncio, porém essa arte não a verdadeira forma de meu ser, porque apesar de ter tanto a dizer me mantenho calado na presença daqueles que considero tão inferiores a mim, e ao mesmo tempo, continuo me importando com os mesmo... Com humanos que vem tantos homens morrerem, mas são tão limitados que não fazem nem ideia do começo e do fim de sua própria existência... No final eu não sou tão diferente.

Werther não é certamente um livro que vai direto ao ponto de sua narrativa, mas pelo contrário é um momento de sofrimento, um momento de sentir o vazio e se ver ali como o personagem sem propósito algum.

Está decidido, caro leitor, quero morrer, e escrevo sem nenhuma exaltação romanesca, sossegado na manhã do dia em que te verei pela última vez... Apesar de crescer, apesar de mudar a dor ainda continua, ela está presente em meu ser de forma intrínseca, de certa forma eu sinto como se atrai-se o sofrimento... Talvez eu mereça, mas essa confusão em minha mente, não suporto, me sinto como carlota, porém quero morrer como wether.

Werther é certamente um livro histórico, um livro romântico, exagerado, eu sou suspeito a julgar o livro, pois talvez tenha gostado dela por ter me visto em situações tão dolores e tão sofredores como a de Werther e ter me visto em palavras tão belas proferidas por ele que me vi encantado por tals palavras.

Não sou o mesmo homem que antes bracejava numa inesgotável sensibilidade, que via surgir o paraíso a casa passo e tinha um coração capaz de estreitar dentro de si o amor do mundo inteiro.

Escrevo aqui essa carta como Werther escreve a Alberto, pois os seres humanos foram criados para atormentar uns aos outros, porém não escrevo com destino a ninguém, somente digo aqui que se desejas ler, Leia e esteja preparado para a dádiva da morte ser lhe dada pela sua amada.

FIM

maristé 03/03/2024

Efeito werther
Comecei a ler esse livro sem saber que se tratava de um clássico do romantismo, e que após seu lançamento teve uma onda de suicídios por ?identificação? com o personagem.

O livro é escrito em formas de cartas que o jovem Werther envia a um amigo contando sobre sua vida, mais especificamente sobre sua paixão platônica pela Lotte, uma jovem que já estava prometido a outro homem, (estamos falando de 1771).
Apesar de comprometida, eles continuam se encontrando e mantendo uma amizade. Entretanto, o sofrimento dele só piorava em ficar perto dela? e ele começa escrever cartas de como está sofrendo por não poder ficar com Lotte ( rei da coitadolandia)

eu demorei MUITO tempo pra conseguir terminar esse livro (7 meses) ? pq o Werther simplesmente é INSUPORTÁVEL! me desculpem amantes do romantismo kkkkl mas que carinha insuportável kkkkkkkkkkkkkkkk no final do livro ele se mata e ainda escreve uma carta pra ela dizendo que se matou por amor, que ?morreu por ela? ?

Sem dúvidas um dos piores livros que eu já li na minha vida, muito repetitivo, você fica muito entediado pq ele só fala dela o tempo todo? algumas partes do final eu gostei, mas em geral bem ruim.

Denise.Marreiros 03/03/2024

Entendo a importância, me sensibilizo muito com a obra, que é quase autobiográfica, Werther tem muito de Goethe.
O efeito Werther me deixou desconcertada, ao final do livro entendi a causa, mas só com uma leve suspensão da descrença e entendendo o contexto da época e o quão vazia era a vida daqueles mais abonados nesse período.

kaya 02/03/2024

O que é o coração do homem?
É lindo a forma como a descrição do ambiente muda de acordo com os sentimentos de Werther. Isso mostra como era a vida para ele, onde o sentimento vale mais do que tudo. Por fim, achei esse detalhe muito interessante para a gente compreender a sua natureza e suas motivações para todas as suas ações, até mesmo aquelas que nós julgamos antiética.

Angela 02/03/2024

Profundo...
Não sei como explicar os sentimentos que esse livro me fez refletir... No começo é confuso, no meio é poético e no fim é apaixonante. Amei.

