Pollyanna

Pollyanna Eleanor H. Porter

Resenhas - Pollyanna

Anne 09/06/2022

"[...]Apenas respirar não é viver!"
Um livro com uma escrito linda e que traz uma mensagem mais linda ainda!!
O jogo do contente, a princípio pareceu, pra mim, algo bobo, mas com o passar da história eu fui percebendo a preciosidade que é ter a capacidade de jogar; esse livro é uma descoberta sobre a simplicidade, que mesmo em meio a problemas, tristezas e dificuldades, podemos encontrar motivos pelos quais ficar contente.
As últimas 80 páginas são absurdas, tem plots twists e a reviravolta final... não tava esperando, me emocionei demais e mexeu comigo.
Pollyanna é uma menina preciosa e iluminada, por mais Pollyanna's no mundo!!

Aghata Leonardi 01/04/2020

Infanto juvenil para todos
Pollyana é o tipo de livro que todo adulto deveria ler.
Dei muita risada ao longo da leitura. As críticas que o livro traz são muito importantes, a autora consegue abordar assuntos urgentes de maneira bem sutil e inteligente.

Maria 28/04/2021

Pra ser sincera na época que eu li, estava bem no comecinho da novela e como eu assistia eu comecei a ler só por conta disso. A história é legal, mas não tem nada demais. Algumas partes são cansativas e a Poliana muitas chega a ser meio chata. Não é ruim, mas não é uma das melhores.

Juciara.Moreno 22/08/2020

A história começa quando Paulina, uma senhora amarga, recebe a notícia de que sua sobrinha Poliana, que já havia perdido a mãe anos atrás, estava agora órfã em razão da morte do pai.
Paulina é questionada se teria interesse em cuidar da educação da sobrinha, filha de sua irmã Joana, sendo que esta tinha perdido o contato com a família após se casar com um pobre pastor.
Poliana é uma menina de 11 anos alegre e que sempre busca ver o lado positivo das coisas, apesar das adversidades que enfrenta, o que a leva a encantar vários moradores da cidade e a amolecer o coração da tia.
O livro é curto e a leitura é leve e rápida.

Mariana.Sumoto 25/08/2020

Amei
Sou apaixonada por esse livro, me faz pensar as coisas boas da vida, dar valor as coisas que temos, a refletir sobre e também muito sobre a amizade ???

Ana 08/08/2020

o jogo do contente
Ouvi falar do livro por uma senhora que conheci no meu trabalho, que me falava quão
maravilhoso era a historia de Pollyana, e eu fiquei curiosa em conhecer, então comprei
esse livro com uma ilustração graciosa, de uma menina contente, tentei não julgar o livro pela capa, mas confesso que a capa ja me chamou a atenção..
como é um livro infantil, quis compartilhar a leitura com a minha filha, que no inicio se mostrou resistente a ouvir a estoria, ja que ela ainda não conhecia, com o passar dos dias
fizemos a nossa rotina de leitura, antes de dormir, e cada vez queriamos ler mais uma pagina, e mais uma, e mais uma, ate que ela acabou terminando o livro antes de mim..
eu adorei esse livro, ele tras boas lições para todos nós, para as crianças e para os adultos...
principalmente neste tempo de tanta coisa ruim, o ano de 2020 esta nos fazendo parar e pensar mais, se precisamos de mais, ou se devemos agradecer por aquilo que ja temos,
esse livro, nos tras essa lição, sera que não podemos agradecer, e ficar contentes ? ou vamos continuar a nos lamentar...

entao vamos fazer o jogo do contente!??

nao marquei spoiler, porque não contei o que acontece na estoria.
leiam Pollyanna vale a pena!

site: @artessasso

Ana Vizentim 04/11/2022

Essa menina é perfeita
Assim como quando eu tinha 12 anos e essa leitura mudou a minha forma de ver a vida, a releitura agora não poderia ser num momento mais propício.
Continuarei sempre a jogar esse jogo e, assim como ela percebi q já ajudei muita gente com ele.
Termino essa leitura com o coração quentinho!!!
Ah, mas é claro q chorei um monte né.

Tatáh 09/10/2022

Pollyanna
Que livro lindo e emocionante! Essa criança, Pollyanna, nos ensina a ficar contente pelas pequenas coisas. Ela passou por tantas perdas e mesmo assim ainda consegue encontrar motivos para se alegrar em tudo. A maior lição do livro é ser mais grata por tudo que tenho que já são motivo suficiente de muita alegria e por meio da gratidão procurar ser uma pessoa melhor a cada dia.

