Elena Ferrante: uma longa experiência de ausência

Elena Ferrante: uma longa experiência de ausência Elena Ferrante
Fabiane Secches




Resenhas - Elena Ferrante -Uma longa experiência de ausência


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Tamires 29/05/2020

Elena Ferrante, uma longa experiência de ausência, de Fabiane Secches
Minha história com Elena Ferrante começou com o episódio “The Dolls”, o primeiro da primeira temporada de “My Brilliant Friend”, série da HBO. Eu já havia lido o nome da autora aqui e ali, mas não sabia absolutamente nada sobre ela ou sua obra. ⠀⠀

Nesse episódio, quando Lila joga a boneca de Lenu em um buraco e Lenu faz o mesmo com a boneca de Lila, dizendo “o que você faz eu também faço”, eu senti uma vontade enorme de ler “A Amiga Genial”. Se pudesse, teria começado naquele mesmo momento! Deixei de acompanhar a série para ler pelo menos este primeiro livro da Tetralogia Napolitana. Fui em busca dos livros de Ferrante na internet e comprei não só a tetralogia, mas todos os livros dela que haviam sido publicados no Brasil até aquele momento. A medida que fui lendo as sinopses e me inteirando sobre o que se tratavam os romances foi impossível não desejar ler todos os livros, um após o outro. Uma aposta arriscada (e um pouco cara), eu sei, mas valeu muito a pena. Viajei nas primeiras semanas de janeiro de 2019 e, quando cheguei, havia uma caixa de livros da Elena Ferrante me esperando na casa da minha sogra.

Ter lido Elena Ferrante, toda a obra dela, sobretudo a tetralogia, foi um verdadeiro marco na minha vida de leitora. “A Amiga Genial” tornou-se o meu livro favorito; Elena Ferrante, A autora favorita. Desde então tenho buscado ler mais e mais literaturas que me aproximem desse universo, que projeta e reflete tão bem aquilo que, por vezes, temos vergonha até de pensar. É até difícil explicar, mas quem já leu sabe. E quem ainda vai ler, vai descobrir (é disso que falamos, quando usamos o termo “Febre Ferrante”).

O livro de Fabiane Secches, “Elena Ferrante, uma longa experiência de ausência” (Claraboia, 2020), me fez retornar a esse ponto de partida, a esse deslumbramento inicial com Ferrante, mas mostrando as nuances que a primeira leitura apressada, irresistível, geralmente não nos permite perceber. Além disso, a autora apresenta a obra de Ferrante sob a ótica da Psicanálise e da Literatura Comparada, um verdadeiro aprendizado, além de grande deleite. É como se as leituras anteriores tivessem deixado várias pontas, acumulando vários novelos e Fabiane Secches viesse fazer não somente o arremate, mas a revisão de cada ponto, de cada carreira dessa peça gigante que é a obra de Elena Ferrante.

"Embora a escrita de Ferrante nos dê a impressão de que a leitura fluirá sem dificuldades, talvez seja com as nossas dificuldades internas que acabaremos nos confrontando. Freud dizia que, durante o percurso analítico, estaríamos nos dispondo a acordar demônios que habitam nosso subsolo, a vivenciar uma jornada sem garantias. E Kafka, que um bom livro é aquele que funciona como um machado capaz de partir os mares gelados de nossa alma. Parecem boas imagens para ilustrar a experiência de ler Elena Ferrante.”

“Elena Ferrante, uma longa experiência de ausência” é leitura indispensável, fascinante, obrigatória. Não posso deixar de destacar aqui as ilustrações da Talita Hoffmann e todo o trabalho de edição da Editora Claraboia. O livro é perfeito em todos os sentidos, papel, fonte, texto bem escrito e revisado, boa capa… Vale a pena, tanto o impresso quanto o e-book (mas sugiro o impresso).

site: https://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-elena-ferrante-uma-longa-experiencia-de-ausencia-de-fabiane-secches/
comentários(0)comente



natcalderini 06/04/2023

Para quem leu obras de Elena Ferrante, recomendo esse livro para entrar mais a fundo sobre sua escrita. Me fez compreender e me identificar com o depoimento de outras leitores,críticos,tradutores,acadêmicos,sobre e escrita e as obras de Elena Ferrante.
comentários(0)comente



Montenegro 28/11/2021

Análise literária
Foi uma leitura difícil, mesmo já tendo lido as publicações analisadas pela autora, que interpreta a obra literária da escritora Elena Ferrante.

O esforço valeu a pena, pois é sempre bom conhecer um pouco mais sobre o que inspirou a construção de uma personagem e da obra da escritora italiana.

Em especial quando a autora identifica as mesmas referências que observei quando li a tetralogia napolitana.
comentários(0)comente



Camila 30/12/2020

Para quem desejar pensar a obra de Elena Ferrante sob a ótica da crítica literária e dá Psicanálise, sugiro este livro.
comentários(0)comente



Polly S 29/11/2020

Sagacidade de uma crítica
Fabiane Secches não apenas destrincha em profundidade a obra de Elena Ferrante, como nos ensina um belo caminho de como construir um pensamento crítico literário. Excelente.
comentários(0)comente



Marina 22/07/2022

Livro obrigatório para todo mundo que leu Elena Ferrante e ficou obcecado com as suas histórias e personagens. Fabiane analisa todos os livros já lançados da autora, mostrando as ligações com outras obras literárias, destrinchando as simbologias presente nas tramas, as repetições, analisa personagens e comportamentos pela ótica da psicanálise. Eu amei entender mais o que está por trás das histórias que eu tanto amei. Terminei a leitura desse livro ainda mais apaixonada pela Ferrante e querendo reler todos os livros.
comentários(0)comente



Carine 29/01/2023

Esse livro é como uma conversa sobre as obras do seu autor favorito. É ampliar a visão que temos sobre personagens que achamos conhecer tão intimamente e ao mesmo tempo retomar sentimentos que vieram a tona durante a primeira leitura dos livros de Elena Ferrante.
A análise de Fabiane Secches passa por todas as obras de Ferrante (com uma ligeira pincelada sobre "A Vida Mentirosa dos Adultos", pois ainda não havia sido lançada no Brasil) e ainda aborda a questão do anonimato e da chamada Febre Ferrante. No entanto, sem dúvidas, o grande destaque é a análise da tetralogia napolitana e suas duas protagonistas Elena Greco e Rafaella Cerullo.
Que delícia foi essa leitura, que saudades de Lila e Lenu.
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR