Dançando no escuro

Dançando no escuro Caryl Phillips

Resenhas - Dançando no escuro

Tamires Lima 01/05/2020

Há muitos anos comprei esse livro pelo título. Dançar no escuro não deve ser muito fácil (pensei), o escuro nos traz uma sensação de insegurança, de medo, de incerteza e dançar passa a ideia de leveza, de liberdade e distração. .

Caryl Phillips escreveu esse romance biográfico sobre a trajetória de um artista brilhante da Broadway. Bert Williams foi um comediante, preto, no começo do século XX. Um tempo onde o preconceito imperava no solo norte americano, Bert encontrou na arte a força para enfrentar muitas dificuldades impostas para ter seu trabalho reconhecido. .

Ao pintar o rosto com uma máscara preta e fazer comédia com o esteriótipo dos pretos americanos, ele se viu enfrentando seu pior inimigo: sua consciência. O que ele interpretava no palco gerava dinheiro e sucesso, mas ia em direção contrária as suas próprias convicções. .

Dentro dos palcos era engraçado, expansivo e alegre, mas ao voltar para o camarim e desnudar-se do personagem, surgia um homem ensimesmado, reticente, alheio a todos, preso em seus pensamentos e contradições, esse era o ator naturalmente engraçado e o ser humano profundamente triste: Bert Williams. .