?Estou contente por tudo. Estou contente até de ter perdido as minhas pernas por um tempo, pois só quem já perdeu as pernas sabe o valor que elas têm.?

Babi 13/04/2020

Após a morte do pai, Poliana , vai morar com tia Paulina, uma mulher solteirona declarada, rica e muito severa. A mulher não espera criar um vinculo afetuoso com Poliana, ela  só acolhe sua sobrinha pois acha que é seu ?dever?, já que a menina é filha de sua falecida irmã.  Mas com a chegada da menina na pequena cidade, ela muda a vida dos moradores, e aos poucos vai conquistando o duro coração de tia Paulina, passando a ser um deleite para todos que possa estar em sua companhia.
Poliana é uma menina bem alegre, falante e otimista, quando mais nova aprendeu com seu pai o ?jogo do contente?, no qual consiste em sempre achar algo de positivo nas adversidades da vida. E é justamente com esse jogo e seu jeitinho cativante que Poliana vai conquistando o carinho de todos.
Não irei entrar em detalhes nessa resenha pois Poliana tem um enredo muito singelo porém extremamente doce e encantador, é um livro que pode ser lido por todos, independente da idade, pois mesmo com sua trama mais voltada ao público infantil, Poliana traz belas lições de vida para adultos também. Ela nos ensina muito sobre enxergar o lado bom da vida, a ver que mesmo quando não acontece o que desejamos, podemos tirar alguma coisa boa da situação.
Enfim é um livro que recomendo por sua simplicidade, fofura e delicadeza.

site: https://www.instagram.com/p/B-0cT4DD8fs/

Barbara 31/08/2020

Leitura leve e divertida
Achei um livro muito gostosinho de ler, leitura leve e divertida. Não tem como não se encantar com a Pollyanna. Única ressalva foi que achei o final muito apressado, daria para ter trabalhado melhor a história assim como foi no restante do livro. Vale a leitura!

Aline Stechitti 10/03/2013

Uma delícia de livrinho!
Eleanor H. Porter - 122 páginas - Ediouro

Poliana é uma órfã de 12 anos que vai morar com a tia mau humorada que não gosta muito dela, mas por seur uma menina ingênua, esperta e muito boa, ela é incapaz de esperar coisas ruins dos outros. Também está sempre jogando um jogo "o jogo do contente". Não importa o quanto as coisas estão ruins, ela encontra um motivo para ficar contente e assim está sempre feliz.
Poliana consegue envolver as pessoas da cidade, inclusive as mais difíceis de tal maneira emocionante, mas seu maior desafio é a tia.

Este livro é um dos livros mais lindos que eu já li. Você se emociona demais com ele, é difícil não gostar de Poliana ou achá-la chata porque na verdade ela consegue até conquistar o leitor com seu jeitinho bondoso, engraçado e falante. Ela nos ensina que nós temos o poder de decidir entre ficar triste e ficar feliz. Ensina que tudo tem um lado bom de algum jeito, basta procurar. E que é preciso criatividade e força de vontade para viver a vida com mais alegria e que também ninguém é um caso perdido.

Livro leve, fácil e que proporciona um enorme prazer em quem lê. Recomendo a crianças e adultos que desejem ler um livro repleto de pureza. É daqueles livros que deixam vc cheio de alegria e esperança. Uma leveza deliciosa...

Sidneia.Ruthes 19/06/2022

Contente
Poliana é uma menina alegre apesar de ter perdido os pais cedo. Vem morar com sua tia que é bastante solitária e rabugenta. Com o tempo Poliana vai falando a todos sobre o jogo do contente que é sobre ver o lado positivo das situações cotidianas. Acaba por conquistar todos ao seu redor.
É muito legal a história nos mostra como temos muito a agradecer, por nossa vida, família, saúde, trabalho. Uma leitura muito agradável a história se desenvolve bem. Com certeza indico. Nós mostra que o bem praticado volta.

Luana 22/12/2022

Um clássico. Livro curto, mas a história não é tão envolvente. É um livro inspirador, e com uma história bonita.