Bianca.Tieppo 01/03/2024

O que é o coração do homem?
A primeira vez que escutei sobre Goethe foi durante o Ensino Médio, nas aulas sobre o período do Romantismo. Eu odiava literatura, mas acho que se tivesse lido esse livro naquela época, minha opinião teria sido diferente.
Apesar de ter sido escrito em outro período e referir-se a questões da sociedade do século XVIII, a história tratada tem características extremamente atemporais. No período em que foi publicado, o livro teve uma grande repercussão e devido ao resultado negativo que causou, o conhecido efeito Werther, foi proibido em diversas regiões. Talvez, não tenha sido somente por tratar o suicídio de uma forma romantizada, mas também por também trazer críticas à sociedade e à Igreja.
De forma geral, Werther é um personagem com uma boa conduta, apesar disso foi excessivamente intenso e permitiu que um amor não correspondido escrevesse todo o resto de sua história. Por isso, deixo aqui uma frase de Werther que é bastante citada: ?Meu bom Deus, que tudo me deu, por que não represou algumas de minhas forças e deu-me autoconfiança e moderação??.

readersnoopy287 29/02/2024

Todos nós estamos enclausurados na angústia da falta de reciprocidade.
Escreverei aqui parte de uma carta que escrevi a um amigo, no momento que conclui o livro e o recomendei.

"Although I don't know if I idealize too much, for me, love remains inexplicable.
I was granted the ability to love unreachable people, and aware that I will never achieve the same importance for them as they have for me. Still, I harbor this feeling, aware of the disparity.
If only I could control my heart by refraining from these emotions, it would be a relief. However, in a brief accident, I realize that I am already deeply involved, becoming something greater than an arbitrary choice not to love. The admiration for the simple act of breathing and speaking takes me over completely, and, in the blink of an eye, I long to meet her again, to fall in love again.
Just by narrating my love, her image invades my mind, and my body chills just by mentioning her name. Even though I know that it is an unattainable and non-reciprocal love, I persist in the hope of one day receiving the same devotion. It's as if, at these times, I become a child at the window, shaking my feet and making requests to the gods of love for this love to be reciprocated.
The opportunity to glimpse requited love is offered at every moment. It's the subtle smile when faced with seemingly insignificant words, which, in our minds, turn into dreams, speeches, echoing throughout the body over days and weeks. The rapid beat in the chest makes us briefly wonder whether the heart could actually jump out of the chest. A pulse that reverberates in such an overwhelming way, that there is no choice but to pulse love through even the smallest vessels, transforming into love and devotion before we even realize it.
When we confront reality, we resemble Werther, lost, begging for the greatest forces in the universe to intervene and bring love into our arms.
Unrequited love is too dangerous to bear for long, penetrating deep to the core of our existence, where the pain is unbearable. Submitting yourself to the pain of not being loved is, without a doubt, more distressing than assuming such a possibility. Living with the contempt I feel for my own feelings is a difficult task, as I prefer to suffer rather than denounce such love, but the prospect of the contempt that the loved one may feel is even more corrosive.

Werther, more than anyone else, understands this painful reality that we are subject to."

Nickarochaa 29/02/2024

Intensidade
É um livro recheado de sentimentos e intensidade.
As vivências do jovem Werther representam todos nós, que sentimos tudo como se fosse a primeira vez e aproveitamos tudo como se fosse o nosso último passo em vida.
O Werther é um personagem ultra romântico que enxerga a vida como um mar de emoções e sensações e acho que todos nós deveríamos ser um pouco mais como ele.
Durante a narrativa, deduzimos o fim de Werther - quase certamente - e nos questionamos se essa seria mesmo a sua única saída.
Bom, eu cheguei à conclusão de que não podemos julgá-lo pelas suas escolhas, pois todas foram as mais sinceras demonstrações de sua alma.
Confesso que tem uma escrita um pouco ultrapassada, mas faz jus à época de sua publicação e vale a pena ser lido.

magalursz 29/02/2024

Rei da coitadolandia
é um 500 days of summer MUITO mais intenso e babadeiro, fiquei chocada em como ele mudou COMPLETAMENTE.
saiu de um nerd fofo pra um egoísta babaca, tinha q ser homem né veir

Marina.Anicet 28/02/2024

Chato pra burro
Livro não fluiu pra mim. Lia e relia pois não estava prestando atenção. Livro pequeno mas levou um tempo pra terminar. Não valeu a pena.
Lizandra.Mirelle 01/03/2024minha estante
Esse livro é ruim mesmo

maristé 02/03/2024minha estante
mana estou a 7 meses tentando terminar essa bomba? e até agora nada

