Poemas Malditos, Gozosos e Devotos

Poemas Malditos, Gozosos e Devotos Hilda Hilst

Resenhas - Poemas malditos, gozosos e devotos

Isabelly B. 14/12/2022

Análise
Certo, talvez eu não tenha entendido nada, mas tudo bem. Poemas bem curtos e curti o fato de colocarem a vida da autora em tópicos para mostrar toda a trajetória da vida dela.

Rafael Bonfim 07/12/2020

Deus, uma paixão.
Este foi o primeiro livro da Hilda que li e a leitura foi acompanhada de muita paixão e epifania.

Por conhecer um pouco da vida da Hilda por meio de vídeos na internet, eu fui surpreendido por uma paixão pela sua escrita cheia de segredos e melismas nas entrelinhas.

Acredito que por ter minha fase "evangélicah" e por conhecer um pouco da fé cristã, eu fui meio que entregue em abraçar cada linha do poema.

Quando fui expulso da igreja por ser gay, eu meio que fiquei "orfão" de Deus, pois o prazer em aceitar quem sou e o julgamento me condenavam (e o próprio Deus cristão ainda condena).

E o que fazemos com a paixão pelo outrora Deus invisível? Nada. Temos apenas o ódio ou devoção embrulhada e guardada.

Hilda é minha voz calada.
deborafv 03/09/2021minha estante
Obrigada por essa resenha. Com certeza agora irei ler este livro com outra perspectiva.

Marcinhow 11/02/2022

A grande busca...
Hilda Hilst, nossa unicórnia, expõe ao mundo sua busca por Deus e sua veemência em querer entender.
Dos livros de poemas que li, esse foi o que menos me conectei.

Ricardo 16/03/2020

Poemas malditos, gozosos e devotos
Hilda Hilst, em "poemas malditos, gozosos e devotos", é, virtuosamente emblemático. Tarefa dada, desafio cumprido. O clube leia mulheres @leiamulhereslimeira, em enquete realizada em Fevereiro, estabeleceu para o mês de Março, a leitura das obras desta contagiante é enigmática escritora brasileira, nascida em Jaú, mas radicada em Campinas/SP.
📃
Pois bem, passamos para breves considerações sobre esta obra. Não se propõe a fazer reflexões doxológicas sobre Deus, mas a obra está toda dedicado à especulação de um sentido para o nome de Deus -, enxague, oculto ou indiferente.
📃
Quem se propuser a ler Hilda, terá que se despir da reflexão teológica transcendental ou dogmática.
📃
Estas apóstrofes, são construídas e pensadas a partir da perspectiva "Deus". Na hipótese menos negativa, a ideia de Deus toma a forma de um "mistério"..., como bem explícita Alcir Pécora, seu prefaciador.
📃
Partido deste princípio, a leitura de Hilda, é uma caliente provocação imaginativa, enigmática e cheia de surpresas. Vejamos:

"Para um Deus, que singular prazer.
Ser o dono de ossos, ser o dono de carnes
Ser o Senhor de um breve Nada: o homem:
Equação sinistra
Tentando parecença contigo, Executor".
📃
Assim concluo, sabedor do valor inigualável e da tamanha facilidade criativa com que Hilda, teve, tem e terá sobre nós e sua obra, alcançou, alcança e ainda alcançará. Valeu e até a próxima curva poética de Hilda Hilst.

Fernanda2703 26/11/2023

Série de poemas perfeitos, precisei reler muitas vezes para conseguir compreender exatamente o que a Hilda queria dizer.
Sou apaixonada pela forma como ela descreve seus sentimentos com alusões a coisas materiais, foi chocante ter lido o poema que ela diz: "antes que eu morra de águas, aguada do que inventei" causou um impacto gigantesco em mim poder compreender essa frase.

