Chapeuzinho Amarelo

Chapeuzinho Amarelo Chico Buarque

Resenhas - Chapeuzinho Amarelo

Maria1691 15/04/2024

Chapeuzinho Amarelo
Achei que foi um livrinho super engraçado, didático e incrível. Passa uma mensagem ótima, as vezes vivemos com tanto medo de viver que "criamos" coisas na nossa mente que nos impede de seguir em frente. O livro fala sobre medos, superações, seguir em frente e deixar o que lhe aprisiona de lado.

Era a chapeuzinho Amarelo
Amarelada de medo
Tinha medo de tudo, aquela chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não sabia escada
nem descia.
Não estava resfriada
mas tossia.
Ouvia contos de fadas
e estremecia.
Não brincava mais de nada
nem de amarelinha.

Tigorc 29/03/2024

Manual experiência!
Na real eu tava passando minha fy do ttk, aí me deparei com alguém lendo essa obra prima, e resolvi parar pra ouvir e relembrar os velhos tempos.

Só sei que é uma história muito curta, mas q eu acho mt aconchegante. Amo?

Tyr Quentalë 09/03/2024

Choque de realidade
Chico Buarque teve vários momentos em minha vida. Durante minha infância, escutei várias músicas por conta do meu pai. A medida em que fui crescendo, compreendi seus momentos em contornar a ditadura para que suas músicas chegassem ao público e enviassem mensagens de protesto. Mais adiante comecei a observar os livros que ele lançava, mas algo em mim se quebrou, eu não conseguia mais enxergar o Chico como eu enxerguei um dia.
Mantive minha distância da Chapeuzinho Amarelo por muito e muito tempo mesmo. Talvez esperando o momento certo.
Hoje, ao folhear as primeiras páginas, compreendi a mensagem quase que diretamente a algo que tem ocorrido em meu interior.
Nas ilustrações de Ziraldo e nas palavras de Chico Buarque, percebi que às vezes carregamos o peso dos nossos medos, que ficamos paralisados devidos aos pensamentos automáticos e negativos do "E se...". Deixamos a ansiedade nos dominar e muitas vezes paramos de dar continuidade às chances que a vida nos oferta. A vida, os conhecidos e os pensamentos de alerta que sempre deixamos de lado.
Chapeuzinho Amarelo é muito mais do que falar apenas sobre o medo paralisante que afeta algumas pessoas. Ela, a personagem em seu desenvolvimento pessoal, é quase alguém a segurar em nossos braços, nos olhar em nossos olhos e nos falar:
-- Pare! Respire! Reaja!
Obrigada, @nanypromotora, @ziraldooficial e @chicobuarque!
Vocês não imaginam o quanto foi interessante receber as palavras e as imagens do livro nesse exato momento!

Cleandho 29/02/2024

História com uma profundidade psicológica enorme
Esse livro pode até ter uma carinha de livro infantil, mas é de uma profundeza tão grande! É muito interessante ver como a ideia de lidar com os próprios medos aparece e no fundo eu vejo que é um livro que fala muito sobre coragem e superação.
Como analista junguiano e psicoterapeuta, eu vejo o potencial desse livro para trabalhar vários assuntos dentro das sessões e é algo bastante poderoso. O próprio Jung diz que quanto mais ignoramos as sombras, mais elas ganham força e crescem, como no livro no qual a criança começa a ter medo do medo do medo do medo de sentir medo. Já nem era mais o medo do lobo. Mas quando ela conhece o lobo e passa a olhar pra ele diretamente, até percebe que ele não é tão assustador assim. Quando olhamos para nossos medos de frente e com coragem também podemos passar a perceber isso e até mesmo "fazer amizade" com eles.

Roberth 25/02/2024

Qual a diferença entre o vermelho e o amarelo?
Fecharam a contação de histórias com este livro e também foi muito gostoso e envolvente. O livro é cheio de quebra de expectativas e lida com o conceito de medo de uma forma divertida. Ele teve mais sucesso pela forma magistral que os contadores de histórias interagiram, um com o outro e também com as crianças. Peguei o livro depois e acredito que algumas ilustrações sejam mais adequadas para crianças que já passaram da segunda infância.

