soluções para noites sem choro

soluções para noites sem choro Elizabeth Pantley

Resenhas - soluções para noites sem choro

Thais 13/09/2010

Esperava mais!
Principais qualidades do livro:
- incentiva demais a amamentação;
- incentiva a confiança no instinto materno;
- incentiva o "faça o que achar melhor para vocês";
- extremamente humano, e vou comentar porquê.

Pontos fracos:
- paternidade acidental corre solta;
- as dicas são pouco desenvolvidas e fica-se a impressão de serem dadas no achismo;
- ela se contradiz em vários pontos;
- ela apresenta soluções rasas como se tivesse descoberto a lâmpada.

Foi excelente ler este livro depois de conhecer o método da Tracy Hogg, pois em alguns momentos acho que a Tracy falha:
- os livros deixam claro que o método funciona muito mais fácil se você alimentar seu bebê com mamadeiras;
- alguns atos de paternidade acidental não precisam ser tão culposos e não há tanto problema se a mãe resolver pegar leve em alguns deles (como não querer fazer o PU/PD, por exemplo).

Porém, ler o livro da Pantley só me fez ter certeza de que a Encantadora de Bebês manja MUITO de tudo relacionado a bebês, pois várias dicas dadas pela primeira são na verdade coisas que a Tracy Hogg fala com muito mais autoridade e argumento.

Vamos lá a um comparativo simples, então. Para simplificar, EP = Elizabeth Pantley e TH = Tracy Hogg.

O que as duas autoras apresentam em comum:

- A importância de uma rotina na vida do bebê - e de toda a família.
- A importância da observação do ritmo do bebê - anotar durante alguns dias quanto ele dorme, come, fica com sono etc, para só depois organizar uma rotina.
- Nunca deixar o bebê chorando e atendê-lo prontamente.
- A importância de entender os ciclos de sono dos bebês e como isso pode ser trabalhado nas sonecas e durante a noite.
- Estabelecer obejtivos, se ater a eles e não voltar atrás, pois isso confunde o bebê.
- Ensinar o bebê a diferenciar o dia da noite.
- Não deixar o bebê tirar longas sonecas durante o dia.
- Elementos da teoria da extero-gestação, que deixam o recém-nascido se sentindo mais protegido e, por isso, dormindo melhor. O livro da EP enfatiza bem mais esse aspecto que o da TH, inclusive incentivando a livre-demanda e a amamentação na cama compartilhada.
- Regular a amamentação diurna para o bebê sentir menos fome durante a noite.
- Importância fundamental da rotina noturna e do ritual para colocar para dormir. Inclusive, EP apresenta dicas ótimas e simpáticas para crianças mais velhas.
- Ambas incentivam colocar o bebê para dormir cedo.
- Importância das sonecas regulares.
- Importância de não deixar o bebê ficar muito estimulado e perder a "janela do sono".
- Incentivar o bebê a ter um objeto de apego na hora de dormir (TH enfatiza como isso é diferente de um acessório - item que, se tirar da criança, ela não conseguirá dormir, como a chupeta).
- Importância da observação dos impulsos de crescimento e saltos de desenvolvimento, mas a TH é muito mais clara a respeito dessas fases.
- EP fala muito mais sobre os exterminadores de rotina (cólicas, dentição, saltos de desenvolvimento etc) que a TH, mas ambas falam e enfatizam a importância da observação e de manter a rotina para evitar crises.
- Ambas falam da importância da qualidade de vida da mãe, e não só do bebê. EP é mais direta e dá dicas mais práticas.

No que as duas autoras diferem ferozmente:

- Frequência das mamadas. EP defende a livre-demanda, enquanto TH acredita que a livre-demanda só deve ser feita em circunstâncias especiais (prematuros, por exemplo), senão é impossível estabelecer uma rotina (além de ela achar que, se a mamada for eficiente, o bebê não precisará mamar em intervalos menores - e, se isso acontecer, algo está errado).
- Cama compartilhada. EP acredita que a cama compartilhada facilita a amamentação e permite que tanto mãe quanto bebê descansem melhor, enquanto TH acredita que esta seja a forma mais rudimentar de paternidade acidental, além de um hábito extremamente difícil de reverter depois.
- Paternidade acidental com e sem culpa. EP defende as soluções ditas pelo coração, TH pela razão. Ou seja, se você quiser colocar o seu bebê para dormir na cama porque você está cansada, tudo bem, de acordo com a EP. Já a TH defende que isso só confunde o bebê e atrapalha a sua educação.
- EP acredita que é melhor interferir quando o bebê está resmungando no sono, antes de acordar e despertar totalmente, enquanto a TH incentiva-nos a deixar o bebê tentar dormir sozinho, e só pegá-lo se realmente chorar.
- EP acha normal amamentar de hora em hora, enquanto que TH acha absurdo.
- EP acha normal um bebê acordar mais de duas vezes durante a madrugada para se alimentar (depois dos seis meses), enquanto TH apresenta diversas maneiras de solucionar esse problema - também sem choro.
- EP apresenta soluções para mães que amamentam a noite toda, bebês que dormem na cama, no berço, enfim, diversas opções, enquanto a TH acredita que o bebê deva sempre dormir no berço.
- O livro rosa da TH é infinitamente mais completo no que diz respeito às fases e necessidades dos bebês em cada uma delas. EP também divide, mas muito superficialmente (de RN a 3 meses e de 4 meses para cima).
- EP estimula diversas formas de fazer o bebê adormecer, enquanto TH enfatiza a importância da rotina de colocar para dormir (nesse ponto, EP se contradiz um pouco).
- Tudo no livro da EP é mais suave que nos da TH, mas não acho que os da TH sejam frios ou negligentes, de forma alguma. Ela só é contra a síndrome "coitadinho do bebê".
- EP jamais incentivaria o PU/PD. Ela acha melhor colocar o bebê na cama com os pais, por exemplo.
- EP acha ok amamentar ou dar a mamadeira de madrugada, não importa a idade do bebê nem se isso irá se tornar um hábito. TH defende que o bebê só deve ser alimentado se estiver com fome e, no dia seguinte, aumentar as mamadas durante o dia para ele não sentir fome à noite (o que pode ser sinal de impulso de crescimento, também).
- TH defende o EASY, enquanto EP acredita que cada família é um caso e deve desenvolver uma rotina de acordo com as suas características (TH chamaria tais características de paternidade acidental).
- Desmame sem culpa. Os livros da TH enfatizam a importância de escolher o melhor para o bebê, mas não a defesa xiita do leite materno. Também diz que, se a mãe não quer amamentar por qualquer motivo, ninguém morrerá por isso. EP defende a livre-demanda e a importância fundamental da amamentação.
- TH fala da importância de educar crianças emocionalmente instáveis, além de amál-as incondicionalmente. EP pouco fala a respeito de maus-hábitos e limites.
- Para EP, o bebê é um bebê. Para TH, o bebê é uma pessoa com comportamento e personalidade próprias, que devemos conhecer e respeitar.

Como combinar ambas as estratégias, na minha humilde opinião:

- Talvez eu defenda este assunto por estar vivenciando. Mas apesar de a TH ser contra a cama compartilhada, ela não apresenta os motivos reais desse "problema", enquanto os defensores da prática apresentam dezenas de benefícios. Para quem escolhe dormir com os filhos, a EP apresenta diversas diretrizes de segurança e recomendações gerais extremamente úteis, além de considerações sobre quando o filho for para o seu próprio quarto sozinho, de forma natural, ou como os pais podem incentivar isso gentilmente mais tarde.

- Anotar a rotina de sono é muito útil, porém eu combinaria com a anotação da rotina no geral (mamadas, atividades), como a TH propôe, porque outras coisas também influenciam no sono, além do sono em si. Duas planilhas boas da EP apresentam fatores a serem levados em consideração:

- para os cochilos diurnos: anotar hora em que o bebê adormeceu, como adormeceu, onde adormeceu, onde dormiu (diferença importante - se adormeceu no colo e foi colocado no berço, por ex) e a duração da soneca.
- para o sono noturno: anotar hora em que dormiu, qual foi o ritual do sono, o nível de atividade antes, o nível de barulho no momento do sono e o nível de iluminação.
- para os despertares noturnos: hora, como o bebê acordou (chorando, rindo, se contorcendo), quanto tempo acordado, atividades (mamou, trocou fralda, brincou), quando dormiu de novo, como ele voltou a dormir e durante quanto tempo dormiu.

TH pede para anotarmos também o seguinte: horário da mamada, quantidade, se fez xixi, se fez cocô, atividades e horário do banho. Anotar tudo isso é fundamental para sabermos quando nossos filhos sentem mais fome, quando sentem mais sono, quanto tempo aguentam ficar acordados e dados do tipo. Sem isso, é impossível estabelecer uma rotina.

