O Apanhador no Campo de Centeio

O Apanhador no Campo de Centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Yourdramaqueen 18/04/2024

Amei demais a história, principalmente porque me identifiquei muito com o protagonista, na questão do sistema e das crianças

James.Noah 18/04/2024

Adolescência e pensamentos nos consomem
O livro é interessante, é o primeiro livro que aborda um adolescente e como era a vida dele. Por falar nisso, que vida ein? Ele tem vários problemas tanto como um luto que ele nunca enfrentou cara a cara, ele tem uma confusão mental que persiste o livro todo, que lembra muito alguns dos meus pensamentos mais intrusivos.
Apesar de todos esses aspectos, o livro é longo EXTREMAMENTE descritivo, o que faz você quer largar o livro fácil fácil, além disso a personalidade do protagonista não ajuda em nada a fazer o leitor se interessar porque em inúmeros momentos ele é irritantemente insuportável, mas quando você começa a entender mais o personagem isso fica suportável.
Agora o final... Aí ai que final sem sal! Não vou dizer mais nada porque recomendo pra quem gosta de um bom em velho clássico, mas o final do livro foi bem fraquinho.

Luhbia 17/04/2024

Um livro bem comentado, onde muitos falam extremamente bem da história, do livro de modo geral e de como Holden é um ótimo personagem.
Eu vi uma narrativa repetitiva ( graças ao nosso narrador Holden que repetia a mesma coisa literalmente várias vezes), tornando a leitura chata ( ao meu ver).
É um adolescente que passa por um luto que não teve nenhum tipo de suporte emocional, que tenta encontrar o seu lugar mas não acha, que possui sentimentos de inferioridade quanto ao meio familiar, entre outros temas que ficaram ali de segundo plano com a narrativa contada.
É um bom livro para de analisar sim muitos aspectos da passagem para a infância e adolescência e quando não temos essa fase com um apoio tanto familiar quanto escolar e social, podemos ver os aspectos negativos que afeta o desenvolvimento de alguns indivíduos.
Porém, não deixa de ter um desenrolar chato e repetitivo. Demorei muito mais do que queria para terminar de ler.

Vitor.Bastos 15/04/2024

Que cara chato!
Eu havia iniciado essa leitura há muitos anos atrás, então decidi comprar o livro e finalizar, mas quando iniciei eu era adolescente ainda, então tinha uma recordação de que parecia legal, mas o protagonista é muito chato. Tá certo que é um adolescente, então levei em consideração isso, mas de qualquer forma, as atitudes e o jeito dele me irritaram, só finalizei mesmo porque queria terminar ele dessa vez e por ser um clássico, mas não recomendo.

FrenzyBoy 15/04/2024

Maçante
O livro conta a história de um adolescente de mal com a vida e com indícios de depressão. Por ser uma trama adolescente, muitos podem se identificar com a história, mas não me prendeu. A história é arrastada com atitudes bestas do protagonista, continuei até o final por busca de alguma possível reviravolta, qual não ocorreu.

molivvv 14/04/2024

Que podre, tinha botado mais expectativa, me decepcionei bastante, é fraco e bem
cansativo, relutei bastante pra chegar ao fim

inadr 14/04/2024

5/10
Comecei a ler esse livro porque era bastante famosinho e tinha na biblioteca de onde eu estudo, então eu só li. Mas não consegui me apegar à leitura, aos personagens, não via a hora de terminar. Acho que não entendi muito do livro em si, é daqueles tipos de livro que você tem que ler várias vezes para entender.

Sou muito apta a abandonar livros que não consigo gostar logo de cara, então fico feliz de ter conseguido terminar o livro. Deve ter algo haver com a escrita que é muito bem escrita e é fácil de ser lida, o que me agrada muito.

Acho que o livro inteiro conta a história de um adolescente depressivo que não sabe o que fazer da vida mas não sabe disso. Ele é expulso da escola, não volta pra casa e fica rodando por aí. Algumas vezes é muito difícil entender o porquê de que ele faz algumas coisas, algumas vezes sinto que é apenas um garoto traumatizado. O que pode ser viável de dizer já que ele mesmo diz no livro que durante a infância "aquele tipo" de coisas sempre acontecia com ele.

O que me deixou morta de raiva é o porquê dele nunca ligar ou procurar a Jane se gostava tanto dela assim, sempre me matava toda vez que ele diz que poderia ligar pra ela mas sempre dizia não estar afim. Enfim, não consegui me apegar a leitura, e fiquei feliz quando o livro acabou. Quem sabe se eu o ler em outro momento eu consiga entender melhor.

Marly.agatha 13/04/2024

Morno
É um livro sem reviravoltas, narrado pela perspectiva total de um adolescente depressivo e insatisfeito com a vida, o lance é amor ou ódio por ele, nao tem meio termo.

Nath 13/04/2024

O protagonista mais chato - e que tem permissão para ser!
Ao acompanhar um final de semana de Holden - um adolescente expulso mais uma vez do colégio interno e que sai alguns dias mais cedo da escola para "aproveitar" antes de a notícia chegar em casa - somos jogados em meio aos pensamentos, divagações e questionamentos do protagonista que, como é de se esperar, é imaturo.

Me incomoda um pouco a linguagem desse livro, confesso. Sei que o objetivo é justamente inserir o leitor nos pensamentos do protagonista, mas na minha experiência acabou deixando tudo um pouco mais enfadonho.

Quanto às atitudes do Holden, é claro que são péssimas. Considerei tudo péssimo, cada passo que ele dava ou cada pensamento que tinha. Até que finalizei o livro. E aí pensei no quanto isso fazia sentido.

Estamos falando de um protagonista jovem, no auge da adolescência, com indícios de depressão e vivendo o luto pelo irmão perdido. O que se pode cobrar desse jovem? O que ele deveria pensar? COMO cobrar algum "bom padrão" de comportamento de alguém cujo único apoio emocional é também uma criança?

Por isso cheguei a conclusão do título dessa resenha. O Holden é chato, sim. Toma inúmeras decisões estúpidas. Mas ele tem esse aval. Ele precisa passar por esse processo. E entender isso muda toda a experiência de leitura desse livro.

Acho que ler isso no final na adolescência (entre 18 e 20 anos) teria sido uma experiência ainda melhor. Recomendo.

Geekk9o0 10/04/2024

Só li por conta de life is strange
Que MERDA de livro puta que me pariu. Foi o pior plano de leitura que a minha escola já deu. Holden você é nojento.
Jujucat71 11/04/2024minha estante
Te avisei ???

Diego Caetano 08/04/2024

O Apanhador No Campo de Centeio
Francamente, eu não sei nem o que dizer de um livro desses, mas ele possui uma narrativa tão gostosa de se ler; e mesmo sendo narrado por um adolescente magrela, chorão e fraco, ele consegue criar uma certa empatia com o leitor e transcrever sua complexidade ao descrever (de maneira "gíriosa") suas experiências e reflexões deprimentes em Nova York. É inexplicável, mas esse livro conseguiu me trazer um impacto único sobre como contar uma boa história, por mais simples que seja sua estrutura. Recomendo.

Paula.Ferraz 07/04/2024

Preferido ??
O meu livro preferido de toda vida!
Depois de 30 anos que eu li pela primeira vez! Ele continua perfeito!