A Riqueza da Vida Simples

A Riqueza da Vida Simples Gustavo Cerbasi

Resenhas - A Riqueza da Vida Simples

Camilla 23/08/2020

O que é riqueza?
O livro aborda sobre o conceito de riqueza que não trata-se somente do valor monetário que determinada pessoa possui, mas também a riqueza de se levar uma vida simples, porém regada de experiências e qualidade de vida.

Jorge.Lopes 22/09/2020

Repensando comportamentos
De forma didática, o livro insta a repensar hábitos, com dicas simples e duradouras: "O futuro nada mais é do que a evolução de nossos vários atos presentes"

Raquel.Fernandes 30/03/2021

Riqueza não é só dinheiro
O autor dá vários exemplos práticos e de grande valia de como se organizar financeiramente. Resultei em alguém ainda mais convencida a atrasar o máximo possível a compra de um automóvel. Carro é bom, é conforto, praticidade, mas é um peso grande no orçamento. Existem alternativas que podem substituí-lo satisfatoriamente.

Mesmo falando de educação financeira, o autor finaliza o livro nos lembrando que a riqueza não está só no dinheiro. Como o próprio autor diz: "Nada define melhor o conceito de riqueza do que liberdade de escolha".

Saber organizar e planejar o orçamento é importante, desde que a vida tenha como objetivo acumular experiências e realizações, e não apenas aumentar patrimônio.

Mackatoo 01/05/2021

Minimalismo...
Ótimo livro, ótima escrita com fácil entendimento para todos e com um tom de mostrar que riqueza não é dinheiro e que a felicidade as vezes está no simples...
Minimalismo é a resposta para uma riqueza na vida simples.

Dri 25/08/2022

Bom livro pra iniciantes no planejamento financeiro
Livro traz reflexões sobre padrão de vida.
Ou seja, quanto custam os seus gastos fixos para poder manter o seu padrão de vida?
Será que esse padrão não poderia ser mais simples e vc para de gastar tanto pra manter só bens materiais?

Qual o significado de um bom padrão de vida? Ter só roupa de marca, casa e carros caros, comer em restaurantes de luxo, etc? Ou poder viajar, viver novas experiências e ainda ter uma reserva financeira que te permita não ter que trabalhar tanto pra manter um custo de vida caro?

Durante todo o livro o autor constrói essa linha de raciocínio, dando exemplos de como ele busca aplicar na sua vida um padrão mais simples e mais satisfatório. Bem bacana toda a reflexão!

De fato avaliar seus custos fixos (que determinam o seu padrão de vida) é um dos pontos mais importantes e iniciais para quando se quer buscar a independência financeira. Mas, pra quem já leu/estudou sobre o tema antes, o livro não traz nenhum conceito/dica nova nesse sentido.

Cah 03/03/2021

Simplificar para garantir o sucesso
Diferente de outros livros do autor que já li onde encontramos muito cálculo e coisas relacionadas a isso, nesse observamos um Cerbasi mais reflexivo, como ele mesmo fala "Ser rico é ter fartura daquilo que é importante para você". Com dicas para simplificar a vida e buscar mudanças, mesmo quando parece que você não tem nada a eliminar da sua vida. Vemos que o mais importante é a construção, o caminho, ao invés de ter apenas um objetivo grande, tenha vários pequenos. Faça boas escolhas e boa sorte.

jsilveira 04/07/2020

Alguns bons ensinamentos
Leitura simples, com algumas informações úteis e outras nem tanto.

Cíntia 24/08/2020

Título do livro
O título do livro é exatamente o que entrega o livro. Gustavo acerbais, top!

Marcinha 04/03/2021

Gostei, super leve a leitura e de fácil entendimento.
Em quotes...
"independemente de quanto você tem ou ganha, se fazer escolhas conscientes, pautadas em uma vida de qualidade - mas não de luxo - no presente, seu futuro pode ser muito mais tranquilo e sem privações."

"Desenvolver o autoconhecimento é seguramente, o mais difícil dos aprendizados."

"Se você não está conquistando o que quer, precisa rever seu estilo de vida."

Veridiana.Teichmann 28/01/2022

Planejamento financeiro, renda passiva, poupança e riqueza descritos e explicados de uma forma em que a liberdade de escolhas, a realização de sonhos, a busca de conhecimento e as alternativas para viver melhor são o objetivo principal.