The Catcher in the Rye

The Catcher in the Rye J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Evelin 23/04/2024

Um livro em que o protagonista adolescente e problemático relata o que passou durante os três dias em que ficou completamente sozinho em Nova York depois de ser expulso de mais uma escola.

Eu fiquei de saco cheio desse Holden depois do quinto "isso me matou" e perdi a capacidade de me importar com alguma coisa que ele contasse. Ele está passando por um momento difícil e ainda sente a morte do irmão, mas eu realmente não gostei muito dele. Esse cara odeia tudo e todos e não faz nenhuma escolha decente. Só gostei um pouco mais dele durante as interações com a irmãzinha.

No geral, eu gostei do livro. Pode se tirar algumas lições, e até senti, sim, alguma empatia pelo Holden em vários momentos.

ligia104 22/04/2024

A transição da infância para vida adulta
Um clássico do século XX, não é para todos (mesmo). O Holden é o típico adolescente chato, egoísta e insuportável. Quem nunca foi assim? Ele odeia tudo e todos. Odeia a hipocrisia, mas ele mesmo é um hipócrita.
Ele é um apanhador no campo de centeio, que se recusa a crescer. Que quase destroi completamente a sua vida. Além disso, ele não suporta a ideia das pessoas crescerem, como sua irmã por exemplo.
Apesar de ser insuportável, no momento que o entendemos, podemos analisar seus defeitos em uma perspectiva de um adolescente enlutado, depressivo e ansioso.
É um clássico, não adianta ler só por ler, e achar que vai ser um história com grandes reviravoltas e tal. Acredito que seja o tipo de livro para reler ao longo da vida.
Não pude deixar de notar semelhanças com as vantagens de ser invisível. Holden existiu para que o Charlie pudesse viver.

Ladybabylon 22/04/2024

Esperava mais
Sim! Esperava mais!
Já vi esse livro presente em várias listas de leituras "obrigatórias", sendo citado em livros e filmes.
Por curiosidade fui ler o bendito.
São 26 capítulos de puro non sense kakakakaakkaka
O livro conta uma parcela da história de vida de um adolescente perdido em todas as esferas da vida.
Holden é o típico adolescente perdido que a cada ano que passa se afunda mais e mais e se perde mais e mais com as mudanças e responsabilidades.
O protagonista tem uma personalidade difícil e é um pouco problemático, mas não é uma má pessoa.
É nítido que ele ainda não "superou" a morte do irmão e que isso é um dos fatores principais que ocasionou essa situação.
O Holden passa o livro inteiro reclamando e contando coisas aleatórias que aconteciam com ele ou com pessoas aleatórias que não somão em nada na história. 99% é ele falando de coisas que detesta jkkkk
O livro não possui plot (se tem desconheço)
Você passa a leitura toda pensando que vai acontecer alguma merda e no final não acontece nada. (Não que eu estivesse desejando o pior)
O livro termina do nada(?)
O livro prometeu nada e entregou o que prometeu.
Li dois capítulos por dia. Penso que se tivesse tentado ler corrido não teria passado da metade kkkkk

Livia.Gabriela 22/04/2024

Nem acredito que terminei. ??
Uma leitura lenta, arrastada. Não entendi praticamente nada que essa história fala.
Rafa 23/04/2024minha estante
Valha Jesus kkk passada kkkk ainda nem comecei

Livia.Gabriela 23/04/2024minha estante
Kkkk

nami 21/04/2024

Para quem quer uma leitura tranquila e divertida.
Acompanhamos alguns dias na vida do adolescente mal-humorado Holden Caulfield que tem 16 anos, ele não vai com a cara de ninguém e critica a hipocrisia da sociedade. A sua maior alegria é a irmã caçula Phoebe de 10 anos de idade que Holden considera "100%".
Gosto bastante de certas passagens como a do ''Salão Lavanda'' e a história das ''3 bruxas'', também gosto quando ele faz uma crítica aos artistas de cinema e uma das partes mais divertidas é quando ele fala que queria ser surdo para evitar ouvir certas coisas.
O livro é muito divertido e indico para quem gosta de obras de outras épocas, pois o livro é cheio de gírias dos anos 50.
Esse é daqueles livros que geralmente as pessoas amam ou odeiam, mas acho que a pessoa deve ler para tirar suas próprias conclusões.

joaoviittr 19/04/2024

Mais um buscando ser aquele que protege da queda
A revolta da juventude, o amor por coisas simples e o olhar solidário para aqueles que amamos? Todos nós com vinte e poucos anos já fomos e ainda somos de certa maneira como holden.
Um ser em busca de algo ainda não determinado, um alguém com amor sem custo, mais um vivendo sem pretenções, desconectado do desenvolver de meio mundo.
Foram tantas as coisas me fizeram amar esse livro: a escrita leve, os pensamentos sinceros, as descrições precisas e diversas outras coisas que não consigo descrever com a precisão que pretendo.
Fiquei satisfeito por ver como os personagens foram trabalhados/desenvolvidos de acordo com sua importância, sem perdas, sem acréscimos ou capítulos desnecessários.
O Apanhador no Campo de Centeio não é sobre a vida inteira de um personagem, é sobre um episódio qualquer no meio de tantos outros que poderão acontecer, acontecimento esse que pode ou não mudar o rumo da vida.
Para mim esse é aquele livro que citarei caso um dia alguém pedir para listar uma leva de livros que deve ser lidos por todos em algum momento da vida.

ps.: Esse foi o primeiro livro do Salinger que li, e levando em consideração toda a paixão que criei por essa obra prima com toda certeza consumirei mas escritas do mesmo.

