A Crônica

A Crônica Jorge de Sá

Resenhas - A Crônica

bels 23/12/2023

Comecei tentando aprender o "como escrever uma crônica" para a faculdade, passei uma semana basicamente maratonando este livro. Ele não dá fórmula e muito menos ensina como se escrever uma crônica, mas mostra do que ela é feita, e isso é muito mais importante.

Tiago Ribeiro Santos 17/04/2009

Não existe melhor sensação literária como a de julgar um livro, discriminadamente, pela capa, e no final descobrir que ele é totalmente o oposto do que se pensava.

Este poderoso livrinho, simplesmente A Crônica, não é um manual de ensinamentos técnicos sobre a dita cuja. Aliás, quem disse que crônica é técnica? Ninguém neste livro.

Jorge de Sá explora as características de grandes cronistas brasileiros como Rubem Braga, Ponte Preta e Carlos Drummond, esclarecendo que, apesar de fazer parte da rotina diária de um jornal, a crônica pode ser a poesia do cotidiano. Pode ser a mágica em transformar o dia-a-dia banal e perecível, só e nada mais, num relato capaz de se transcender a equivalência de todos os outros dias de nossas vidas.
Henrique Fendrich 25/02/2011minha estante
Realmente, não é um livro técnico. Até por isso, faria bem ao autor não tecer tantos comentários como se representasse uma verdade acadêmica. É um livro bem apaixonado, e com erros seríssimos sobre o gênero, até hoje repetidos em todo canto.

Rafaela.Araujo 24/01/2017minha estante
undefined