Amor e orgulho

Georges Ohnet

Resenhas - Amor e Orgulho

MissMel 10/07/2023

Amor e orgulho
Claire está comprometida com o duque de Bligny, seu primo, mas Gaston perde quase toda a sua fortuna em jogos e se fica noivo de Athenais, para se livrar das dívidas de jogos. Quando Claire descobre, ela rapidamente se compromete com Philippe, sabendo que ele está apaixonado por ela e não se recusaria a sua mão.

Em vários aspectos do livro podemos ver que ele não foca apenas no casal, também mostra outros personagens com bastante aprofundamento em cada um deles, impossibilitando pessoas rasas e sem história.
No geral, gostei de como o livro foi caminhando, apenas queria ver mais interações com Claire e Philippe sendo próximos, na maioria das vezes em que eles conversavam era briga e chumbo para todo lado. Achei algumas cenas e o final muito apressado, tirando isso, esse livro é boa companhia em uma bela tarde de domingo.

Camila 24/05/2023

Uma novela teen do séc. XVIII
Primeiro contato com a escrita de Georges Ohnet e eu amei!
Além de um romance, é uma pura crítica aos aristocratas franceses do sec. XVIII, que se apresentavam muitas vezes como soberbos e preconceituosos.
É narrado em terceira pessoa e o narrador "conversa" com o leitor o tempo todo, o que eu achei muito interessante e singular.
É o livro certo pra quem gostou de Orgulho e Preconceito, o mocinho Phillip me lembrou o Ms. Darcy. A mocinha Claire tem seus defeitos, mas eu gostei dela!
Um ponto que se destaca é que por ser um livro clássico imagina-se uma leitura mais devagar, mas acontece o oposto, é muito ágil! Acontece novidades o tempo todo, é difícil largar.
Enfim, achei um livro leve, tranquilo e apaixonante.
Só faltou um epílogo! Aí seria perfeito.
Na minha opinião, foi um final muito abrupto e no não ficamos sabendo o que acontece com os personagens secundários, só por isso não dei 5 estrelas. Mas não tira o brilho do livro! Indico!

Vivi.Montarde 12/03/2023

Que história maravilhosa. Amei.
Muitos livros de romance clássicos têm uma leitura mais lenta, os acontecimentos vão se desenvolvendo com calma, porém nesse livro não é bem assim. A leitura é muito ágil e dinâmica. São tantos acontecimentos que você só quer saber o que vai acontecer em seguida e não consegue largar o livro.
O único ponto negativo é que achei o final bem corrido.
Mas para quem gosta do estilo vale muito a pena a leitura.
Dani 21/03/2023minha estante
Se.você gostou vale apena ler vivi !
Já coloquei na lista de desejados ?

Vivi.Montarde 22/03/2023minha estante
Vc vai adorar. Acho que a história faz seu estilo de leitura, Dani.

Mari 09/03/2023

Esse é um romance de época que embora foque no casal, não é necessariamente romântico, pois a história é permeada por ressentimento, egoísmo, ciúmes e desejo de vingança.

É um novelão com direito a vilões, e eu adoro isso!
Só achei que o final foi muito corrido, poderia ter tido um epílogo com o desfecho para os outros personagens.

E me incomodou como o autor dá a entender que a Claire meio que se torna submissa ao marido, obedecendo e baixando a cabeça. Ela poderia muito bem ter se arrependido e se desculpado, sem ter que mudar traços da sua personalidade para se adequar a alguém (só vou relevar porque é um livro de 1882).

No mais, uma boa leitura!

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
Esse livro teve um gosto de primeira vez, porque eu nunca havia lido sobre a nobreza Francesa, então estava muito acostumada com a maneira de ser a inglesa. A história, já promete muito pela sinopse e já nos primeiros capítulos você tem a certeza que vai amar ainda mais.

A trama é rica desde o início e te prende de uma forma que você nem começa a notar quando não consegue mais parar de ler. É narrada em terceira pessoa, com um narrador que fala com o leitor durante a leitura, fazendo alguns comentários pontuais, que eu simplesmente adorei!

Já de cara a família Beaulieu te deixa com várias sensações diferentes. A mãe forte, amorosa, que mesmo viúva tenta de todas as formas evitar o desfecho trágico, que infelizmente acontece: eles perdem um processo judicial na Inglaterra e ficam com as finanças arruinadas.

O momento histórico no livro é a de uma transição entre a aristrocracia e os burgueses como novos ricos, do “futuro” retratado por uma siderúrgica e o passado representando pela vizinha, a casa de campo da nobre família Beaulieu em Pont Avesnes. E assim somos apresentados a nobreza e a da industria na figura do Derblay, que com ares de cavalheiro, construiu sua riqueza com suor e trabalho e tem seu valor no caráter e não no título herdado. Ao mesmo tempo, em que esses fatos acontecem, temos o destino tramando suas teias na capital Francesa, onde o pai de Athenais, uma jovem burguesa, começa a desenhar o futuro de sua filha dando a ela sua vingança tão esperada sobre a nobre Claire de Beaulieu.