Marina.Anicet 04/03/2024minha estante
Hahaha é uma tristeza! Tentei como audiolivro pra ver se fluía melhor mas nada. Fui na força do ódio hahaha

laiscunhaf 25/02/2024

"Não existe nada mais perigoso do que a solidão."
A história é contada através das cartas do protagonista, Werther, um jovem sensível (para não dizer dramático) que se apaixona perdidamente por Charlotte, uma mulher comprometida com outro homem. Werther luta com seus sentimentos intensos e não correspondidos, mergulhando em um ciclo de sofrimento e melancolia. À medida que sua paixão o consome, Werther enfrenta um conflito interno entre seu desejo ardente e as restrições da sociedade.

A narrativa é profundamente emocional, Goethe apresenta uma visão bem nítida da depressão, com toda a sua complexidade e tormento.

Particularmente, este livro me mudou, penso nele frequentemente. Mas não releria, e muito menos recomendaria para alguém.

"Tenho tanto! E o sentimento que tenho por ela devora tudo. Tenho tanta coisa, mas sem ela tudo para mim é como se nada existisse."

[2022]

luviet 25/02/2024

Simplesmente um clássico do ultra-romantismo e não é pra menos. Com o decorrer da história, é incrível como o autor sabe retratar a paisagem em completa harmonia com os sentimentos do protagonista Werther, além da troca súbita de leitura por parte do personagem.

É impossível você não sentir os sentimentos e emoções de Werther, desde o amor puro até a dor de saber que não poderá ficar com sua Lotte. Conforme for chegando no final, é difícil tirar os olhos das páginas, porém é muito angustiante ler a tristeza do personagem principal.

No fim, é impossível não chorar com o final do livro durante DIAS e esquecer a história de amor entre ambos. Se as pessoas acham Romeu e Julieta a narrativa de amor mais sensível e trágica do mundo, é porque não leram "Os Sofrimentos do Jovem Werther".

Gabriela 24/02/2024

Alma
Ler esse livro mudou algo em mim, algo que eu ainda não tenho certeza do que é, mas com certeza em algum momento irei descobrir.

Os sofrimentos do jovem Werther tocaram minha alma, e eu me senti agoniada por seu amor.

Se eu pudesse conhecer Werther, falar com ele por algum momento, eu me sentiria feliz, de alma limpa.

Raquelita 24/02/2024

De rasgar a alma
"Por que é que aquilo que faz a felicidade do homem acaba sendo, igualmente, a fonte de suas desgraças?"

Ainda não tive a oportunidade de conhecer uma obra que retratasse tão bem a angústia humana, a tristeza, a apatia e a paixão estarrecedora em sua essência mais pura. O jovem Werther sente muito mais do que aguentaria sentir e esse é o prenúncio de sua ruína.
A alma do rapaz tem olhos ávidos, capazes de enxergar toda beleza, dor e poesia que lhe cercam, a natureza enfeita sua melancolia e lhe traz certo alívio. Ao longo do livro, percebemos a capacidade do protagonista de narrar as dores de seus semelhantes, mesmo que essas sejam dores que ele não tenha que se sujeitar, devido ao seu lugar no mundo.
Além de sentir demais, Werther quis muito, há algo que ele desejou com toda sua alma, a ponto de fazer com que nenhuma outra coisa no mundo fosse capaz de lhe trazer alegria ou satisfação.
Ele apostou todo seu ser naquilo que foi o maior desejo de seu coração, e uma vez perdida essa aposta, o simples existir se tornou um castigo.
Werther atravessou a angústia indizível do perder metafórico. Ele perdeu algo que, por não ter lhe pertencido efetivamente, fez parte de um imaginário perfeito e imaculado, algo que na construção de sua mente poderia ter levado uma felicidade plena que beira a epifania, o oposto do que ele estava vivendo. A queda do penhasco das possibilidades perfeitas às vezes pode ser alta demais para que possamos aguentar.
"Os sofrimentos do jovem Werther" é para aqueles que, como ele, sentem que tudo nos falta quando faltamos a nós próprios.