O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

marina516 05/05/2024

O primeiro clássico brasileiro que li. me impressionou, obviamente, a escrita de machado de assis. não que eu seja importante em algum grau para o país, a literatura e o idioma, mas agora entendo e admito que ele merece tamanha aclamação. a temática psiquiátrica na literatura me atrai, a noção - ou falta de noção - da loucura humana sempre será um dos tópicos que rodeiam minha mente, e é ótimo que mentes tão brilhantes possam abordá-la em um aglomerado de ciência e sentimento. no final das contas, deveríamos todos ser abrigados na Casa Verde.

menção honrosa também à revolução no meio da história, tornou a história ainda mais envolvente e digna de reflexão.

Clara 04/05/2024

O alienista
Mesmo sendo uma obra de um escritor que amo muito, confesso que não gosto muito, não sei se isso se deve a ressaca literária que me encontro ou de fato pela história mas confesso que não foi minha preferida

Mas mesmo não sendo uma obra que gostei tanto, não posso deixar de apontar suas qualidades.

Nessa obra machado de Assis, critica de maneira irônica e cômica a ideia de normalidade e loucura, por meio de Simon Bacamarte, um médico que é fascinado pela loucura humana. É um livro curto e bem rápido de ler.

djulia.sall 04/05/2024

Já queria começar a ler machado há mt tempo e essa leitura se encaixou perfeitamente no momento em que eu to um pouco de ressaca por ser curtinha é bem intrigante. é uma leitura que não te faz querer papar, se eu pudesse teria lido tudo de uma vez pq é muito boa. a forma como ele escreve é admirável e realmente digna de tanta aclamação. o alienista é uma história intrigante, com um certo humor, mas também tragédia. é uma história que aborda um tema muito complexo de uma forma leve mas sem tirar o peso da reflexão.

jonevesa 03/05/2024

Não se sabia já quem estava são, nem quem estava doudo.
Cada vez que eu leio Machado de Assis, eu me surpreendo. Machado era um escritor a frente de seu tempo, sua escrita é simplesmente atemporal. Sua sátira e ironia, assim como suas críticas sociais, estão presentes novamente em O Alienista.
Nessa obra, Simão Bacamarte é um ilustre médico que dedica-se a estudar a loucura, o total desequilíbrio das ideias, e então torna Itaguaí o seu próprio universo e objeto de estudo. Assim, Bacamarte cria a Casa Verde, lugar onde ele recolheria os doidos da cidade, porém, logo percebe-se que sua interpretação de loucura é um tanto deturpada.
Ao longo do livro, segue uma narrativa divertida, fluída, cheia de reviravoltas engraçadas (ao meu ver) e surpreendentes.
Machado era o brabo, simplesmente nunca errou.

kkk2 03/05/2024

Não quero dar nota pra livro clássico que eu li só por causa da escola KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK mas ele é muito divertido. demais mesmo

carolina 03/05/2024

? do meio pro final foi ficando mais lenta a minha leitura, sinto que tinha muita coisa acontecendo no pessoal e eu não dei a atenção que gostaria. tem potencial pra ser bom, talvez eu releia com mais calma em algum outro momento (ou não:):

Raquel.Oliveira 03/05/2024

O psiquiatra autoritário
Alienista era como se fosse um psiquiatra nos dias de hoje. Nesse caso, passou na mão dele é vapo (vai ser internado querendo ou não)

Pamela566 02/05/2024

O alienista machado de assis
No começo achei que ia ser chato mas fui lendo mas fui gostando, Simão bacamarte e meio doido né ele internou a veinha por nada e um monte de pessoa quase a cidade toda inclusive a mulher dele coitada , não esperava a reviravolta do final ele se internando mas também ele passou dos limites da sanidade e o unico louco ali era ele mesmo esse livro e mt bomm viro um dos meus favoritos vale mt a pena ler eu recomendo a cena da Guerra foi a melhor ameii dmss recomendo ??kkkkkkkk

Lau Pinheiro 02/05/2024

4° da unicamp (casa velha)
Reforço que essa resenha é exclusivamente sobre casa velha, que é a leitura obrigatória da unicamp. comprei o livro com o alienista junto pois achei que seria uma edição melhor e futuramente (quando eu passar dessa fase de vestibulanda) posso vir a ler o livro. achei o conto uma maravilha, amo machado e acho a escrita dele fenomenal, tanto que enquanto leio sinto como se meus pensamentos se desenvolvessem no livro de tão ambientada que o autor me deixa. achei uma história curta mas com diversos desenvolvimentos e nem um pouco corrida, tanto que achei a Lalau uma diva (não só pelo nome, que é um dos meus apelidos) mas pelo valor que ela se deu. certíssima. achei o padre curioso... pensamentos divergentes sobre ele me ocorreram durante a leitura, ainda tenho que me inteirar um pouco mais sobre o contexto político do país na época, mas amei ;)

l.library 01/05/2024

Ele nunca erra
Todo brasileiro precisa ler pelo menos uma obra deste homem na vida!! adorei a proposta desse livro!

julialfmelo 01/05/2024

?Nunca houve outro louco além dele em Itaguaí?
De longe um dos meus livros favoritos. Linguagem fácil de entender, mas cheia de ironia, humor e antíteses, o que torna a leitura leve e envolvente. Traz uma reflexão interessante sobre como o fanatismo e a obsessão impactam negativamente o ser humano.

?A verdade é que todos têm interesses individuais, e que com menor ou maior intensidade, são paixões, que movem a vida das pessoas e impulsiona-as a pesquisar, relacionar-se e estar sempre aprendendo mais sobre aquilo. As paixões são necessárias a todos. É preciso, porém, ter o senso crítico de estabelecer os próprios limites para não desrespeitar os interesses de outras pessoas e ter o cuidado de não diminuir a vida a um único tema.?

Lizandra 01/05/2024

Um doido e meio
Não tenho certeza se eu entendi, mas se eu tiver entendido, achei a proposta interessante.
O tamanho do texto é muito bom. Vale a pena demais a tentativa.

Cláudia 01/05/2024

"... o terror também é pai da loucura"
O conto se passa na fictícia cidade de Itaguaí, perto do Rio de Janeiro, onde o renomado psiquiatra Simão Bacamarte decide retornar de Portugal para se dedicar ao estudo da loucura. Ele constrói um hospício, a "Casa Verde", onde começa a internar os habitantes locais que, segundo seu critério cada vez mais amplo, demonstram algum sinal de desequilíbrio mental. A população da cidade, inicialmente favorável ao projeto do Alienista, começa a questioná-lo quando quase todos acabam confinados.

A história se aprofunda nas ironias da definição de sanidade e loucura, com Bacamarte ajustando frequentemente seus critérios para quem deveria ser internado. Ao final, após uma série de reviravoltas e reconsiderações sobre os c bem engraçada, e em algumas horas, terminei!
Gostei!

Anne778 01/05/2024

A linha tênue entre loucura e sanidade
É um clássico. A leitura é complexa (para mim, pelo menos) precisei buscar o significado de diversas palavras ao longo da história e isso fez com que eu demorasse muito para finalizar o livro. A história é muito interessante, é engraçada em diversos momentos mas fica fácil de presumir como ela irá terminar, não há grandes surpresas. Esse foi meu primeiro contato com Machado e, apesar de ter achado a leitura cansativa, tentarei ler outras obras dele.