O Alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

trdll 22/04/2024

Um ótimo clássico !
Um clássico da literatura brasileira que recomendo a todas as pessoas. Um conto leve, divertido e profundo na mensagem que se compromete a trazer.

É um trabalho magnífico que explora um tema muito frágil, ainda mais para a época. Esse livro só mostra a genialidade do Machado de Assis.

LaAs171 22/04/2024

Um...
Um bom clássico da literatura, apesar de ser uma releitura minha, acredito que gosto menos do que a versão de antes. Não sei se por causa de meus gostos mudarem ou da história já ser conhecida por mim, apesar de ainda ser meu livro favorito de Machado, ainda creio que não é meu favorito dos clássicos brasileiros. Ainda sim, recomendo a leitura e a análise para entender melhor sobre quem é o verdadeiro alienista

Fernando 21/04/2024

Classico
Mais uma leitura terminada classico do machado de assis que tem críticas muito atuais sobre egoísmo humano e interesses políticos.

Marciele.Pandolfo 21/04/2024

Leitura Interessante. Muitas reviravoltas na história.
Muitas reviravoltas na história.

De fácil entendimento.

Muitas críticas a sociedade e nos mostra os perigos do exagero em qualquer situação.

Carolina.Lazzarett 21/04/2024

Machado ironiza o poder "inabalável" dos cientistas e da ciência sem desacreditar a importância dela pra humanidade. É sobre como usamos as ferramentas que criamos e como isso pode exercer poder sobre a comunidade. Incrível.

adriana 21/04/2024

Uma leitura muito difícil, porém divertida e cheia de pequenos mistérios a se desvendar. Assis colocou pequenos elementos ao decorrer da história para que pudéssemos identificar certa alienação no próprio alienista. Uma coisa que fiquei pensando durante a leitura é que não existe exatamente um certo ou errado nessa história, e talvez sim uma série de acontecimentos mal resolvidos que acarretaram nessas visões que temos de todos os personagens.
A revolta da Canjica foi um dos exemplos, pois reunia todos os pensamentos infundados e também revoltosos da população em relação a Casa Verde, mas também o Alienista por si só era algo infundado.
Acredito que todos nessa história tenham além de um pouco de loucura, muitos erros, nos quais o Alienista não sabia enxergar em si, por isso os projetou ou identificou em todos os outros personagens.
Os atos ocorridos não deixavam de ser estranhos, mas não se passavam de pequenos luxos ou movimentos irritantes ou repetitivos, e o Alienista conseguiu fazer com que essas pequenas coisas se transformassem em absurdos completos apenas porque se sentia insatisfeito consigo.

Andrea.Karli 21/04/2024

Machado de Assis é atual e bom
Eu nunca tinha lido essa obra do nosso escritor Machado de Assis e confesso que se eu soubesse o quanto era tão bom assim, eu teria lido mais cedo. Consegui ler depois da indicação de uma professora da faculdade. A história conta sobre Simão Bacamarte, o qual era um grande estudioso da Medicina e ele começou a se interessar pela loucura e como ela se manifestava na sociedade. Todo esse percurso se dá em uma cidade chamada Itaguaí. Então, para conseguir estudar melhor os loucos, ele fez uma manicômio( casa de orates na época), com o nome de Casa Verdade, local onde pudesse estudar os loucos enquanto ficavam em confinamento.
Esse resumo é pouco diante das grandes reviravoltas acontecem na história, porque o Alienista, que Simão era chamado assim por ele se um estudioso dos alienados, começou a colocar na Casa Verde pessoas que eram visto pela população como mentalmente sãos, tanto que ele colocou lá dentro 4/5 da população de Itaguaí por alguns motivos absurdos. Isso claro deixou o povo que restava de Itaguaí com medo e com raiva do alienista. O povo fez até uma revolução, a Revolução das Canjicas. É uma novela bem engraçada e com um tema bem complexo, pois o que diz se uma pessoa é louca ou não? A loucura pode ser visto como algo de controle, visto que pessoas com comportamento desviantes do ideal que se queira na vida social, acabam sendo taxadas de alienados, loucos, malucos, como ocorre no conto.
Recomendo muito esse livro, é uma leitura rápida, divertida e cheio de questionamentos sobre manicômios, loucura e ciência, além de ter uma maneira bem legal de ser contada por um narrador diferente do que eu costumo ler outros livros. Machado de Assis ainda surpreende muito e precisamos apreciar mais nossa literatura brasileira tão rica e diversa.

remustarzs 20/04/2024

O alienista, especialmente quando entende as características de Machado de Assis, o período do realismo brasileiro e as críticas implícitas na obra, você compreende muito bem o livro.

A história me surpreendeu um pouco com o final, por mais que no início já tinha alguns indícios do que iria acontecer!

Recomendo muito para conhecer o autor e o momento brasileiro

desoul 20/04/2024

O alienista
Que livro inteligente, que crítica inteligente. piadas com humor ácido e narrativa que prende, tanto que li mais rápido do que o de costume.

Sofia136 20/04/2024

A ideia da história é bem legal e ainda mais considerando o contexto histórico, mas acho que a escrita do machado de assis só não é muito pra mim. li a versão da antofágica e gostei bastante dos textinhos de apoio no final, especialmente o último que explora mais essa questão da loucura enquanto fenômeno social e etc

Ste 19/04/2024

GENIAL
Já sabia que seria um livro inteligente, mas não fazia ideia que seria tão sagaz assim.

Não imaginava que fosse um livro tão engraçado também, tem aquele humor ácido que eu adoro.

Faz a gente pensar sobre a patologização da vida cotidiana, ideologias manicomiais e o interesse político, loucura x normalidade e a ética na comunidade científica.

Esse livro é uma prova de que não é preciso uma narrativa grande, complexa e cheia de camadas pra ser um livro criativo, inteligente e que nos prende.

10/10

Cakichi 19/04/2024

Que livro bom adeus foi meu primeiro contato com machado de assis e adorei a escrita dele. com certeza lerei mais

Bea Barbe 18/04/2024

Amo machado
Amei, machado é sempre maravilhoso com seu tom satírico e irônico, é uma obra atual mesmo sendo do seculo 19.

17/04/2024

Um dos livros que gostei dele. Tem humor e fala um pouco de política. Mais tem algum fundamento. Achei legal