Giovana.rAdua 11/07/2022

Pra acompanhar a leitura de ?Obscena senhora D?
Tateando o mundo e os cantos de si mesma em busca de um Deus - mais uma vez -, Hilda nos faz também querer crer, já que, como dito por ela,
?Cuida que tal ideia
Te tome.
Melhor um cheio de dentro
Que não conheces, um fartar-se
De um nada conhecimento
Do que um vazio de luto
Umas cascas sem os frutos
Pele sem corpo, ou ossos
Sem matéria que os sustente."
Uma leitura essencial para entender mais não só a própria autora como também suas obras. Se você deseja ler "obscena senhora D" ou se você já leu, recomendo forte esse livro que facilmente poderia ter sido escrito pela própria Hillé - nossa queria (?) personagen -

robson_lourenco 09/11/2023

"De que me adianta poemas ou narrativas buscando aquilo, que se não é, não existe ou se existe, então se esconde?"

tici 26/02/2024

Não sei se é uma leitura pra mim.
Poesia não é um gênero que costuma cair bem pra mim e esse da Hilda não foi diferente. Eu era curiosa pra ler algo dela, mas sinto que não conheço o suficiente de literatura pra gostar de poesia

geovana 07/04/2024

?A quem te procura, calas. A mim que pergunto escondes.?
Imagino que Hilda Hist seja um é oito ou oitenta, ou você gosta ou não vai suportar ler nada dela, ela gostava de ser polêmica desse jeito e eu acho isso maravilhoso.

Esse livro é bem rapidinho mas é bom ler no seu momento e tentar entender um pouco os poemas, não é difícil quando você pensa pela perspectiva dela... Gosto de pensar que tem outras pessoas que tem dúvidas iguais as minhas em relação a deus, ao amor e a vida.

?Estou sozinha se penso que tu existes.
Não tenho dados de ti, nem tenho tua vizinhança.
E igualmente sozinha se tu não existes.
De que me adiantam
Poemas ou narrativas buscando aquilo, que se não é, não existe
Ou se existe, então se esconde.?

Manu 09/06/2023

Poemas malditos, gozosos e devotos ? Hilda Hilst
Hilda consegue ser impecável em qualquer gênero, pois venho de um livro para essa coletânea de poemas, ela de fato sabe usar as palavras com maestria. Que honra e que privilégio poder ler Hilda Hilst!

tici 23/08/2023

Primeiro contato com a Hilda
Finalmente decidi ler Hilda! Não foi um bom livro pra começar, de fato, mas me surpreendi muito positivamente, aqui você já conhece de sua escrita, que é magnífica, lírica e melancólica como apenas nós mulheres conseguimos fazer.. Também vemos como ela entrega toda essa dúvida de quem é Deus, para que Ele serve, de que é Seu poder e a maioria dos poemas te deixa de boca aberta com tamanho reflexões. Já quero ler mais dela

lucca 15/11/2023

Me sinto cult lendo poesia

quotes:

Vive do grito
De seus animais feridos
Vive do sangue
De poetas, de crianças

Caio sobre teu colo.
Me retalhas.
Quem sou?
Tralhas, do teu divino humor.

Me deste vida e morte.
Não te dói o peito?
Eu preferia
A grande noite negra
A esta luz irracional da Vida.

Ama.

É Deus.

Depois trituras. Corpo de amantes
E amadas.

E buscas
A quem nunca te procura.

Estou sozinha se penso que tu existes.
Não tenho dados de ti, nem tenho tua vizinhança.
E igualmente sozinha se tu não existes.

Um pedir que se fosse, fartada de carícias.
Se te ganhasse, que coisas ainda desejaria minh?alma
Se ficasses? Que luz seria em mim mais luminosa?
Que negrume mais negro?

De uma infinita procura
De tu e eu.

Penso que tu mesmo cresces
Quando te penso. E digo sem cerimônias
Que vives porque te penso.

Não te machuque a minha ausência, meu Deus,
Quando eu não mais estiver na Terra
Onde agora canto amor e heresia.

pamplona0 29/12/2023

Página 47, XXI.
"Chora por mim.
Pela poeira que fui Serei, e sou agora.
Pelo esquecimento
Que virá de ti e dos amigos.
Pelas palavras que te deram vida
E hoje me dão morte.
Punhal, cegueira"

Nickyzinhaa 27/01/2024

Me fez refletir
Me li e aprendi muito nesses versos de poesia. São devotos e questionadores como me sinto sobre Deus. Ele é tão bom para mim, não me abandonou quando só quis colo. É tão difícil para mim falar de Deus.

Eveba 30/01/2024

A devoção de Hilda Hilst
Primeiro contato com Hilda Hilst e meu retorno a ler poesia em muito tempo, os poemas de Hilst são a devoção à procura do sagrado, colocando-o ora em santidade, ora em posição de amante não menos sagrado. Adorei a poesia disso.