O Alienista / Casa Velha

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Anna.Clara 09/02/2024

Todo mundo doido
Achei interessante o livro e como se seguiu a história. O final foi digno de Machado de Assis. Achei a linguagem dessa edição boa de ler.

Nati 09/02/2024

Eu me comprometi a ler livros nacionais esse ano e é isso que eu tô fazendo. Haha

Eu simplesmente achei incrível, é interessante perceber como a mente do alienista funciona, e às vezes você vê sentido e às vezes você acha ridículo.
Aspectos de âmbito moral fazem parte do aspecto principalmente da obra, e eu acho isso ainda mais legal. Li uma edição antiga do meu pai, de 1981 e eu preciso dizer, que linguagem complicada né, mas foi um bom desafio.

blackstairvs 08/02/2024

Não lembro muito bem
Lembrei que já li esse livro em algum momento da escola mas não lembro quando e nem o que achei, apenas que eu li kkkk

Mel 08/02/2024

Muito bom! no começo parece ser só um livro normal, sem muitos fatos interessantes, mas depois tem uma reviravolta muito grande. claramente pode ser usado como repertório para muitos temas de redação!

madu.zi 07/02/2024

"Bastilha da razão humana."
É um livro fantástico, extremamente fantástico, irônico, engraçado e muito simples de ser lido, comparada às outras obras machadianas, O Alienista tem uma linguagem menos complexa e mais fluida de ser lida. Como em todas as suas obras, é possível notar o tom ácido e irônico de Machado ao ridicularizar o discurso que "A ciência é a resposta para tudo" na época da publicação, o livro é recheado de associações históricas, reflexões sociais e políticas do início ao fim. Como sempre, Machado de Assis é ESPETACULAR.

Mari Neves 06/02/2024

Um dos meus favoritos do Machado, a leitura é super divertida e apesar de ser um livro curto consegue trazer o questionamento da tal ?loucura?, o que será que são loucos? O que se determina como loucura?? Será que loucos não somos nós?? As vezes os padrões de normalidade impostos fazem com que a gnt siga um manual de como se viver e o autor questiona isso de uma forma mto leve

ncrln 05/02/2024

Uma leitura rápida, e bem construída do jeito que Machado sempre faz. Me surpreendi muito com o final, só nos mostra até onde o homem é capaz de ir pela sua obsessão.

Duda 05/02/2024

Afinal, o que é a loucura? O que é ser normal? Será que somos todos loucos? Será que ser louco é o normal?

Lcardosi 05/02/2024

Limitações do Método Científico
Fala um pouco sobre a pretensão científica de entender a causa de todas as coisas, no caso do livro, a loucura humana. Dessa forma, o Alienista quer entender o limiar entre a loucura e a sanidade utilizando-se do método científico. Contudo, isso o faz colocar várias pessoas de Itajaí no sanatório da cidade, a "Casa Verde". Faz-nos pensar que, apesar de conseguir entender muitos aspectos do nosso mundo, a ciência é limitada em muitos partes, principalmente ligados às humanidades.

Bia Coelho 04/02/2024

Alguém é normal?
Escolhi essa leitura pela minha vontade em ler mais histórias nacionais e por querer algo mais curto no momento. Fiquei com o pé atrás por ser Machado de Assis e eu sentir dificuldade e receito em ler livros do autor, porque apesar do que eu li dele ter entendido a história e contexto geral, ainda tenho dificuldade em entender as entrelinhas do autor.
Gostei de como a história foi apresentada, dá profundidade aos personagens mas de maneira rápida e relevante para uma história curta como essa. O narrador fala algumas vezes com o leitor o traz ainda mais a pauta do livro para a realidade, que para mim é "alguém é normal?".
A "loucura" é abordada de maneira muito interessante na obra e acredito que pode trazer boas reflexões para quem a ler, pelo menos foi assim para mim.
Essa edição li em ebook no kindle e gostei bastante das notas pois ajuda a contextualizar algumas palavras e expressões usadas.
Admito que não li de cabo a rabo e atentamente a apresentação e outros textos sobre o autor e a obra, mas gostei bastante de como a história foi apresentada com as ilustrações.
Recomendo muito para quem quer uma leitura rápida e boa!

mipavaneli 03/02/2024

Divertido
Um livro excelente, rápido e engraçado. Coloca em debate questões da mente humana, o que é ser são e o que é ser louco, só pra mostrar que no fim das contas somos todos meio lúcidos e meio malucos.

camistozs 02/02/2024

Sensacional
O que é razão? O que é loucura? Qual o limite entre razão e loucura? Machado de Assis traz esses questionamentos com humor, tornando a leitura super leve e rápida!
Foi muito bom ler esse livro agora, enquanto adulta, e ver como certas passagens acabam sendo rotineiras ainda no nosso dia a dia.
Simão Bacamarte é o personagem central e sua "pesquisa científica" acaba sendo palco para disputas políticas, para conflitos familiares, envolve até a igreja e o reinado de Dom João.
Vale a pena!

Peixoto.Melo 01/02/2024

Duas histórias
Machado de Assis não é clássico à toa.
Queria ler o Alienista a muito tempo e não me decepcionei. Sua maestria em escancarar as contradições da época nunca falham, sempre com uma pontada de humor. A Casa Velha foi menos instigante, mas ainda assim me cativou até o fim.

sara sharon 01/02/2024

Não esperava por isso
Houve uma quebra enorme de expectativas nesse livro, não sei exatamente oque eu esperava, mas não esperava por isso.

Eu me diverti e achei a leitura com um humor que me pegou desprevenida, li dando risadas e refletindo sobre a vida ao mesmo tempo.