Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Rute.Severo 12/02/2024

O puro suco do romantismo
Através da jornada emocional de Werther, somos imersos em um turbilhão de sentimentos intensos, onde o amor não correspondido e a busca por autenticidade são temas centrais.

Werther personifica o romântico, mergulhando em suas paixões de forma fervorosa e desmedida, desafiando convenções sociais e buscando uma conexão profunda com a natureza e com sua própria alma.

A obra transcende o individual para tocar em questões universais sobre a condição humana, capturando a intensidade e a beleza, mas também a dor e a tragédia inerentes à experiência romântica.

Maria.Cecilia 11/02/2024

Consternação!
Os sofrimentos do jovem Werther, do célebre Johann Wolfgang Von Goethe, escrito em 1774, é uma obra clássica e romântica sobre um jovem intenso e problemático que não consegue se socializar e depois de conhecer a bela Lotte, se apaixona perdidamente, mesmo sabendo que a donzela é prometida a outro cavalheiro, Albert.

Escrita no estilo epistolar, narrada em primeira pessoa, a obra mostra as dificuldades de se integrar numa sociedade de castas e preconceitos no final do século XVIII, na Alemanha.

Esse livro foi banido em várias cidades alemãs, dinamarquesas e italianas por ser considerado precursor e causador do chamado Efeito Werther, uma onda de suicídios que varreu a Europa.

Confesso que ao final do livro senti muita consternação, mas não mais que isso. Jovens influenciados sempre existiram e sempre existirão, mas não é culpa do livro, por certo!

Eu sou Cecilia Lorca, professora aposentada e escritora apaixonada!

Erebin 10/02/2024

??
Fico extremamente feliz quando um livro excede minhas expectativas. Esse foi o caso de Os Sofrimentos do Jovem Werther, apenas Werther na edição que peguei emprestada.

Esperava ler um textos em hieróglifos e com linhas de pensamentos tão complexas que meu cérebro derreteria antes de bater a capa (traumas). Bem longe disso, Werther foi um deleite de ler. Faz certo sentido, já que na maior parte do livro ele está tentando comunicar seus sentimentos ao seu amigo, Wilhelm, por meio de cartas.

Werther possui uma visão concisa e poética, muito bonita de acompanhar. Você se joga junto a ele em sua paixão perdida por Charlotte e como a presença da jovem em seu coração o faz encarar um mundo sob as lentes do romantismo.

12 de agosto, 1771

"Ai daquele que observa e diz: 'Que tola! Se tivesse esperado, o tempo agiria, o desespero se acalmaria, ela encontraria logo outro para consolá-la'. É a mes ma coisa que dizer do doente: 'Que idiota, está morrendo de febre! Se esperasse até suas forças se recuperarem, seus humores melhorarem, o tumulto de seu sangue se acalmaria. Tudo terminaria bem, e ele estaria vivo até hoje"

[...]

"Amigo -- exclamei --, o ser humano é o ser humano. Por mais refinado que seja, isso de nada lhe vale quando a paixão começa a agir, violando as fronteiras do bom-senso. Muito pelo contrário... Outro dia continuamos a conversa"

[...]

"Neste mundo não é com facilidade que uma pessoa compreende seu semelhante"

"Esta noite, abracei-a, apertei-a firme contra o meu peito e cobri de infinitos beijos seus lábios tremulos de amor. Meus olhos mergulharam na volúpia de seus olhos. Meu Deus! Mereço punição por tentar reviver, já acordado, esses momentos notur-nos tão plenos de felicidade?"

"Nenhum padre o acompanhou".

regueira0 09/02/2024

Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe
"O que é o homem, o aclamado semideus! Mas não lhe faltam forças justamente quando mais precisa delas?"

Luan.NietzsChe 05/02/2024

"tenho tanto, mas o que sinto por ela devora isso tudo[...]"
De fato, este livro é esplêndido! Por esta internet já vi gente dizendo que é apenas um livro ruim, onde o personagem comete suicídi0 por mulher. Não, meus caros, não é só isso. Este livro é grande ? os bons entendedores entendem que não falo da quantidade de páginas ou do comprimento do livro ?, ele vai muito além disso. Goethe, através de sua escrita fácil, faz ótimas críticas à hostilidade das classes mais altas para com as mais baixas; demonstra a miséria; e o principal: quando nossos limites são esgotados e surge a questão: "Deus, por que me abandonou?"