Analuz 01/06/2020

O livro se trata daquelas histórias infantis que você pode ler em todas as idades e que provavelmente lhe trarão impressões diferenciadas a cada fase da vida. Nele, acompanhamos a órfã Pollyanna, cuja mãe já havia falecido quando ela era mais nova, e que agora, aos 11 anos, perde seu pai, um pastor missionário.
Por ser criada por um missionário, Pollyanna sempre teve uma vida humilde, dependendo de doações enviadas em barris para sua família. Em uma dessas doações, ela, como qualquer garotinha, pede uma boneca para brincar. Porém, para seu infortúnio imediato, as pessoas responsáveis por tais doações lhe enviam um par de muletas no lugar, alegando que elas seriam mais úteis para uma criança, em caso de acidentes. Desolada, a menina desata a chorar, até que seu pai lhe ensina o "jogo do contente" (como li em inglês, conheci como "the glad game", mas aparentemente essa é a tradução oficial do jogo no Brasil): uma forma de brincadeira que consiste em procurar ver o lado positivo de tudo, apesar das adversidades. Encantada com o novo jogo, Pollyanna adota o desafio em sua vida, da maneira mais divertida possível para uma criança.
Com a morte do pai, a garota é adotada por sua única parente viva, a senhorita Polly Harrington, uma mulher com ótima condição financeira, aparentemente amargurada com a vida, metódica, difícil de agradar e que recebe a sobrinha em sua casa como uma espécie de obrigação familiar.
Apesar de ter uma residência confortável e cheia de quartos, fica evidente que Polly não faz muita questão da sobrinha na casa quando lhe designa o sótão como dormitório, em vez de qualquer outro aposento decente. Aliás, ela sequer conhece a sobrinha, já que a família não acatou a decisão de Jenny (sua irmã e mãe de Pollyanna) de recusar a oferta de um pretendente rico e se casar com um pastor pobre.
Logo que chega à casa, Pollyanna se vê encantada com todo o luxo em que sua tia vive (tia esta que, aliás, nem se dá o trabalho de buscar a pobre criança na estação). Não que ela seja ambiciosa, mas sendo criada a base de doações, é um tanto encantador ver que essa será sua nova moradia! Apesar disso, Pollyanna deve aprender a lidar com essa nova casa cheia de regras e horários definidos para tudo, onde ela sequer pode falar sobre o pai na frente da tia, já que esta o odeia! Do mesmo modo, Polly, que de imediato se vê surpresa com a forma com que a menina vê a vida, deve aprender a aceitar o lado doce e meigo de sua sobrinha e absorver um pouco da espontaneidade e esperança infantil. Assim, aos poucos vemos a desconstrução da amarga Polly em uma mulher menos rígida e mais dócil.
Em posse dos conhecimentos do "jogo do contente", a tagarela e alegre Pollyanna não se deixa abalar (aliás, ela é tão ingênua que nem percebe que a tia não fazia tanta questão dela na casa), e logo faz amizade com os funcionários da mansão, em especial o jardineiro que atende a família há muitos anos e a governanta Nancy (que frequentemente critica o comportamento da patroa, sem que esta saiba, logicamente). É claro que Pollyanna não tarda em apresentar aos seus novos amigos (e, aos poucos, a toda a vizinhança) o "jogo do contente", tão comentado por ela.
Ao longo do livro, vemos o poder que Pollyanna e o "jogo do contente" exercem sobre a população local e como eles mudam para a melhor a vida de todos, principalmente daqueles mais rabugentos, como o misterioso senhor John Penddleton. Aos poucos, também descobrimos que a bondade de Pollyanna não se limita apenas a mudar a vida das pessoas com o "jogo do contente", mas ela também se sensibiliza com a situação daqueles menos favorecidos e faz o possível para ajudá-los.
"Pollyanna" é uma leitura leve e divertida, que nos faz refletir um pouco sobre nossas atitudes. Enquanto adultos, muitas vezes podemos agir de modo metódico e frio como tia Polly o faria, mas, às vezes, não seria bom agirmos um pouco como a doce Pollyanna e tentar ver o lado positivo das coisas?

kelly.ketlyn 20/12/2020

Divertido
Poliana foi uma das minhas primeiras leituras!! E eu gostei muito. As coisas são tão bonitas aos olhos de uma criança como ela... Recomendo este livro não só para um público juvenil, más também para todas as pessoa que procuram ver o mundo diferente, um mundo que pode ser melhor vendo de outra perspectiva!!