- Depois dos três meses de idade, fugir um pouco da sequência EASY da TH (comer/atividade/dormir) e observar mais o bebê. Acho fundamental respeitar o horário das mamadas e da rotina noturna, mas todo o resto pode ser flexível. Se o meu filho estiver com sono somente 1h depois de acordar (quando o normal é ele aguentar 2h), eu o coloco para tirar uma soneca, em vez de segurá-lo mais tempo - o que só o deixará superestimulado. De certa forma, é o que a TH fala também.

No geral, acho os livros da Tracy Hogg infinitamente melhores, mais práticos e obviamente mostrando que ela entende do que está falando. Não sei se o fato de eu não estar mais amamentando influencie nisso de alguma forma. Se eu nunca tivesse ouvido falar da Encantadora de Bebês, provavelmente eu estaria achando o livro da Pantley incrível. Porém, como eu disse: ainda bem que eu li os livros da TH antes! Os livros da EP são ótimos, mas complementares. Mesmo já tendo lido o livro que é para crianças acima de 1 ano, quero comprá-lo, pois ele é bem mais específico que o primeiro e tem dicas ótimas. Ainda recomendo, mas estão muito abaixo dos da Encantadora, na minha opinião.

Dani Rodrigues 09/06/2010

Comprei esse livro assim que o meu primeiro filho nasceu. Li muitos livros durante e pós gravidez e posso dizer que esse foi um dos melhores.

Toda mãe de primeira viagem, até distinguir os chorinhos do bebê, sofre! E esse livro ajudou-me a controlar a minha ansiedade e a criar rotinas para aquele bebezinho que eu tinha nos braços. Vem até umas tabelas de sono/atividades que foram bastante úteis.

O ponto alto do livro, para mim, é que a autora deixa de lado aquela tese de que a mãe tem que deixar a criança chorando no berço, quando não há motivos para ela chorar (se ela não está suja, com fome, com febre, etc). Fica claro que o livro é baseado no amor e na compreensão de mãe/filho.

Outra coisa legal é que há no Orkut uma comunidade sobre o livro, onde mães debatem as soluções sugeridas pela autora. O tópico que eu mais gostava era o referente ao capítulo do livro que falava sobre os Picos de Desenvolvimento.

Já emprestei esse livro para diversas amigas (inclusive mães de 2a. viagem!) e parece que conseguiram pinçar umas dicas legais. Acho que vale a pena a leitura!

LaraF 31/12/2014

Dicas otimas para maes que estao com dificuldade com o sono dos seus bebes. Dicas para fazer com tranquilidade e sem choro. Otimo livro, vou aplicar.

Linda.Evangelista 20/10/2019

Soluções realistas e gentis
Comparando com outros livros que li desta mesma linha, este livro destaca-se por oferecer dicas práticas e realistas e não ficar apenas no aspecto teórico como outros (nana nenê). É muito certeiro pois ajuda a analisar a fase que o bebê está, a realidade da familia (bebe dorme na cama ou usa chupeta, etc) oferecendo soluções que a própria família pode personalizar sem falsas expectativas. A autora trata também de variáveis que podem prejudicar o sono do bebê, como dentição, febre, colica, entre outros. Comecei a aplicar as dicas agora e ja vejo melhoras dentro das minhas limitações pois meu bebê tem cólicas e refluxo

MGS 06/12/2020

Excelente opção para quem não gostou no Nana Nenê
Esse livro me ajudou muito a organizar o sono do meu bebe e de forma não violenta, no tempo dele tudo numa boa. Auxilia todos os tipos de mais com todos os tipos de hábitos. Muito bom!

Tatiane Buendía Mantovani 22/05/2010

Adorei, usei bastante com minha filha.
Gostei muito deste livro. As informações sobre o sono dos bebês foram importantíssimas para mim no primeiro ano de minha filha. Linguagem fácil e empática, ensina ténicas sensíveis e respeitosas (embora demoradas e trabalhosas) totalmente não-traumáticas aos bebês. Recomendadíssimos a todos os pais como primeira opção antes de apelarem para técnicas mais pesadas de treinamento de sono.

Carolina.Lube 22/04/2016

Ãtimo livro para quem não quer métodos que deixem o bebê chorando
Um livro muito bom que envolve cuidados com o sono não só do bebê, mas de toda família! Sempre pensando no respeito e acolhimento do bebê, nada daqueles métodos de deixar o bebê chorando!