"E que outros tempos foram aqueles, em que ele diz ter vivido tão bem e ter sido tão feliz? ? Ah, esse tolo ? exclamou ela, com um sorriso compassivo -, ele quer dizer o tempo em que esteve fora de si, ele sempre fala disso, foi o tempo em que ele ficou no hospício, sem nem saber de si mesmo. - Isso tudo me atingiu como um raio; pus um tostão na mão da mulher e saí logo dali, apressando o passo."

Tornar algo ou alguém como o sentido de sua vida, bem quando a sua própria vida não possui sentido, acredito, é uma maneira de fugir de si. Posso dizer, também, que é um pedido de socorro. Mas, como dizia Schopenhauer (será uma paráfrase), esperar apenas pela felicidade é esperar inconscientemente pela infelicidade. A partir disso, no momento em que nos decepcionamos, já morremos, e, para pôr fim à morte-vida, devemos transformá-la em morte-morta. Werther já estava morto antes de tirar sua própria vida.
Ellen Seokjin 05/02/2024minha estante
Uma pena o que acontece com o werther, mas eu acho esse livro lindo.

Luan.NietzsChe 05/02/2024minha estante
sim, sim, final trágico, mas o livro é uma lindeza.

Luan.NietzsChe 05/02/2024minha estante
aliás, finais trágicos me atraem mais

Ellen Seokjin 05/02/2024minha estante
eu também gosto

gigicarv_ 04/02/2024

Esse livro tem um desenvolvimento interessantíssimo, ele aborda com um olhar melancólico do jovem Werther, um jovem muito sensível e extremamente intenso em suas ações. O sofrimento emocional que traz do jovem faz com que os pensamentos e a cabeça sejam guiadas entre a razão e emoção. O que assusta de uma forma boa é como a leitura por mais que seja indireta ela deixe com tantos avisos sobre a alienação social.
Li ele faz bastante tempo e tenho uma paixão enorme por ele, incrível, sensível e com abordagens importantíssimas.

Safira 03/02/2024

Não é muito o tipo de escrita que eu gosto, mas me fascinou, livro poético e muito sensível, é formidável a forma que Werther expressa seus sentimentos.

Brubru_bs 02/02/2024

Melancólico e sensacional
Ao ler esse livro, durante dias chuvosos e gelados, me apaixonei pela escrita de Goethe, que te envolve nas palavras sem esperanças de Werther. Esse livro foi incrível de ler e espero sentir isso novamente. Sim, pode ser que seja triste demais mas é como aquela música "quanto mais triste mais bonito soa".

Então, deixo aqui uma das minhas frases preferidas do livro:
"Desde então, sol, lua e estrelas que toquem seus negócios como quiserem, pois não faço mais diferença entre dia e noite, e o mundo vai se esvaindo todo em meu entorno."

Heloyse 30/01/2024

O que é o coração do homem?
Eu amo esse livro, e essas ilustrações trouxeram mais sentimento para uma história totalmente recheada deles.

Raissa 30/01/2024

Me deixou com depressão...
Finalmente li a obra que foi "responsável" por uma onda de suicídios em sua época... O que dizer sobre esse livro? Simplesmente uma história (ou tragédia) de amor que vai além de seu tempo! Os assuntos apresentados conseguem ser muito atuais e é impossível não sentir um aperto no peito em algumas partes mais sensíveis da história. Não vou escrever um texto enorme aqui pois se trata de uma obra bem curtinha; minhas observações são apenas em achar que a narrativa poderia contar com outros pontos de vista, fora isso, super recomendo!

Fernandrops 28/01/2024

Emoções do jovem wether
De cortar os pulsos, esse livro fala sobre a paixão tempestuosa, indomável, dolorosa e doentia de Werther, que, longe de qualquer forma de racionalidade, mergulha na ilusão de um amor clandestino e entra numa montanha-russa de desejo e dor.
creio que essa obra retrata aquilo que é a verdadeira essência do romantismo - bem como a loucura do mesmo.