L

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

lumapinotti 20/09/2024

Muito legal, melhor livro introdutório para começar a ler machado de assis, achei a leitura fluida. a história em si é muito interessante e com críticas sociais

laurasdiary 19/09/2024

O Alienista
Um clássico né meus amores, não tem como errar
leitura leve cômica e educativa ! já queria ler antes mas agora tive o incentivo da matéria de psicopatologia 2

liviatrgnn 19/09/2024

Basicamente todo mundo é louco até que se prove o contrário. Acho que foi o do Machado de Assis que menos gostei mas é um bom livro ??

whosmaduh 19/09/2024

Eu amei esse livro
Tive que ler esse livro para escola e eu amei simplesmente perfeito para mim, é minha obra favorita do Machado de Assis, em um dia de tão bom e de tão preso que fiquei na história. No livro você fica impressionado como ninguém da cidade percebe que o louco é o próprio alienista ele é louco e alienado o final é surpreendente eu simplesmente me encantei com a história e eu me achei um pouco louca também.

felpzss 18/09/2024

Não entendi muito bem essa sátira, mas parece fazer sentido. Esse livro é basicamente sobre poder e loucura, mostrando como é fácil alguém se perder quando acha que tem a verdade nas mãos.

Lucas.Tomazeli 18/09/2024

Leitura necessária de Machado
Livro bem interessante de ler. Quando comprei não fazia ideia do que se tratava. O alienista é o psiquiatra de um vilarejo que inaugura um manicômio e a partir daí começa a desenrolar as histórias.

Natan.Bruno 17/09/2024

Meu Deus, quero meu Rivotril!
Brincadeiras a parte, um livro excelente. Qual é o limite da razão? O limite da subjetividade, empatia? O livro defronta a nossa bases moral em que convivemos em sociedade e nela desfragmenta nossas crenças sociais.

O Doutor Simão Bacamarte, vai para cidade de Itajai abrir um sanatório a fim de estudar mais a fundo a psicologia humana e recolher as pessoas que não tem equilíbrio mental. Porém com o decorrer da história a coisa começa degringolar, acaba recolhendo pessoas que não apresentam tanto desequilíbrio assim, a cidade entra em caos e o final (como sempre de Machado) acaba do jeito mais estarrecedor possível.

Aconselho a leitura deste ótimo livro! Machado de Assis é um gênio.

Mi_ 17/09/2024

Machado é genial!
Em *"O Alienista"*, Machado de Assis nos convida a questionar a linha tênue entre a sanidade e a loucura. Através do personagem Simão Bacamarte, vemos um cientista obcecado pelo desejo de entender a mente humana, mas que, em sua busca pela verdade, acaba aprisionando a todos que considera loucos.

Será que, ao tentar categorizar e entender tudo ao nosso redor, não corremos o risco de perder a empatia e a conexão com a humanidade? ?

O que é, afinal, a normalidade? A obra nos lembra de que o conhecimento sem autocrítica pode ser perigoso, e que o verdadeiro equilíbrio está em saber reconhecer os limites da própria razão. ??

Tennesse Whiskey 17/09/2024

No fim, somos todos loucos?
O Alienista é uma obra muito perspicaz que trata temas recorrentes em nossa sociedade, como a patologização da vida, o que na obra e bem retratado, evidenciando mais da metade da cidade sendo posta na casa verde, tido como "loucos" por motivos banais. Simão Bacamarte é uma incógnita, com o apelo de deter o conhecimento academico científico leva todos a o ouvirem sem questionar, o que nos leva a reflexão do quanto confiamos cegamente naqueles que nos ludibriam com palavras e diplomas. Por fim é uma leitura intermediária no sentido de fluidez e compreensão, mas expõe porquê Machado de Assis é um dos maiores autores que tivemos.

Isaella.santos 17/09/2024

Entt
O livro não é de fácil leitura (não p alguém q começou ler agora, tem bastante termos formais, mas nada impossível), entretanto bom.
Fala sobre um médico que fez ?seu nome? na Europa e voltou a sua terra natal, Itaguaí. Lá ele se casa com uma mulher de 25 anos (feia, sim o livro fala isso) e consegue e construam a casa verde, (um hospício) e ele qm manda. O problema começa quando ele começa a colocar bastante gente(não loucos) para fins de estudo. Infelizmente não tive o impacto q deveria ter pq meu irmão me contou toda a história. Mas o final é chave.

gabriellezanoni 17/09/2024

Machado, como sempre, crítico e brilhante
A crítica ao cientificismo é muito válida e bem feita nesse texto! A história é ótima, curta e muito bem escrita. O plot no final, no entanto, é bemmm previsível (principalmente comparado a outros contos do Machado). Com certeza vale a pena a leitura.

Sobre essa edição, é super básica mesmo, não tem notas de rodapé, apenas alguns textos complementares genéricos e questões de vestibular. Quebra um galho e pelo preço bem barato valeu a pena para mim, mas se vc quiser uma experiência de leitura mais completa, talvez seja melhor procurar por outras edições com notas de rodapé.

spitws 16/09/2024

Nao serviu tanto
Um bom livro, mas não um grande mousse.
Pelo o que eu tinha ouvido falar desse livro, acabei criando grandes expectativas, mas é apenas bom.