O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Vitor 28/03/2024

Sinta-se um adolescente
O Apanhador no Campo de Centeio é uma leitura simples, tão simples que é até repetitiva em alguns pontos, te faz sentir entendiado num vocabulário limitado e cheio de gírias de Holden Caufield, uma "causa perdida" que possui pouco menos de 18 anos, e vive a contradição entre ser imaturo demais para ser um adulto, enquanto é responsável demais pra ser tratado como criança. Essa angústia acompanha o protagonista, e o livro é sobre a sua jornada, de alguns dias, vagando por Nova York, de sua escola (da qual seria expulso por tirar notas ruins), de hotéis, táxis, garotas, paixões... Nada parece o satisfazer, nada nunca o deixa contente. É um livro sobre desilusões, mas também sobre esperança. Num geral, é um livro sobre a adolescência, ou melhor, sobre a invenção dela, que te leva direito àquele universo fascinante dos anos 50 nos Estados Unidos, numa história de Juventude Transviada e afronta aos dogmas até então impostos, isto é, às regras sociais.

Nanis 28/03/2024

Decepcionante
Falando bem a verdade, esse livro foi o livro que mais me decepcionou de todos que eu já li na vida.
Eu esperava uma história completamente diferente, pq por ser um clássico que todo mundo ama, eu esperava ação e essas coisas, mas é simplesmente uma história sem nada de interessante que resolveram transformar em livro.
O livro em si não é ruim de ler, a linguagem e bem fácil e fluiu bastante, falo mais sobre a história, que não é em nenhum aspecto interessante, e o único momento em que eu gostei de verdade do livro por ter sido verdadeiramente interessante, foi na última página.

amanda 24/03/2024

O que você faz quando não tem ideia do que fazer?
Meio conturbado, meio estranho, uma bagunça de muitas coisas. coisas feias, coisas que só são coisas e outras que são coisas bem bonitas. uma história sobre um garoto normal, com uma vida normal, ou que tenta ter uma vida normal, ou só ter uma vida, mesmo. e a coisa é que ele não sabe muito bem como fazer isso, mas quem sabe?

Mariana Melo 23/03/2024

"O que eu acho e? que a gente deve deixar em paz uma pessoa que comec?a a contar uma esto?ria, se a esto?ria e? pelo menos interessante e o sujeito se anima todo com o assunto. Gosto de ver uma pessoa ficar toda animada com o assunto. E? bonito." ?

Reccanello 20/03/2024

Não gostei.
No duro, livro mais chato e deprimente, mesmo, não acontece nada nunca, só o cara, sério!, praticamente falando sozinho, uma criança, juro, que se acha muito adulto para estar na escola e para quem tudo é chato e nada presta, e todo mundo é meio imbecil. Perdi meu tempo lendo esse monte de merd*, no duro. Juro por Deus que sou muito doido se esse livro serviu para alguma coisa, no duro.

nauhana0 20/03/2024

O apanhador no campo de centeio
Poderia ser melhor? Não criei muita expectativa e mesmo assim me decepcionei, 200 e poucas páginas de um adolescente amargurado e boca suja.

naneocp 19/03/2024

Campo de Centeio
Confesso que não me embarquei muito na leitura, acho que por ser uma literatura clássica, a história é bem "lenta"...
Mas o significado por trás do livro alugou um triplex na minha cabeça.

?Caulfield critica os adultos, falsos, hipócritas ou simplesmente imbecis, enquanto aprecia as crianças, espontâneas, inocentes, generosas. E, por isso, o que de verdade ele gostaria é de estar à beira do precipício, no final do campo de centeio, para monitorar as crianças e evitar que elas caiam. Evitar que se tornem adultos. Mas isso é impossível, e daí advém a crise de Holden.?

Isso tem um peso tão grande que tô pensando nisso há horas. Fiquei o livro todo me queixando do quão lento era o livro, ou "entediante", até entender a mensagem por trás de tudo....

Muito bom!!

lannalzi 19/03/2024

Apanhador
"O Apanhador no Campo de Centeio" é uma grande obra que nos faz mergulhar na mente conturbada do adolescente Holden que lida constantemente com questões de identidade, alienação e a busca por autenticidade em um mundo que ele vê como falso e hipócrita. Os jovens podem se identificar com o livro, pois possuem vários sentimentos de desorientação e desilusão. A linguagem franca de Salinger captura os pensamentos de um adolescente, tornando o livro acessível e envolvente.
Um livro capaz de capturar a experiência da transição da adolescência para a idade adulta, abordando temas como a perda da inocência, a busca por significado e a luta contra a conformidade.

...

Faz um tempo que não entro nessa rede social, acabei esquecendo de colocar minhas leituras por aqui.

Isabelle333 18/03/2024

Um livro simples e divertido que se comunica com todas as gerações. Uma ótima leitura para pensar, ao mesmo tempo, na complexidade e simplicidade do ser humano.

Maria19865 18/03/2024

O livro segue uma linha totalmente diferente do que imagina. Tem uma história simples, mas envolvente pela narrativa

Yasmim 17/03/2024

Insuportavelmente interessante
"Quem é que quer flores depois de morto? Ninguém."

Apesar de Holden muitas das vezes se mostrar como um personagem chatinho ou mesquinho durante a narrativa, ele na verdade tem um ponto de vista visionário socialmente, ele discute o padrão de sociedade que é inserido junto com o patriotismo (americano principalmente).

Enfim, é um livro sobre a vida de um adolescente dos anos 50, mas que reflete nos adolescentes dos dias atuais. Holden é um adolescente lidando com a vida adulta, com inseguranças, controvérsias, opiniões e problemas, tão ele é incompreendido quanto é refletido em muitos adolescentes.

Sté.Souza 17/03/2024

O que dizer dessa leitura?
Eu não esperava nada, fui totalmente sem expectativas.
E que grata surpresa descobrir que estava em minhas mãos um favorito da vida. ???
COMPLETAMENTE APAIXONADA.

iarasiper 16/03/2024

QUE LEITURA!
?tem coisa que é duro lembrar.?

demorei alguns dias pra começar a ler (por motivos pessoais), mas quando comecei, terminei em 28hrs. a leitura te prende muito e os diálogos dele com a irmã e com o professor antolini (apesar do que ele fez), são ótimos!! eu queria TANTO dar um abraço neles dois naquele parquinho. sim, holden é chato, mas com a irmã ele é a pessoa mais cuidadosa do mundo!!