O Alienista

O Alienista Stephenie Meyer
Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - O Alienista


3841 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Tai 23/05/2024

Deus manda os loucos pra confundir os sábios! ?
Finalmente consegui ler um clássico da literatura brasileira sem morrer de tédio, mas claro: Machado de Assis. Não é pra menos né?
Toda a história é engraçada e possui crítica social tão atual quanto anteriormente na época em que foi publicada. Como vi muitos falarem: foi uma ótima fofoca kkkkk
comentários(0)comente



elis no brega 22/05/2024

Muito interessante pensar que esse livro é tão antigo, por que ele tem falas e ideias tão atuais que dá vontade de saber mais.

Enfim, tem que ser o GOAT da literatura brasileira.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lulucarneiro 22/05/2024

O alienista
A leitura vale a pena, porém precisa de paciência. É um livro complexo e precisa estar sempre atento ao que está acontecendo. Vale a pena ler.
comentários(0)comente



thecia 22/05/2024

Uma dúzia de lunaticos
Machado traz uma crítica social gigantesca nesse livro. Mais do que nunca da pra ver a ironia e o humor do Machado, que são de se encantar, somente uma mente brilhante seria capaz de escrever um livro desses.

Eu sinto que Machado de Assis queria mostrar o comportamento humano além das aparências, expondo o egoísmo e vaidade do homem. Por isso, cada personagem ali era importante, tinha algo pra mostrar, para nos fazer questionar.

E ao analisar as pessoas e as relações da cidade, Dr. Simão Bacamarte traz questões como o que é normal e o que é anormal.

O Alienista cumpre muito bem o papel de um clássico da literatura nacional, de nos deixar com várias pulgas atrás da orelha, de parar para pensar nos comportamentos humanos e, principalmente, se questionar: o que é o ?normal??
comentários(0)comente



JAlia372 20/05/2024

Muito ruim. Sei que deixa a gente pra pensar, mas é muito louco, e a mulher dele é trouxa de ainda ficar com ele depois dele mesmo ter colocado ela no hospício!!
comentários(0)comente



Mariacgambaro 20/05/2024

Eu simplesmente aaaaameeeei esse livro, foi o primeiro clássico brasileiro que li, então a escrita do Machado de Assis é algo muito novo pra mim, mas já amei, li para uma prova da escola e pelo visto eu fui uma das únicas que interpretei o livro da forma correta e não achou o livro ruim, com certeza quero ler mais livros dele
comentários(0)comente



Débora 20/05/2024

É engraçadinho, tem o seu valor. Mas também não é uma obra prima da literatura universal. ?????

Me lembrou o Gogol.
comentários(0)comente



Ema 19/05/2024

Quem é louco aqui?
O Alienista foi uma das leituras obrigatórias do meu curso na faculdade, que fala sobre questões sociais contemporâneas no Brasil. E bom, se é contemporânea por que lermos Machado de Assis? Porque as questões abordadas nesse livro ainda são muito recentes mesmo que tenhamos passado por uma reforma dentro da psiquiatria. Vale muito a pena a reflexão de como lidamos com o assunto e o tabu que envolve saúde mental. É uma leitura interessante, um bom clássico. Gostei bastante.
comentários(0)comente



Manu;)) 19/05/2024

Oi!?
É um livro bastante intrigante, vai mantendo sua curiosidade página pós página, mas também bastante confuso a quem não consome recorrentemente esse tipo de livro (eu!), o livro se passa em um curto período então isso só me ajudou a ficar confusa e também a gostar do livro então em geral é nota 3/5 pq essas razões a cima.
comentários(0)comente



Babi 18/05/2024

O mundo de loucos
No fundo da história, vc interpreta que a loucura de uns pode ser a felicidade de outros.
Ou então que movimentos totalmente antagônicos podem colapsar muito mais as verdades do que aquilo que se diz como verdeiramente uma situação sana.
Será que a sanidade realmente existe? E qual é o limite dela para a insanidade?
comentários(0)comente