Assim, os dois núcleos são apresentados, te fazendo começar a torcer para o final de uns e de outros nem tanto. Nesse ponto já pode se preparar para os “crushs” e dar aquelas “reviradas” de olhos para alguns personagens... que vamos amar detestar.Logo no início o autor mostra a profundidade ou não de cada um e isso traz muita riqueza para a narrativa. O encontro desses personagens traz uma segunda fase para a história que é simplesmente apaixonante e ainda melhor que a primeira.

A partir das consequências desse encontro com o intuito de manter seu orgulho intacto, a orgulhosa Claire aceitou se casar com o rico industrial Philippe Derblay. Filha de um marquês, a jovem seria agora a esposa de um burguês em ascensão. Philippe mal podia acreditar em sua sorte ao tomar a amada Claire por esposa. Mesmo desconfiando dos motivos que a levaram tal decisão aceitou fazer parte do jogo, confiante que seu amor seria o suficiente para ambos. Sua alegria durou até o momento em que se dirigiu à suíte nupcial, onde foi cruelmente rejeitado. Claire fica gravemente enferma e, quando finalmente volta a si, passa a ver o marido com outros olhos, mas o estrago estava feito: Philippe não a perdoaria com a facilidade esperada. Agora, Claire tenta reparar os estragos que suas ações causaram. Sem contar que o duque irá retornar e o casal terá que enfrentar provações ainda mais difíceis, antes que uma reconciliação seja possível.

Existe um toque de humor em alguns personagens que ganha de cara o coração dos leitores e de certo modo trazem uma leveza bem-vinda ao drama da história. Não posso mais contar sobre a história sobre o risco de estragar a surpresa, mas a trama é tão bem construída com o autor oferecendo a descrição física e também do coração dos personagens que te prendem na trama de uma forma apaixonante como a melhor das novelas escritas na página de um maravilhoso livro. Não tem como não ficar terrivelmente apaixonada pelo Philippe e ficar a seu lado nas reviravoltas dessa trama apaixonante. Com uma história rica e um enredo perfeito, esse livro, do começo ao fim, tem um apelo inegável aos corações dos leitores de qualquer época.

Eu de todo coração espero que a Pedrazul publique esse livro, porque é um romance que merece ser lido por todos os leitores fãs de uma ótima história de personagens que se tornam tão reais durante a leitura, que nos fazem viver com eles cada emoção descrita nessas linhas.

site: http://www.clubedofarol.com/2018/03/resenha-amor-e-orgulho.html

Ariane.Rodrigues 22/12/2021

Surpreendida estou
Não esperava tanto desse livro, mas o que ele me entregou foi maravilhoso, divertido e envolvente. O tanto que os personagens são orgulhosos não está escrito (ou melhor, está) e é por causa desse defeito que eles vão acabar se amando e fazendo o leitor se apaixonar. Só achei que eles poderiam ter tido uma conversa mais longa ao invés de tudo se resolver em uma página.

_bbrcam 14/09/2021

História envolvente e personagens cativantes
uma bela de uma novela mexicana poderia ser produzida aqui. tem de tudo: a mocinha orgulhosa, a vilã maldosa, o ex-noivo arrependido e o marido zeloso e apaixonado. gostei muiiito!!

Wal 09/06/2021

Amor e Orgulho/ O grande industrial
..."Não dei ouvidos à voz da razão, à prudência da experiência; só escutei o amor que cresceu de modo irresistível dentro do meu coração"...

Personagens principais:
Claire: um caso complicado
Gaston: duque ganâncioso metido a besta
Philippe: engenheiro rico e bondoso
Athénaïs: nova rica invejosa

Quando Claire descobre que foi abandonada pelo seu noivo Gaston, que pra piorar a situação fica noivo da sua maior rival, Athénaïs... seu mundo desaba.... e num ímpeto de raiva e vingança decide se casar com Philippe, um poderoso industrial da região, o qual nutre uma paixão avassaladora por ela.
Será que o amor de Philippe será capaz de romper as barreiras do orgulho de Claire?

Entre intrigas, inveja, ganância e orgulho , o autor aborda de forma interessante o embate entre a classe aristocrática e a ascenção dos "novos ricos" na sociedade francesa.

Eu simplesmente amei, difícil parar de ler, o único defeito é que ele acaba com um gostinho de quero mais.
Natty 16/06/2022minha estante
Ansiosa pra começar a leitura do meu livro

LuizaSH 07/06/2020

Claire ama seu primo, um duque, e os dois já conversaram sobre casamento. Porém, ele vai para a Rússia a trabalho, só que lá muda seu comportamento, vira um libertino e joga sua fortuna fora nas mesas de jogos. Precisando se reerguer, volta a Paris, mas fica sabendo que a prima está arruinada, então acaba aceitando se casar com a filha de um empresário muito rico, e a moça é uma antiga rival de escola de Claire. Esta, ao saber disso, fica transtornada e resolve se casar com o dono de uma indústria, propriedade vizinha a da família de Claire no interior.
Penso que alguns pontos da história se passaram muito rápido, principamente o final, poderiam ter mais desenvolvimento, mas é bem bom.
Intrigas, desentendimentos, conflitos de classes, aristocracia e novos ricos, comerciantes e industriários que começam a ganhar dinheiro com seus trabalhos. Acredito que quem, assim como eu, curte romance de época e os clássicos, vai gostar deste livro.

Jessyca 08/04/2020

Recomendo
Gostei muito da leitura....recomendo!!Boa leitura!.