Abrakadabra

Abrakadabra Alan de Sá

Resenhas - Abrakadabra

r-rashidartt 02/05/2023

Psicodélico
Psicodélico, pelo visto vou seguir na linha de atribuir adjetivos, apesar de que já não sei se estou tão certa em relação a este. Esta leitura fez-me senti como se lançada dentro de um caleidoscópio, as descrições são extremamente visuais, cada canto deste conto é desenha-se como uma pintura. A historia porém despertou-me inquietação, desde o incomodo inicial pelo claro deslocamento que o Beto sentia nas primeiras paginas, ao choque causado naquela tenda, até a dura realidade que nos atinge em sua conclusão. Confesso que esta historia provavelmente vai ocupar meus pensamentos por algumas semanas.

thaiis 27/02/2022

Minha mente fértil viajou imaginando a ambientação do circo, os híbridos, e as cenas perturbadoras de gore. A todo momento fiquei esperando que Beto tirasse os óculos e saísse daquele pesadelo, e acabei me surpreendendo com o plot twist.
Essa foi a primeira obra de Alan de Sá que li, mas estou ansiosa para conhecer mais do seu trabalho.

BrUnO 17/10/2021

Sou burra ou apenas estava com sono quando terminei?
Tem conceito, tem história boa, tem freak show, tem morte, tem feshe, tem lacre, tem tudo meus amores, só não teve eu entendo o final, mas muito bom, serviu.
Andrea 21/02/2022minha estante
Hahaha, rindo com respeito porque eu também não entendi. ?

Saah 07/09/2021

Um conto curto, envolvente e rápido de ler, apesar de não ter entendo bem o final, é muito bem escrito e te prende

Giovana 02/09/2021

Não leia antes de dormir
Cometi o erro de ler antes de dormir e meus sonhos foram desesperadores.
É um conto muito pesado, com um suspense muito bem desenvolvido te fundo a impressão de que você está ali preso na história. O sentimento geral é como aqueles sonhos que você tenta correr mas não consegue (no caso pra mim foi a noite toda assim hahaha). Além disso também tem uma crítica social em relação a quem da sociedade realmente tem o acesso a arte, museus e exposições.

Fernanda1156 23/06/2021

Abracadabra: Coleção Carcarás
O conto usa a arte para explicar como nos escondemos dos outros e de nós mesmo. Beto é um cara negro que sofre preconceitos, mas que vive uma vida comum. Ele vai em uma exposição e acaba participando de uma experiência em realidade virtual no Museu de Arte Moderna de Salvador: a Abrakadabra, obra de um artista sírio-brasileiro baseada em uma experiência traumática vivida em um circo.
Em meio a tecnologia, alucinações e descrições de seres muito estranhos Beto acaba descobrindo mais sobre ele mesmo e ainda descobre o que o leva a não temer os medos que se escondem sob a maquiagem/máscara de um palhaço.
Encarei o conto como um grande pesadelo, o gênero terror inserido e as alucinações descritas me deu uma sensação de que Beto estava dormindo e estava sofrendo os seus piores pesadelos e em uma tentativa de resolver todos aqueles problemas na sua vida. Não gostei das sensações e entendi mesmo pouco sobre as alucinações e os personagens estranhos que foram descritos, então prefiro acreditar mesmo que tudo foi um sonho, ou melhor um grande pesadelo, daqueles bem difícil de explicar.

Autor Alan de Sá é bacharel em jornalismo pela Faculdade Anísio Teixeira, redator publicitário e escritor de suspense e terror. Em 2019, ajudou G. G. Diniz e Alex Silva a criarem o movimento literário sertãopunk, que atua na ficção especulativa focada em representatividade nordestina. Entre suas obras estão Abracadabra (2020), Sertãopunk: Histórias de um Nordeste do amanhã (2020) e o Lago Aruá (2019) e outros projetos.

"Carcarás" é uma coleção de noveletas 100% nordestinas, um projeto feito para espalhar a palavra do Nordeste pelo Brasil e trazer diversidade e conhecimento ao mercado literário. As noveletas são lançadas bimestralmente e variam ente ficção, fantasia, terror e suspense.