Daire 18/05/2024

Um livro repleto de humor e absurdos
O livro conta a história de Simão Bacamarte, um homem da ciência que vê na cidade de Itaguaí a oportunidade de estudar os mistérios da mente humana em relação à loucura, tornando-se um Alienista.
Bacamarte leva o projeto de recolher todos os loucos da cidade em um edifício ao governo da cidade e, maravilhados com tal ideia, lhe é permitido prosseguir com a empreitada. Assim é criada a Casa Verde, para esse propósito. Mas o problema começa quando o Alienista começa a encerrar na casa pessoas consideradas sãs. Daí surgem diversas situações absurdas.
Já vi muita gente falando de maneira muito séria desse livro, ressaltando a dualidade entre sanidade e loucura e vendo nesse conto uma crítica, análise ou questionamento buscando definir cada uma dessas duas coisas.
Mas a real é que o autor parece não levar seu próprio conto a sério, pois o preenche de várias situações de humor, muitas vezes cínico, e algumas vezes beirando o humor negro além das situações absurdas que comentei.
Situação por exemplo onde o médico põe tanta gente na casa alegando a insanidade delas que foi dito que dois terços da cidade (literalmente) estavam internados na tal Casa Verde, e o povo sempre, de algum modo, acabava concordando com os argumentos do médico.
Creio ser difícil não rir ao ler uma conversa entre o alienista e o padre de Itaguaí onde ele cita uma frase que estava no Corão, mas por achar que pegaria mal dizer a referência real ao padre, diz que a frase pertencia à BeneditoVIII.
Apesar de tudo isso, fica sim um questionamento sério: quem são os loucos nessa história toda?
Seriam aqueles que foram internados na Casa Verde? Seria o povo que, mesmo relutante, aceitavam tudo o que o alienista dizia? Seria o próprio médico, alienado pela própria pesquisa? Poderia ser eu, que achei graça disso tudo? Ou seria você, que está lendo esta resenha?
Recomendo que leia esse livro.
Mas não o leve a sério demais.
comentários(0)comente



biasteiner 17/05/2024

Um classico ne
Amooo livrinhos curtos de escritores classicos nacionais! li rapidinho e me entreti com essa grande fofoca, com algumas criticas sociais obvio, mas nao deixa de ser uma grande farofa brasileira
comentários(0)comente



Lucasrevoredoleal 17/05/2024

?Plus ultra!?
Me foi recomendado ler ?O Alienista? para o início de meus estágios de psiquiatria. Mesmo sem nenhuma explicação, eu cedi. Hoje, talvez eu tenha entendido o porquê.

?O Alienista? não é uma obra descritiva sobre a loucura e nem me ajudaria no estudo dos transtornos propriamente ditos. Aqui são transpostos os limites da loucura e percebemos, a partir da ideia final de Simão, que essa barreira não existe (aquela entre o são e o mentecapto).

Todos temos uma parte alienada e nem mesmo os totalmente alheios às vontade humanas egoístas ou fúteis (todas aquelas emotivas) fogem à regra. Todos experimentamos uma dose da loucura.

Isso é o mais simples que pude entender - talvez eu não tenha entendido nada - mas assim é Machado. Ademais, as referências são diversas e também as perspectivas que captamos das personagens.

Disseram que Machado deve ser lido a partir dos 30 e sucessivamente ao longo da vida para que no final dela não se reste muita coisa a entender do Bruxo. Tenho 23 e ainda acho que voltarei pra acrescer, refazer ou desfazer essas considerações.

Adiante!
Lilice 17/05/2024minha estante
Uma outra reflexão que esse livro pode nos trazer para os dias atuais são os cada vez mais numerosos diagnósticos onde todo mal estar/sofrimento vivido precisa ser diagnosticado e medicado. Todos passam a ter alguma questão psiquiátrica e, se não fosse pela luta antimanicomial, estaríamos com os manicômios mais cheios que nunca.


Lucasrevoredoleal 17/05/2024minha estante
Excelente, Alice!
E isso demonstra ainda mais a atemporalidade da obra!
Viva Machado!




isahisah0 16/05/2024

.
Que livro interessante!! E traz toda uma crítica por trás, o que instiga mais o leitor a continuar a leitura. Por mais que eu tenha demorado demais em um livro tão curtinho, foi muito bom saber cada vez mais detalhes da vida do Alienista e sobre a Casa Verde.
comentários(0)comente



3841 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |