A teoria da relatividade especial e geral

A teoria da relatividade especial e geral Albert Einstein

Resenhas - A teoria da relatividade especial e geral

Braulio 17/11/2012

A maioria dos livros escritos por cientistas reserva uma surpresa agradável. Ao contrário da aridez que uma tese de mestrado ou da complexidade tecnicista de um livro didático (aliás, por que livros didáticos, principalmente os de cálculo, têm que ser tecnicistas e hermeticamente complexos?), autores de grandes teorias conseguem ser bastante simples e educativos. Einstein é, sem dúvida um gênio da humanidade. Uma figura ímpar, dotada de imaginação, lógica e criatividade muito acima do que um humano comum conseguiria imaginar capaz. E, mesmo que não tivesse sido o cientista brilhante que foi, teria, com certeza, um belo futuro como autor de livros.

Cecchetti 29/05/2021

Teoria genial! Aqui se aprende na fonte, mas hoje no YouTube se aprende melhor. :-)
Havia iniciado o livro há anos atrás e sempre me impressionou o primeiro capítulo, onde rapidamente Einstein coloca em perspectiva os paradigmas da matemática e seus fundamentos a partir de um alicerce que são os teoremas, que quando questionados toda teoria é desafiada. São poucas palavras bem colocadas (pelo tradutor ao menos) que são poderosas.

O valor do livro está na própria demonstração da teoria da relatividade que vem exatamente da provocação de bases da física por muito tempo não questionadas.

O livro é, como ele indica, uma simplificação bastante forte da matemática, para tratar das mudanças de paradigma que ele propôs. É metódico em fasê-lo e muito debruçado sobre as fórmulas ainda.

A genialidade está na teoria da relatividade em si. Para conhecê-la me pareceu mais rico assistir a vários vídeos de alta qualidade no YouTube explicando os conceitos de forma visual e mais conceitual.

João Pedro 31/12/2023

Quando estava no ensino médio, decidi comprar dois livros do Einstein, pois gostava muito de ciências. Com boa dificuldade, lembro que consegui ler e entender. Hoje, 10 anos depois, já formado em física, percebo que os dois livros que comprei eram compreensíveis, pois eram livros justamente escritos para que o público conseguisse compreender essa bela teoria.

Juliana-- 08/04/2014

Espaço - Tempo e Campo
Leitura elucidadora se já tiver estudado algo sobre relatividade. Como o assunto não é trivial a leitura deve ser feita de forma lenta pois o contúdo é apresentado de forma muito sucinta. É fundamental passar pelo apêndice onde há uma boa discussão sobre espaço-tempo e campo. Vale a pena ler e reler.

Leitor Pro 29/02/2024

Boa Reflexão
Gostei do livro, o livro traz as 2 teorias mais famosas de Einstein na atualidade, a última uma complementação da primeira. O autor se preocupa em deixar a leitura didática mas mesmo assim é muito complicado assimilar o raciocínio com alguns conceitos que ele põe em pauta pra quem não é area, a leitura demanda muito raciocínio mental com poucas/quase nada de demonstrações de imagens, mas o genial que ele desenvolveu essa teoria tudo em base de experimentos mentais e claro com alguns fatos já conhecidos pela ciência da época, hoje ela já é comprovada que funciona muito bem no mundo macro das coisas. O autor tem uma facilidade incrível de imaginar a coisas com um viés racional de como elas funcionam, e não só isso, desenvolveu e descreveu toda sua argumentação com alguns bonus de pensamentos de como o universo e as coisas que não se podia ver na época deveriam se comportar com base na sua teoria que ainda nem era comprovada, por isso é reconhecido como um dos maiores gênios da física que já viveu.

Orivaldo 20/06/2017

Para expandir a mente.
Falando como um leigo no assunto - meu conhecimento de matemática e física está bem na média da maioria das pessoas - eu diria que este livro é brilhante. Sempre fui fã do Einstein, sua genialidade é conhecida por todos, mas seu dom para escrever obras literárias era desconhecido para mim.
Jamais imaginei que a leitura desta obra sera prazerosa, imaginei um livro extremamente técnico e que exigiria muita paciência e pesquisa para ser lido, felizmente enganei-me. Não que o conteúdo seja de fácil assimilação e que você não deva pesquisar para ter, de fato, uma real compreensão do conteúdo, mas as palavras de Einstein são tão bem colocadas, seus exemplos tão claros que, haja vista você não ser capaz de compreender os cálculos matemáticos expostos, você entenderá o que eles realmente querem dizer na prática. Pela primeira vez, li um livro de cunho extremamente técnico mas que não era frio, que não restringia o leitor impondo limites intransponíveis a compreensão pela maioria das pessoas. Um livro que fala de matemática e física que, por mais complicado que seja visualizar a primeira vista esta incrível teoria, vai atrai-lo a curiosidade de desvendar este aspecto fascinante da natureza, as propriedades do tempo e espaço, e recompensa-lo com uma visão do mundo inteiramente nova e tão próxima de cada um de nós.
Se você já é fã de Einstein, vai ama-lo ainda mais.