Yourdramaqueen 18/04/2024

Amei demais a história, principalmente porque me identifiquei muito com o protagonista, na questão do sistema e das crianças

James.Noah 18/04/2024

Adolescência e pensamentos nos consomem
O livro é interessante, é o primeiro livro que aborda um adolescente e como era a vida dele. Por falar nisso, que vida ein? Ele tem vários problemas tanto como um luto que ele nunca enfrentou cara a cara, ele tem uma confusão mental que persiste o livro todo, que lembra muito alguns dos meus pensamentos mais intrusivos.
Apesar de todos esses aspectos, o livro é longo EXTREMAMENTE descritivo, o que faz você quer largar o livro fácil fácil, além disso a personalidade do protagonista não ajuda em nada a fazer o leitor se interessar porque em inúmeros momentos ele é irritantemente insuportável, mas quando você começa a entender mais o personagem isso fica suportável.
Agora o final... Aí ai que final sem sal! Não vou dizer mais nada porque recomendo pra quem gosta de um bom em velho clássico, mas o final do livro foi bem fraquinho.

Luhbia 17/04/2024

Um livro bem comentado, onde muitos falam extremamente bem da história, do livro de modo geral e de como Holden é um ótimo personagem.
Eu vi uma narrativa repetitiva ( graças ao nosso narrador Holden que repetia a mesma coisa literalmente várias vezes), tornando a leitura chata ( ao meu ver).
É um adolescente que passa por um luto que não teve nenhum tipo de suporte emocional, que tenta encontrar o seu lugar mas não acha, que possui sentimentos de inferioridade quanto ao meio familiar, entre outros temas que ficaram ali de segundo plano com a narrativa contada.
É um bom livro para de analisar sim muitos aspectos da passagem para a infância e adolescência e quando não temos essa fase com um apoio tanto familiar quanto escolar e social, podemos ver os aspectos negativos que afeta o desenvolvimento de alguns indivíduos.
Porém, não deixa de ter um desenrolar chato e repetitivo. Demorei muito mais do que queria para terminar de ler.

Vitor.Bastos 15/04/2024

Que cara chato!
Eu havia iniciado essa leitura há muitos anos atrás, então decidi comprar o livro e finalizar, mas quando iniciei eu era adolescente ainda, então tinha uma recordação de que parecia legal, mas o protagonista é muito chato. Tá certo que é um adolescente, então levei em consideração isso, mas de qualquer forma, as atitudes e o jeito dele me irritaram, só finalizei mesmo porque queria terminar ele dessa vez e por ser um clássico, mas não recomendo.

FrenzyBoy 15/04/2024

Maçante
O livro conta a história de um adolescente de mal com a vida e com indícios de depressão. Por ser uma trama adolescente, muitos podem se identificar com a história, mas não me prendeu. A história é arrastada com atitudes bestas do protagonista, continuei até o final por busca de alguma possível reviravolta, qual não ocorreu.

molivvv 14/04/2024

Que podre, tinha botado mais expectativa, me decepcionei bastante, é fraco e bem
cansativo, relutei bastante pra chegar ao fim

inadr 14/04/2024

5/10
Comecei a ler esse livro porque era bastante famosinho e tinha na biblioteca de onde eu estudo, então eu só li. Mas não consegui me apegar à leitura, aos personagens, não via a hora de terminar. Acho que não entendi muito do livro em si, é daqueles tipos de livro que você tem que ler várias vezes para entender.

Sou muito apta a abandonar livros que não consigo gostar logo de cara, então fico feliz de ter conseguido terminar o livro. Deve ter algo haver com a escrita que é muito bem escrita e é fácil de ser lida, o que me agrada muito.

Acho que o livro inteiro conta a história de um adolescente depressivo que não sabe o que fazer da vida mas não sabe disso. Ele é expulso da escola, não volta pra casa e fica rodando por aí. Algumas vezes é muito difícil entender o porquê de que ele faz algumas coisas, algumas vezes sinto que é apenas um garoto traumatizado. O que pode ser viável de dizer já que ele mesmo diz no livro que durante a infância "aquele tipo" de coisas sempre acontecia com ele.

O que me deixou morta de raiva é o porquê dele nunca ligar ou procurar a Jane se gostava tanto dela assim, sempre me matava toda vez que ele diz que poderia ligar pra ela mas sempre dizia não estar afim. Enfim, não consegui me apegar a leitura, e fiquei feliz quando o livro acabou. Quem sabe se eu o ler em outro momento eu consiga entender melhor.