@viajeira.literaria

Yas (@vestigiosdesolitude) 16/06/2021

Muito bom!!!!
Um conto muito interessante, que traz questionamentos necessários e bastante reflexão, o pessoal que segue a teoria da psicanálise vai adorar tbm, não vou contar aqui pra não dá spoiler kkkk!!! Entendedores, entenderão ? enfim uma escrita maravilhosa e um conto intrigante!!! Vale a pena conferir!!!

Alerta de Gore!!! Se não conseguir ler esse tipo de conteúdo, tome cuidado!!!

Alerta para pessoas com fobia relacionadas ao circo (Não recomendo a leitura em hipótese alguma)!!!

Quotes:

"Aquela era a sua máscara, a ferramenta que usava para esconder dos outros as dores de seu passado e a arma para criar a sensação de felicidade que a vida lhe tirou um dia."

"Nem todos sobrevivem quando são impedidos de falar."

"Sinto em você uma vontade quase morta de viver".

"[...] ao chegar próximo à entrada, ele escutou o som do rádio-transmissor do segurança e viu que Rebeca o encarou de forma de desagradável. O motivo não se podia esconder com as roupas ? porque transparecia na cor da pele."

"Ele se aproximou de Beto e pediu que levantasse os braços. Fez uma revista completa [...] É um procedimento padrão. ? Mas que não foi feito em mais ninguém, pensou Beto. [...] aquela não era a primeira vez. Respirou fundo e subiu as escadas do museu."

Loki ou Iris 16/06/2021

Inesperado
Apesar de não ter funcionado tão bem para mim, me prendi pela ideia e por todo o enredo envolto de Abrakadabra. A narrativa e todos os aspectos de universo me cativaram.

Suellen.Alves 08/06/2021

Surpreendente
Um conto curto mas muito envolvente e com um plot surpreendente. Tive que parar a leitura por conta de compromisso com o trabalho, mas é fácil de ler em uma só sentada.

Ana Luiza Silva 20/05/2021

Simplesmente aterrorizante. As descrições muito gráficas das coisas esquisitas que estavam acontecendo me deixaram muito apreensiva. Não pretendo ler novamente. Mas certamente vou atrás de mais coisas do Alan de Sá.

Lolli 12/05/2021

1. esse é um conto de terror com temática circense e por ser de terror já não foi feito para mim, que não gosto tanto do gênero, então isso deve ser levado em consideração na minha nota.

2. eu achei o conto bem escrito, dava para ver bem as descrições acontecendo. como teve gore e eu não sou fã de gore assim, eu não gostei tanto do conteúdo das descrições, mas que foram bem escritas foram.

3. indico para quem gosta mais desse pegada do terror e do circo e tals.

Coral Daia 20/02/2021

Infelizmente, não funcionou comigo
Essa foi uma história que não funcionou nem um pouco para mim. O texto é dramático, muito bem escrito, mas eu me vi fazendo leitura dinâmica o conto inteiro. Eu gosto de horror, mas esse não me cativou. Li muitas resenhas e reconheço que o conto é bom, mas comigo não teve liga. Gostei do final, de como cada coisa se conectava aos acontecimentos do resto do conto — mas ainda assim o achei previsível.

site: https://www.instagram.com/p/CLHKXOTLNWI/

Raquel 03/02/2021

Me senti alucinando nessa história, amei os aspectos da realidade virtual fantasiando a vida real do personagem. O final em geral foi satisfatório.

@YasmineComY 16/01/2021

Envolvente e soturno...
... é daquelas histórias que te prendem a atenção muito fácil. Por ter poucas páginas a leitura parece acabar cedo demais de tão gostosa de ler que é. As descrições do ambiente são muito gráficas e nos estimula a imaginação.

Indicado para quem gosta de textos fantásticos e de horror que abordam temáticas sociais como pano de fundo.

(Lido no Kindle Unlimited)