Marquinho 23/01/2010

Estímulo Intelectual.
Quem se interessa por Física de modo geral e Cosmologia, não pode deixar de ler este livro. Einstein, de forma simples e clara traça, numa espécie de passo-a-passo, os caminhos que o levaram a desenvolver essa brilhante teoria (Teoria Espacial e depois com a incorporação da Gravitação a Teoria Geral da Relatividade). E como ele mesmo disse - "Ninguém que a tenha compreendido pode escapar à sua magia" - Isso é fato.

João Carlos 13/10/2010

Simples e Direto
A principio, a Relatividade é um assunto que parece distante para leitores não-físicos.
Nessa obra, Einstein descreve de forma bem sucinta todas as vertentes da Relatividade. Acredite, se você não é Físico, vai compreender também o que ele escreve.

João Carlos Araújo Souza
São Paulo, SP

Leonardo Rosa 13/07/2011

Desperta para o assunto
Sempre tive curiosidade sobre as teorias de Einstein e ele consegue ser o mais claro possível dentro de um assunto bem complexo e ainda não totalmente esclarecido. Usa pouquíssimas fórmulas matemáticas, visto que este livro foi voltado para o leitor leigo, porém interessado no assunto. Utiliza também vários exemplos práticos de imprescindível importância para a visualização das teorias.
Recomendo ler e depois dar uma varrida em outras informações contidas na Web, inclusive com ótimos vídeos explicativos.
Recomendo.

Joao.Ider 25/06/2019

Relatividade, por Einstein.

É um grande prazer ler sobre Relatividade em um livro de divulgação escrito pelo próprio Einstein.

Ele tenta aqui dar a idéia mais exata possível da Teoria da Relatividade àqueles que de um ponto de vista geral científico e filosófico, se interessam pela teoria.

Lembrando dos que o influcienciaram e ajudaram, reconstitui o árduo caminho que percorreu ao criar idéias tão novas e ousadas.

Fato muito importante, ainda mais nos nossos dias, é como o pensamento filosófico sempre o acompanhou e foi de fundamental importância para o desenvolvimento de sua teoria, em especial Descartes e suas definições sobre o espaço vazio.

É uma leitura informativa e esclarecedora! Boa Leitura.

Rayan GQR 08/12/2020

Uma viagem
É incrível como um livro tão curto e de não ficção foi um dos que mais me fez "viajar" e testou minha capacidade de pensamento abstrato. Os pensamentos são apresentados de maneira ordenada e numa progressão lógica, tentando simular a maneira como o autor os concebeu, a matemática ainda está além de minhas capacidades e espero um dia ser capaz de entender por completo, porém a progressão lógica é acessível, e através dos experimentos mentais nos faz entender (ou começar a enteder, pelo menos) as implicações da teoria, e como ela se sai melhor que a mecânica clássica ao descrever a realidade.
É realmente deslumbrante a revolução que gerou essa teoria, a capacidade de desafiar o que até então era aceito, de por em cheque convicções que tinham se estabelecido apenas por sua intuitividade, sem questionamento.
Não sou do pensamento de que as pessoas "são" gênios, apenas que fazem coisas geniais, e o Einstein fez uma quantidade considerável dessas coisas geniais, vê-lo narrando essas genialidades e o processo que o levou a elas é extremamente interessante, gostaria que ele tivesse mais livros de Física para o público geral.

Deixarei para dar 5 estrelas caso futuramente leia e consiga compreender a matemática.

Clístines 22/02/2021

Mestre
Se querem aprender, aprendam com o mestre. Traz uma visão única do primeiro a entender a relatividade. Vale para quem já estudou e para quem gostaria de estudar as teorias da relatividade.

LAvia511 27/12/2023

Incrível ?
Primeiramente que sou uma pessoa com conhecimento básico em física, nada muito profundo porém sempre fui apaixonado por ela. Considero esse livro fácil de entender pois o Einstein é um excelente escritor, sabe ensinar muito bem, recomendo demais pra quem gosta de física porque é um prato cheio e ainda é fácil, é óbvio que tem algumas fórmulas porém são básicas e de fácil interpretação, gostei bastante da leitura e provavelmente é uma livro que vou reler muitas e muitas vezes.