Mariah145 02/02/2024

Afeição é o nome
Sou apaixonada em ler e reler livros infantis, sejam eles nacionais ou não. Me trás esse sentimento de nostalgia ao relembrar das brincadeiras, jogos, de amigos e até do sentimento que tive quando li pela primeira vez. Amo me sentir nostálgica ao ler uma obra que um dia já amei muito. A escrita poética do Chico sempre tão esplêndida e cativante.

clara3639 30/01/2024

Eu amo esse livro
Eu li esse livro quando criança e fui reler recentemente, e posso afirmar que ele continua sendo tão incrível como a primeira vez, me identifico com a chapeuzinho do início do livro, medrosa, mas fico feliz de como ela consegue superar

obs.: tadinho do lobo lobo bolo

Isadora.Oliveira 28/01/2024

Coisa mais fofa
Reli um dos meus livros favoritos de infância e continuo amando.
O Chico sabe escrever, tudo que ele se propõe a fazer é sensacional, e o Ziraldo, um ícone, um dos traços mais icônicos e bonitos existentes.
Como pode a literatura nacional infantil ser a maior w melhor de todas.

Duda Moura 21/01/2024

Era uma vez uma menina igual a mim
Em "Chapeuzinho Amarelo", Chico Buarque nos apresenta uma menina que sente medo de tudo, se priva de muitas coisas pelo medo que tem. Seu maior medo, que a cada dia cresce mais, é do lobo que, mesmo sem ter certeza de que existia, apavorava-a. Até que ela o encontra, e isso muda toda a sua vida. Completamente.

Neste livro, aprendemos que superar um medo não é fácil, mas, quando é feito, modifica todo o nosso comportamento, a forma que vivemos. E, para mim, é isso que o torna tão especial.

Lembro-me de lê-lo quando pequena e de me identificar com a protagonista. Hoje em dia, por razões distintas, ainda me vejo nela, mesmo que isso seja quase imperceptível. A verdade é que aquela menininha que não sabia como agir, tinha medo de crescer e vergonha de conversar e mostrar seus sentimentos ainda está dentro de mim, só não da mesma maneira.

Eu cresci, mas meus medos me acompanharam e reler este livro meio que me fez acordar para a realidade, porque há tempos que quero mudar, porém não me esforço nem me arrisco o suficiente ??

No fim, enfrentar um medo é igual a enfrentar o lobo: é libertador quando passamos por ele.

Este livro me enche de nostalgia e me acorda para a vida, por isso eu o amo com todo o meu coração.

Sim, faz parte da literatura infantil e, sim, há preconceitos em relação a isso, mas nunca deixamos de sermos crianças por completo, não é mesmo? Por esse motivo, acho que é uma leitura essencial na vida de toda pessoa que tem um medo que há como enfrentar. Afinal, como nossa situação pode ser diferente da da Chapeuzinho Amarelo?

?Mesmo quando está sozinha, inventa uma brincadeira. E transforma em companheiro cada medo que ela tinha.?
Duda Moura 14/03/2024minha estante
nunca deixamos de ser crianças por completo* não acredito que errei isso ?

yourjazzsinger 13/01/2024

Li hj na pinacoteca... nao ssei pra que tem que fazer resenha nesse 🤬 #$%!& de desafio , como nao tenho nd a dizer sobre o livro deixo aqui minha indignaçao sobre o fato

Alle_Marques 24/12/2023

Amarelo de medo!
...
É um bom livro infantil, o estilo de escrita rimado é legal e a ideia de superar os medos sempre rende uma história no mínimo interessante, ainda mais quando é voltado para as crianças.

Porém, o grande destaque com certeza é para as ilustrações, são todas muito bem feitas, especialmente as do lobo. Chico Buarque e Ziraldo estão de parabéns.
...
[...] O lobo ficou chateado de ver aquela menina olhando pra cara dele, só que sem o medo dele.
Ficou mesmo envergonhado, triste, murcho e branco-azedo, porque um lobo, tirado o medo, é um arremedo de lobo.
É feito um lobo sem pelo.
Um lobo pelado. [...]
37° Livro de 2023, 49ª Resenha de 2023
Desafio Skoob 2023

Messias 20/12/2023

Revisitando esse clássico nacional que já tinha trabalhado com crianças uma vez. Acho ele na média, não acho excepcional mas também não acho que seja ruim. Um bom livro infantil, especialmente pelo texto ritmado, bom pra ser lido em voz alta.

juliasena 05/12/2023

Clássico
Um dos primeiros livros que li na minha vida inteira e nao perdeu a graça ainda, ótimo pra estimular a leitura e história boa

indgrii 04/11/2023

Que lindinho
Sou uma criança de quase 18 anos que se privou muito da vida por ter medo das coisas. Esse livro é necessário

Lendo com Mari 31/10/2023

Chapeuzinho amarelo
Às vezes é bom voltar a ler como se ainda fosse uma criança, os livros infantis sempre tem algo a ensinar.